Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Rodas aro 16
31/01/2017, 14:32 (Resposta editada pela última vez em: 31/01/2017 14:36 por Renatoo.)
Resposta: #31
RE: Rodas aro 16
(31/01/2017 13:50)Niklasbh Escreveu:  Então, faz tempo que não posto, mas estava acompanhando o thread de vcs pq estou para colocar uma Binno B1000 R16 no meu e queria descobrir a melhor medida dos pneus.

Agora em relação ao consumo temos que levar em conta vários fatores, creio eu. A resistência à rolagem do R16 claro que é superior ao R14 e 15, bem como o coeficiente aerodinâmico muda pela maior largura de pneus, mas esses fatores jamais influenciarão tanto a ponto de fazer piorar o consumo de 16,6 para 14,4 só por causa do aumento de duas polegadas.

Nesse caso eu creio que uma coisa que não foi levada em consideração foi o aumento do raio/diâmetro total da roda + pneu, ou seja, o tamanho total do conjunto. O ECU do carro faz o calculo da distância percorrida pelo número de rotações da roda em relação ao tamanho original de fábrica, informado ao ECU na data de produção do carro (provavelmente os engenheiros usam a medida R14 com pneus 185/60, ou coisa parecida). Dessa forma, quando vc está calçando R14 185/60, por exemplo, a cada XXX giros da roda fecha 1 quilômetro rodado.

Com a nova medida de raio e pneus o número de voltas do conjunto para fechar 1 km vai ser o mesmo para o ECU do carro, mas a cada giro da roda a distância percorrida será alguns centímetros a mais do que com a medida anterior (por exemplo R14). Ou seja, quando o ECU do carro entender que fechou 1 km, na verdade o carro poderá ter se deslocado por 1 km e 30 metros POR EXEMPLO. Isso faz com que o consumo caia quando vc for fazer o cálculo na bomba de combustível, pois vc irá dividir o número de km rodados pelos litros consumidos, mas na verdade vc provavelmente terá percorrido bem mais quilômetros reais do que o odômetro estará marcando. Para dar um exemplo, se na bomba vc rodou só 500 km com um tanque de 50 litros, a média vai dar 10km/l, mas na verdade, como a cada giro da roda maior vc se desloca alguns centímetros a mais que com o R14. Então, vc terá na verdade percorrido 550 ou 580 km reais, elevando a média real para 11,6 POR EXEMPLO.

Pelo mesmo motivo, quando se muda para um aro maior, tem que se redobrar o cuidado com lombadas eletrônicas e radares de velocidade pois o "erro" do velocímetro cai em relação à velocidade real. Com R14 eu passava a 50 cravados (no velocímetro) na lombada e o equipamento marcava 45. Com o R15 qdo passo a 50 cravados a velocidade medida pelo equipamento foi para 47-48. Agora com R16 vou ainda fazer o teste, mas creio que o velocímetro não terá mais erro entre velocidade real (do GPS por exemplo) e a mostrada no velocímetro.

Dito tudo isso, EU ACHO que no caso da diminuição de consumo relatada acima no TSi do amigo, têm outros fatores que devem ser considerados. O peso levado pelo carro é um fator gigante para o consumo, bem como é o diâmetro total da nova configuração de roda + pneu.

O carro deve sim estar gastando mais, mas a diferença REAL deve ficar entre 0,5 e 1 km/l no máximo. Deixando bem claro que isso tudo é um "chute educado" meu, baseado em diferenças de consumo do meu carro qdo mudei do R14 185/60 para o R15 195/60 (a diferença de diâmetro é bastante considerável).

Ademais, parabéns aos três donos com fotos aqui do thread!! Rodas espetaculares!!!

Combinaram demais da conta com os carros. Gostei muuuuito dessa última roda 16 preta com diamantado e seis pontas. Ficou muitcho top!
Gostei muito da sua explicação. O que farei agora são mais testes com ele, mas em percurso de quilometragem fixa, do tipo de lugar B a lugar A. Usei o http://rodasdeligaleve.com.br/conversao para escolher essa medida. A medida original é de 175/70 R14 e a atual é de 195/50 r16. O diâmetro total ficou praticamente igual, mas temos que ver que o perfil 70 sede mais a peso enquanto o 50 não, tbm quando coloquei a nova CFG de roda e pneu, eu usei com o carro muito mais pesado que nem falei no outro poste. Quanto as rodas, segundo a fonte que comprei, são originais, portanto devem ser mais leves e resistentes que marcas paralelas. Quanto a resistência dos pneus e rodas, dou nota 10, pois viajei cerca de 2700 km e nesse percurso peguei buracos, normal para as estradas brasileiras rs, e subidas de ponte. Tbm tenho que levar em conta o fato de a estabilidade ter aumentado tanto que a vontade era de sentar o pé rs
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
31/01/2017, 15:08
Resposta: #32
RE: Rodas aro 16
(31/01/2017 14:32)Renatoo Escreveu:  Gostei muito da sua explicação. O que farei agora são mais testes com ele, mas em percurso de quilometragem fixa, do tipo de lugar B a lugar A. Usei o http://rodasdeligaleve.com.br/conversao para escolher essa medida. A medida original é de 175/70 R14 e a atual é de 195/50 r16. O diâmetro total ficou praticamente igual, mas temos que ver que o perfil 70 sede mais a peso enquanto o 50 não, tbm quando coloquei a nova CFG de roda e pneu, eu usei com o carro muito mais pesado que nem falei no outro poste. Quanto as rodas, segundo a fonte que comprei, são originais, portanto devem ser mais leves e resistentes que marcas paralelas. Quanto a resistência dos pneus e rodas, dou nota 10, pois viajei cerca de 2700 km e nesse percurso peguei buracos, normal para as estradas brasileiras rs, e subidas de ponte. Tbm tenho que levar em conta o fato de a estabilidade ter aumentado tanto que a vontade era de sentar o pé rs

Isso mesmo, Renato. Essa seria a forma mais correta de fazer comparações. Se vc souber exatamente a distância entre o ponto A e B, ficará fácil de tirar a prova.

Em relação à ferramenta online que vc usou, ela é muito boa mesmo, eu tb já usei. Ainda assim eu não acredito que os conjuntos fiquem 100% iguais em diâmetro, visto que até um pneu novinho apresenta um desgaste de 1 cm ou mais em relação ao mesmo pneu careca.

Nas fotos de antes e depois que vc postou, na minha opinião, o conjunto R16 está visualmente com um diâmetro maior que o conjunto R14, a julgar pelo espaço entre a ponta do paralamas e a borracha do pneu em ambas as fotos. Ou eu estou tendo uma falsa percepção da realidade entre as fotos, mas visualmente realmente parece que tem ao menos 2 cm de diferença.

Utilizando a fórmula da circunferência, temos que C = 2. pi. R (raio). Vamos tentar fazer uma comparação, para efeitos didáticos, de dois conjuntos. Um tendo exatos 50 cm de diâmetro, e o outro com 52 cm de diâmetro (meros 2 cm de diferença).

D de 50 cm - Raio de 25 cm, logo C = 2.3,14.0,25, temos C= 1.57 metros.

D de 52 cm - Raio de 26 cm, logo C = 2.3,14.0,26, temos C = 1.6328 metros.


Ou seja, em meríssimos 2 cm de diferença de diâmetro temos uma diferença de 6, 2 cm na distância percorrida a cada volta completa que o conjunto dá.

Dividindo 1000 metros por 1.57, temos que a cada 636,94 voltas completas do primeiro conjunto o carro anda 1 km.

Esse mesmo carro calçado pelo segundo conjunto, daria as mesmas 636,94 voltas para o seu ECU entender que percorreu 1 km (assumindo que 50 cm seja o tamanho definido pelos engenheiros da fábrica).

Logo, 636,94 voltas x 1.6328 = 1040 metros percorridos, pelo mesmo carro com o segundo conjunto.

|Isso dá uma diferença de 40 metros por km percorrido para somente 2 cm de diferença no diâmetro.

Digamos que esse carro rode 600 kms com um tanque com o conjunto 2 (maior), então temos que em distância real ele percorreu 600 x 1,04 = 624 kms. Na hora da calcular a média de consumo desse carro o dono deveria usar então 624 kms rodados divididos por 50 litros de combustível, que dá 12.48 km/L.

Enquanto isso ele acha que somente rodou 600, divididos por 50 litros, que dá 12 km/L.

Nesse caso experimental o dono perdeu meio km/L de consumo por causa de 2 centímetros de diferença do conjunto de pneu + roda.


Faz a gente pensar, não???


Abraço!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
31/01/2017, 18:24
Resposta: #33
RE: Rodas aro 16
(31/01/2017 15:08)Niklasbh Escreveu:  Isso mesmo, Renato. Essa seria a forma mais correta de fazer comparações. Se vc souber exatamente a distância entre o ponto A e B, ficará fácil de tirar a prova.

Em relação à ferramenta online que vc usou, ela é muito boa mesmo, eu tb já usei. Ainda assim eu não acredito que os conjuntos fiquem 100% iguais em diâmetro, visto que até um pneu novinho apresenta um desgaste de 1 cm ou mais em relação ao mesmo pneu careca.

Nas fotos de antes e depois que vc postou, na minha opinião, o conjunto R16 está visualmente com um diâmetro maior que o conjunto R14, a julgar pelo espaço entre a ponta do paralamas e a borracha do pneu em ambas as fotos. Ou eu estou tendo uma falsa percepção da realidade entre as fotos, mas visualmente realmente parece que tem ao menos 2 cm de diferença.

Utilizando a fórmula da circunferência, temos que C = 2. pi. R (raio). Vamos tentar fazer uma comparação, para efeitos didáticos, de dois conjuntos. Um tendo exatos 50 cm de diâmetro, e o outro com 52 cm de diâmetro (meros 2 cm de diferença).

D de 50 cm - Raio de 25 cm, logo C = 2.3,14.0,25, temos C= 1.57 metros.

D de 52 cm - Raio de 26 cm, logo C = 2.3,14.0,26, temos C = 1.6328 metros.


Ou seja, em meríssimos 2 cm de diferença de diâmetro temos uma diferença de 6, 2 cm na distância percorrida a cada volta completa que o conjunto dá.

Dividindo 1000 metros por 1.57, temos que a cada 636,94 voltas completas do primeiro conjunto o carro anda 1 km.

Esse mesmo carro calçado pelo segundo conjunto, daria as mesmas 636,94 voltas para o seu ECU entender que percorreu 1 km (assumindo que 50 cm seja o tamanho definido pelos engenheiros da fábrica).

Logo, 636,94 voltas x 1.6328 = 1040 metros percorridos, pelo mesmo carro com o segundo conjunto.

|Isso dá uma diferença de 40 metros por km percorrido para somente 2 cm de diferença no diâmetro.

Digamos que esse carro rode 600 kms com um tanque com o conjunto 2 (maior), então temos que em distância real ele percorreu 600 x 1,04 = 624 kms. Na hora da calcular a média de consumo desse carro o dono deveria usar então 624 kms rodados divididos por 50 litros de combustível, que dá 12.48 km/L.

Enquanto isso ele acha que somente rodou 600, divididos por 50 litros, que dá 12 km/L.

Nesse caso experimental o dono perdeu meio km/L de consumo por causa de 2 centímetros de diferença do conjunto de pneu + roda.


Faz a gente pensar, não???


Abraço!
Com certeza Niklasbh! O que farei agora é sair de casa com um tanque e ir a casa do meu sogro que justamente ele, o carrinho, fazia esse percurso com 1 tanque de combustível. Minha esposa é que vai ficar feliz kkkk.
Vlw amigo Abraço Piscada
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
31/01/2017, 22:53 (Resposta editada pela última vez em: 31/01/2017 23:09 por Niklasbh.)
Resposta: #34
Surpresa RE: Rodas aro 16
Então, acho que fiz merda........

Comprei rodas R16 da marca Binno hoje, usadas, em bom estado, modelo B1000, mas não prestei atenção na tala da roda.

Tava rodando com R15 tala 6, e essa é tala 7,5.

Agora quando esterço no máximo a borda interna da roda raspa forte no braço/barra de direção, pivô. Tem sempre a opção de nunca mais esterçar no máximo, mas não gosto desse tipo de solução.

Alguém pode me dar uma luz? Mexendo no offset, tipo colocando um espaçador ou tirando alguns milimetros no torno pode resolver?

O offset da roda é 40.

Peço ajuda dos amigos...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
01/02/2017, 08:59
Resposta: #35
RE: Rodas aro 16
Tudo isso influi no consumo, pneu mais largo, roda mais larga e pesada.

Fiz o cálculo entre seu conjunto de roda/pneu antigo e novo (175/70r15 x 195/50r16), e deu uma diferença desprezivel de 0,1%.

Só tem de checar mais a fundo se o consumo aumentou muito mesmo; eu diria que aumenta mesmo, mas não arrisco a dar um chute sobre o quanto isso aumento, mas que aumenta, isso acontece sim, pois como falei, a roda é mais pesada, são 2cm a mais de borracha dando grip.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
01/02/2017, 13:51 (Resposta editada pela última vez em: 01/02/2017 14:06 por Niklasbh.)
Resposta: #36
RE: Rodas aro 16
(01/02/2017 08:59)The Mole Escreveu:  Tudo isso influi no consumo, pneu mais largo, roda mais larga e pesada.

Fiz o cálculo entre seu conjunto de roda/pneu antigo e novo (175/70r15 x 195/50r16), e deu uma diferença desprezivel de 0,1%.

Só tem de checar mais a fundo se o consumo aumentou muito mesmo; eu diria que aumenta mesmo, mas não arrisco a dar um chute sobre o quanto isso aumento, mas que aumenta, isso acontece sim, pois como falei, a roda é mais pesada, são 2cm a mais de borracha dando grip.

Perfeito, é isso mesmo. Vai aumentar com certeza. Só acho muito difícil ir de 16,6 a 14,4. Creio que a explicação mais simples para a disparidade nos números de consumo se dê pela grande diferença de peso (ocupantes) que o Renato descreveu.

Eu continuo a "chutar" um aumento de consumo de 0,5 a 1 km/L para mudança de conjunto de 14 para 16.

__________________________________________________

Em relação ao meu problema com a tala de 7,5...problema resolvido, aparentemente. Mandei reduzir a tala das rodas de 7,5 para 6. Assim caberá.

Como rodei só um dia com R16 eu não posso falar muito, mas eu achei que a diferença de conforto/rigidez do carro é bastante grande entre aro 15 e 16.

Não fiquei muito satisfeito com o aumento grande nas pancadas, achei que seria menos. Mas fica muuuito bonita a medida no Up!.

Ele está rodando com pneus ruins tb. Isso pode afetar bastante, eu acho. Os amigos todos parecem concordar que 195/50 R16 seria a medida mais desejável para o Brasil. Eu começo a pensar que talvez uma medida que seja mais adequada para as nossas ruas seja 205/50 R16. A diferença entre as alturas totais das duas é de 10 mm exatos, mas como a 205 tem bordas com mais borracha creio que o conforto será bem maior.

O que vcs acham? Largo demais?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/04/2017, 11:00
Resposta: #37
RE: Rodas aro 16
Cabe 205/55 R16 no Up! ? Estou querendo sair das aro 17 porque fica horrivel em SP (17 com 205/40) e vi umas rodas do Mini aro 16 que me interessam bastante...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/04/2017, 12:21 (Resposta editada pela última vez em: 10/04/2017 12:41 por Niklasbh.)
Resposta: #38
RE: Rodas aro 16
Cara, 205/55/16 até entra no up, mas da muito problema na minha opiniao. Vi um post em outro tópico de alguém usando.
Eu coloquei essa medida no eixo traseiro e fica bom. Problema eh eixo dianteiro. Com o pneu novo, perfil zerado vai raspar absurdamente toda vez que for esterçar!! Te prometo!
Tanto é assim que em dois comercios de rodas os caras nem aceitaram calçar esses pneus na frente p mim pq era desperdício de tempo segundo os gerentes. Não ia dar certo.
Eu estava usando 185/55 na frente e sobrava meio centímetro entre pneu e paralamas ao esterçar.
Creio q 195/55 já raspe qdo o pneu está novo. Depois, na medida que gasta, deve livrar do paralama.
Outro problema do 205/55 eh q no meu carro ficou uns milímetros de borracha p fora do paralamas, o que pode significar multa.
Se vc for colocar pegue uma roda ET 40 ou mais positiva para não ocorrer isso, e no máximo tala 6 polegadas!! Vai ppr mim que eu me estressei muito com isso já!
Em relação a conforto....cara....mete uma 15 e seja feliz!! Eu só tive dor de kbça com a 16 e já voltei para aro 14 com pneu balão! Mas eu privilegio o conforto sempre tb. Achei q ia conseguir deixar confortável com rodas 16 e me enganei mto.
Melhor custo benefício para o problema q vc postou é aro 15. O carro continua bonito e proporcional, enquanto vc tem a opçao de utilizar pneus mais esportivos ou mais confortáveis dependendo do seu uso e gosto pessoal.
Eu pelo menos nunca mais colocarei aro 16!

Qq coisa estamos ai.

Só pra dar mais um insight no problema do consumo....rodei 2 meses com rodas aro 16, pneu 185/55 na frente e ainda mais largo na traseira.

Fiz três tanques cheios nesse período, com uso igual em todos eles...só trajeto casa - trabalho.

Meu consumo caiu entre 1 km/l e 1,3 km/l nesse período, já reajustando a porcentagem a menor marcada no hodômetro por causa do diámetro maior do pneu.

Ou seja, realmente bem mais que eu tinha chutado anteriormente!

Se fosse fazer uso em cidade, com anda e pára de sinaleiras creio q ia ficar superior a 2 km/l o aumento de consumo!

Um verdadeiro absurdo no meu entender.

Tudo bem que 13.5 km/l com um carro com aro 16 continua mto bom, mas a diferença me surpreendeu e não agradou em nada.

Renato, fez mais alguma medição?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/04/2017, 14:32
Resposta: #39
RE: Rodas aro 16
Cara, muito obrigado!

Atualmente estou usando 205/40 17 e não sinto raspar (pelo menos nada que incomode ou eu sinta), mas com essas nossas ruas de piso lunar já entortei 2 rodas e fiquei puto da vida hehehe.

Atualmente estou considerando OU as 16 do Mini ou as 15 do Mini One (tem umas pretas bem bacanas).

Muito obrigado pelo feedback do 205 55 - me salvou de fazer uma outra cagada heheheh.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/04/2017, 15:06 (Resposta editada pela última vez em: 10/04/2017 15:09 por Niklasbh.)
Resposta: #40
RE: Rodas aro 16
Huehuehue...não tem de quê!


A minha cagada já me custou por volta dos 2000 reais!!

Eu aprendi do jeito mais difícil...fazendo....huahuahuahuhuahua....

Agora estou com o carro com uma rolagem absurda (Pneu 14 185/70!!!!), mas mais macio que manteiga derretendo em torrada (misto quente).

Para o seu caso prático: acabei de olhar as rodas 16 do Mini e as 15 do Mini One. As 16 devem ser no máximo uns 10% mais bonitas. As 15 tão muito bonitas também.

Eu iria de 15 sem dor de cabeça, ao invés da 16 picando no asfalto lunar e tendo que fazer gambiarras para ficar bom.

Mas cuidado!! Olhe o offset da roda antes!! Qualquer coisa acima de 40 - 41 positivo eu arrisco dizer que pode raspar no braço de direção. Sem falar na tala...vá de 6 polegadas no máximo, pelo mesmo problema citado anteriormente.

Eu tó usando uma de Corolla antigo ET45....e tá raspando pÁ CARÁIO. Vou ter que colocar espaçador de 7mm para arrumar o offset (pseudo-arrumar) pra 38, original.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Rodas - Crestana Auto Peças paulohn 3 5.454 16/06/2022 13:34
Última Resposta: soaoga
  Roda - 16x7 Enkei J10 4X100/114.3 +42 Rodas Preto Vigolo 1 9.250 04/10/2021 10:41
Última Resposta: Bonfim
  UP MPI 2014 rodas 185 x 65 r15 eronys 3 4.646 28/11/2020 16:59
Última Resposta: Eduardo dos Santos
  Rodas 16“ Move TSI 2019 Carlos_RJ 14 13.231 16/11/2019 15:10
Última Resposta: Carlos_RJ
  Troco rodas 15' do UP Connect 2020 por rodas do Pepper ou Cross Eduardo Pantoja 2 4.430 22/07/2019 11:10
Última Resposta: Eduardo Pantoja
  Rodas 15x8 e Pneus??? nilo_1404 0 2.810 21/06/2019 21:20
Última Resposta: nilo_1404
  Rodas roubadas fablobentz 1 3.362 09/03/2019 22:28
Última Resposta: ARISTEU
  Pretende trocar as Rodas? Então confira este tópico !!! Blondsp 13 20.909 01/08/2018 01:14
Última Resposta: Thi Vieira
  Rodas 17" do Gti Mk7 no Up com adaptador, vai? viniciusmico 0 4.120 08/03/2018 00:00
Última Resposta: viniciusmico
  Rodas Tala 8 serve no up felipe ribeiro 1 6.977 21/02/2018 19:28
Última Resposta: edsonmassao

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes