VW Up! Clube do Brasil
Dinamômetro Up TSI - Versão para Impressão

+- VW Up! Clube do Brasil (https://forum.vwupclube.com)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Dinamômetro Up TSI (/thread-1526.html)



Dinamômetro Up TSI - rmonge - 29/11/2015 00:28

Boa noite galera,

alguém aqui do Clube já passou o TSI no dino.

Faço essa pergunta, pois os caras da FullPower passaram e o carro deu 134cv, aí fuçando a net você vê um monte de gente vendendo Unichip, Sprint Buster, etc e o carro fica com essa potência e o mesmo torque.

Com isso veio a dúvida, quem está mentindo?
Por esse motivo a pergunta aos colegas.


RE: Dinamômetro Up TSI - edsonmassao - 29/11/2015 12:35

Hoje vi no Facebook que um proprietário de TSi original mediu o carro e deu 109cv nas rodas, acho que eram mais de 120cv no motor...


RE: Dinamômetro Up TSI - rmonge - 29/11/2015 13:31

Tem como indicar esse post para que eu veja?
Vlw por ter respondido!


RE: Dinamômetro Up TSI - maraccini - 30/11/2015 20:23

O Dinamômetro é um equipamento bom para saber o ganho de potência/torque numa preparação mas tb é muito sensível  a adulteração (somente com os dados que necessita para medição ) pode dar um valor maior (ilusório - falso) .

Não existe ou não existia até 2012 (hoje não tenho certeza !) uma exigência para todos os fabricantes demonstrar a potência em uma única norma nem em qual foi medida (informação). 

Ainda existem várias normas de medição da potência/torque que variam o número conseguido sem que haja diferença real na potência/torque .
Exemplo existia um modelo que tinha 127cv e no ano seguinte tinha 140cv (houve uma nova calibração e comando mudando o torque para baixa rotação) e dava a impressão de ter mais potência mas a velocidade máxima era a mesma em conversa com engenheiro do fabricante descobri que as potências estavam em normas diferentes mas eram exatamente iguais !

Dai da para entende porque existem valores diferentes num mesmo motor,
os 106 cv do Up TSI em uma norma dá 116 cv em outra ( este dado usado pelo Unichip para controle) e em outra norma 130 cv. 


RE: Dinamômetro Up TSI - rmonge - 01/12/2015 23:41

(30/11/2015 20:23)maraccini Escreveu:  O Dinamômetro é um equipamento bom para saber o ganho de potência/torque numa preparação mas tb é muito sensível  a adulteração (somente com os dados que necessita para medição ) pode dar um valor maior (ilusório - falso) .

Não existe ou não existia até 2012 (hoje não tenho certeza !) uma exigência para todos os fabricantes demonstrar a potência em uma única norma nem em qual foi medida (informação). 

Ainda existem várias normas de medição da potência/torque que variam o número conseguido sem que haja diferença real na potência/torque .
Exemplo existia um modelo que tinha 127cv e no ano seguinte tinha 140cv (houve uma nova calibração e comando mudando o torque para baixa rotação) e dava a impressão de ter mais potência mas a velocidade máxima era a mesma em conversa com engenheiro do fabricante descobri que as potências estavam em normas diferentes mas eram exatamente iguais !

Dai da para entende porque existem valores diferentes num mesmo motor,
os 106 cv do Up TSI em uma norma dá 116 cv em outra ( este dado usado pelo Unichip para controle) e em outra norma 130 cv. 

Se não existir uma norma para padronização da aferição de potência fica difícil!
Obrigado pelo esclarecimento!


RE: Dinamômetro Up TSI - AldreySilva - 11/01/2018 13:42

Galera que eu saiba, tem 2 tipos de dino.
Um que mede cv no motor e outro que mede na roda.
E os 105 do up divulgados pela VW é na roda.
Esses que mostram 116, 120 seila quanto é de motor.
nos videos que os caram falam de remap e piggyback que chega a 160cv é motor.

Pesquisas que eu fiz e foram essas informações que eu encontrei.


RE: Dinamômetro Up TSI - Leovza - 11/01/2018 23:07

Dino de rolo é até válido sim, há obviamente ajustes e compensações a serem feitas que no caso do Up até diria que seria as melhores possíveis pois o fator é bem eficiente, as perdas devem ser mínimas frente aos demais.

O que ocorre é que para medir a potência “real” é literalmente ao contrário do que é medido nesses dinamômetros. Fora o fato da compensação de transmissão e tal que pode ser medido direto no virabrequim e ou o fabricante sabe muito bem qual é para ajustar o equipamento, medição em norma padrão não é o motor empurrando o rolo/um eixo por poucos segundos, e sim o contrário, temperatura controlada, tempo controlado, combustível específico que não existe em postos (gasolina E22 no nosso caso) o motor acelerado e em determinada rotação vai recebendo carga e por não ser uma fração de tempo ele aquece, da a potência “nominal”, o motor turbo é muito sensível a temperatura, como se fosse um corredor de maratona que consegue manter aquele rítimo por um bom tempo e de vez em quando ele da uma apertada no passo, a potência real dele é a que ele aguenta manter, já esses picos é a que o pessoal provoca nos dinamômetros com situações bem ideais (desconsiderando erros grotescos de ajuste do equipamento), de qualquer forma a potência varia bastante. Em uma situação real em que você começa a acelerar em um começo de ladeira, você começa com mais potência que termina. Agora um aspirado, é um sistema bem mais simples e a variação de potência é mínima, a única refrigeração que ele tem é para não superaquecer bloco do motor e não para resfriar o ar de entrada.
No dinamômetro liga o carro, fica lá em ponto morto e derrepente da uma puxada de segundos, aí da 130cv, se fizer outra puxada em seguida, da tipo 123cv, outra 115, coisa do gênero e vai se estabilizando em um determinado ponto que ele estabiliza a geração de calor a capacidade de refrigerar naquele ambiente, é o calor reduzindo a eficiência do conjunto.. Se o cara pegar um extintor de co2 e jogar no intercooler antes ou na hora da puxada fazendo o intercooler gelar, mais potência vai dar pois vai entrar ar mais frio na queima.