VW Up! Clube do Brasil
Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor - Versão para Impressão

+- VW Up! Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com/forum)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor (/thread-3274.html)



Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor - Nampn - 17/10/2017 10:03

Olá pessoal, tenho um Up TSI Move 16/17. Reparei que, ao desenvolver o veículo em 1 e 2 marcha ele responde bem. Porém, a partir da 3 marcha, principalmente quando o veículo está próximo dos 2.000rpm, quase sempre, o conta giros dispara, o veiculo não desenvolve e tenho que desacelerar para continuar o percurso. Notei também que, quando o conta giros dispara, o indicador de marcha (do computador de bordo) apaga. Não achei nada sobre o problema no UP TSI na internet, alguém já teve esse problema?


RE: Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor - Jduarte - 17/10/2017 11:06

acho que a sua embreagem é da NASA... foi para o espaço... heheheeh... Lingua

Quando diz que o conta-giros dispara, o motor subiu realmente de giro e o carro não aumenta de velocidade acompanhando? Se é isso, provavelmente a embreagem está patinando.

Pode até ser algo no acionamento dela, mas se é isso, parece ser disco de embreagem gasto...

o indicador de marcha deve ficar perdido porque a ECU não consegue cruzar os rpm's do motor com a velocidade na marcha em que estava. Aumenta giros mas não aumenta velocidade, deve ser algo que não é entendido pela ECU.

A propósito, surge um cheiro esquisito de queimado (parece água suja fervida...)?


RE: Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor - Leovza - 17/10/2017 13:10

Com certeza algum problema na embreagem, em relação ao indicador quando você pisa na embreagem o indicador apaga instantes depois, o problema está ligado.


RE: Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor - Nampn - 17/10/2017 13:30

Então meu carro está com 18mil km e o estranho que não faz nenhum barulho na embreagem e não sobe nenhum cheiro.

Quando coloco a terceira e acelero some a marcha e dá o problema mas logo depois volta ao normal e isso não acontece com nenhuma outra marcha.

Não se faz sentido mas a impressão que dá é que o sensor da marcha falha e a ECU se perde, não sei se ela usa a informação de marcha como parâmetro para injeção de combustível.

Vou ver de essa semana levar na css.


RE: Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor - Vini tsi - 17/10/2017 16:48

Estranho mesmo, não estou dizendo que é mas tá com cara de ser embreagem mesmo, pois o sistema de indicação trabalha da seguinte maneira, através do sensor da embreagem a central detecta que a embreagem está acoplada então ela lê a rotação do motor e se baseia na velocidade para dizer em que marcha o carro está ou seja ela faz comparação da velocidade com a rotação, entendeu? Se a rotação fica fora do normal para a velocidade da marcha ela desativa a indicação de marcha pois ela "acha" que o carro está na banguela.


RE: Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor - Jduarte - 21/10/2017 08:55

(17/10/2017 13:30)Nampn Escreveu:  ...

Quando coloco a terceira e acelero some a marcha e dá o problema mas logo depois volta ao normal e isso não acontece com nenhuma outra marcha.

...

voltando à sua descrição, o giro do motor sobe (você ouve o motor realmente subindo de giro), ou só o conta-giros faz isso?


RE: Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor - Nampn - 14/12/2017 16:57

O motor também aumenta o barulho, conforme sobe o giro.

Levei na CSS 3 vezes e não resolveram. Na 1 encontraram um vazamento no retentor do volante do motor, trocaram e não resolveu. Na 2 informaram que a ECU não estava utilizando a informação do cambio para calcular a injeção de combustivel( não sei se procede) e na 3 uma braçadeira do duto que leva ar até a turbina estava quebrada, com isso o duto não ficava bem encaixado e não dava pressão pra turbina.

Isso está me desanimando bastante do carro, principalmente pelo atendimento da VW.

Vou levar semana que vem mais uma vez, e atualizo aqui.


RE: Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor - edsonmassao - 14/12/2017 17:27

(14/12/2017 16:57)Nampn Escreveu:  O motor também aumenta o barulho, conforme sobe o giro.

Levei na CSS 3 vezes e não resolveram. Na 1 encontraram um vazamento no retentor do volante do motor, trocaram e não resolveu. Na 2 informaram que a ECU não estava utilizando a informação do cambio para calcular a injeção de combustivel( não sei se procede) e na 3 uma braçadeira do duto que leva ar até a turbina estava quebrada, com isso o duto não ficava bem encaixado e não dava pressão pra turbina.

Isso está me desanimando bastante do carro, principalmente pelo atendimento da VW.

Vou levar semana que vem mais uma vez, e atualizo aqui.

Às vezes é válido tentar a solução dos problemas em outra concessionária se possível. Boa sorte e nos mantenha informados!


RE: Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor - Crizano - 24/03/2020 12:30

Tudo bem galera?

Tenho um UP tsi 2015/16 e estou com o mesmo problema relatado aqui, a unica diferença é que o meu acontece apenas na quinta marcha, mas o defeito parece ser o mesmo, quando acelero a rotação sobe e o motor faz o barulho , não senti nenhum cheiro como foi perguntado acima, e no painel o indicador de marcha some como se estivesse desengatado, em ponto morto, alguém por favor ja conseguiu resolver esse problema?