Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dinamômetro Up TSI
29/11/2015, 00:28
Resposta: #1
Dinamômetro Up TSI
Boa noite galera,

alguém aqui do Clube já passou o TSI no dino.

Faço essa pergunta, pois os caras da FullPower passaram e o carro deu 134cv, aí fuçando a net você vê um monte de gente vendendo Unichip, Sprint Buster, etc e o carro fica com essa potência e o mesmo torque.

Com isso veio a dúvida, quem está mentindo?
Por esse motivo a pergunta aos colegas.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
29/11/2015, 12:35
Resposta: #2
RE: Dinamômetro Up TSI
Hoje vi no Facebook que um proprietário de TSi original mediu o carro e deu 109cv nas rodas, acho que eram mais de 120cv no motor...

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
29/11/2015, 13:31
Resposta: #3
RE: Dinamômetro Up TSI
Tem como indicar esse post para que eu veja?
Vlw por ter respondido!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
30/11/2015, 20:23
Resposta: #4
RE: Dinamômetro Up TSI
O Dinamômetro é um equipamento bom para saber o ganho de potência/torque numa preparação mas tb é muito sensível  a adulteração (somente com os dados que necessita para medição ) pode dar um valor maior (ilusório - falso) .

Não existe ou não existia até 2012 (hoje não tenho certeza !) uma exigência para todos os fabricantes demonstrar a potência em uma única norma nem em qual foi medida (informação). 

Ainda existem várias normas de medição da potência/torque que variam o número conseguido sem que haja diferença real na potência/torque .
Exemplo existia um modelo que tinha 127cv e no ano seguinte tinha 140cv (houve uma nova calibração e comando mudando o torque para baixa rotação) e dava a impressão de ter mais potência mas a velocidade máxima era a mesma em conversa com engenheiro do fabricante descobri que as potências estavam em normas diferentes mas eram exatamente iguais !

Dai da para entende porque existem valores diferentes num mesmo motor,
os 106 cv do Up TSI em uma norma dá 116 cv em outra ( este dado usado pelo Unichip para controle) e em outra norma 130 cv. 
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
01/12/2015, 23:41
Resposta: #5
RE: Dinamômetro Up TSI
(30/11/2015 20:23)maraccini Escreveu:  O Dinamômetro é um equipamento bom para saber o ganho de potência/torque numa preparação mas tb é muito sensível  a adulteração (somente com os dados que necessita para medição ) pode dar um valor maior (ilusório - falso) .

Não existe ou não existia até 2012 (hoje não tenho certeza !) uma exigência para todos os fabricantes demonstrar a potência em uma única norma nem em qual foi medida (informação). 

Ainda existem várias normas de medição da potência/torque que variam o número conseguido sem que haja diferença real na potência/torque .
Exemplo existia um modelo que tinha 127cv e no ano seguinte tinha 140cv (houve uma nova calibração e comando mudando o torque para baixa rotação) e dava a impressão de ter mais potência mas a velocidade máxima era a mesma em conversa com engenheiro do fabricante descobri que as potências estavam em normas diferentes mas eram exatamente iguais !

Dai da para entende porque existem valores diferentes num mesmo motor,
os 106 cv do Up TSI em uma norma dá 116 cv em outra ( este dado usado pelo Unichip para controle) e em outra norma 130 cv. 

Se não existir uma norma para padronização da aferição de potência fica difícil!
Obrigado pelo esclarecimento!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/01/2018, 13:42
Resposta: #6
RE: Dinamômetro Up TSI
Galera que eu saiba, tem 2 tipos de dino.
Um que mede cv no motor e outro que mede na roda.
E os 105 do up divulgados pela VW é na roda.
Esses que mostram 116, 120 seila quanto é de motor.
nos videos que os caram falam de remap e piggyback que chega a 160cv é motor.

Pesquisas que eu fiz e foram essas informações que eu encontrei.

VW Cross up! 17/18
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/01/2018, 23:07 (Resposta editada pela última vez em: 11/01/2018 23:15 por Leovza.)
Resposta: #7
RE: Dinamômetro Up TSI
Dino de rolo é até válido sim, há obviamente ajustes e compensações a serem feitas que no caso do Up até diria que seria as melhores possíveis pois o fator é bem eficiente, as perdas devem ser mínimas frente aos demais.

O que ocorre é que para medir a potência “real” é literalmente ao contrário do que é medido nesses dinamômetros. Fora o fato da compensação de transmissão e tal que pode ser medido direto no virabrequim e ou o fabricante sabe muito bem qual é para ajustar o equipamento, medição em norma padrão não é o motor empurrando o rolo/um eixo por poucos segundos, e sim o contrário, temperatura controlada, tempo controlado, combustível específico que não existe em postos (gasolina E22 no nosso caso) o motor acelerado e em determinada rotação vai recebendo carga e por não ser uma fração de tempo ele aquece, da a potência “nominal”, o motor turbo é muito sensível a temperatura, como se fosse um corredor de maratona que consegue manter aquele rítimo por um bom tempo e de vez em quando ele da uma apertada no passo, a potência real dele é a que ele aguenta manter, já esses picos é a que o pessoal provoca nos dinamômetros com situações bem ideais (desconsiderando erros grotescos de ajuste do equipamento), de qualquer forma a potência varia bastante. Em uma situação real em que você começa a acelerar em um começo de ladeira, você começa com mais potência que termina. Agora um aspirado, é um sistema bem mais simples e a variação de potência é mínima, a única refrigeração que ele tem é para não superaquecer bloco do motor e não para resfriar o ar de entrada.
No dinamômetro liga o carro, fica lá em ponto morto e derrepente da uma puxada de segundos, aí da 130cv, se fizer outra puxada em seguida, da tipo 123cv, outra 115, coisa do gênero e vai se estabilizando em um determinado ponto que ele estabiliza a geração de calor a capacidade de refrigerar naquele ambiente, é o calor reduzindo a eficiência do conjunto.. Se o cara pegar um extintor de co2 e jogar no intercooler antes ou na hora da puxada fazendo o intercooler gelar, mais potência vai dar pois vai entrar ar mais frio na queima.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  TorkOne + dinamômetro Eloi Pedro 0 2.440 10/01/2018 23:25
Última Resposta: Eloi Pedro

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes