Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Película para vidros / insulfilm
25/09/2016, 14:19
Resposta: #1
Película para vidros / insulfilm
Olá pessoal,

Pesquisei tanto neste forum como na internet e não achei nada aprofundado em um único local, apenas informações espalhadas em diversos foruns e sites. Não sou especialista em películas, na verdade não entendo muita coisa, mas sou bem crítico no que compro e quero qualidade, por este motivo pesquiso muito antes de comprar.

Por que comecei a pesquisar o assunto?
Em 2011 comprei um Fiat Punto com 10 meses de uso, foi um bom negócio na época. O carro já possuía película instalada, mas achei muito clara, pois mesmo a noite era possível ver bem objetos nos bancos e assoalho. Resolvi substituir, mas deixei claro para o instalador que queria algo que não ficasse escuro demais e também instalar no parabrisa, que deixasse em um tom mais escuro, mas sem prejudicar a visibilidade. Quando fui buscar o carro, o instalador instalou o que ele tinha em estoque, que era uma película muito escura, mesmo de dia ficou bem escura. As vantagens eram que motoqueiros e pedintes nem chegavam perto e o carro virou um motel. Em contra partida, a visibilidade ficou péssima, e até perigoso. Nunca ralei tanto as rodas em guias ao estacionar, ter de abrir os vidros em dias chuvosos para manobrar ou durante a noite, virei caçador de buracos a noite, inclusive quebrei três vezes as rodas, enfim, não valeu apena no meu caso, mas entendo perfeitamente que há diversas pessoas já acostumadas e que não tém problemas. Enfim, não quero passar novamente por esta situação com o meu atual veículo. Apesar de o carro ficar lacrado, nunca fui parado pela polícia, pois sempre abria os vidros quando via alguma blitz ou viatura.

Principais marcas no brasil
Nós sempre falamos que pretendemos instalar insulfilm no nosso carro, ou ‘insulfilmar’, mas insulfilm é uma marca, assim como Bombril é uma marca de palha de aço da mesma forma que Assolan. Correto é película automotiva, pois existem também as películas residenciais.

Os principais fabricantes que encontrei informações no Brasil são a Insulfilm, instalada em lojas próprias e também a 3M e LLummar, que possuem representantes no país.

Tipos de insulfilm
Como sou leigo no assunto, resolvi pesquisar antes de colocar no meu carro, e encontrei diversos tipos de insulfilm dentre as marcas conceituadas. E não estou falando apenas de cor, como segue abaixo:

Comum: O insulfilm comum serve apenas mudar a coloração e escurecer os vidros, sem nenhuma propriedade específica.
Anti-vandalismo: As películas anti-vandalismo tem como objetivo aumentar a resistência dos vidros contra impactos, e quando quebram, os pedaços ficam presos na película, trazendo um pouco mais de segurança em tentativas de assalto/furto com armas brancas.
Blindadas: Não se trata de blindagem realmente, mas sim em uma película que traz maior resistência que as anti-vandalismo contra armas brancas. Dependendo do objeto, o vidro vai sim quebrar, mas os pedaços também ficarão presos no vidro. Mesmo quebrado, fica difícil acessar o véiculo. Existem vários níveis de blindagem e os preços são bem salgados, chegando a quase 4.000,00 BRL. De acordo com o vendedor da loja Insulfilm, é fácil romper a película de dentro para fora em caso de acidente.
Redução de calor: Trata-se de películas com filtros UV e que rejeitam grande parte de raios infra-vermelhos, que são os responsáveis pelo aumento da temperatura.
Parabrisa: Possuem os mesmos objetivos das películas de redução de calor, mas são muito mais eficientes, fazendo o motorista utilizar menos o ar-condicionado. Por serem específicas para parabrisas, são claras e com pouco reflexo, algumas com tom levemente azulado por fora. Alguns modelos são a 3M Crystalline e a LLumar Air Blue, a Insulfilm também possui um modelo destas, mas não recordo o nome. Vi na prática uma destas na loja da Insulfim e gostei bastante. Coloquei a mão em baixo de uma lâmpada potente e aqueceu bastante, então ele colocou uma lâmina de vidro com película comum deles e não mudou a temperatura. Quando colocou a própria para parabrisas, não sentia mais o calor da lâmpada. Gostei muito do resultado. É possível instalar no carro todo, mas a tonalidade é sempre bem clara.
Fotocrômica: Trata-se de uma película que é escura para quem olha de fora e clara para quem olha de dentro, achei muito interessante, pois a diferença entre o lado de dentro e de fora é bem grande. A única película que vi deste tipo é a Insulfilm Elite. Estou tentando encontrar das demais marcas modelos semelhantes.
Combinadas: Dentre as características acima, existem várias combinações, como Insulfilm Blindada Elite, que é fotocrômica.

Sobre os modelos citados acima, peguei informações da própria Insulfilm (http://www.insulfilm.com.br/insulfilmautomotivo) e na loja Artsomauto (http://www.artsomauto.com.br/peliculas), ambas de São Paulo, mas servem como referências para informações. A insulfilm vende películas próprias, já a artsomauto comercializa 3M e Llumar.

Cheguei a visitar uma loja da insulfilm para obter mais informações, preciso ir na Artsomauto para conseguir mais dados, mas assim que tiver mais informações posto aqui.

Valores das películas
Como é possível ver, há diversos tipos de películas “premium” (ou seria gourmet?), pelos dados que pesquisei tanto na loja da insulfilm quanto na internet os valores variam de 399,00 BRL até 4.000,00 BRL, então vai muito do gosto e principalmente bolso.

Novamente, a ideia deste tópico é apenas a título de informação, sei que há vários locais que instalam películas bem mais em conta, mas como eu tive uma experiência ruim, resolvi pesquisar algo que gaste um pouco mais, mas que tenha qualidade. Mas não pretendo pagar 2.000,00 BRL em uma película.

Instalação
Sobre a instalação, já notei diferenças na loja da Insulfilm, a única que visitei. Informaram que para garantir o funcionamento adequado das películas, principalmente blindadas e anti-vandalismo, é necessário aplicar a película no vidro inteiro, mesmo na parte que fica dentro da porta, pois não adianta o centro do vidro ser forte e as bordas não. Outro ponto é garantir que subir/descer o vidro não danifique a película. A instalação das películas blindadas e anti-vandalismo é possível apenas nas laterais, nunca na traseira, por conta do mesmo efeito, é só quebrar e empurrar o vidro que vai conseguir acesso ao carro.

A instalação leva em torno de 4 horas em média e necessita agendamento prévio. Também é necessário levar o carro limpo, recém lavado, para evitar que poeira prejudique a instalação.

Desbotamento e garantia
Dentre as especificações das películas, não encontrei informações sobre desbotamento, mas estou levando em consideração o tempo de garantia. O vendedor da insulfilm me informou o prazo de garantia, mas não me recordo de cabeja. No site da Artsomauto consegui encontrar informações sobre garantia da 3M e Llumar, que variam de 1 a 15 anos! Então recomendo observar quanto tempo pretende ficar com o carro na hora de comprar. Novamente, eu pessoalmente estou deduzindo que o período de garantia serve como parâmetro para o desbotamento.

Minha escolha (até o momento)
Meu carro está sem nada de insulfilm, e isto me incomoda. Então pretendo instalar a película. Agora falando do que eu gostaria e do que eu posso.

Eu gostaria de instalar a película blindada elite (fotocrômica) nas laterais e a película para parabrisas da própria insulfilm. A blindada deles fica em 3.300,00 BRL (depois de muito choro) nas laterais e 1.200 BRL no parabrisa, totalizando 4.500,00 BRL, inviável para o meu bolso.

Sobre os vidros laterais, uma das minhas prioridades é a visibilidade e claridade por dentro, se a noite não consegui ver direito o retrovisor, não serve, quero vidros por fora o mais escuro possíveis, mas que atendam esta premissa. Nunca deixo nada a mostra dentro do carro, nem óculos, celular, GPS, blusa etc… Então nunca tive problemas com vidros quebrados para furto. Logo, uma película blindada para mim não é necessária. Poderia ser uma anti-vandalismo ou até mesmo comum sem problemas, mas gostaria que fosse a fotocrômica, achei muito bacana.

Agora, no parabrisa, faço questão de instalar uma própria para parabrisas ou da 3M ou da Llumar, pelo que vi em foruns gringos, as duas são marcas conceituadas nos EUA, principalmente em regiões quentes do país, como California, Las Vegas e Miami, regiões climatizadas pelo capeta.

Para finalizar…
Como disse acima, ainda não instalei as películas, mas assim que fizer o segundo orçamento e ter mais detalhes, posto aqui no forum.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Mensagens neste Tópico
Película para vidros / insulfilm - raulseixas - 25/09/2016 14:19
RE: Película para vidros / insulfilm - Oryon - 28/09/2016, 00:39
RE: Película para vidros / insulfilm - Oryon - 15/10/2016, 12:55
RE: Película para vidros / insulfilm - Oryon - 19/10/2016, 10:10
RE: Película para vidros / insulfilm - Oryon - 19/10/2016, 16:39
RE: Película para vidros / insulfilm - Oryon - 11/11/2016, 23:34

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Barulho nos vidros. Alguém consegui resolver? jordan7bass 97 130.565 08/08/2022 15:15
Última Resposta: Raposo
  SUGESTÃO PARA BANCOS CONFORTÁVEIS UP 2018 MOVE everton 1 7.524 15/03/2021 14:55
Última Resposta: Eduardo dos Santos
  Iluminação dos botões dos vidros e retrovisor eleétrico rfafer16 100 119.187 01/10/2020 18:52
Última Resposta: fbottecchia
  Substituição do para-choque up move Hebert95 0 2.191 15/07/2019 00:00
Última Resposta: Hebert95
  Acabamento / forração para chapa aparente nas portas ftguerreiro 0 2.473 05/12/2018 08:05
Última Resposta: ftguerreiro
  Dúvida: Chicotes Vidros elétricos traseira Yoshi85 1 5.317 10/07/2018 21:58
Última Resposta: doisreais
  ADITIVO NO RESERVATÓRIO DO PARA-BRISA Antonio Fernandes 26 41.249 01/01/2018 06:16
Última Resposta: Pedro Josino
  Módulo de acionamento dos vidros doutorsan 2 7.723 06/10/2017 14:23
Última Resposta: fhmferreira
  Pará-choque dianteiro. Javan 28 44.868 23/05/2017 23:54
Última Resposta: jgusson
  [LIMPADOR DE PARA-BRISAS] Aprado 1 4.141 05/02/2017 22:20
Última Resposta: Joaoaurichio

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes