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TAQUE Catch_up!
29/06/2016, 10:06
Resposta: #21
RE: TAQUE Catch_up!
(24/06/2016 16:56)Jduarte Escreveu:  técnicas de rebaixamento sem retrabalho de molas, só deslocamento do ponto de apoio delas.



Fale mais sobre isso?HeinHein
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29/06/2016, 11:03
Resposta: #22
RE: TAQUE Catch_up!
Essa moleza não é amortecedor e sim mola, quem mantém o carro erguido são as molas, o amortecedor do Up é bem durinho até por isso que alguns acham que ele sacode muito em imperfeição e também casa bem com mola esportiva.
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29/06/2016, 18:59
Resposta: #23
RE: TAQUE Catch_up!
(29/06/2016 10:06)maickon Escreveu:  Fale mais sobre isso?HeinHein

observe a foto dos dois amortecedores.
Uma das maneiras de rebaixar, mas limitado a alguns cm, é deslocar a posição do prato de mola (a parte onde a mola termina, à direita na foto). Fazendo isso, a mola se distende um pouco, e ao pousar o carro no chão, ela voltará a ficar com o mesmo tamanho, como se nada tivesse mudado, mas o carro estará mais baixo aqueles tantos cm. Neste caso, o curso restante do amortecedor até o final também será menor, já que a haste estará mais para dentro do corpo. Aqui mais uma coisinha:

a VW comprimiu as molas ao colocar os calços "por fora" delas. Então, quando montadas, as molas forçam os amortecedores para baixo, levantando um pouco o carro. Os amortecedores não foram redimensionados para isso, e ficam com o curso de abertura próximo do fim, dando "batente" com facilidade. Somado a isso, há a pouca ação desses amortecedores na abertura (ou retorno)... o resultado são as pancadas que quase todos já experimentaram, em desníveis no chão que pareceriam ser insignificantes. (*)

Na traseira do UP!, especificamente, o que se poderia fazer para baixar e manter as molas originais, é modificar o ponto de apoio inferior das molas. Isso envolveria recorte e ressoldagem dessa parte do braço da suspensão. Não é coisa simplinha, mas é viável. No Uninho era uma coisa bem básica de se fazer.

(29/06/2016 11:03)Leovza Escreveu:  Essa moleza não é amortecedor e sim mola, quem mantém o carro erguido são as molas, o amortecedor do Up é bem durinho até por isso que alguns acham que ele sacode muito em imperfeição e também casa bem com mola esportiva.

talvez seu carro seja como está descrevendo, mas no meu, essa moleza era devido a amortecedores fracos, com pouca ação, e isso é independente do tipo de molas. E molas esportivas com amortecedores ineficientes resultam naqueles cangurus de desenho animado pulando... heheheheh

Os amortecedores do meu carro não estavam com defeito... eles simplesmente não são adequados ao nosso solo... os dois traseiros são da marca SACHS, fabricados no México, mas me lembro de ter visto um "made in germany" em alguma coisa. Os dianteiros eu não observei, e nas fotos que tenho não há nada que os identifique.

Na oficina, antes de começar o serviço, mostrei ao dono como eram os dois traseiros: abri o porta-malas, apoiei uma das mãos no painel dele e empurrei para baixo apenas flexionando o braco... a traseira se moveu verticalmente com facilidade... o dono da oficina já tinha visto isso.

O Catch_up! agora não está duro, está firme.

(*)

acho que para a maioria, as pancadas ocorrem no lado direito da dianteira. Há um tópico em que alguém menciona o carro ser ligeiramente inclinado para a esquerda (lado esquerdo mais baixo que o direito).
Na minha opinião, essa característica tem relação com os países de mão de direção invertida à nossa, carros com o volante no lado direito. O projeto do carro é europeu. Se assim for, essa pequena altura maior no lado direito poderia ser para compensar a presença de um motorista, lá... sem os calços, a suspensão deles estaria plenamente apta a trabalhar adequadamente.
Mas aqui, sem um motorista no lado direito, e com os calços, a nossa suspensão está plenamente apta a nos atormentar e arrebentar batentes e moentes a médio prazo... Lingua

Observar; entender; aprender; experimentar... evoluir.
A livre aptidão.
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30/06/2016, 08:16
Resposta: #24
RE: TAQUE Catch_up!
Bem interessante as modificações, JDuarte! Pelo menos no meu carro tenho a impressão da traseira ser mais alta que a dianteira, no seu carro tirando os calços você acha que a frente ficou muito mais baixa em relação à traseira? Pelas fotos parece ser pouca coisa mais baixa que a traseira...

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30/06/2016, 08:38
Resposta: #25
RE: TAQUE Catch_up!
(29/06/2016 18:59)Jduarte Escreveu:  observe a foto dos dois amortecedores.
Uma das maneiras de rebaixar, mas limitado a alguns cm, é deslocar a posição do prato de mola (a parte onde a mola termina, à direita na foto). Fazendo isso, a mola se distende um pouco, e ao pousar o carro no chão, ela voltará a ficar com o mesmo tamanho, como se nada tivesse mudado, mas o carro estará mais baixo aqueles tantos cm. Neste caso, o curso restante do amortecedor até o final também será menor, já que a haste estará mais para dentro do corpo. Aqui mais uma coisinha:

a VW comprimiu as molas ao colocar os calços "por fora" delas. Então, quando montadas, as molas forçam os amortecedores para baixo, levantando um pouco o carro. Os amortecedores não foram redimensionados para isso, e ficam com o curso de abertura próximo do fim, dando "batente" com facilidade. Somado a isso, há a pouca ação desses amortecedores na abertura (ou retorno)... o resultado são as pancadas que quase todos já experimentaram, em desníveis no chão que pareceriam ser insignificantes. (*)

Na traseira do UP!, especificamente, o que se poderia fazer para baixar e manter as molas originais, é modificar o ponto de apoio inferior das molas. Isso envolveria recorte e ressoldagem dessa parte do braço da suspensão. Não é coisa simplinha, mas é viável. No Uninho era uma coisa bem básica de se fazer.


talvez seu carro seja como está descrevendo, mas no meu, essa moleza era devido a amortecedores fracos, com pouca ação, e isso é independente do tipo de molas. E molas esportivas com amortecedores ineficientes resultam naqueles cangurus de desenho animado pulando... heheheheh

Os amortecedores do meu carro não estavam com defeito... eles simplesmente não são adequados ao nosso solo... os dois traseiros são da marca SACHS, fabricados no México, mas me lembro de ter visto um "made in germany" em alguma coisa. Os dianteiros eu não observei, e nas fotos que tenho não há nada que os identifique.

Na oficina, antes de começar o serviço, mostrei ao dono como eram os dois traseiros: abri o porta-malas, apoiei uma das mãos no painel dele e empurrei para baixo apenas flexionando o braco... a traseira se moveu verticalmente com facilidade... o dono da oficina já tinha visto isso.

O Catch_up! agora não está duro, está firme.

(*)

acho que para a maioria, as pancadas ocorrem no lado direito da dianteira. Há um tópico em que alguém menciona o carro ser ligeiramente inclinado para a esquerda (lado esquerdo mais baixo que o direito).
Na minha opinião, essa característica tem relação com os países de mão de direção invertida à nossa, carros com o volante no lado direito. O projeto do carro é europeu. Se assim for, essa pequena altura maior no lado direito poderia ser para compensar a presença de um motorista, lá... sem os calços, a suspensão deles estaria plenamente apta a trabalhar adequadamente.
Mas aqui, sem um motorista no lado direito, e com os calços, a nossa suspensão está plenamente apta a nos atormentar e arrebentar batentes e moentes a médio prazo... Lingua

Obrigado pelo esclarecimento

vc fez esse trabalho no Catch_up?

eu pensei em somente tirar os calços por enquanto....Hein
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30/06/2016, 10:56
Resposta: #26
RE: TAQUE Catch_up!
maickon, o serviço foi só o endurecimento dos 4 amortecedores e retirada dos calços.

Ainda não decidi se vou tentar baixar o mesmo tanto na traseira, do jeito que ficou já me agrada, e me preocupa um pouco raspar aquelas capas de material parecido com plástico que ele tem por baixo, em algumas lombadas e saídas de garagens subterrâneas. Meu Uninho raspava o cano do escapamento em alguns lugares assim por aqui, e era rebaixado apenas 3 cm.

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A livre aptidão.
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30/06/2016, 11:17
Resposta: #27
RE: TAQUE Catch_up!
Pode ser que o take básico tenha outra configuração por ter menos peso.
Hoje o meu não é referência (TSI) porém já andei bem no MPI e nunca notei algo negativo porém sempre andava em 4portas completo (take e move completo e white), apenas sentia que era a suspensão mais macia da Vw.rs mas isso era bom, não desagradava a boa rodagem porém seu relato parece aqueles gols antigos Maria mole que empinava na arrancada.
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30/06/2016, 11:30
Resposta: #28
RE: TAQUE Catch_up!
bem lembrado, Leovza...

à noite, com os faróis ligados, o facho deles dava aquela subida contra a janela traseira do carro à frente se eu arrancasse um pouco mais rápido. Os amortecedores da dianteira só eram fracos na volta da suspensão à altura normal, após obstáculos, mas os dois traseiros eram uma tristeza...

Eu nem tenho ideia da diferença na distribuição de peso entre o 2 e o 4 portas. Pelo manual, o meu carro pesa 892 kg. Se não me engano, o 4 portas versão equivalente pesa perto dos 930... se essa diferença estiver mais concentrada do meio do carro para trás, talvez realmente usem amortecedores com calibragem diferente...

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30/06/2016, 13:13
Resposta: #29
RE: TAQUE Catch_up!
Uma boa forma de saber a distribuição de peso (com alguma carga) é a proporção da calibragem dos pneus, dianteiro traseiro, Up em geral Usa 29/26, ou seja 53/47%, vazio com certeza à frente concentra mais peso, normalmente na casa dos 60/40
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03/07/2016, 15:01
Resposta: #30
RE: TAQUE Catch_up!
Beleza de up. Pra quem q um bom carro esse é o carro. Não importa se é um take básico ou um speed up. O importante é ser um up, ser seu , vc gostar e conseguir pagar. Qt as modificações eu fico so olhando a galera q tem coragem. Eu não tenho. Então meu up move tsi continua normal.
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