Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Direção Elétrica - "meia-boca"?
27/01/2016, 22:36
Resposta: #11
RE: Direção Elétrica - "meia-boca"?
(27/01/2016 16:28)Leovza Escreveu:  Não tenho nada a reclamar, sempre sinto que ela está no peso correto em todas as situações, principalmente na estrada que fica bem firme, direção muito leve você perde segurança e fica sem graça de dirigir também, carro fica bobo. Direção muito leve em manobra (vide c3) é legal mas você dá umas pancadas no fim de curso que até dói...
A vantagem da direção elétrica é justamente ser bem progressiva e tirar pouca potência do motor e pra mim ela faz essa função muito bem.
Esse negócio de voltar sozinho, sempre manobro na rua guiando a direção, só quando dirijo Kombi que solto ela e deixo a direção voltar sozinha, única hora que não se faz esforço.rs, porém se quer ver a direção voltar rapido é só acelerar.
[2]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
27/01/2016, 23:23
Resposta: #12
RE: Direção Elétrica - "meia-boca"?
Muito grato aos que aqui reportaram. Achei o UP fabuloso pela proposta. Um verdadeiro "city car"? Decerto que sim. Tenho para mim, porém, que ele extrapola essa denominação. A percepção de solidez é latente, comparado inclusive ao meu carro de uso e o anterior da Patroa (Spacefox 09/10 com ABS e Airbags). Aliás, li em um tópico que um forista estava em dúvida entre um Fox e o Up. Não há comparação entre eles no que tange a segurança ativa e passiva. A família "Fox" é datada com mais de dez anos. Advém da plataforma do Polo (muito superior a do Gol e suas derivações). É a mesma coisa que comparar as famílias "Fox" com a do "Gol". Essa última, a meu sentir, é um descalabro (sempre no foco da segurança ativa/passiva).

Mas (sempre tem um mas, não é mesmo?) a VW do Brasil, sempre de olho nos custos, houve por "capar" nosso Up, adequando-o a "realidade brasileira". Não temos airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade, pneus e rodas inadequadas para a linha TSI, e por aí vai...... . Dentro deste contexto ainda ele é muito superior ao portfólio brasileiro dentro da faixa até R$ 50. Ou até superior a essa.

Faltam "mimos"? Óbvio que sim. Os mais sentidos são a falta de iluminação dos comandos da porta do motorista, luzes no porta-luvas e bagagem, controles nos volantes (como do resto da linha VW), controlador de velocidade (piloto automático) e, principalmente, um câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) e não o péssimo "I Motion". Para quem dirige dentro dos grandes centros, é um tormento cambio manual (pelo menos para mim). Falei em "DSG" porque acredito que não caiba na caixa no cofre uma transmissão automática (Aisin) que a VW utiliza nos demais (Tiptronic). Fora o conversor de torque que "roubaria" preciosos "cavalos" do UP.

Após o "off topic", não creio que esteja normal a assistência elétrica da direção. Quando você dobra uma esquina, espera que as rodas volte ao seu centro (você acompanha esse retorno com as mãos, é um ato natural, instintivo, até porque ninguém em sã consciência soltaria as mãos do volante). Uma coisa é "acompanhar com as mãos o retorno" e outra é "ter que desvirar com as mãos", prumando o carro a linha reta ou ao seu centro.

Num primeiro momento, como já discorrido, pensei que fosse os pneus duraplus ou duraruim. Mas esses, ao contrário, são mais estreitos que os 185 e de baixo atrito. Sendo assim, há menos esforço do conjunto para o "retorno" da direção. Resta, então, duas possibilidades. A primeira tem a ver com o alinhamento/convergência e que tais; a outra é problema mesmo na caixa de direção e/ou motor elétrico da direção.

Por isso, devo agendar para sexta feira próxima minha ida a autorizada para solucionar esse "pequeno" mas importante inconveniente. A grande maioria dos que aqui responderam informam que não tem nenhuma queixa em relação ao retorno do volante, com exceção do colega forista "FiveStar". Após, posto aqui o sucedido.

Grande abraço a todos.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/01/2016, 00:29
Resposta: #13
RE: Direção Elétrica - "meia-boca"?
Meia1dade é sempre bom levar a CCS para sanar as dúvidas, ou, dependendo da CCS, voltar com mais algumas dúvidas, tendo em vista a falta de preparo de alguns mecânicos... A propósito, você escreve muito bem. Parabéns.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/01/2016, 00:33
Resposta: #14
RE: Direção Elétrica - "meia-boca"?
Caramba....um cambio DSG no UP seria show demais.... a exceção das quase 6 ou 7 mil dilmas que a VW iria querer cobrar por ele.

O que eu acho é que o UP TSI precisava do cambio manual de 6 marchas que equipa o Golf europeu com o mesmo motor... Esse cambio com diferencial longo é muito bom para o consumo e para quem gosta de manter o carro sempre a giros baixos... Mas eu sinto que com um cambio um pouco mais curto o lag do turbo ia diminuir bastante...o que ia deixar ele com uma agilidade íncrivel...

Quanto a direção elétrica....tenho um Cross TSI. A direção dele é mais dura que a de um etios, por exemplo, que parece estar dirigindo um carro de brinquedo.
Eu concordo com alguns dos colegas ai em cima...a direção dele tem um peso excelente...é progressiva... O que eu notei no meu é que quando engato a ré para manobrar...a direção fica significativamente mais leve...então pra mim ela é perfeita... Lembrando que a direção do UP é eletro-mecânica, ao contrário da do novo fox, por exemplo, que é eletro-hidráulica e bem mais leve...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/01/2016, 01:04
Resposta: #15
RE: Direção Elétrica - "meia-boca"?
(27/01/2016 23:23)Meia1dade Escreveu:  ...
Após o "off topic", não creio que esteja normal a assistência elétrica da direção. Quando você dobra uma esquina, espera que as rodas volte ao seu centro (você acompanha esse retorno com as mãos, é um ato natural, instintivo, até porque ninguém em sã consciência soltaria as mãos do volante). Uma coisa é "acompanhar com as mãos o retorno" e outra é "ter que desvirar com as mãos", prumando o carro a linha reta ou ao seu centro.

Num primeiro momento, como já discorrido, pensei que fosse os pneus duraplus ou duraruim. Mas esses, ao contrário, são mais estreitos que os 185 e de baixo atrito. Sendo assim, há menos esforço do conjunto para o "retorno" da direção. Resta, então, duas possibilidades. A primeira tem a ver com o alinhamento/convergência e que tais; a outra é problema mesmo na caixa de direção e/ou motor elétrico da direção.

Por isso, devo agendar para sexta feira próxima minha ida a autorizada para solucionar esse "pequeno" mas importante inconveniente. A grande maioria dos que aqui responderam informam que não tem nenhuma queixa em relação ao retorno do volante, com exceção do colega forista "FiveStar". Após, posto aqui o sucedido.

Grande abraço a todos.

talvez fosse bom fazer um teste:

suspender a dianteira, com macacos de borracheiro, ou levantar o carro num elevador, ligado, e uma pessoa acionar a direção de dentro, esterçando-a e em seguida outra pessoa (ou o próprio) realinhar a direção, fazendo-o pelas rodas, avaliando a resistência, ou não, durante o retorno à posição reta...

Na prática parece que o sistema espera somente que o volante seja mexido para auxiliar no retorno também... creio que não há sensor que detecte que o volante não está mais sendo virado para um lado e que a suspensão esteja tentando retorná-lo à posição reta...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/01/2016, 07:31
Resposta: #16
RE: Direção Elétrica - "meia-boca"?
Vocês já experimentaram dar uma acelerada durante a saída da esquina ? Com o
Volante ainda esterçado acelerem o carro de leve e a direção vai voltar ao lugar sozinha.

Natal - RN
Cross Up! TSI Branco

[Imagem: 412570.png]
http://www.fuelly.com/car/volkswagen/up_...tal/412570
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/01/2016, 07:56
Resposta: #17
RE: Direção Elétrica - "meia-boca"?
Ou eu sou muito bração, ruim de roda e não noto nada disso, ou sou muito sortudo pois meu carro não apresenta absolutamente nenhum dos problemas relados no forum, exceto o defletor de calor que veio com ruido mas ja foi corrigido.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/01/2016, 08:45
Resposta: #18
RE: Direção Elétrica - "meia-boca"?
Não notei este problema do volante voltar em curvas no meu Move Up TSI. O que eu notei, no entanto, é que a direção elétrica é mais pesada do que as hidráulicas de outros modelos, especialmente em manobras.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/01/2016, 19:16 (Resposta editada pela última vez em: 28/01/2016 19:23 por Antonio Fernandes.)
Resposta: #19
RE: Direção Elétrica - "meia-boca"?
Pra uma direção elétrica acho a do Up! meio decepcionante, esperava muito mais por ouvir falar maravilhas, a do Goleta que tive era hidráulica e bem mais macia, porém em velocidades mais altas é super-precisa e confiável, oferece uma agilidade incrível, já me livrou de pequenos acidentes em situações que exigem reflexo rápido, claro que tem sempre a mão poderosa de Deus.

Acredito que seja pelo projeto compacto, como a frente é curtinha todo o peso do conjunto motor-câmbio ficou sobre o eixo, o que deve exigir mais esforço do sistema, talvez por isso também o volante não volte tão rápido como na de outros carros maiores. Se fosse dar uma nota, seria 8. O Up! é um carro que sacrifica um pouco o conforto em favor da dirigibilidade e economia.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/01/2016, 19:44
Resposta: #20
RE: Direção Elétrica - "meia-boca"?
(28/01/2016 07:31)GiS_Natal Escreveu:  Vocês já experimentaram dar uma acelerada durante a saída da esquina ? Com o
Volante ainda esterçado acelerem o carro de leve e a direção vai voltar ao lugar sozinha.

Depois vou testar essa sua dica, valeu.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Direção elétrica Dura - Cross Up Tsi 2019 Slackmod 13 18.719 12/03/2020 19:48
Última Resposta: Antonio Fernandes
  Direção Arpeju 39 48.932 31/03/2019 19:49
Última Resposta: ErickHDR
  Problema na trava elétrica - Resolvido Norival Júnior 1 3.496 12/02/2019 15:52
Última Resposta: Massa
  Direção elétrica dura Juliana 2 4.935 06/11/2017 12:01
Última Resposta: MBarroso
  Proteção do motor / Direção Elétrica / Barulho no Freio Daniel Leal Martiniano Lins 12 16.289 12/06/2017 15:05
Última Resposta: Carlos Ipatinga
  Elétrica/Eletrônica Marcoscb86 2 5.472 13/01/2017 12:55
Última Resposta: Victor Gambeta
  Barulho ao girar meia chave CarlosHi 2 7.684 22/10/2016 19:29
Última Resposta: MBarroso
  BARRA DE DIREÇÃO MARICELMA 2 5.034 05/10/2016 19:49
Última Resposta: The Mole
  UP direçao eletrica pesada thomasfenster 23 38.752 28/07/2016 13:57
Última Resposta: take-black
Língua Luz de anomalia (âmbar) acesa - Direção Elétrica Nei Dias 4 12.152 23/07/2016 15:14
Última Resposta: Nei Dias

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes