Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O que esperar do Inovar novos carros
02/02/2016, 17:49
Resposta: #1
O que esperar do Inovar novos carros
O Inovar (programa de desenvolvimento dos carros brasileiros) exige melhorias de consumo com etanol . 

No Up MPI passaram a ter injeção direta talvez a estratificada (explico mais abaixo) e comando variável nos dois comandos de válvulas e ou cambio de 6 marchas.

Para conseguir isto no Up TSI  com tecnologia mais em conta (carro de entrada ) deve investir numa caixa de marchas manual com 6 marchas e como o DSG e uma automática de 6 marchas  não cabem possivelmente  e  deve investir numa CVT (moderno tipo Honda e Toyota - assim espero ! ) com 7marchas virtuais, botão esporte e shift paddle que continuaria com a idéia de carro com a mesma vista de eficiência energética e não um esportivo ! 
Câmbios tipo I-Motion foram testados na Europa no final dos anos 90 e começo dos 2000 e mesmo tendo mais marchas que aqui de até 7 marchas não agradaram e mesmo com mais tecnologia embarcada aqui continuam com mesmos problemas !! Então ....

No motor um sistema de injeção estratificada (os TFSI - Turbo (T) com injeção (I)  de combustível (F)  estratificada (S) de modo simplorio seria como o próprio nome diz apresenta mistura ar/combustível mais pobre perto da cabeça do pistão e mais rica perto do eletrodo da vela de ignição conseguindo assim a mesma potência com consumo menor - motor de combustão interna é maquina térmica com baixo aproveitamento (eficiência ) pois parte se perde com o calor e outra parte do combustível não queimado e parte do queimado é desperdiçado quando a válvulas  de escape se abrem para exaustão dos gases e tb no instante do cruzamento dos comandos quando as válvulas de admissão e escape ficam abertas juntas levando (varrendo o resto de mistura ar/combustível da câmara de combustão) então este sistema estratificado aproveita (economiza) o que hoje seria jogado fora !  MAS somente existe em carros a gasolina mas no Brasil não funciona (desativados) devido ainda ao alto nível de enxofre (apesar de ter sido reduzido a pouco tempo para 50 ppm e a Podium 30 ppm mas gasolina européia tem 10 ppm ! Mas na teoria este sistema seria muito eficiente com etanol existem alguns projetos fora do Brasil (ironia nós que temos o etanol combustível mas fabricas e nunca se interessaram em pesquisar) .

Há outro processo de evolução (muito mais eficiente) para o motor mas voltaria a ser mono combustível (somente etanol e por isso descartado! Talvez não só por isso mas por falta de investimento/custo!)  mas bem  estudado é do motor a vapor de etanol mas industrias nunca se interessaram e tem ainda o problema com nosso etanol hidratado (combustível) que vem de fontes não muito bem controladas (usinas) e apresentam resíduos da fermentação que deveriam ser eliminados se tivessem um controle melhor da temperatura de destilação e filtragem .   

Outras tecnologias devem aparecer primeiro em carros mais carros como válvulas :  elétricas ou eletro-hidráulicas (eliminando a necessidade de comando de válvulas será grande o aumento de eficiência) e ignição aprimorados velas por plasma ou laser ( ignição (velas) é hoje o sistema mais primitivo dos motores pois não se difere muito dos primeiros motores .) mas antes devido a tantos equipamentos elétricos/eletrônicos tem que haver a já necessária trocado do sistema. 12 Volts para o de 48 Volts.

Existem como projeto motores todo feito com plásticos de alta tecnologia (parecem mais uma cerâmica !) e revestidos com Nano partículas de carbono que apresentam alta dissipação de calor , menor atrito , menor peso,  menor porosidade, alta resistência entre outras mas ainda custo é alto.

Temos ainda turbos elétricos (em baixa funcionam com motor elétrico similar a um supercharger e quando  sobem os giros são movimentados pelos gases (Turbo normal) e tb há os feitos de matérias plásticos .

Motores de combustão interna ainda tem muito evolução prevista ! e se acompanhados de um elétrico (híbrido) ainda tem um grande tempo de vida !!


Desculpem Escrevi muito e apesar de tentar ser sucinto estas idéias de novas tecnologias me fascinam ?

Abraço
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/02/2016, 20:07
Resposta: #2
RE: O que esperar do Inovar novos carros
O Inovar (programa de desenvolvimento dos carros brasileiros) exige melhorias de consumo com etanol então vai mais algumas idéias ..

O grande desafio de se melhorar o consumo com etanol  se deve aos motores serem Flex ( usam tanto etanol como gasolina e qualquer mistura destes ) pois se utilizassem somente etanol  com uma injeção direta estratificada + taxa de 15:1 + ponto de ignição avançado conseguiriam um consumo e desempenho melhor mas inviabilizaria o uso de gasolina.

O etanol apresenta algumas características quando usado como combustível  : é dieletrico (dificulta a centelha/faísca principalmente em baixa temperatura) e por isso necessita de maior energia das bobinas (igniçáo mais forte se comparado a gasolina) ele retira calor do coletor (inj. Indireta) e da câmara de combustão  ***     recurso valido para uso com gasolina tanto que a BMW reintroduziu recurso muito usado pela ind. aeronáutica nos motores com pistão nas guerras mundiais a injeção de água  (hoje injeta pouco no coletor e resto diretamente na câmara de combustão) no motor que baixa  temperatura da mistura e do cabeçote evitando pré ignição e aumenta taxa de compressão aumentando muito o rendimento do motor (há estudo que sob pressão, calor e na presença de hidrocarbonetos ((gasolina)) o que acontece dentro da câmara de combustão o vapor de água pode se dissociar em hidrogênio e oxigênio e assim tb ajuda melhorar ainda mais o rendimento mas existem contradições de especialistas)    ***      MAS com etanol para ajudar as características de vaporização do etanol, a introdução de coletores de admissão com aquecimento controlado conforme a proporção de etanol no combustível, assim como o controle da temperatura da água do motor, devem se tornar mais comuns nas próximas gerações de veículos flexíveis.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, obteve que 1,443 litro de etanol é energeticamente equivalente a 1 litro de gasolina C.

O álcool hidratado (etanol) brasileiro é corrosivo pois além de água tem vestígios da fermentação pois destilação não é muito controlada e não devidamente filtrado na usina ! 

O governo devia melhorar a qualidade do etanol e incentivar a pesquisa para Melhorar poder calorifico com a adição de outra(s) substancia (s) .

Já fiz teste em carros a controle e kart  mas com álcool anidro com acetona que melhorou desempenho, com óleo de rícino a 10% o poder calorifico pouco melhora (menos de 5%),  já vi teste com eter mas sem medir rendimento e ouvi sobre etanol anidro com acetato de etila .

Com nitrometano com 3 a 4% meu carro mexido na época melhorou muito mas motores originais não agüentam de 8% para cima tem que estar forjados . (alguns falam que limite é 10% mas já vi carro com esta proporção e o motor explodiu na terceira ou quarta puxada - esticada !!) 

O óleo de laranja pode ser usado para substituir o M50 em motores 2 tempos a álcool e por isso já fiz  experiência com casca de laranja que possue potencial de produzir combustível deixei secar a sombra para reduzir água presente depois bati com etanol e deixei curtindo por 30 dias ficou com cor de gasolina mas na época perdi meus carros de testes e num teste de queima achei que saia muita fumaça negra e fiquei com medo de fuligem  mas pensando bem usei a vasilha que usei podia estar contaminada ! não pude testar em meu carro pois usava cabos de velas especiais que aderiam as velas para isolar mas se rompiam quando se queria tirar para ver as velas !!! Acabei usando como aditivo no tanque 2 litros por tanque e teve comportamento muito bom. 

Se fez algum teste compartilhe- os !!

Abraço .
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/02/2016, 20:18
Resposta: #3
RE: O que esperar do Inovar novos carros
O Inovar auto só serviu para formar uma reserva de mercado. Antes os chineses chegaram com diversos produtos e começaram a oferecer um preço mais competitivo, ainda que pese o fato da qualidade dos produtos não serem das melhores.

ótima explicação, absorvi muita informação técnica.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/02/2016, 23:44 (Resposta editada pela última vez em: 04/02/2016 23:52 por Leovza.)
Resposta: #4
RE: O que esperar do Inovar novos carros
Acho esse plano uma palhaçada, governo não tem que dar incentivo paleativo para ter mais segurança e eficiência dos carros, tinha que exigir, ou entra na dança ou dança. Assim que acontece no mundo todo, alguém acha que a porsche colocou motor diesel no cayenne porque achou legal? Ou esse enxame de downsizing nos EUA só por conta do preço da gasolina? Um 4 cilindros nos EUA é quase como você falar aqui no Brasil que tem um 1.0. Estão fazendo isso porque os EUA, um dos maiores mercados do mundo impôs meta de economia, as marcas precisam reduzir seu consumo médio e para isso teve que contar com o diesel, com downsizing, se não cumprirem as metas serão duramente punidos, não é com 1% de taxa não,
O que acontece quando um carro bomba no crash test europeu? Vendas suspensas em toda a comunidade europeia, volta quando passar no teste, não é o sujeito que vai comprar que define se quer andar em um carro inseguro porém barat.
O povo gosta de circo, é ignorante, quer my link, central multimídia, farol de milha, não tem consciência de segurança, questões ambientais, usa etanol não porque é um combustível "verde" usa porque é mais barato, nessas Questões quando o povo não sabe distinguir, é o papel do governo impor uma qualidade de vida melhor, quantas pessoas não perderam familiares, ficaram aleijadas em acidentes, custou muito dinheiro de hospitais, pensões, resgates porque o carro que a pessoa estava era uma lata de sardinha? Imaginem só agora por conta do ABS quantos acidentes evitados, atropelamentos, prejuízos materiais evitados, vidas salvas? Isso é qualidade de vida para todos, não precisa ter carro para se beneficiar, é papel do governo zelar por isso e não ficar fazendo joguinhos fiscais para beneficiar algumas montadoras
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
08/02/2016, 21:25
Resposta: #5
RE: O que esperar do Inovar novos carros
Leovza concordo contigo mas esperar algo destes nossos mal intencionados governantes é impossível e tb do povo (maioria) mantido ignorante por estes ! o que esperar?  Palio Fire carro sem segurança ! tem 1 estrela no Latin NCAP líder de venda !! 

A esperança no Inovar que por exigência ou por transparência de quem não cumpre as metas force as industrias a melhorar o produto !! a primeira idéia é melhorar consumo de etanol para diminuir importação de gasolina e ou compostos para fabrica-lá !!  a segunda exigir consumo melhor com gasolina que forçará a troca dos motores primitivos vendidos no Brasil que possivelmente tornem os produtos melhores para exportação ! E claro segurança ESP, etc .

Perfil rápido da mediocridade da industria automobilística brasileira em carros de entrada e alguns outros !!

FIAT líder de venda !!  Carros com menos de 3 estrelas no teste de impacto nem deveriam ser vendidos Nem vou comentar sobre Palio Fire !
Uno e novo Palio projetos novos que só conseguiram 3 estrelas (ruim) mas conseguiram a outra estrela por ter luzinha de aviso no painel  pratica ridícula do Latin NCAP (antes tão serio deve ter começado uma administração brasileira -jeitinho !!!!) 

 Motor Fire  quando era só a gasolina muito econômico no Flex meia boca em tudo (desempenho / consumo)

Motor E Torq comprado da BMW (Tritec dos mini) tinha dois motores 1.4 e 1.6 ( ultimo nos mini chegou a 122cv e 167cv nos supercharger) FIAT "desenvolveu" o motor 1.8  16 V e só tirou 132 cv e para não mata-lo reduziu a potência dos 1.6 16V de 127 cv para 117 cv e mesmo assim este motor no N. palio 1.6 não anda com gol 1.6 EA 111 de só 104 cv (estranho !) .

GM Ônix (projeto novo) vende bem !! Outro falso 4 estrelas tem na realidade 
3 estrelas e outra estrela por "Luzinha" 

Motores da GM brasileira (Chevrolet) são primitivos família II  projeto do final dos anos 80 e introduzido no Brasil na decada de 90 , tinha um bom motor 1.6 e por erro da diretoria gastou muito dinheiro na suposta evolução do 1.4 que supostamente tem 106 cv (VW EA 111 1.6 tem 104 cv e anda muito mais e gasta muito menos! E tb não é um primor de desenvolvimento !!) e consumo exagerado !
E o 1.8 erro de projeto tem só 108 cv mas bom torque mas consumo exagerado (segundo informações tem uma versão deste com 125 ou 127 cv mas para não matar o Cruze não colocaram no mercado !! Será ?)  

Renault Sandero/Logan apesar de bonitos ! nem mereciam menção fracos de suspensão, direção, freios e não conseguiram mais de 1 estrela (nem isso na realidade mas com Air bag !) 
Motores tb primitivos os 1.0 16V apesar de velhos ainda tinham bom comportamento !
Os motores 1.6 8 V usados são tb da década de 90 são fracos e gastões !! 

Nissan assumiu os 1.6 16 V da Renault motor fraco para um 1.6 moderno mas razoável para padrões brasileiros !
Os novos 1.0 3 cilindros vem do (Sub) desenvolvimento dos Renault 1.2 3 cil turbos que é um dos piores motores da era downsizing e não sei se superior ao anterior 1.0 de 4 cilindros  (talvez o pior 1.0 de 3 cilindros do mercado !!) 

Estranho tb é o March ter conseguido 1 estrela e agora 4 estrelas para isso teria que usar chapas de alta e altíssima resistência mas para isso precisa de maquinário próprio que segundo conhecido que visitou fabrica está não tem !!! Mas estou passando informação de outra pessoa e não tenho como verificar!!

Marca fabrica o carros dos  meus sonhos GTR e melhor esportivo do mundo segundo Top Gear e  outros ! Mas não investe em modernização dos motores (normais) a nivel mundial a pelo menos 5 anos ( tem um 2.0 de 142 cv enquanto melhores aspirados beiram os 180 cv hoje )

Peugeot/Citroen  bons carros mas pecam pelos modelos anteriores e desvalorização muito grande
Motores 1.6 foram modernizados Aceitáveis 
Os 1.5 acho que só vendido para paises emergentes e fraco! pouco melhor que um 1.0 moderno !

Ford tinha a pouco tempo os motores mais novos (se bem que não tanto ! mas a nível de Brasil !) os Sigma 1.5 (para mercados emergentes -ridículo mas olhando o nível ( projetos anos 90) descritos acima perdoável ) e os 1.6 (tem estranhamente potência maior que similar europeu na gasolina ???) 

O 1.0 3 cilindros (sub) desenvolvidos dos Ecoboost ! 

 Mas peca por ter um cambio de relação de marchas genérico (mesma para todos os modelos - economia porca ) só mudando diferencial que é impossível de acerto pois está limitado pelo número de dentes do diferencial (Coroa/ Pinhão).
E outra tem sempre a potência máxima perto de seus rivais  (marketing ???)

A VW somente Up, a pouco o Golf  e  o Jetta tem carroceiras com segurança. O FOX e os Polo (nunca tiveram as chapas e nem a sua espessura dos similares europeus apesar de falarem ser carros mundiais - só no visual !!!)

VW a pouco tempo tinha somente os EA 111  1.6 que tem um bom torque em baixa rotação e dava para o gasto e o velho 2.0 AP e um 1.0 fraquinho ! 

Hoje tem os dos UP MPI e TSI ( o nosso tem bem menos potencia e torque que o do Golf europeu mas como dizem ter vistas à eficiência e não performance fica a duvida ???) 
O motor TSI 1.4 Flex que alegam que ganhou 10cv passando para 150 cv mas na Europa e no Jetta 1.4 nacional somente a gasolina a muito tempo usam este motor de 150 cv então não houve melhora alguma como alegam !!

O 1.6 16V  MSI Flex  apresentam aqui mais potência (na gasolina lógico ) que similar europeu e nenhum outro conseguiu está façanha !!

HB 20 problemas na suspensão e freios (gastam rápidos e ineficientes ) Motor 1.6 não apresenta desempenho esperado pela potência . 

Então como vê pela clara porcaria de nossos carros (maioria) temos muito que melhorar e qualquer forma de conseguir isto é bem vinda !!

Abraço.
Peço novamente desculpas por ter escrito tanto mas é para dar uma geral a todos .
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/02/2016, 18:42
Resposta: #6
RE: O que esperar do Inovar novos carros
(08/02/2016 21:25)maraccini Escreveu:  Renault Sandero/Logan apesar de bonitos ! nem mereciam menção fracos de suspensão, direção, freios e não conseguiram mais de 1 estrela (nem isso na realidade mas com Air bag !) 
Motores tb primitivos os 1.0 16V apesar de velhos ainda tinham bom comportamento !
Os motores 1.6 8 V usados são tb da década de 90 são fracos e gastões !! 

Nissan assumiu os 1.6 16 V da Renault motor fraco para um 1.6 moderno mas razoável para padrões brasileiros !
Os novos 1.0 3 cilindros vem do (Sub) desenvolvimento dos Renault 1.2 3 cil turbos que é um dos piores motores da era downsizing e não sei se superior ao anterior 1.0 de 4 cilindros  (talvez o pior 1.0 de 3 cilindros do mercado !!)
VW a pouco tempo tinha somente os EA 111  1.6 que tem um bom torque em baixa rotação e dava para o gasto e o velho 2.0 AP e um 1.0 fraquinho ! 

Concordo com uma parte do seu texto, mas sobre a Renault e Nissan nem tudo o que você falou está correto.
A suspensão do Sandero é ótima para nossas ruas, filtra muito bem e não prejudica nas curvas. Comparado com o up!, o Sandero filtra melhor a buraqueira e é ligeiramente pior nas curvas. Quanto ao 1.6 8v, ele é mesmo muito gastão e fraco, assim como o 1.6 8v da VW! Em questão de consumo ambos são péssimos e um amigo meu obtinha as mesmas médias com o Fox dele que eu tinha com meu Sandero na época.

O 1.6 16v da Nissan (HR16DE) não tem relação nenhuma com o da Renault (K4M). O da Nissan é moderno e na prática são fortes, só observar o desempenho dos Marchs e Versas por aí.

abs
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/02/2016, 14:58 (Resposta editada pela última vez em: 10/02/2016 14:59 por maraccini.)
Resposta: #7
RE: O que esperar do Inovar novos carros
Segundo o site Noticias Automotivas os primeiros Motor 1.6  16 V (testado) tem origem Renault com mesma calibração do que era usado na versão mais simples da Livina (Nissan) . Não sei se informação estava errada !! Tem outro site que tb noticiou quando o Sandero Stepway começou a ser vendido apenas com motor de 8V que agora o motor 1.6 16 V agora só nos Duster e nos Nissan (mais noticia errada ! O Brasil nem a Mídia é especializada !!) 

Confesso que por pura decepção quanto ao teste deste modelo Nissan no latin NCAP nunca mais me interessei  pelo modelo e não sabia do motor trocado ou não !!    (obrigado pela informação !)    mesmo assim é o de menor potência (111cv) entre os 1.6 16V aspirados do mercado (Ford - 128 cv , VW - 120 cv, PSA- 122 cv, FIAT 117cv , HB 20 - 128/130 cv ) mas já dirigi um e gostei !! Mas potencia pura não diz muito só ver comparativo Fiesta , Etios e Up TSI (Etios de 95cv foi mais rápido que N. fiesta 1.6 de 128 cv )

Quanto a suspensão do Sandero tive um do modelo anterior 1.6 completo inclusive abs e air bag (zero) tive que esperar para ter tudo isso !!  por 3 meses e carro se mostrava razoável na cidade e até 100 km/h mas muito inseguro acima de 110/120 km/h e péssimo na chuva, frenagem e ..... e CCS alegava ser normal e conversa com outros proprietários todos tinham as mesmas reclamações, tanto que no modelo novo a Renault assumiu o problema e modificou a suspensão . Mas confesso que não andei no novo modelo !  Grande decepção com teste de impacto deste modelo tb !! 
Desempenho é pior que ônix 1.4 e consumo alto (mas consegue ser melhor que Ônix - ainda não sei como vender tanto !! O problema é que brasileiro em geral é pouco exigente e não estuda e nem conhece sobre carros e mecânica  !!)
abraço.

Novamente obrigado pelo informação do motor !!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/02/2016, 15:41
Resposta: #8
RE: O que esperar do Inovar novos carros
Depois de pesquisar vc tem razão nunca se usou o motor 1.6 16V da Renault no March !!
E eu achava que só a Quatro Patas tinha abaixado muito o nível técnico, confiava muito na Noticias Automotivas e tem mais um site (de cabeça não lembro)  que diz que era o Renault só que a Nissan tinha colocado um comando variável nele ! (mais coisa errada!)   Nem a mídia especializada está preparada no Brasil  como vamos exigir mais das fabricas !!!!

A informação errada veio deste endereço :
http://www.noticiasautomotivas.com.br/av...an-march/. 
 Mais este. http://www.noticiasautomotivas.com.br/vi...na-cidade/


Me desculpem a todos pelo erro e agradeço ao marcos pela informação correta !!!

Abraço.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/02/2016, 21:21
Resposta: #9
RE: O que esperar do Inovar novos carros
Na minha opinião o inovar auto (cujo as metas de 17,26 km/litro de gasolina e 11,96 km/litro de etanol) são quase impossiveis pra nossos motores atuais, se algum carro alcançasse essa meta esse carro seria o Up! Tsi,por conter todos os aditivos tecnologicos no que diz respeito a queimas completas, e nos sabemos que não alcança no metodo do inmetro (laboratorio). Daí tiramos duas opçoes: ou lançamos carros hibridos(mais caro) e alcançamos essas metas ou mudamos o motor de combustão interna pra um ciclo mais eficiente(mais barato)



vai aqui um video do que eu acho que seja o futuro dos motores eficientes... eu legendei o video pra português




[Imagem: 341927.png]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
13/02/2016, 03:11
Resposta: #10
RE: O que esperar do Inovar novos carros
(11/02/2016 15:41)maraccini Escreveu:  Depois de pesquisar vc tem razão nunca se usou o motor 1.6 16V da Renault no March !!
E eu achava que só a Quatro Patas tinha abaixado muito o nível técnico, confiava muito na Noticias Automotivas e tem mais um site (de cabeça não lembro)  que diz que era o Renault só que a Nissan tinha colocado um comando variável nele ! (mais coisa errada!)   Nem a mídia especializada está preparada no Brasil  como vamos exigir mais das fabricas !!!!

A informação errada veio deste endereço :
http://www.noticiasautomotivas.com.br/av...an-march/. 
 Mais este. http://www.noticiasautomotivas.com.br/vi...na-cidade/


Me desculpem a todos pelo erro e agradeço ao marcos pela informação correta !!!

Abraço.

Imagina, maraccini... Estamos aqui pra isso mesmo, compartilhar informação hehe
A "mídia especializada" é uma vergonha mesmo, acho que foi na própria 4 rodas que li que o motor do Fluence era o mesmo que o do Duster, mas não é... O Fluence compartilha o motor do Sentra, de origem Nissan, enquanto o Duster usa o famoso F4R.
Eu também tive um Sandero 1.6 8v completo, que usei por exatos 3 anos (quando acabou a garantia comprei o up tsi) e realmente ele era péssimo quando chovia, passava uma insegurança imensa. Mas quanto ao desempenho eu não posso me queixar tanto assim. O único upgrade que o meu tinha era filtro K&N e redução de peso forçada (roubaram meu estepe kkkk) e nunca tomei pau dos GM 1.4, lembro de botar no bolso 2 montanas, 1 Agile e 1 Onix, o que me deu mais trabalho foi um Prisma 1.4 dos antigos, mas ele não conseguiu abrir e nem eu passar até uns 130. Esse 1.6 8v da Renault tem que tocar sem dó, senão toma bucha mesmo hehe, é só ver no canal Top Speed onde um dos moleques fez 0-100 em 11s com um Logan e o outro 16s com o Sandero (tocou mal demais)

Abs!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Super carros no Principado de Mônaco diegorji 0 318 22/02/2017 10:38
Última Resposta: diegorji
Piscada Em quais carros você ja deu Pau?!?! igorviana 16 2.797 03/11/2016 16:33
Última Resposta: BetoS
  (Outra Pegadinha) Revisão para carros comprados direto da fabrica. Paulorbj 16 4.476 20/01/2016 16:48
Última Resposta: JotaTSI
  Up! TSI vs alguns carros... jonegro 0 862 15/10/2015 22:58
Última Resposta: jonegro

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes