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Instalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
30/04/2014, 16:00 (Resposta editada pela última vez em: 04/05/2014 22:27 por Admin.)
Resposta: #1
Instalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
PRO 2.6 UP
O módulo de automação de vidros elétricos com antiesmagamento PRO 2.6UP é o que há de mais avançado no que diz respeito a automação dos vidros elétricos, segurança e conforto.Além disso, o módulo PRO 2.6UP possui conectores originais o que dá uma maior praticidade à instalação e evita o corte indesejado da fiação original do veículo.
Aplicável no veículo VOLKSWAGEN (UP!)

Suas principais características são:
-Proteção antiesmagamento nas 2 portas
-Automação completa dos botões de comando dos vidros
-Temporização dos botões de comando
-Proteção contra curto circuito na saída temporizada
-Subida e Descida dos vidros via comando de alarme
-Alívio de pressão interna alternado
-Modo Fail
-Redução de consumo em stand-by

Material Necessário
  • Chaves Torx
  • Chaves de Boca 11mm
  • Espatula Grande ou Chave de Fenda Media
  • Espatula Fina ou Chave de Fenda fina
  • Tesoura
  • Fita Isolante
  • Terminal 6mm
  • Fita Isolante
  • Solda e Estanho
  • Pedaço de Barbante
  • Grampo de porta de plastico (padrão vw)
  • Módulo Tury PRO 2.6 UP (versão Plug&Play)
  • Fusivel de Cinta 30A (Opcional)

1) Retirar a Tampa Lateral do Painel
Quando se abre a porta, da pra ver uma tampa no lado do painel, coloque uma chave de fenda media de baixo para cima na fenda dela, e puxe com paciência, auxiliando com a outra mão.

Vai ficar assim, esse buraco vai ajudar a passar o fio positivo que o modulo precisa que seja ligado direto na bateria.

[Imagem: up-770_zps340dc702.png]

[Imagem: DSC00749_zps0b8f20db.jpg]

2) Remover o forro de porta
É um processo bastante trabalhoso, quando puxar o forro normalmente quebram os grampos de porta, mas não precisa ter medo, pode puxar.

Primeiro passo, na maçaneta da porta do motorista, veja que dentro tem uma tampinha, empurre com uma chave de fenda que ela solta fora, e ali dentro tem um parafuso, tire ele.

[Imagem: DSC00751_zps0ce37c83.jpg]

[Imagem: DSC00752_zps1d6c910e.jpg]

[Imagem: DSC00753_zpsb434f0f7.jpg]

[Imagem: DSC00754_zps960a4e87.jpg]

Logo abaixo do puxador de porta do motorista, veja que dentro tem outra tampinha, empurre com uma chave de fenda tambem com bastante cuidado que ela solta fora tambem, e ali dentro tem mais um parafuso, tire ele.

[Imagem: DSC00755_zpsb6a7cbb8.jpg]

[Imagem: DSC00756_zpsd17fd4f7.jpg]

[Imagem: DSC00757_zps57761126.jpg]

Agora você vai deitar no chão e olhar a porta de baixo para cima, você vai ver uma fenda bem grande, com uma porca 11mm preta, essa porca é uma porca falsa e vira infinitamente, você vai ter que achar a posição onde o forro fica solto, para isso de uma giradinha e force o forro, a hora que passar pela porca, esta na posição correta.

[Imagem: up-742_zps3e96eff4.png]

[Imagem: up-743_zpseded83de.png]

[Imagem: DSC00759_zps2c6a7172.jpg]

Agora é a parte da violência, só sobrou segurando a porta os grampos de plastico e uma trava no fundo do forro de porta, para isso você vai forçar o forro de porta começando de frente para trás, você vai ouvir alguns grampos de porta quebrando, isso é normal, quebra mesmo. Você vai fazer bastante força, para soltar todos o grampos, e perto na fechadura da porta você vai reparar que a porta fica solta mas não desencaixa.

Onde ela não desencaixa (posição 2 da figura abaixo), você vai ter que "correr" o forro para frente, balançando um pouco, ai ela pula fora, nessa parte é mais jeito do que força, mas tem que fazer um pouquinho de força tambem.

[Imagem: up-744_zps2cc3836b.png]

[Imagem: DSC00760_zpsd3e901d5.jpg]

[Imagem: DSC00761_zpsbea9be57.jpg]

[Imagem: DSC00762_zpsab016da8.jpg]

As duas fotos abaixo mostram a parte que tem que fazer o forro da porta correr, essa parte é bem chata.

[Imagem: DSC00763_zps592dba6b.jpg]

[Imagem: DSC00764_zpsc92bdc1d.jpg]

Com o forro da porta desencaixado, é hora de soltar o cabo da maçaneta da porta. Olha bem onde o cabo encosta na maçaneta, tem 2 travinhas brancas, empurre elas para dentro e forçando o cabo para fora, que o cabo sai, ai passe ele pelo caminho de desencaixe e solte ele, esse passo é bem fácil.

[Imagem: DSC00765_zps6c59a86a.jpg]

[Imagem: DSC00766_zpsb3db4120.jpg]

Agora da para girar o forro de porta, e desencaixar a parte elétrica, desencaixando isso, o forro fica completamente solto para se colocado de lado.

[Imagem: DSC00767_zpsbb51ee57.jpg]

[Imagem: DSC00768_zpse65a242e.jpg]

3) Retirar o Alto Falantel
Agora você vai tirar o alto-falante do carro, como o meu carro eu mesmo coloquei o alto-falante, é só tirar os 4 parafusos dele e tirar, não sei como é no original, mas deve ser bem parecido.

4) Instalação Elétrica
Tirando o alto falante fora, você vai ver ao fundo um soquete e um cabo que vai para o fundo da porta. O soquete é os cabos que sobem para o espelho, e o cabo mais grosso vai para o fundo da porta, com o sinal da trava e da porta aberta. Desencaixe o soquete que o cabo fica quase todo solto, preso por uma travinha que desencaixa bem fácil, só puxar, e coloque ele no buraco do alto-falante, é ali que vamos trabalhar.

[Imagem: DSC00774_zps5d87ccc9.jpg]

Vamos agora abrir o chicote que vai para o fundo da porta, para manipular os fios, pega uma tesoura com ponta e vá descascando a fita isolante de pano, para chegar nos fios, cuidado para não cortar nenhum fio.

Aberto o chicote você vai identificar os fios:

- Roxo com Cinza (sinal da trava)
- Roxo com Branco (sinal da destrava)
- Verde com Branco (sinal de porta aberta)

E no chicote que vai para o retrovisor identifique :

- Preto com Azul (sinal do pisca)

Mas atenção, o chicote que sobe para o espelho tem cores diferentes, eu nem identifiquei, eu abri o chicote que fica fixo na porta.

O resultado deve ficar parecido com o esse da foto.

[Imagem: DSC00777_zps07d2b6da.jpg]

Agora vamos ligar o chicote que veio com o modulo (atenção, cada modulo pode ter sua cor, entao sempre verifique no manual do modulo):
  • Branco c/ Preto do Modulo => Preto c/ Azul do Carro (Sinal do pisca)
  • Verde c/ Preto do Modulo => Roxo c/ Cinza do Carro (Pulso da Trava)
  • Amarelo c/ Preto do Modulo => Roxo c/ Branco do Carro (Pulso da destrava)
  • Verde do Modulo => Verde c/ Branco do Carro (Sinal da Porta)

[Imagem: DSC00778_zpsae7c258e.jpg]

Já aproveite e ligue o soquete no modulo, na chave de luz e no chicote principal da porta.

Solde bem os fios e isole, essa parte esta pronta. Antes de soldar, você pode testar, pegue o fio vermelho, que é o único que sobrou, e ligue no positivo da bateria (emende com um fio maior), ligue a chave e teste para verificar se tudo esta ok.

Agora vamos para outra parte chata, passar o fio positivo para a bateria.

Entre a porta e a carroceria, perto da dobradiça da porta, esta o conduíte que leva os fios do carro para a porta, a parte de baixo, que fica na porta, é só puxar ele que ele desencaixa, ele é todo de borracha, molão.

A parte de cima voce tem que puxar a parte de cima para trás, se olhar bem tem uma flecha para fazer isso.

Desencaixado, você vai passar o fio vermelho do modulo pelo buraco da porta, pelo conduíte, e pelo buraco da carroceria. Quando passar o fio pelo buraco da carroceria, coloque a mão pelo buraco aberto no painel, pela tampa lateral que tiramos no começo e puxe o fio por ali, mais tarde vamos passar ele para fora.

[Imagem: DSC00779_zps4eb4c854.jpg]

[Imagem: DSC00781_zps6b9256bd.jpg]

[Imagem: DSC00782_zps96e9408a.jpg]

Agora vamos passar o fio para dentro do capo do carro, dessa parte tenho poucas fotos porque estava sem paciência, hehehe, mas não tem segredo.

Você vai abrir o capo, tirar a borracha que fica perto do limpador de para-brisas e olhar por debaixo da capa que essa borracha segura.

La perto de onde o chicote principal entra no carro, tem uma "tetinha" de borracha sobrando, é por ali que vamos passar o fio.

Pegue uma chave de fenda fina de comprida, coloque o barbante na ponta dela, passe uma fita isolante para segurar o barbante na ponta e enfie a chave de fenda pela "tetinha", vai entrar la dentro do carro.

Agora la dentro do carro, do lado esquerdo do pedal de embreagem, vá enfiando a mão la pra cima e apalpando que você vai achar a chave de fenda e o barbante, puxe o barbante o para dentro, pois nele vamos amarra o fio positivo.

Com ele para dentro do carro, olha pelo buraco na lateral do painel, você vai ver o pedal da embreagem, passe o barbante para cima, sem dar muitas voltas ou enroscar em algo, para passar o fio o mais livre possível para a frente. Faça tudo o que for possível para mirar o caminho mais curto do barbante para fora do interior do carro, pois o fio vermelho que vem junto é bem curto, se der muitas voltas, não alcança.

Descasque a ponta do fio vermelho, faça uma argolinha, amarre o barbante, passe uma fita isolante bem justa, como se emendasse um fio, e passa um pouco de olho de cozinha ou cuspe (eca!) por fora, para essa fita escorregar bem na hora de passar pela "tetinha".

Vá la fora e puxe a chave de fenda e o barbante com calma para tirar o fio de dentro do carro, verifique sempre que puxar, o lado de dentro se o fio não esta enroscado.

Com o fio la fora, passe ele no canto de onde passa o chicote principal, coloque a borracha de volta.

Agora coloque um terminal 6mm na ponta do fio e retire a capa que fica em cima da bateria, protegendo os cabos positivos, ali você vai ligar o fio positivo.

Repare que ali onde tem os fios positivos tem um lugar vago, voce pode ligar direto, ou colocar uma fusível de cinta, eu coloquei e ficou show, sem gambiarras.

[Imagem: DSC00783_zps8014a299.jpg]

[Imagem: DSC00785_zps67886cb9.jpg]

[Imagem: DSC00784_zps4e1ee994.jpg]

[Imagem: DSC00787_zps47e79143.jpg]

Feito isso, teste mais um vez os vidros e ja faça a programação, pois o modulo ficara dentro da porta, e depois de fechado fica difícil tirar ele.

5) Finalizando
Agora é a hora de montar, não tem segredo, é só seguir a desmontagem de trás para frente.

Não esqueça de encaixar o soquete do retrovisor antes de fechar a porta.

Se você reparar, tem uma vãozinho em cima dos alto-falante, por ali você vai passar os fios que vão para dentro da porta (são só 5, os 4 de sinais e o positivo).

O modulo e o soquete, você manobra e cola com fita dupla face logo embaixo do motor elétrico, que ali tem bastante espaço para depois não ficar forçando o forro de porta.

[Imagem: DSC00786_zpsaa0c55de.jpg]

Engate os outros chicotes elétricos no forro de porta, o cabo da maçaneta.

Remova todos os grampos quebrados do foro de posta, substitua-os por novos, e encaixe em primeiro o forro naquela parte traseira, e depois bata no forro para encaixar, coloque os parafusos, os acabamentos, e pronto, esta instalado.
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30/04/2014, 20:06 (Resposta editada pela última vez em: 30/04/2014 20:11 por samucadavi.)
Resposta: #2
RE: Intalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
Parabéns Edney! Ficou muito bom seu tutorial!
Uma dica pra passar o fio é usar aqueles passadores de fio, tem em qualquer loja de material de construção.
Se não for pedir muito poste um tuto da instalação do alto falante também rs. Eu comprei 4 da pioneer e estou com medo de instalar, ainda mais agora que vi que eles não encaixam no plug do chicote da porta, o seu era assim também? Como fez a conexão?
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30/04/2014, 20:07
Resposta: #3
RE: Intalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
Meu parabéns, este é um tutorial completíssimo!!!

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30/04/2014, 20:27
Resposta: #4
RE: Intalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
Edney, meus parabéns. Eu não faria isso nunca sozinho. rsrs
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30/04/2014, 22:01
Resposta: #5
RE: Intalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
Belo tutorial e belo serviço!
Parabéns.

Obs. Vendo em detalhe o alto-falante, dá mesmo vontade de colocar um melhor!

Abraços,

Emmanuel.
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30/04/2014, 22:05 (Resposta editada pela última vez em: 30/04/2014 22:15 por edney.)
Resposta: #6
RE: Intalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
(30/04/2014 20:06)samucadavi Escreveu:  Parabéns Edney! Ficou muito bom seu tutorial!
Uma dica pra passar o fio é usar aqueles passadores de fio, tem em qualquer loja de material de construção.
Se não for pedir muito poste um tuto da instalação do alto falante também rs. Eu comprei 4 da pioneer e estou com medo de instalar, ainda mais agora que vi que eles não encaixam no plug do chicote da porta, o seu era assim também? Como fez a conexão?

Valeu,então, acho que o passa fio é meio grande, o meu era de 10 metro, e ali é tudo apertado, não sei se daria, mas isso já me deu uma idéia para passar o fio da luz de milha.

Para o alto-falante é a mesma coisa do forro da porta, até tirar os soquetes de vidro, espelho e trava, aí ali o buraco do alto falante vai ter um forro auto-colante, ti vai cortar ele, não arrancar, deixe as bordas na porta, para servir de "amortecedor" do alto falante, evitando vibrar, os furos já estão lá,me o soquete tb, só abrir os fios e soldar no falante, não tem erro
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02/05/2014, 08:57
Resposta: #7
RE: Intalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
Parabéns amigo Edney.

Agora já tenho um norte para começar a instalar o meu também.

Não tenho como agradecer a atenção dispensada.

Obrigado.

Até mais.

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04/05/2014, 22:28
Resposta: #8
RE: Instalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
Só tomei a liberdade de corrigir o título.

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05/05/2014, 01:41
Resposta: #9
RE: Instalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
Achava que era plug & play. Adeus a garantia dos vidros elétricos.
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05/05/2014, 10:27
Resposta: #10
RE: Instalação de Módulo do Vidro (Tury PRO 2.6)
(05/05/2014 01:41)Pedro Josino Escreveu:  Achava que era plug & play. Adeus a garantia dos vidros elétricos.
Olá amigo.

Se descascar o fio a chance de perder a garantia é imensa, mas existe um artifício (conector) utilizado para este fim, evitando o descascamento, é o conector de derivação, veja:
[Imagem: 5-conectores-de-derivaco-18-14-awg-075-2...2014-O.jpg]

É o que usam nas concessionárias.

Até mais.

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