Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
04/07/2016, 17:44 (Resposta editada pela última vez em: 04/07/2016 17:49 por derico.)
Resposta: #1
Idéia Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
Olá, pessoal!

Com a lei 13.290/2016, que obriga o uso de farol baixo durante o dia em rodovias, gostaria de saber se alguém pensou em instalar faróis de LED no up!, para não depender da minha memória para ligar o farol baixo na rodovia. Com LEDs permanentemente acesos ao ligar o carro, isto deixaria de ser um problema.

Eu tenho o costume de ligar, mas não sou bom de memória e eventualmente esqueço. Acho um pouco de sacanagem ter uma lei que te obriga a "lembrar" de algo. Muita gente pode usar o exemplo do cinto de segurança, que adquirimos o costume de sempre usar, mas neste caso o carro te avisa quando você não o coloca. No caso dos faróis, não há como o carro te avisar para ligar se você está em uma rodovia. Então veio a ideia de instalar faróis LED no meu up!.

Alguém pensou em instalar pelos mesmos motivos? Tem como instalar, ficar bonito e não perder a garantia? Nunca tive carro com LED, não sei bem como funciona, mas pelo que percebo eles ficam sempre acesos nos carros que tem este item instalado.

Obrigado!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/07/2016, 18:24
Resposta: #2
RE: Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
Boa tarde, pelo que ouvi falar as luzes diurnas de Led só serão aceitas se forem originais do carro.
Eu fiz uma alteração para quando desligar o carro o farol também desligar e não apitar dentro do carro. Quando ligo o carro o farol acende novamente.
É uma solução, porém mexe na elétrica e pode se ter problema com garantias.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/07/2016, 18:26
Resposta: #3
RE: Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
eu pensei em por o sensor crepuscular e esconder o sensor, ai ficaria tipo os carros da fiat que vc deixa o farol ligado sempre usando a funcao auto(do sensor) que nos modelos que vi ele desliga o farol e meia luz ao desligar a chave..
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/07/2016, 19:40
Resposta: #4
RE: Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
A ideia do maickon é boa, acho que também farei isso no meu. Não impacta na garantia e ainda fica com o recurso no carro caso queira usar.

De qualquer forma ainda estou pensando em colocar LED nos faróis também, por consumir menos e possuir maior durabilidade.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/07/2016, 20:48
Resposta: #5
RE: Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
Pode ser que o Up! Tenha como ativar o DRL via farol através de configuração via cabo (vcds/vag-com) já pedi ajuda do pessoal no tópico do cabo porém ninguém da bola.rsrs

Quem tiver amizade com algum Mecanico de oficina Vw que saiba mexer poderia perguntar se pode ligar também, onde faço revisão conheço a turma mas o povo só sabe fazer o básico.

Eu tenho um cabo mas não é original, e onde teria a opção no meu ficam todas em branco, quem tem cabo original poderia pedir ajuda no fabricante do cabo que eles dão apoio.

Caso o carro tenha esta opção (o que acho bem possível) seria só virar a chave que ele ligaria o farol, só o farol.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/07/2016, 21:35 (Resposta editada pela última vez em: 04/07/2016 21:44 por derico.)
Resposta: #6
RE: Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
No fórum gringo do up! tem várias discussões sobre DRL no up!, inclusive conversas técnicas de como instalar. Infelizmente não manjo nada de elétrica de carro e não sei se o fórum permite linkar aqui os tópicos lá. Mas fica a dica.

Contudo, se uma alma brasileira pudesse nos ajudar aqui, seria muito bom hehehe. Pensei se não poderíamos falar diretamente com a Volkswagen do Brasil sofre oferecer este opcional nas concessionárias ou detalhar de como fazer sem prejudicar a garantia, pois faria sentido uma atitude assim da montadora com esta nova lei.

No mais, não entendi ainda se o modelo europeu do up! tem DRL como opcional de fábrica. Nas conversas do fórum gringo, dá a entender que sim, mas não encontrei menção disto em outros locais. Também não achei uma foto de up! original com DRL no Google. Se existir, o ideal era fazer algo no up! tupiniquim que ficasse próximo ao europeu.

Só um adendo (que o pessoal já percebeu): quando falo de faróis LED falo do DRL (luzes diurnas) mesmo. Tinha me fugido o nome.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/07/2016, 21:55
Resposta: #7
RE: Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
Na Inglaterra o DRL é obrigatório há algum tempo e lá o Up! Ao invés de ter o farolete de 5w tem uma lâmpada maior de 21/5w. Nosso farol tem esta preparação, ao lado do plug do farolete tem a base da lampada lacrada, enquanto no inglês o nosso está lacrado.

Se fizessem leis com mais nexo já teriam exigidos os DRL (independente de estrada ou cidade) e os fabricantes já deveriam disponibilizar os carros com ele antes de nos termos que ligar o farol para cumprir lei. luz diurna é muito mais importante na cidade que na estrada, porém o policial rodoviário que incentivou a criação da lei teve mais sucesso.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/07/2016, 23:33
Resposta: #8
RE: Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
Acabei de enviar um e-mail para a VW perguntando se tem uma solução via software (vag-com) para ligar o farol automaticamente ao ligar a ignição ou dar a partida no veículo.

Tendo a resposta posto aqui pra galera.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
05/07/2016, 00:09 (Resposta editada pela última vez em: 05/07/2016 00:10 por Leovza.)
Resposta: #9
RE: Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
Na Vw seria pelo Elsa, que é o sistema da Vw, ela certamente não vai reconhecer em hipótese nenhuma um software terceirizado para mexer no carro e certamente ela vai se limitar a isso, que não se pode modificar o sistema do carro e etc.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
05/07/2016, 09:24
Resposta: #10
RE: Com a lei do farol baixo obrigatório, vale à pena instalar farol LED no up!?
A lei fala sobre DRL? Se não falar hoje é inútil instalar isso, terá que ter o farol ligado e ponto final. Sem contar a confusão porque várias cidades são cortadas por rodovias e na lei está dizendo claramente que vale para qualquer rodovia (federal, estadual e municipal) e mesmo em trechos urbanos! Veja que por exemplo quase a maioria das cidades das Região dos Lagos do Rio tem todo seu comércio nos trechos urbanos das rodovias... aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, a Avenida Brasil faz parte da BR-101... Sem contar que agora as motos ficarão mais invisíveis ainda, já que durante a moto com farol aceso se destacava, agora ficará invisível... Poisé, grande confusão criada apenas para arrecadar e não para ajudar.

Administrador e Fundador
VW Up! Clube do Brasil
www.vwupclube.com
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter!
Coloque sua localidade! Veja como aqui
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Farol automatico ricardomkz2 90 138.108 28/09/2022 11:45
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Farol de Neblina fernandohddias 5 10.908 11/06/2022 07:15
Última Resposta: dvicelulares
  DRL. Fácil ou difícil instalar? Garantia? É caro? Dicas e sugestões jordan7bass 34 56.379 28/04/2020 11:27
Última Resposta: edney
  Farol do novo modelo no velho modelo Maikew vinicios 1 3.137 17/01/2020 12:18
Última Resposta: Daniel Ribeiro
  Farol craquelado qmzpun 2 4.633 16/08/2019 10:56
Última Resposta: Massa
  Farol de milha - Move 16 Thitoos 1 2.982 31/05/2019 16:12
Última Resposta: Acumas4698
  Farol de milha take 2018 29rziul 2 3.814 06/02/2019 19:56
Última Resposta: 29rziul
  Adaptação do farol 2018 no Up 2015? aderbas 2 5.072 11/12/2018 09:42
Última Resposta: aderbas
  Friso interno do farol Guibuni 1 3.124 16/10/2018 11:47
Última Resposta: NatanRavel
  Legalização farol projetor no Up TSI Caiobrand 5 7.443 16/09/2018 18:06
Última Resposta: NatanRavel

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes