Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Protetor de carter
27/08/2017, 13:33
Resposta: #21
RE: Protetor de carter
(10/07/2016 20:05)Nilson Macedo da Silva Escreveu:  Alguém já instalou no UP o protetor de carter.

EU INSTALEI NO MEU
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
31/08/2017, 13:44
Resposta: #22
RE: Protetor de carter
Não é recomendado a instalação. Prejudica a segurança em caso de colisão.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/07/2019, 00:25 (Resposta editada pela última vez em: 19/07/2019 00:26 por tiagogebrim.)
Resposta: #23
RE: Protetor de carter
Pessoal, boa noite. Li o tópico na seção Bate Papo (https://forum.vwupclube.com/thread-255.html) e este aqui, e posto minha contribuição.


Quando comprei meu up! em Anápolis, Goiás, o vendedor me ofereceu gratuitamente o protetor, e optei por não colocar.

Tive um Gol G6 entre 2013 e 2016 e já no momento da compra a vendedora me afirmou a mesma coisa: que o motor era projetado para cair e a proteção de cárter não era recomendada. Adicionalmente, disse também que o cárter já era reforçado para eventuais bacadas.


Vendo o manual do up!, temos a seguinte informação na seção Ligar e desligar o motor:

"Nunca utilizar proteção adicional para a parte inferior do veículo ou produtos anticorrosivos no tubo do escapamento, catalisadores ou chapas de blindagem térmica."

Por isso eu entendo que é vedado o uso do protetor de cárter. Infelizmente, não há nenhuma informação mais específica sobre o tema disponível no manual.


E, ao ler notícias e revisões sobre as características do motor TSI, encontrei uma matéria da revista O Mecânico (https://www.omecanico.com.br/ed-286-moto...tsi-ea211/) que detalha o motor parte por parte. No item 35, têm-se a seguinte informação:

"35. Cárter: É dividido em duas partes: o cárter inferior (em aço, para resistir a impactos) e o pré-cárter (em alumínio). O pré-cárter possui o circuito de circulação pelo qual o óleo circula para chegar ao filtro. Entre o virabrequim e o cárter também há um defletor de óleo."


Ou seja, com base nas orientações existentes desde quando tive o Gol G6 - que inclusive utilizei em estradas não pavimentadas, em ruas esburacadas e etc. sem problema algum -, no manual do up! e na matéria que citei, preferi não colocar o protetor de cárter. Agora é ver o uso do carro no dia a dia para avaliar se realmente foi a melhor decisão...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes