Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
26/08/2016, 19:30 (Resposta editada pela última vez em: 26/08/2016 19:44 por tonarede.)
Resposta: #1
Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
.

Fala gALLera... Tranqs?!

Meu Up TSI 16/16, versão Move com pacote PA6, acabou de virar 2 mil quilômetros e já apresenta deficiência de líquido de arrefecimento no vaso de expansão.

Ainda que o nível do líquido já estivesse próximo ao mínimo, parte desse problema foi ocasionado por mim ao abrir o vaso de expansão para testar o percentual de etilenoglicol, que muito pressurizado, fez o líquido vazar.

Curiosamente, jamais vi algo do tipo ocorrer, pois o sistema não deveria estar tão pressurizado, uma vez que o carro estava parado há dias, ou seja, com o motor em temperatura ambiente.

Pesquisando os preços do aditivo G13 nas concessionárias, me informaram que poderia ser utilizado o G12++, muuuuuuito mais barato que o G13 e totalmente compatível.

À vista disso, passei dias pesquisando em sites estrangeiros e realmente encontrei diversos manuais técnicos da VW confirmando a compatibilidade entre o G13 e G12++ (ambos contém glicerina em sua composição).

Aqui em Belo Horizonte, paguei 52 reais pelo G12++ (G JZW 012 R2), de 1 litro, na concessionária Recreio, comprando com CNPJ. Para se ter uma idéia, o G13 de 1,5 litros, estava na faixa dos 160 reais.

Abraços a todos!

.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/08/2016, 20:23
Resposta: #2
RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Era bom comprar também água desmineralizada (destilada, água de bateria... Mesma coisa) para fazer a diluição no reservatório de expansão, até faz render este caro aditivo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/08/2016, 20:46
Resposta: #3
RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
(26/08/2016 20:23)Leovza Escreveu:  Era bom comprar também água desmineralizada (destilada, água de bateria... Mesma coisa) para fazer a diluição no reservatório de expansão, até faz render este caro aditivo.

Na verdade, Leo, creio não haver necessidade de misturá-lo em água. Isso pq o percentual de aditivo original dos veículos nacionais gira em torno dos 40% (testes que eu mesmo faço em veículos novos), podendo chegar até aos 60%, segundo os fabricantes, sem prejudicar a troca térmica.

Eu, com experiência na área há alguns anos, percebo que níveis de aditivação na faixa dos 60-70% são os ideais, pois mantém o sistema protegido durante anos a fio.

Tenho percebido que veículos novos com percentuais de aditivação na faixa dos 30-40%, chegam no 2º ou 3º ano de vida já com o sistema deteriorado. Ao contrário dos veículos novos que sofreram uma aditivação adicional, que chegam nesse mesmo período com o sistema de arrefecimento totalmente íntegro.

Isso pode ser explicado, talvez, pelo nosso clima tropical, que degrada os aditivos de maneira muito mais severa do que países de clima mais frio.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/08/2016, 21:00 (Resposta editada pela última vez em: 26/08/2016 21:07 por Leovza.)
Resposta: #4
RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Antes do Up tinha uma saveiro que rodei por 3 anos e 60.000km e o jetta que divide a garagem está fazendo 3 anos e 53.000km e os fluidos originais estão perfeitos, cristalinos e nunca baixou nada e sei que nunca completaram com nada na revisão pois verifico regularmente e depois da revisão (se colocou óleo no nível certo e etc).

O que mais vejo por aí é a turma comprando fluido barato e diluindo com água, aí começa a deteriorar mesmo, concessionária mesmo gosta de completar com água. Até mesmo gente trocando o reservatório sujo sendo que basta tirar ele fora e limpar com detergente é areia porém o povo joga fora o reservatório original e coloca um barato de auto pecas (movimenta a economia.rs).

Porem o fluido que fica no vaso de expansão fica lá parado por um bom tempo, não tem uma circulação para fazer a diluição, só mesmo quando tem algum problema no nível que aí ele circula complementando. Claro que uma "golada" de atitivo não vai mudar nada, seria mais para render o aditivo que é bem caro e a água custa menos de R$5,00 o litro.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/08/2016, 23:32
Resposta: #5
RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
(26/08/2016 21:00)Leovza Escreveu:  Antes do Up tinha uma saveiro que rodei por 3 anos e 60.000km e o jetta que divide a garagem está fazendo 3 anos e 53.000km e os fluidos originais estão perfeitos, cristalinos e nunca baixou nada e sei que nunca completaram com nada na revisão pois verifico regularmente e depois da revisão (se colocou óleo no nível certo e etc).

O que mais vejo por aí é a turma comprando fluido barato e diluindo com água, aí começa a deteriorar mesmo, concessionária mesmo gosta de completar com água. Até mesmo gente trocando o reservatório sujo sendo que basta tirar ele fora e limpar com detergente é areia porém o povo joga fora o reservatório original e coloca um barato de auto pecas (movimenta a economia.rs).

Porem o fluido que fica no vaso de expansão fica lá parado por um bom tempo, não tem uma circulação para fazer a diluição, só mesmo quando tem algum problema no nível que aí ele circula complementando. Claro que uma "golada" de atitivo não vai mudar nada, seria mais para render o aditivo que é bem caro e a água custa menos de R$5,00 o litro.

Fala Leo... Blz cara?!

Como eu disse, essas são as experiências que ando passando, o que pode variar de acordo com o modelo e marca do veículo, como também, com o tipo de utilização.

Meu Up, por exemplo, estava com aproximadamente 37,5% de etilenoglicol no sistema, sendo que no manual do veículo a VW admite um percentual de até 60%.

Assim, aumentar a aditivação até o limite recomendado não causará nenhum tipo de prejuízo ao motor.

E ao acrescentar o aditivo no vaso de expansão não se preocupe, pois ele não ficará parado, mas sim, entrará em circulação tão logo o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, aumentando o percentual de aditivo em todo o sistema de arrefecimento.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
30/08/2016, 06:58
Resposta: #6
RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Cara. E por que você compraria isso se a CS deve resolver o problema para voce? Nao entendi
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
05/09/2016, 21:18
Resposta: #7
RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Meu High Up TSI 0 Km foi adquirido no final de abril/2016 e até o momento não teve mudança no nível do líquido de arrefecimento (continua na marca mínima). Considero que a VW deveria fornecer na marca máxima. Assim, por medida de segurança adquiri o aditivo G12 ++ (G JZW 012 R2) numa CSS aqui da Baixada Santista (R$ 68,13).
O que se nota é um desencontro de informações do mecânico da CSS e o que está no manual do proprietário e rótulo do produto.
- Mecânico da CSS: Colocar apenas o produto.
- Manual: 40% (máximo: 60%).
- Rótulo: 40%
- Mecânico - Realizar o reabastecimento na CSS.
- Manual - Tão simples quanto completar o nível de água dos limpadores de para-brisa.
A complexidade está na troca total do líquido de arrefecimento foi envolve o descarte do material e procedimentos para não ficar ar no sistema.
O manual informa para utilizar água potável. Ao meu ver deveria ser água desmineralizada.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
23/01/2018, 20:16 (Resposta editada pela última vez em: 23/01/2018 20:18 por Massa.)
Resposta: #8
RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Pessoal, estarei efetuando a limpeza total no sistema de arrefecimento porque verifiquei que a cor do líquido está um pouco mais escura e diferente do normal. Meio turva, sei lá. Por via das dúvidas melhor trocar tudo.
Só que estou numa grande dúvida entre o G13 ou G12++ (ambos original da VW). Em termos de custo estão praticamente equivalentes, porque os preços abaixaram um pouco. G13 custando pouca coisa menos em relação ao G12++.
O Motul G13 descartei pois o custo será maior em relação aos outros 2, porém não precisaria me preocupar com a diluição.

Ao efetuar a troca completa no sistema de arrefecimento, é feito a limpeza com água desmineralizada? Ou é limpo com água normal de torneira e depois que é colocado água desmineralizada + aditivo?

Imagino que teria que usar 1,5L do G13 (ou 2 Litros do G12++), além de uns 3 Litros de água desmineralizada. Correto?

Achei um site muito interessante falando mais sobre o G13 e a possibilidade de mistura com outros tipos:
https://www.wolflubes.com/PT_PT/Blog/201...olant.aspx
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/01/2018, 11:18
Resposta: #9
RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Pode misturar o G13 e G12++

A diferença é preço pois o G13 é alemão e o G12++ é nacional
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
29/01/2018, 13:48
Resposta: #10
RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
(28/01/2018 11:18)Filipe_Machado Escreveu:  Pode misturar o G13 e G12++

A diferença é preço pois o G13 é alemão e o G12++ é nacional
Opa, obrigado pela info Filipe.
Só esperando chegar o G13 pra levar na oficina e realizar a limpeza total.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Conversão para Manual / Problemas I-motion Richard Farias 0 175 07/03/2024 11:41
Última Resposta: Richard Farias
  Barulhos de vento entrando no para-brisa rafahhks 3 3.445 01/11/2023 09:08
Última Resposta: André Pinheiro
  Vazamento líquido arrefecimento Isadora 2 1.846 02/01/2023 12:22
Última Resposta: mlflanker
  ADITIVOS PARA LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO E ÓLEO DO MOTOR. Rafael Teixeira 4 4.214 10/08/2021 11:19
Última Resposta: Marinho86
  Personalização via OBDEleven para VW Up! em Belo Horizonte tonarede 1 2.900 30/05/2021 12:44
Última Resposta: tonarede
  Ajuda para encontrar peças Yuri Lenin 0 1.804 06/01/2021 19:17
Última Resposta: Yuri Lenin
  o que fazer para melhorar a potencia do up mpi aspirado? Christian Rossi 10 21.416 16/05/2020 13:47
Última Resposta: Danilo Gomide de Freitas
  Motor para do nada Carlosbroio 2 3.295 14/04/2019 06:45
Última Resposta: Carlosbroio
  Câmbio Imotion, Soco da 1a. para a 2a. de vez em quando luciusfox 3 5.446 31/03/2019 21:59
Última Resposta: Gilmar
  Trocar líquido do arrefecimento com 6mil km? laurocgb 4 6.002 15/08/2018 22:18
Última Resposta: fbottecchia

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes