Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
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26/08/2016, 19:30
(Resposta editada pela última vez em: 26/08/2016 19:44 por tonarede.)
Resposta: #1
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Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
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Fala gALLera... Tranqs?! Meu Up TSI 16/16, versão Move com pacote PA6, acabou de virar 2 mil quilômetros e já apresenta deficiência de líquido de arrefecimento no vaso de expansão. Ainda que o nível do líquido já estivesse próximo ao mínimo, parte desse problema foi ocasionado por mim ao abrir o vaso de expansão para testar o percentual de etilenoglicol, que muito pressurizado, fez o líquido vazar. Curiosamente, jamais vi algo do tipo ocorrer, pois o sistema não deveria estar tão pressurizado, uma vez que o carro estava parado há dias, ou seja, com o motor em temperatura ambiente. Pesquisando os preços do aditivo G13 nas concessionárias, me informaram que poderia ser utilizado o G12++, muuuuuuito mais barato que o G13 e totalmente compatível. À vista disso, passei dias pesquisando em sites estrangeiros e realmente encontrei diversos manuais técnicos da VW confirmando a compatibilidade entre o G13 e G12++ (ambos contém glicerina em sua composição). Aqui em Belo Horizonte, paguei 52 reais pelo G12++ (G JZW 012 R2), de 1 litro, na concessionária Recreio, comprando com CNPJ. Para se ter uma idéia, o G13 de 1,5 litros, estava na faixa dos 160 reais. Abraços a todos! . |
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26/08/2016, 20:23
Resposta: #2
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RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Era bom comprar também água desmineralizada (destilada, água de bateria... Mesma coisa) para fazer a diluição no reservatório de expansão, até faz render este caro aditivo.
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26/08/2016, 20:46
Resposta: #3
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RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
(26/08/2016 20:23)Leovza Escreveu: Era bom comprar também água desmineralizada (destilada, água de bateria... Mesma coisa) para fazer a diluição no reservatório de expansão, até faz render este caro aditivo. Na verdade, Leo, creio não haver necessidade de misturá-lo em água. Isso pq o percentual de aditivo original dos veículos nacionais gira em torno dos 40% (testes que eu mesmo faço em veículos novos), podendo chegar até aos 60%, segundo os fabricantes, sem prejudicar a troca térmica. Eu, com experiência na área há alguns anos, percebo que níveis de aditivação na faixa dos 60-70% são os ideais, pois mantém o sistema protegido durante anos a fio. Tenho percebido que veículos novos com percentuais de aditivação na faixa dos 30-40%, chegam no 2º ou 3º ano de vida já com o sistema deteriorado. Ao contrário dos veículos novos que sofreram uma aditivação adicional, que chegam nesse mesmo período com o sistema de arrefecimento totalmente íntegro. Isso pode ser explicado, talvez, pelo nosso clima tropical, que degrada os aditivos de maneira muito mais severa do que países de clima mais frio. |
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26/08/2016, 21:00
(Resposta editada pela última vez em: 26/08/2016 21:07 por Leovza.)
Resposta: #4
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RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Antes do Up tinha uma saveiro que rodei por 3 anos e 60.000km e o jetta que divide a garagem está fazendo 3 anos e 53.000km e os fluidos originais estão perfeitos, cristalinos e nunca baixou nada e sei que nunca completaram com nada na revisão pois verifico regularmente e depois da revisão (se colocou óleo no nível certo e etc).
O que mais vejo por aí é a turma comprando fluido barato e diluindo com água, aí começa a deteriorar mesmo, concessionária mesmo gosta de completar com água. Até mesmo gente trocando o reservatório sujo sendo que basta tirar ele fora e limpar com detergente é areia porém o povo joga fora o reservatório original e coloca um barato de auto pecas (movimenta a economia.rs). Porem o fluido que fica no vaso de expansão fica lá parado por um bom tempo, não tem uma circulação para fazer a diluição, só mesmo quando tem algum problema no nível que aí ele circula complementando. Claro que uma "golada" de atitivo não vai mudar nada, seria mais para render o aditivo que é bem caro e a água custa menos de R$5,00 o litro. |
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26/08/2016, 23:32
Resposta: #5
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RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
(26/08/2016 21:00)Leovza Escreveu: Antes do Up tinha uma saveiro que rodei por 3 anos e 60.000km e o jetta que divide a garagem está fazendo 3 anos e 53.000km e os fluidos originais estão perfeitos, cristalinos e nunca baixou nada e sei que nunca completaram com nada na revisão pois verifico regularmente e depois da revisão (se colocou óleo no nível certo e etc). Fala Leo... Blz cara?! Como eu disse, essas são as experiências que ando passando, o que pode variar de acordo com o modelo e marca do veículo, como também, com o tipo de utilização. Meu Up, por exemplo, estava com aproximadamente 37,5% de etilenoglicol no sistema, sendo que no manual do veículo a VW admite um percentual de até 60%. Assim, aumentar a aditivação até o limite recomendado não causará nenhum tipo de prejuízo ao motor. E ao acrescentar o aditivo no vaso de expansão não se preocupe, pois ele não ficará parado, mas sim, entrará em circulação tão logo o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, aumentando o percentual de aditivo em todo o sistema de arrefecimento. |
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30/08/2016, 06:58
Resposta: #6
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RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Cara. E por que você compraria isso se a CS deve resolver o problema para voce? Nao entendi
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05/09/2016, 21:18
Resposta: #7
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RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Meu High Up TSI 0 Km foi adquirido no final de abril/2016 e até o momento não teve mudança no nível do líquido de arrefecimento (continua na marca mínima). Considero que a VW deveria fornecer na marca máxima. Assim, por medida de segurança adquiri o aditivo G12 ++ (G JZW 012 R2) numa CSS aqui da Baixada Santista (R$ 68,13).
O que se nota é um desencontro de informações do mecânico da CSS e o que está no manual do proprietário e rótulo do produto. - Mecânico da CSS: Colocar apenas o produto. - Manual: 40% (máximo: 60%). - Rótulo: 40% - Mecânico - Realizar o reabastecimento na CSS. - Manual - Tão simples quanto completar o nível de água dos limpadores de para-brisa. A complexidade está na troca total do líquido de arrefecimento foi envolve o descarte do material e procedimentos para não ficar ar no sistema. O manual informa para utilizar água potável. Ao meu ver deveria ser água desmineralizada. |
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23/01/2018, 20:16
(Resposta editada pela última vez em: 23/01/2018 20:18 por Massa.)
Resposta: #8
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RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Pessoal, estarei efetuando a limpeza total no sistema de arrefecimento porque verifiquei que a cor do líquido está um pouco mais escura e diferente do normal. Meio turva, sei lá. Por via das dúvidas melhor trocar tudo.
Só que estou numa grande dúvida entre o G13 ou G12++ (ambos original da VW). Em termos de custo estão praticamente equivalentes, porque os preços abaixaram um pouco. G13 custando pouca coisa menos em relação ao G12++. O Motul G13 descartei pois o custo será maior em relação aos outros 2, porém não precisaria me preocupar com a diluição. Ao efetuar a troca completa no sistema de arrefecimento, é feito a limpeza com água desmineralizada? Ou é limpo com água normal de torneira e depois que é colocado água desmineralizada + aditivo? Imagino que teria que usar 1,5L do G13 (ou 2 Litros do G12++), além de uns 3 Litros de água desmineralizada. Correto? Achei um site muito interessante falando mais sobre o G13 e a possibilidade de mistura com outros tipos: https://www.wolflubes.com/PT_PT/Blog/201...olant.aspx |
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28/01/2018, 11:18
Resposta: #9
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RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++
Pode misturar o G13 e G12++
A diferença é preço pois o G13 é alemão e o G12++ é nacional |
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29/01/2018, 13:48
Resposta: #10
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RE: Aditivos para o líquido de refrigeração: G13 e G12++ | |||
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