Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Película para vidros / insulfilm
25/09/2016, 14:19
Resposta: #1
Película para vidros / insulfilm
Olá pessoal,

Pesquisei tanto neste forum como na internet e não achei nada aprofundado em um único local, apenas informações espalhadas em diversos foruns e sites. Não sou especialista em películas, na verdade não entendo muita coisa, mas sou bem crítico no que compro e quero qualidade, por este motivo pesquiso muito antes de comprar.

Por que comecei a pesquisar o assunto?
Em 2011 comprei um Fiat Punto com 10 meses de uso, foi um bom negócio na época. O carro já possuía película instalada, mas achei muito clara, pois mesmo a noite era possível ver bem objetos nos bancos e assoalho. Resolvi substituir, mas deixei claro para o instalador que queria algo que não ficasse escuro demais e também instalar no parabrisa, que deixasse em um tom mais escuro, mas sem prejudicar a visibilidade. Quando fui buscar o carro, o instalador instalou o que ele tinha em estoque, que era uma película muito escura, mesmo de dia ficou bem escura. As vantagens eram que motoqueiros e pedintes nem chegavam perto e o carro virou um motel. Em contra partida, a visibilidade ficou péssima, e até perigoso. Nunca ralei tanto as rodas em guias ao estacionar, ter de abrir os vidros em dias chuvosos para manobrar ou durante a noite, virei caçador de buracos a noite, inclusive quebrei três vezes as rodas, enfim, não valeu apena no meu caso, mas entendo perfeitamente que há diversas pessoas já acostumadas e que não tém problemas. Enfim, não quero passar novamente por esta situação com o meu atual veículo. Apesar de o carro ficar lacrado, nunca fui parado pela polícia, pois sempre abria os vidros quando via alguma blitz ou viatura.

Principais marcas no brasil
Nós sempre falamos que pretendemos instalar insulfilm no nosso carro, ou ‘insulfilmar’, mas insulfilm é uma marca, assim como Bombril é uma marca de palha de aço da mesma forma que Assolan. Correto é película automotiva, pois existem também as películas residenciais.

Os principais fabricantes que encontrei informações no Brasil são a Insulfilm, instalada em lojas próprias e também a 3M e LLummar, que possuem representantes no país.

Tipos de insulfilm
Como sou leigo no assunto, resolvi pesquisar antes de colocar no meu carro, e encontrei diversos tipos de insulfilm dentre as marcas conceituadas. E não estou falando apenas de cor, como segue abaixo:

Comum: O insulfilm comum serve apenas mudar a coloração e escurecer os vidros, sem nenhuma propriedade específica.
Anti-vandalismo: As películas anti-vandalismo tem como objetivo aumentar a resistência dos vidros contra impactos, e quando quebram, os pedaços ficam presos na película, trazendo um pouco mais de segurança em tentativas de assalto/furto com armas brancas.
Blindadas: Não se trata de blindagem realmente, mas sim em uma película que traz maior resistência que as anti-vandalismo contra armas brancas. Dependendo do objeto, o vidro vai sim quebrar, mas os pedaços também ficarão presos no vidro. Mesmo quebrado, fica difícil acessar o véiculo. Existem vários níveis de blindagem e os preços são bem salgados, chegando a quase 4.000,00 BRL. De acordo com o vendedor da loja Insulfilm, é fácil romper a película de dentro para fora em caso de acidente.
Redução de calor: Trata-se de películas com filtros UV e que rejeitam grande parte de raios infra-vermelhos, que são os responsáveis pelo aumento da temperatura.
Parabrisa: Possuem os mesmos objetivos das películas de redução de calor, mas são muito mais eficientes, fazendo o motorista utilizar menos o ar-condicionado. Por serem específicas para parabrisas, são claras e com pouco reflexo, algumas com tom levemente azulado por fora. Alguns modelos são a 3M Crystalline e a LLumar Air Blue, a Insulfilm também possui um modelo destas, mas não recordo o nome. Vi na prática uma destas na loja da Insulfim e gostei bastante. Coloquei a mão em baixo de uma lâmpada potente e aqueceu bastante, então ele colocou uma lâmina de vidro com película comum deles e não mudou a temperatura. Quando colocou a própria para parabrisas, não sentia mais o calor da lâmpada. Gostei muito do resultado. É possível instalar no carro todo, mas a tonalidade é sempre bem clara.
Fotocrômica: Trata-se de uma película que é escura para quem olha de fora e clara para quem olha de dentro, achei muito interessante, pois a diferença entre o lado de dentro e de fora é bem grande. A única película que vi deste tipo é a Insulfilm Elite. Estou tentando encontrar das demais marcas modelos semelhantes.
Combinadas: Dentre as características acima, existem várias combinações, como Insulfilm Blindada Elite, que é fotocrômica.

Sobre os modelos citados acima, peguei informações da própria Insulfilm (http://www.insulfilm.com.br/insulfilmautomotivo) e na loja Artsomauto (http://www.artsomauto.com.br/peliculas), ambas de São Paulo, mas servem como referências para informações. A insulfilm vende películas próprias, já a artsomauto comercializa 3M e Llumar.

Cheguei a visitar uma loja da insulfilm para obter mais informações, preciso ir na Artsomauto para conseguir mais dados, mas assim que tiver mais informações posto aqui.

Valores das películas
Como é possível ver, há diversos tipos de películas “premium” (ou seria gourmet?), pelos dados que pesquisei tanto na loja da insulfilm quanto na internet os valores variam de 399,00 BRL até 4.000,00 BRL, então vai muito do gosto e principalmente bolso.

Novamente, a ideia deste tópico é apenas a título de informação, sei que há vários locais que instalam películas bem mais em conta, mas como eu tive uma experiência ruim, resolvi pesquisar algo que gaste um pouco mais, mas que tenha qualidade. Mas não pretendo pagar 2.000,00 BRL em uma película.

Instalação
Sobre a instalação, já notei diferenças na loja da Insulfilm, a única que visitei. Informaram que para garantir o funcionamento adequado das películas, principalmente blindadas e anti-vandalismo, é necessário aplicar a película no vidro inteiro, mesmo na parte que fica dentro da porta, pois não adianta o centro do vidro ser forte e as bordas não. Outro ponto é garantir que subir/descer o vidro não danifique a película. A instalação das películas blindadas e anti-vandalismo é possível apenas nas laterais, nunca na traseira, por conta do mesmo efeito, é só quebrar e empurrar o vidro que vai conseguir acesso ao carro.

A instalação leva em torno de 4 horas em média e necessita agendamento prévio. Também é necessário levar o carro limpo, recém lavado, para evitar que poeira prejudique a instalação.

Desbotamento e garantia
Dentre as especificações das películas, não encontrei informações sobre desbotamento, mas estou levando em consideração o tempo de garantia. O vendedor da insulfilm me informou o prazo de garantia, mas não me recordo de cabeja. No site da Artsomauto consegui encontrar informações sobre garantia da 3M e Llumar, que variam de 1 a 15 anos! Então recomendo observar quanto tempo pretende ficar com o carro na hora de comprar. Novamente, eu pessoalmente estou deduzindo que o período de garantia serve como parâmetro para o desbotamento.

Minha escolha (até o momento)
Meu carro está sem nada de insulfilm, e isto me incomoda. Então pretendo instalar a película. Agora falando do que eu gostaria e do que eu posso.

Eu gostaria de instalar a película blindada elite (fotocrômica) nas laterais e a película para parabrisas da própria insulfilm. A blindada deles fica em 3.300,00 BRL (depois de muito choro) nas laterais e 1.200 BRL no parabrisa, totalizando 4.500,00 BRL, inviável para o meu bolso.

Sobre os vidros laterais, uma das minhas prioridades é a visibilidade e claridade por dentro, se a noite não consegui ver direito o retrovisor, não serve, quero vidros por fora o mais escuro possíveis, mas que atendam esta premissa. Nunca deixo nada a mostra dentro do carro, nem óculos, celular, GPS, blusa etc… Então nunca tive problemas com vidros quebrados para furto. Logo, uma película blindada para mim não é necessária. Poderia ser uma anti-vandalismo ou até mesmo comum sem problemas, mas gostaria que fosse a fotocrômica, achei muito bacana.

Agora, no parabrisa, faço questão de instalar uma própria para parabrisas ou da 3M ou da Llumar, pelo que vi em foruns gringos, as duas são marcas conceituadas nos EUA, principalmente em regiões quentes do país, como California, Las Vegas e Miami, regiões climatizadas pelo capeta.

Para finalizar…
Como disse acima, ainda não instalei as películas, mas assim que fizer o segundo orçamento e ter mais detalhes, posto aqui no forum.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/09/2016, 19:15
Resposta: #2
RE: Película para vidros / insulfilm
Quando você fala que não quer que vejam dentro do carro já partem para a de 5% de visibilidade que é blackout por fora porém a noite é bem ruim de ver e para a dianteira neste objetivo precisa de no mínimo 35% o que a noite dá para dirigir porém ver buraco não é fácil.

Para lateral a 35% é clara, é bem visível dentro do carro, para ter privacidade melhor só mesmo no nível da 20%, a llumar tem a variação 15% que uso no up e acho ótima, a diferença de visibilidade à noite entre a 5% e 20% é muito grande.

Fotocromática são caríssimas.

Recomendo a llumar, tem ótimo custo beneficio com padrão elevado de qualidade (você também não vai ficar o resto da vida com o carro..), também tem antivandalismo (blindada não existe) porem existem algumas marcas que tem níveis de antivandalismo porém não se engane, quando maior pior, elas só são viáveis para fachada de lojas, vidro de metro/Onibus, para carro é péssimo, elas são muito grossas e vai prejudicar o funcionamento do vidro já que ele sobe e desce apertado na canaleta e calha da porta, não parece mas aquele "meio milímetro" a mais no vidro já prejudica bastante, tive ela em dois carros e precisava lubrificar as canaletas com frequência e ficavam arranhadas em questão de meses.

A maioria dessas garantias se dão mesmo só por descolamento, delaminação e pouco falam de desbotamento, as que falam são bem caras (3m crystalline por exemplo) que é o principal problema porém como dito serve de base.

Para brisa se quer visibilidade não terá privacidade, uso no up a airblue e é ótima, viajo tomando sol e não me incomoda nada, difícil alguém perceber que tem película, só mesmo na parte pintada do vidro que fica aquele reflexo do filme descolado
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/09/2016, 00:39
Resposta: #3
RE: Película para vidros / insulfilm
Raul Seixas,

Parabéns pela exposição. Realmente esta área de película é complicado. Eu particularmente, prezo muito pela visibilidade, conforto térmico e legalidade. Este último ponto é muito importante, imagine gastar essas quantias, R$ 4 mil, e ser obrigado a retirar um produto numa blitz, além de pagar multa e ganhar pontos na carteira... Para mim, não vale a pena.

Com relação a película anti-vandalismo, é um plus e etc. Assisti um sujeito num Up de test-drive, na maior confusão com um grupo de motoqueiros. Certo ponto, o Up fica sem passagem. E o motoqueiro tentou de todas as formas quebrar os vidros do carro com o capacete e não conseguiu. Esse vidros já são super resistentes.

Eu estou decidido a instalar no meu Move Up, que ainda nem recebi, Crystalline CR90 no pára-brisa e CR70 nos demais vidros. Essa configuração atende as regras do COTRAN. Fico tentado a colocar CR40 nos demais vidros, mas o receio de perder dinheiro é muito. Tenho um orçamento de R$ 2 mil. Vou buscar outros...

Boa sorte, um abraço.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
14/10/2016, 10:55 (Resposta editada pela última vez em: 14/10/2016 10:56 por fabvon.)
Resposta: #4
RE: Película para vidros / insulfilm
Eu vou instalar uma equivalente da AirBlue. É a linha Comfort da Intercontrol... pelos orçamentos que vi, pra instalar no parabrisas a diferença entre as marcas chegava a R$ 400.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
15/10/2016, 12:55
Resposta: #5
RE: Película para vidros / insulfilm
(14/10/2016 10:55)fabvon Escreveu:  Eu vou instalar uma equivalente da AirBlue. É a linha Comfort da Intercontrol... pelos orçamentos que vi, pra instalar no parabrisas a diferença entre as marcas chegava a R$ 400.

Fabvon,

Aqui em Salvador, apenas uma loja estava credenciada pela 3M a fazer a venda e instalação do produto, mas cobravam salgados R$ 2 mil. Em São Paulo, o mesmo serviço sairia por aproximadamente R$ 1,4 mil.

Acabei instalando na Auto Glass, as películas Lumar Air Blue 80, custou exatos R$ 814. Em todos os vidros, incluindo o pára-brisa. Esteticamente a diferença é muito sutil, mas ainda assim gostei muito. Não serei aborrecido nas fiscalizações.

A visibilidade dia e noite são excelentes, o conforto térmico é satisfatório, a proteção para pele e materiais plásticos são bem vindas e com garantia de 8 anos. Pelo que li das especificações técnicas, a Crystalline de fato é superior.

Depois colocarei uma foto de McQueen com as películas.

Cordialmente.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
16/10/2016, 20:31
Resposta: #6
RE: Película para vidros / insulfilm
interessante o tópico! estou justamente pesquisando sobre peliculas pra instalar... no meu antigo carro eu instalei umas G5 nas laterais e na traseira, no para brisas deixei sem nada. nos primeiros dias a noite dava até um desespero quando eu olhava nas janelas e não via quase nada.. mas com o tempo vc vai se adaptando e se acostuma, sem falar que era pelicula tintada e com o tempo ela vai clareando.. depois de 6 anos, quando vendi o carro elas ja estava bem claras, acredito que equivalente a uma G35 ou mais clara...

no meu atual, como é vermelho não quero colocar G5 pois vai ficar muito preta e acho que não fica tão bom com o carro vermelho, então estou pensando em colocar umas g20 nos lados e g5 na traseira pra combinar com a tampa preta... e vou em uma loja aqui que segundo eles não trabalham com peliculas tintadas. eu queria mesmo era colocar umas com proteçao UV mas não sei se encontro por aqui e tambem estou achando o preço muito elevado, pretendo gastar no máximo 200 reais.. porém depois vou ver se coloco umas dessas transparente com proteçao UV no parabrisas..

VW Up! Move TSI - 2016
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
17/10/2016, 11:35
Resposta: #7
RE: Película para vidros / insulfilm
(15/10/2016 12:55)Oryon Escreveu:  
Fabvon,

Aqui em Salvador, apenas uma loja estava credenciada pela 3M a fazer a venda e instalação do produto, mas cobravam salgados R$ 2 mil. Em São Paulo, o mesmo serviço sairia por aproximadamente R$ 1,4 mil.

Acabei instalando na Auto Glass, as películas Lumar Air Blue 80, custou exatos R$ 814. Em todos os vidros, incluindo o pára-brisa. Esteticamente a diferença é muito sutil, mas ainda assim gostei muito. Não serei aborrecido nas fiscalizações.

A visibilidade dia e noite são excelentes, o conforto térmico é satisfatório, a proteção para pele e materiais plásticos são bem vindas e com garantia de 8 anos. Pelo que li das especificações técnicas, a Crystalline de fato é superior.

Depois colocarei uma foto de McQueen com as películas.

Cordialmente.

Muito barata essa da Llumar, sempre soube que era muito cara.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2016, 10:10
Resposta: #8
RE: Película para vidros / insulfilm
(17/10/2016 11:35)The Mole Escreveu:  Muito barata essa da Llumar, sempre soube que era muito cara.

The Mole,

Meu primeiro contato com a Auto Glass, foi por telefone. O rapaz foi logo adiantando: nós instalamos essa película apenas no pára-brisa por que são muito caras. Aí questionei se caso fosse do meu desejo, se eles aplicariam nos demais vidros, respondeu que sim, contudo ficaria muito caro.

Passei na loja, na semana seguinte. No dia da instalação o carro virou atração, entre os funcionários por conta da película - sempre falavam do preço elevado. Pelas medidas dos vidros do Up, o preço foi R$ 850, mas como paguei à vista, consegui um desconto de R$ 36. Em relação a películas comuns, ela é cara.

Recebi certificado de garantia, nota fiscal do produto e a empresa faz parte de uma rede enorme, com representação em várias unidades da federação. Não tenho dúvida que sejam autênticas. E deixo minha recomendação positiva, mas quem puder instalar a Crystalline, acredito que os resultados sejam superiores.

Abraço.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2016, 10:16
Resposta: #9
RE: Película para vidros / insulfilm
A Auto Glass é representante oficial da Llumar, coloquei a minha em uma Autoglass.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2016, 16:39
Resposta: #10
RE: Película para vidros / insulfilm
(19/10/2016 10:16)Leovza Escreveu:  A Auto Glass é representante oficial da Llumar, coloquei a minha em uma Autoglass.

Não sabia, fico ainda mais confiante quanto a originalidade do produto. De todo modo, no uso, percebo bem a qualidade do material.

Até mais,
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Iluminação dos botões dos vidros e retrovisor eleétrico rfafer16 32 21.522 13/02/2018 00:26
Última Resposta: lutiegues
  ADITIVO NO RESERVATÓRIO DO PARA-BRISA Antonio Fernandes 26 10.970 01/01/2018 06:16
Última Resposta: Pedro Josino
  Módulo de acionamento dos vidros doutorsan 2 2.727 06/10/2017 14:23
Última Resposta: fhmferreira
  Pará-choque dianteiro. Javan 28 14.374 23/05/2017 23:54
Última Resposta: jgusson
  [LIMPADOR DE PARA-BRISAS] Aprado 1 754 05/02/2017 22:20
Última Resposta: Joaoaurichio
  Barulho nos vidros. Alguém consegui resolver? jordan7bass 95 30.141 04/02/2017 01:54
Última Resposta: Deibdy
  Retirada/Desmontagem do Para Choque Traseiro Paulo Pinheiro 2 1.207 27/12/2016 20:35
Última Resposta: Paulo Pinheiro
  Escorre água do teto para a janela tomazcampos 3 1.455 16/11/2016 14:09
Última Resposta: dogmarley
  Qual a chave para retirar os bancos? zanardi 2 1.648 16/10/2016 21:12
Última Resposta: FiveStar
  Tranca para porta luvas dedejf 3 1.885 24/08/2016 01:46
Última Resposta: Leovza

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes