Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pneu escamando (Duraplus 175/70 r14)
20/02/2017, 14:34 (Resposta editada pela última vez em: 20/02/2017 14:36 por Caio Ábido.)
Resposta: #1
Pneu escamando (Duraplus 175/70 r14)
Olá, Pessoal. Há uma semana fui olhar algo embaixo do carro e percebi pelo tato que o meu pneu traseiro esquerdo está escamando um pouco. Alguém sabe como isso é possível? Alguém mais passou por isso? Tô muito sem vontade de trocar os pneus agora, caso seja deles o defeito.

É bom frisar os dados do carro: adquirido em abril de 2014, pneus Duraruim 175/70 r14. 31.000km rodados. Alinhamento e balanceamento feitos a cada 10.000km. O amortecedor não está babado nem suado de óleo. Não há outro pneu com esse problema no carro. Eu não costumo cair em buracos, nem em bueiros desnivelados em 95% das vezes. Esse pneu não sofreu nenhuma pancada acima do normal. Das três revisões que fiz, as duas primeiras foram na CSS.

O único detalhe é que no último alinhamento o mexânico decidiu por conta própria não fazer o rodízio. Como eu deixei rolar achando que não teria problemas, esse pneu e seu par rodaram na traseira durante 18.000km. Não sei se isso seria motivo, pois o direito está bom.

Decidi fazer o rodízio em casa (aproveitei para tirar as calotas que eu abomino), e percebi 2 coisas: o pneu faz um ruído sutil por volta dos 40km/h. Acima ou abaixo disso não faz. Imprimi velocidade acima de 100km/h e atestei que a roda está bem balanceada.

Grande abraço e de antemão agradeço a atenção.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
20/02/2017, 16:03 (Resposta editada pela última vez em: 20/02/2017 16:05 por Massa.)
Resposta: #2
RE: Pneu escamando (Duraplus 175/70 r14)
(20/02/2017 14:34)Caio Ábido Escreveu:  Olá, Pessoal. Há uma semana fui olhar algo embaixo do carro e percebi pelo tato que o meu pneu traseiro esquerdo está escamando um pouco. Alguém sabe como isso é possível? Alguém mais passou por isso? Tô muito sem vontade de trocar os pneus agora, caso seja deles o defeito.

É bom frisar os dados do carro: adquirido em abril de 2014, pneus Duraruim 175/70 r14. 31.000km rodados. Alinhamento e balanceamento feitos a cada 10.000km. O amortecedor não está babado nem suado de óleo. Não há outro pneu com esse problema no carro. Eu não costumo cair em buracos, nem em bueiros desnivelados em 95% das vezes. Esse pneu não sofreu nenhuma pancada acima do normal. Das três revisões que fiz, as duas primeiras foram na CSS.

O único detalhe é que no último alinhamento o mexânico decidiu por conta própria não fazer o rodízio. Como eu deixei rolar achando que não teria problemas, esse pneu e seu par rodaram na traseira durante 18.000km. Não sei se isso seria motivo, pois o direito está bom.

Decidi fazer o rodízio em casa (aproveitei para tirar as calotas que eu abomino), e percebi 2 coisas: o pneu faz um ruído sutil por volta dos 40km/h. Acima ou abaixo disso não faz. Imprimi velocidade acima de 100km/h e atestei que a roda está bem balanceada.

Grande abraço e de antemão agradeço a atenção.
Olá Ábido.
No meu caso também aconteceu do pneu traseiro ter um leve desgaste mais acentuado, segue o post que relatei na época (postei fotos do pneu):
http://forum.vwupclube.com/thread-999-page-8.html

Na 1ª revisão eu não havia feito alinhamento/balanceamento. Aí na 2ª revisão fiz em outra CSS e estava pouca coisa desalinhado. Mas estranho no seu estar com desgaste anormal, mesmo estando alinhado e balanceado... quando você carrega peso atrás, geralmente você distribui o peso?

O meu foi adquirido no final de 2014.

Ábido, como nossos Up's foram adquiridos quase na mesma época, você poderia verificar há alguma diferença de altura na suspensão traseira?
Pois estava tendo uns problemas de barulho e recentemente a CSS mexeu na suspensão traseira direita, mas notei que ficou levemente mais alta. Fui medir e deu +/- 1 cm mais alta em relação da esquerda...

Abraço!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
20/02/2017, 16:34 (Resposta editada pela última vez em: 20/02/2017 16:38 por Caio Ábido.)
Resposta: #3
RE: Pneu escamando (Duraplus 175/70 r14)
(20/02/2017 16:03)Massa Escreveu:  Olá Ábido.
No meu caso também aconteceu do pneu traseiro ter um leve desgaste mais acentuado, segue o post que relatei na época (postei fotos do pneu):
http://forum.vwupclube.com/thread-999-page-8.html

Na 1ª revisão eu não havia feito alinhamento/balanceamento. Aí na 2ª revisão fiz em outra CSS e estava pouca coisa desalinhado. Mas estranho no seu estar com desgaste anormal, mesmo estando alinhado e balanceado... quando você carrega peso atrás, geralmente você distribui o peso?

O meu foi adquirido no final de 2014.

Ábido, como nossos Up's foram adquiridos quase na mesma época, você poderia verificar há alguma diferença de altura na suspensão traseira?
Pois estava tendo uns problemas de barulho e recentemente a CSS mexeu na suspensão traseira direita, mas notei que ficou levemente mais alta. Fui medir e deu +/- 1 cm mais alta em relação da esquerda...

Abraço!

Massa, vi o seu tópico e tentei ler alguns comentários adiante, mas são muitos. Vi a foto. Difícil dar uma opinião, pois os pneus das fotos estão com desgastes diferentes entre si, mas não me parece desgaste acentuado. Ocorre que normalmente a borda de fora dos pneus traseiros mal tocam o chão por conta do câmber mais acentuado. Por isso que num dos pneus ainda dá pra ver o que sobrou dos "pêlos" que vêm nos pneus novos. Os pneus da frente perdem mais rápido esses pelos. Os de trás também podem perder rápido, por problema de pressão, explico adiante.

Não sei se você sabe, mas o pneu sofre deformação nas curvas, de modo que nas mais fechadas a banda lateral chega a tocar o chão. Quanto menor a pressão do ar dos pneus, maior a deformação. Portanto, esse desgaste atípico do seu pneu me parece mais um problema de pressão baixa, mesmo que por breve período de tempo. Pode ser desalinhamento? Sim, mas acho difícil porque não há como ajustar facilmente este parâmetro. Se você fez ou faz alinhamento na CSS, peça o laudo impresso e verifique a convergência traseira. E faça rodízio junto com o alinhamento. Recomenda-se fazer isso a cada 10.000km.

Quanto à diferença de altura, não é pra existir. Acho que 1 cm é muita coisa. Mas não gosto de CSS, então não sei o que te recomendar.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
21/02/2017, 08:36
Resposta: #4
RE: Pneu escamando (Duraplus 175/70 r14)
Se tiver como, tire umas fotos do pneu, mostrando esse escamado.

Rodizio é bom fazer, pois iguala o desgaste entre pneus dianteiros e traseiros.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
21/02/2017, 16:07 (Resposta editada pela última vez em: 21/02/2017 16:09 por Caio Ábido.)
Resposta: #5
RE: Pneu escamando (Duraplus 175/70 r14)
Ao ver o problema eu fiz o rodízio em casa. Note que quando a roda estava no eixo traseiro eu não sentia nada de errado. A descoberta foi no tato mesmo. O defeito é muito sutil.

Observe na foto que a metade de fora do pneu está suja de poeira branca uniformemente. A metade de dentro está suja só nas partes ressaltadas (escamas).

https://goo.gl/photos/L5wDBHE4X8gBpFab9
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/02/2017, 16:29
Resposta: #6
RE: Pneu escamando (Duraplus 175/70 r14)
(20/02/2017 16:34)Caio Ábido Escreveu:  Massa, vi o seu tópico e tentei ler alguns comentários adiante, mas são muitos. Vi a foto. Difícil dar uma opinião, pois os pneus das fotos estão com desgastes diferentes entre si, mas não me parece desgaste acentuado. Ocorre que normalmente a borda de fora dos pneus traseiros mal tocam o chão por conta do câmber mais acentuado. Por isso que num dos pneus ainda dá pra ver o que sobrou dos "pêlos" que vêm nos pneus novos. Os pneus da frente perdem mais rápido esses pelos. Os de trás também podem perder rápido, por problema de pressão, explico adiante.

Não sei se você sabe, mas o pneu sofre deformação nas curvas, de modo que nas mais fechadas a banda lateral chega a tocar o chão. Quanto menor a pressão do ar dos pneus, maior a deformação. Portanto, esse desgaste atípico do seu pneu me parece mais um problema de pressão baixa, mesmo que por breve período de tempo. Pode ser desalinhamento? Sim, mas acho difícil porque não há como ajustar facilmente este parâmetro. Se você fez ou faz alinhamento na CSS, peça o laudo impresso e verifique a convergência traseira. E faça rodízio junto com o alinhamento. Recomenda-se fazer isso a cada 10.000km.

Quanto à diferença de altura, não é pra existir. Acho que 1 cm é muita coisa. Mas não gosto de CSS, então não sei o que te recomendar.
Opa, estou aqui pra aprender com a galera mais experiente. =)

Na época não me deram nenhum documento impresso referente ao alinhamento/balanceamento, apesar de constar na nota.
Não farei mais este tipo de serviço na CSS. Até então só levo lá por conta da garantia mesmo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Pneu 195 55 R15 ou 195 60 R 15 Igor Fabbri Maiolino 2 7.552 17/08/2021 11:19
Última Resposta: Igor Fabbri Maiolino
  Pneu AT - All Terrain DSVCMS 2 7.937 31/05/2021 12:52
Última Resposta: DSVCMS
  PNEU MOMO M2 VictorPilar27 0 11.248 24/11/2020 17:31
Última Resposta: VictorPilar27
  Largura pneu speed up tsi Wiltonbarros 1 13.621 26/10/2020 00:56
Última Resposta: glgonzaga
  Pneus Good-Year Duraplus Wroberto 13 13.721 09/07/2020 14:26
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Pneu 175/70R14 Continental ContiecoContact 5 88T falagan 1 3.292 10/03/2020 10:06
Última Resposta: reynaldoneto
  Up Move 2015 - cantando pneu nas curvas em baixas velocidades Marcelo B Fortes 3 4.324 04/02/2019 10:58
Última Resposta: Vini tsi
Informação Histórico do Pneu/Roda no Up! Daniel Leal Martiniano Lins 7 13.282 22/12/2018 20:04
Última Resposta: reinaldofc
Triste Pneu furou - Qual o melhor pra trocar luizbrunetto 3 5.714 12/09/2018 17:41
Última Resposta: Silas Alves
  Pneu up tsi move Caio Carvalho 2 7.406 13/02/2018 23:04
Última Resposta: Carrascof1

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes