Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Limpar Tbi( corpo de borboleta)
07/02/2017, 11:02 (Resposta editada pela última vez em: 07/02/2017 11:05 por Joaoaurichio.)
Resposta: #1
Limpar Tbi( corpo de borboleta)
Pessoal, tudo tranquilo? Bom, eu sou daqueles caras que curtem bastante mexerno carro, meu antigo carro, eu proprio fazia altas coisas,hahaha, somente em ultimo caso eu levava ao mecanico, quando era algo complicado, necessitando de ferramentas e materiais mais complexos, mas então, umas das coisas que eu mesma fazia, era limpar a tbi( corpo de borboleta), do meu carro, passava o spray, deixava tudo brilhando hahahah. O que me traz aqui é o seguinte, bastante relato de que a tbi vai se ajustando a sujeira que se forma ali, e quando se limpa, ela fica original digamos novamente e dizem ser preciso atualizar o corpo de borboleta pelo scanner( aparelho esse encontrado em mecanicas, pelo seu alto custo, inviavel para um autoentusiasta comprar), pois bem, nem todos os carros precisam fazer isso no scanner, meu antigo carro por exemplo, a cada virada de chave ele proprio atualizava e regulava a tbi sozinho, então eu podia limpar sem medo do carro ficar desregulado. Já o carro do meu pai, fomos limpar em casa, e o resultado, foi preciso levar ao mecanico para passar scanner e regular, pois o mesmo ficou maluco, falhando, hehehhe, o que pergunto a vcs é o seguinte, alguém de vcs já fez essa limpeza em casa? E no up é preciso atualizar no scanner ou ele tb atualiza sozinho ? Tou com vontade de fazer o serviço no meu, mas estou com receio de dar alguma falha e ter que pagar para passar um scanner, que não dura nem 1 minuto. Hahahha. O meu é o mpi.

Outra coisa, após desligar a chave, eu noto que o up, faz um funcionamento da tbi após a desligada do motor, não sei se vcs já escutaram, quando desliga o carro na garagem ele faz um barulhinho no motor uns segundos depois. Se for realmente a tbi, é sinal que ela se auto ajusta mesmo, alguém pode me confirmar?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/02/2017, 12:39
Resposta: #2
RE: Limpar Tbi( corpo de borboleta)
Amigão,

Nunca fiz a limpeza. mas quanto ao barulho que relatou após desligar o carro eu ouço direto.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/02/2017, 21:49
Resposta: #3
RE: Limpar Tbi( corpo de borboleta)
Ja verifiquei isso com outros carros que tive, com filtro original tbi suja só com bastante km. Porém sempre usei óleo de boa qualidade, se usar óleos inferiores pode ser que evapore mais e acabe sujando mais cedo.

Já eu nunca vi limpar Tbi e dar falha no motor, pelo contrário, meu parâmetro era o motor apresentar alguma anomalia em ponto morto e aí ia lá e checava ela, isso porque usava filtro esportivo e aí eles sujam mais.

O Up como todo carro que tive assim que você desliga ele faz aquela calibração, é audível, não acho que terá qualquer problema com isso.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/02/2017, 22:04
Resposta: #4
RE: Limpar Tbi( corpo de borboleta)
(07/02/2017 21:49)Leovza Escreveu:  Ja verifiquei isso com outros carros que tive, com filtro original tbi suja só com bastante km. Porém sempre usei óleo de boa qualidade, se usar óleos inferiores pode ser que evapore mais e acabe sujando mais cedo.

Já eu nunca vi limpar Tbi e dar falha no motor, pelo contrário, meu parâmetro era o motor apresentar alguma anomalia em ponto morto e aí ia lá e checava ela, isso porque usava filtro esportivo e aí eles sujam mais.

O Up como todo carro que tive assim que você desliga ele faz aquela calibração, é audível, não acho que terá qualquer problema com isso.

Então, eu também achava que não fazia mal algum limpar ela, até ver os videos do adg high torque que sempre que limpa tbi dos carros ele reseta no scanner os parametros para atualizar, achava que isso não precisava, pois meu antigo carro calibrava sozinho, até que efetuamos a limpeza da do meu pai, uma zafira 2010, o carro simplesmente não segura rotação, levei ao mecanico, expliquei a ele o que achava que poderia ser, ele logo disse, olha sempre que limpa, maior parte dos carros tem que atualizar, ele ligo scanner, colocou a função recalibrar tbi, e o carro voltou ao normal como antes, ainda melhor na verdade pq estava meio sujinho o corpo de borboleta, naquela hora estava limpo novamente. Fico com receio do up ser assim tb, e precisar levar ao mecanico, caso eu mexa e de falha. Hahahah
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/02/2017, 22:18
Resposta: #5
RE: Limpar Tbi( corpo de borboleta)
Nem tenha chevrolet como parâmetro, esse adg tbm é um grande falastrão para muita coisa. Da mesma forma que a ecu se adapta a uma tbi suja ele igualmente se adapta a uma Tbi limpa, liga e desliga, roda um pouco que a ecu se ajusta.

Chevrolet Neste tipo de coisa é uma m.. minha noiva tem um corsa 1.8, o jegue do flexpower "esquece" que é flex, tem que levar na oficina e resetar a ecu... problema crônico em um monte de modelo da GM e ela sequer da uma "moleza" de dar um desconto ou fazer a correção na cortesia quando precisa ou atualiza aquela porcaria para ter um carro flex de verdade, tem que pagar a hora de mão de obra. Se o jegue nem sabe a diferença de etanol para gasolina imagina se ele se ajusta para a pressão atmosférica, variações de qualidade do combustível e tal... não à toa aquele carro é um ralo de combustível.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
08/02/2017, 14:32
Resposta: #6
RE: Limpar Tbi( corpo de borboleta)
(07/02/2017 22:18)Leovza Escreveu:  Nem tenha chevrolet como parâmetro, esse adg tbm é um grande falastrão para muita coisa. Da mesma forma que a ecu se adapta a uma tbi suja ele igualmente se adapta a uma Tbi limpa, liga e desliga, roda um pouco que a ecu se ajusta.

Chevrolet Neste tipo de coisa é uma m.. minha noiva tem um corsa 1.8, o jegue do flexpower "esquece" que é flex, tem que levar na oficina e resetar a ecu... problema crônico em um monte de modelo da GM e ela sequer da uma "moleza" de dar um desconto ou fazer a correção na cortesia quando precisa ou atualiza aquela porcaria para ter um carro flex de verdade, tem que pagar a hora de mão de obra. Se o jegue nem sabe a diferença de etanol para gasolina imagina se ele se ajusta para a pressão atmosférica, variações de qualidade do combustível e tal... não à toa aquele carro é um ralo de combustível.

Oh jegue do flexpower foi massa hahahahaha. Cara, pior que sinceramente não curto a chevrolet também, no sabado vou dar uma geral no bixinho, vou tirar coisas para limpar e vou fazer uma limpeza na tbi tb, vamos ver o que rola, provavelmente vai dar boa sim. Curto demais o up, o carrinho bom, no começo não dei nada pelo carro, mais agora, pago para não trocar hahahahha
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/04/2017, 17:53
Resposta: #7
RE: Limpar Tbi( corpo de borboleta)
Eu fiz a limpeza na tbi do up mpi, estava com 47 mil km e estava na hora, tava bem sujo, carrinho ficou mais gostoso do que ja é pra acelerar, pode fazer sem medo
Fiz com o limpa tbi da koube, comprado na loja do adg, só tem que tomar cuidado com a quantidade pra não entrar no eixo e queimar a tbi
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/04/2017, 19:48 (Resposta editada pela última vez em: 12/04/2017 19:49 por rlrenz.)
Resposta: #8
RE: Limpar Tbi( corpo de borboleta)
(07/02/2017 11:02)Joaoaurichio Escreveu:  Pessoal, tudo tranquilo? Bom, eu sou daqueles caras que curtem bastante mexerno carro, meu antigo carro, eu proprio fazia altas coisas,hahaha, somente em ultimo caso eu levava ao mecanico, quando era algo complicado, necessitando de ferramentas e materiais mais complexos, mas então, umas das coisas que eu mesma fazia, era limpar a tbi( corpo de borboleta), do meu carro, passava o spray, deixava tudo brilhando hahahah. O que me traz aqui é o seguinte, bastante relato de que a tbi vai se ajustando a sujeira que se forma ali, e quando se limpa, ela fica original digamos novamente e dizem ser preciso atualizar o corpo de borboleta pelo scanner( aparelho esse encontrado em mecanicas, pelo seu alto custo, inviavel para um autoentusiasta comprar), pois bem, nem todos os carros precisam fazer isso no scanner, meu antigo carro por exemplo, a cada virada de chave ele proprio atualizava e regulava a tbi sozinho, então eu podia limpar sem medo do carro ficar desregulado. Já o carro do meu pai, fomos limpar em casa, e o resultado, foi preciso levar ao mecanico para passar scanner e regular, pois o mesmo ficou maluco, falhando, hehehhe, o que pergunto a vcs é o seguinte, alguém de vcs já fez essa limpeza em casa? E no up é preciso atualizar no scanner ou ele tb atualiza sozinho ? Tou com vontade de fazer o serviço no meu, mas estou com receio de dar alguma falha e ter que pagar para passar um scanner, que não dura nem 1 minuto. Hahahha. O meu é o mpi.

Outra coisa, após desligar a chave, eu noto que o up, faz um funcionamento da tbi após a desligada do motor, não sei se vcs já escutaram, quando desliga o carro na garagem ele faz um barulhinho no motor uns segundos depois. Se for realmente a tbi, é sinal que ela se auto ajusta mesmo, alguém pode me confirmar?

Fiz a limpeza com descarbonizante e não houve necessidade de resetar os parâmetros via scanner.

O saco é tirar aquela pressurização sem ajuda de alguém, pois na boca da turbina são 3 travas para puxar ao mesmo tempo que faz força para remover a tubulação (se não for executado com cautela pode vir a quebrar as travas).

Se surgir alguma falha, por menor que seja, não deve acender luz de anomalia no painel, apenas o registro na ECU e que também não interfere no desempenho.

Sugiro que adquira um daqueles OBD2 comprados no mercado livre e que conectados ao celular conseguem fazer a limpa no registro de falhas consideradas 'básicas'.

MOVE UP TSI | 15/16
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Borboleta Fedejose71 0 2.511 07/04/2017 15:01
Última Resposta: Fedejose71
  Dúvidas Específicas Manutenção Arrefecimento e Limpeza do Corpo rmalonso 4 6.992 10/03/2017 08:47
Última Resposta: Admin
  Desacelerando e Cut-off - posição da borboleta Jduarte 24 30.612 06/02/2017 14:59
Última Resposta: samucafreire
  Limpeza do corpo de admissão de ar - UP TSi rlrenz 10 19.183 10/06/2016 17:43
Última Resposta: rlrenz

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes