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Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina
20/03/2017, 21:10 (Resposta editada pela última vez em: 20/03/2017 21:17 por diegorji.)
Resposta: #1
Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina
Material necessário:
1,5 Litros de fluido DOT4
Caneta de teste
Máquina de Sangria de Freios kITEST
Macaco
Chave de roda
Torquímetro
Chave Fixa n° 7 para as rodas Traseiras
Chave fixa n° 11 para as rodas Dianteiras


1- Verifique com a caneta de teste se o Fluido de Freio está contaminado ou caso não a tenha o prazo de troca é a cada 12 meses

[Imagem: 20170320_134443.md.jpg]

2- A máquina da Kitest tem uma tampa padrão que é compatível com o reservatório do fluido de freio do VW UP!, no caso daqueles que pretendem construir uma máquina de sangria utilizando um Pulverizador esta é a tampa que pode ser adquirida.

[Imagem: 20170320_101529.md.jpg]

2.1- Com a Seringa retire o fluido de freio usado do reservatório e encha com o novo.

[Imagem: 20170320_102116.md.jpg]

3-Coloque a tampa no reservatório e em seguida a mangueira com o engate rápido

[Imagem: 20170320_113656.md.jpg]

4- Abasteça a máquina com o Fluido de Freio DOT4 e feche com a tampa

[Imagem: 20170320_114104.md.jpg]

4.1 Ligue a máquina nos polos da bateria

[Imagem: 20170320_113650.md.jpg]

OBS: Segundo o procedimento da montadora a sangria deve ser feita em formato de Z, começando pela roda traseira esquerda, depois a traseira direita, logo em seguida a dianteira esquerda e finalizando pela dianteira direita.

OBS 2: Ao utilizar a máquina você deve pressionar o botão enquanto estiver saindo bolhas ou líquido contaminado, quando começar a sair líquido claro ou de outra cor do que estava sendo utilizado deverá ser fechado a sangria, o detalhe importante é que não pode para de ter pressão na linha antes de fechar o parafuso de sangria, isso causa bolhas de ar no sistema e diminui consideravelmente a eficiência do sistema.

4.2- Retire as rodas

5- Tire a tampa do Sangrador e coloque o recipiente de coleta do fluido

[Imagem: 20170320_113223.md.jpg]

[Imagem: 20170320_113234.md.jpg]

6- Com a chave fixa N°7 abra o parafuso de sangria nas rodas traseiras

[Imagem: 20170320_113309.md.jpg]

7- Com a Chave fixa fixa N°11 faça a sangria das rodas dianteiras

8- É necessário no mínimo 100 Ml de fluido de cada roda para efetuar a sangria

9- Após efetuar a sangria retire o excesso de fluido do reservatório com a seringa

10- Com a caneta de teste verifique se o sistema está livre de contaminação

[Imagem: 20170320_133344.md.jpg]

10.1- Recoloque as rodas com 30 Nm

11- Serviço concluído


12- Descarte o fluido de Freio em algum posto de combustível

Este tutorial tem o intuito de ajudar, faça por sua conta e risco.
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21/03/2017, 05:23 (Resposta editada pela última vez em: 21/03/2017 05:29 por diegorji.)
Resposta: #2
RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina
Video Demonstração:



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19/04/2017, 15:44
Resposta: #3
RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina
Caro amigo, precisa por fluido novo com seringa no reservatorio? não seria apenas por fluido novo na maquina? eu fico segurando o botão da maquina ate sair fluido novo certo? ai eu paro fecho a sangria do roda eu vou para a proxima roda certo?
agradeco
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19/04/2017, 22:52
Resposta: #4
RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina
É recomendável por um novo fluido no reservatório antes de utilizar a máquina.

Você deve drenar o Fluido contaminado do reservatório de modo a facilitar o procedimento, isso proporcionará uma menor contaminação e diminuirá o tempo para substituir todo o fluido

Conforme instruções do fabricante da máquina, deve-se segurar o botão enquanto aparecer bolhas e fluido contaminado, o parafuso deve ser fechado com pressão na linha de modo a não criar bolsões de ar, por isso eu não recomendo máquinas caseiras que utilizam pulverizadores ou qualquer outro meio que não estabeleça pressão na linha enquanto estiver realizando o procedimento.

Exato, Segundo o Elsawin a substituição do Fluido de freio do UP! é feito no formato em Z.

Deverá sangrar no mínimo 100 Ml em cada roda.
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22/04/2017, 21:48 (Resposta editada pela última vez em: 22/04/2017 22:09 por Filipe_Machado.)
Resposta: #5
RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina
Dúvida: Não deveria usar o Scanner para liberar o módulo de ABS ?

PS: diegorji, tu é mecânico ? Curiosidade apenas

Abs!
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23/04/2017, 08:18
Resposta: #6
RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina
(22/04/2017 21:48)Filipe_Machado Escreveu:  Dúvida: Não deveria usar o Scanner para liberar o módulo de ABS ?

PS: diegorji, tu é mecânico ? Curiosidade apenas

Abs!

Este modelo não necessita conforme instruções de reparação do fabricante, segundo o Elsawin.

Tenho formação Técnica em Mecânica Industrial e em Mecânica Automotiva, mas não atuo na área.
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23/04/2017, 15:34
Resposta: #7
RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina
(23/04/2017 08:18)diegorji Escreveu:  Este modelo não necessita conforme instruções de reparação do fabricante, segundo o Elsawin.

Tenho formação Técnica em Mecânica Industrial e em Mecânica Automotiva, mas não atuo na área.

Ahhh ótimo saber que não precisa do Scanner.

Perguntei por 2 motivos:
1- Tu tem várias ferramentas maneiras
2- Eu tava pensando em fazer técnico em Mecânica (por gostar e até pra atuar na área) - já tenho outra formação acadêmica (nada a ver com mecânica).

Abraços
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23/04/2017, 16:14 (Resposta editada pela última vez em: 23/04/2017 16:18 por diegorji.)
Resposta: #8
RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina
(23/04/2017 15:34)Filipe_Machado Escreveu:  Ahhh ótimo saber que não precisa do Scanner.

Perguntei por 2 motivos:
1- Tu tem várias ferramentas maneiras
2- Eu tava pensando em fazer técnico em Mecânica (por gostar e até pra atuar na área) - já tenho outra formação acadêmica (nada a ver com mecânica).

Abraços

Eu tenho as ferramentas por ser um entusiasta no assunto, sempre aprendo todos os dias, principalmente nessa área de Mecânica Automotiva e vejo como muito positivo o compartilhamento de informações.

Vejo alguns Mecânicos se vangloriarem na internet com algo que deveria ser obrigação, prestar um serviço de qualidade, apresentam-se como donos da razão, criticam a tudo e a todos, mas cobram excessivamente por apertar um parafuso com torquímetro ou por ter acesso a informações técnicas, esse último ponto é o "Segredo" desses caras, por isso sempre tenho em mente em compartilhar as informações, assim acaba com certos mitos que dominam o Brasil e honestamente me enojam.

Outro motivo é a falta de conhecimento da maioria dos mecânicos, não vou criticar esses profissionais, geralmente são pessoas com poucos recursos que aprendem tudo na tentativa e erro, nosso país não permite a devida qualificação.

Eu fiz o curso Téc. em Mecânica pela Faetec ( Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá ), a época era bem diferente do que é oferecido hoje, estive na Escola mês passado e fiquei entristecido ao ver tudo largado, os alunos se orgulhavam de ostentar seus jalecos com emblema da fundação, havia disposição para competirmos em feiras técnicas com escolas também renomadas como o Cefet-RJ, hoje está largado ao Deus dará, por isso sugiro o curso do Senai, inclusive estou pensando em me matricular no curso de Elétrica automotiva, tenho pouco conhecimento na área.

Abs!
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