Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
1.0 TSI 105cv (up!) x 1.0 TSI 125cv (golf)
14/03/2018, 21:45 (Resposta editada pela última vez em: 14/03/2018 22:11 por NatanRavel.)
Resposta: #21
RE: 1.0 TSI 105cv (up!) x 1.0 TSI 125cv (golf)
Vou acrescentar um pouco mais da longa explicação que foi dada aqui sobre o cambio fazer diferença ou não no desempenho

Uma caracteristica importante no cambio de um automovel é o Spread, o spread é a diferença entre a relação de marcha mais alta e a relação de marcha mais baixa... vamos aos numeros usando o comparativo que foi dado aqui mesmo.Vou adicionar alguns outros carros com seus respectivos cambios pra colocar mais lenha na fogueira...

Opala Aut3 :2.480/1,000= Spread 2.480
Etios Aut4 :2.875/0,696= Spread 4.130
Vw Up Imotion :3.643/0,796= Spread 4.576
Polo 1.6 : 3,455/0,740= Spread 4,669
Vw Up Tsi :3.769/0.740= Spread 5,093
Voyage 1.0 : 4.167/0,776= Spread 5,369
Golf 1.0 Tsi :3,769/ 0,646=Spread 5.834
Onix Aut6 :4.449/0,742= Spread 5.995
Fit Cvt :2.526/0.408= Spread 6.191
Amarok Aut8 :4,700/0,670= Spread 7.014
March Cvt :4,006/0,458= Spread 8.746
Toro Aut9 :4.700/0.480= Spread 9.791

Vejam que a relação de diferencial não entra nesse calculo, é uma simples conta que leva o fator do cambio ter relações bem distribuidas ou não, eu poderia bem fazer um cambio com 1° muito curta e 5° muito longa mas isso tornaria o carro impraticavel de se dirigir, ao mesmo tempo fazer um cambio com as marchas proximas demais prejudica o consumo, por isso dá pra entender porque carros caros com cambios automaticos muito eficientes tem consumo melhor, abro aqui um parentesis pra dizer que nem sempre esse numero de spread maior significa melhor dirigibilidade;no caso do cambio ZF9HP que equipa a Toro, ele, por motivos tecnicos(espaço na verdade), em algumas mudanças de marcha a potencia precisa ser interrompida(igual no Up Imotion) pra que haja a troca de marcha, nas trocas entre 4°e 5° e 7° para 8°. O que quero dizer com isso é que nem sempre essas mega transmissoes vao te trazer prazer em dirigir... mas tenha certeza que consumo de combustivel e boas acelerações você terá!!!

Existe um calculo onde entra a relação de diferencial e esse calculo é util no caso do Up Tsi vs Golf 1.0 Tsi... o calculo se chama "Relação de marcha efetiva"
é simples, Relação efetiva = relacao da marcha desejada X relaçao do diferencial

Vw up 1.0 Tsi = 0,740 X 3,625= 2.682 de relação efetiva na 5° marcha
VwGolf 1.0 Tsi= 0,646 X 4,353= 2.812 de relação efetiva na 6° marcha

Dai podemos tirar algumas conclusões bem obvias pra todos que tem o Up Tsi;O golf Tsi vai ser melhor em aceleração (já que tem spread melhor) e ao mesmo tempo tem a 6° um pouco mais curta do que a 5° do Up... no dia a dia isso se traduz em mais escolha pro motorista na hora de adotar uma tocada esportiva ou mais economica.

Usem essas formulas na hora da escolha do proximo carro de vocês,se vocês forem degustadores de cambio que nem eu, irão se maravilhar com os resultados praticos... como quero colocar mais lenha na fogueira vou colocar os calculos pra os dois Ups que faltam aqui só pra comparar

Relação Efetiva em 5° marcha
Vw Up Mpi = 0,740 X 4,929 = 3.647
Vw Up Imotion = 0,796 X 4,812 = 3.830
Vw Up Tsi = 0,740 X 3,625 = 2.682

Logo o Up mpi será sempre mais economico do que o imotion em rodovia que por sua vez perderá sempre pro Up tsi, e isso pouco tem relacionado com a injeção direta

[Imagem: 341927.png]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes