Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvida - Esterçar o volante estraga alguma coisa?
07/06/2017, 21:28 (Resposta editada pela última vez em: 07/06/2017 21:30 por Carlos Ipatinga.)
Resposta: #1
Dúvida - Esterçar o volante estraga alguma coisa?
Estava vendo algumas matérias hoje na internet e vi varias falando que não se deve virar o volante até o seu percurso final, esterçar o volante... isso prejudica o sistema, isso é verdade?

A minha preocupação é que vivo em um prédio onde as vagas são apertadas e para sair e entrar com o carro tenho que virar totalmente o volante.

Observação: Comecei a observar que ao virar totalmente o volante e saindo devagarzinho, notei que parece que o pneu dá tipo um pulinho ao movimentar o carro lentamente com o volante todo virado, quase imperceptível, isso é normal?

Depois que li essas matérias, fiquei cismado com essas duas perguntas, visto que faço esse tipo de manobra diariamente.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/06/2017, 21:55 (Resposta editada pela última vez em: 07/06/2017 22:03 por Leovza.)
Resposta: #2
RE: Dúvida - Esterçar o volante estraga alguma coisa?
Se fazer tudo que não estraga é melhor nem usar o carro, quer dizer se não usar também estraga.rsrs

Não faltam teorias para estragar os componentes do carro,se levar tudo a sério, lascou, carros são feitos para serem resistentes, se virar a direção a seu limite estragasse, ela não viraria tanto. Com certeza 99% das causas de estragar uma direção em uso normal é o asfalto que ele passa, a caixa de direção está o tempo todo sendo forcada para todos os lados e ela lá segurando a roda em linha reta.

Salvo isso só pancadas em acidentes e tal.

Com direção hidráulica quando você vira até o batente e segura assim faz uma força extra no sistema que teoricamente o força mais um pouco, alguns carros você até sente a rotação do motor cair. Com direção elétrica creio que isso nem chegue a existir pois ele usa sensores na coluna de direção e pode se proteger quanto a isso.
O que não se deve fazer em modo geral é chegar no fim de curso e ficar forçando para virar mais, deve só segurar ali e terminar a manobra.
acho que o que é mais prejudicial seja a batida no fim de curso que alguns carros dão quando você vira rápido e no up ela é minimizada, tem algum sistema que amortece esse fim de curso, quando tinha o corolla com direção elétrica fim de curso batia que até doia, era uma pancada seca.

O tranco na roda normalmente é por conta do trabalho das buchas da suspensão, a torção e os esforços aplicados muda bastante e gera esse movimento.

O que não deve é forçar a direção com a roda encostada em uma calçada, agarrada em algum lugar e você aplicando mais força na direção, mas como sempre ela tem seu limite, não vai explodir a caixa se forçar.

Eu diariamente estaciono usando fim de curso, sempre fiz isso, sempre faço o mínimo de manobras e nunca tive qualquer problema de direção, estalo, folga, defeito, nada em caminhonete, carro grande, pequeno, novo ou mais rodado.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/06/2017, 22:04
Resposta: #3
RE: Dúvida - Esterçar o volante estraga alguma coisa?
(07/06/2017 21:55)Leovza Escreveu:  Se fazer tudo que não estraga é melhor nem usar o carro, quer dizer se não usar também estraga.rsrs

Não faltam teorias para estragar os componentes do carro,se levar tudo a sério, lascou, carros são feitos para serem resistentes, se virar a direção a seu limite estragasse, ela não viraria tanto. Com certeza 99% das causas de estragar uma direção em uso normal é o asfalto que ele passa, a caixa de direção está o tempo todo sendo forcada para todos os lados e ela lá segurando a roda em linha reta.

Salvo isso só pancadas em acidentes e tal.

Com direção hidráulica quando você vira até o batente e segura assim faz uma força extra no sistema que teoricamente o força mais um pouco, alguns carros você até sente a rotação do motor cair. Com direção elétrica creio que isso nem chegue a existir pois ele usa sensores na coluna de direção e pode se proteger quanto a isso.
O que não se deve fazer em modo geral é chegar no fim de curso e ficar forçando para virar mais, deve só segurar ali e terminar a manobra.
acho que o que é mais prejudicial seja a batida no fim de curso que alguns carros dão quando você vira rápido e no up ela é minimizada, tem algum sistema que amortece esse fim de curso, quando tinha o corolla com direção elétrica fim de curso batia que até doia, era uma pancada seca.

O tranco na roda normalmente é por conta do trabalho das buchas da suspensão, a torção e os esforços aplicados muda bastante e gera esse movimento.

O que não deve é forçar a direção com a roda encostada em uma calçada, agarrada em algum lugar e você aplicando mais força na direção, mas como sempre ela tem seu limite, não vai explodir a caixa se forçar.

Eu diariamente estaciono usando fim de curso, sempre fiz isso, sempre faço o mínimo de manobras e nunca tive qualquer problema de direção, estalo, folga, defeito, nada em caminhonete, carro grande, pequeno, novo ou mais rodado.

Entendi, valeu pela explicação... a minha dúvida agora é a seguinte, Comecei a observar que ao virar totalmente o volante e saindo devagarzinho, notei que parece que o pneu dá tipo um pulinho em determinado momento ao movimentar o carro lentamente com o volante todo virado, quase imperceptível, isso é normal?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/06/2017, 12:55
Resposta: #4
RE: Dúvida - Esterçar o volante estraga alguma coisa?
Comecei a observar que ao virar totalmente o volante e saindo devagarzinho, notei que parece que o pneu dá tipo um pulinho em determinado momento ao movimentar o carro lentamente com o volante todo virado, quase imperceptível, isso é normal?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
13/06/2017, 17:08
Resposta: #5
RE: Dúvida - Esterçar o volante estraga alguma coisa?
três ponto suscetíveis de algum desgaste devido manobra (com o tempo) são a coifa da homocinética, a própria homocinética, e o terminal da barra de direção.

Não é incomum a coifa da homocinética se romper, mas geralmente devido a ressecamento, e a esforços repetitivos de esterçamento.

A homocinética é um final de eixo, com articulação (ela tem que existir para possibilitar o esterçamento da roda). Tem que estar engraxada, e às vezes parte dessa graxa escapa (eventuais superaquecimento ou rompimento da coifa de borracha).
Se houver perda dessa graxa, o desgaste começará, surgirão folgas, e as manobras com esterçamento máximo contribuirão para piorar o quadro.

E o terminal da barra de direção é um pequeno "pivô", é um pino que deve poder girar internamente. Ele também tem uma pequena coifa, que armazena e retém a lubrificação. Com o tempo de uso, trancos e etc, ele também pode criar folgas, também suscetíveis de aumentar com os esterçamentos máximos.

Se o uso do carro exige esses esterçamentos, deve-se examinar em prazos menores esses ítens... qualquer levantada do carro num elevador, ou em plataformas de troca de óleo já permitirá observar isso.

Piscada

Observar; entender; aprender; experimentar... evoluir.
A livre aptidão.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
13/06/2017, 21:03
Resposta: #6
RE: Dúvida - Esterçar o volante estraga alguma coisa?
Jduarte, obrigado também pelo esclarecimento.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Sensor de ré - Dúvida de onde sai o sinal sonoro Carlos Ipatinga 2 185 21/05/2017 20:58
Última Resposta: Carlos Ipatinga
  Dúvida - Proteção vidros e farol Massa 2 338 23/01/2017 18:16
Última Resposta: Massa
  Duvida UP TSI 0 KM diegotorres 19 5.369 18/01/2017 05:29
Última Resposta: Leonardo Rocha
  Duvida cor gallego 0 365 09/08/2016 10:22
Última Resposta: gallego
  Dúvida: Espaço interno ao rebater banco traseiro em modelos hatch Massa 5 1.445 28/07/2016 15:24
Última Resposta: BernardoTSI
  Dúvida cruel - Cross UP! ou High UP! Edsandro 21 8.486 03/01/2016 02:05
Última Resposta: Glaypson
  Dúvida - Ar Condicionado Massa 29 6.513 02/12/2015 00:17
Última Resposta: Massa
  Dúvida - Golf Sportline 1.6 2010, troco por UP Tsi??? andrekarssa 17 4.524 20/11/2015 23:10
Última Resposta: rlrenz
  Duvida retrovisores Marco Magni 7 2.919 10/11/2015 19:28
Última Resposta: Carlos Ipatinga
  Volante atrapalha ver a velocidade Carlos Ipatinga 6 1.541 06/10/2015 08:36
Última Resposta: edsonmassao

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes