Controle tração - Barro, areia, ladeiras
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08/06/2017, 20:55
Resposta: #1
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Controle tração - Barro, areia, ladeiras
Opa galera, tudo bem??
Eu sou bem leigo em questão de mecânica de carros, mas tenho uma dúvida, vi no youtube um video de um rapaz falando que toda vez que ia subir numa ladeira, ou pegava uma estrada de barro, o carro não passava porque o controle de tração estava atuando. Ai dei uma pesquisada e achei esse video: https://www.youtube.com/watch?v=9sbNkLXgi1M Isso realmente acontece? Ou era um problema especifico no carro dele? Até que ponto isso é verdade? Vocês conseguem andar em estrada de barro/areia fofa e subir ladeiras de barro tranquilo? A única coisa hoje que me impede de comprar um up tsi é justamente isso! Acho que controle de tração e estabilidade são ESSENCIAIS, mas a falta de botão para poder desativa-los para essas situações me preocupa um pouco! |
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09/06/2017, 00:19
(Resposta editada pela última vez em: 09/06/2017 00:35 por Leovza.)
Resposta: #2
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RE: Controle tração - Barro, areia, ladeiras
Ja vi esse vÃdeo na época, achei bem sem noção como a maioria dos comentários desse Carlos, é tipo um padeiro convencido dando opinião técnica de carro, vê-se claramente o carro patinando tendo uma baita dificuldade para subir a rampa e a culpa é do TC? Que carro comum que não faria o mesmo ainda mais um pangaré atras do volante virando a direção para dificultar ainda mais a tração? Viu na câmera externa o carro patinando e jogando terra para trás e na caixa de roda? Isso não é o tc e sim a total falta de aderência da situação.
Todo carro leve tem tração reduzida, canta com mais facilidade logo em situações limites, tende a sofrer mais também. Só faltava esse xarope pegar uma rampa com grama molhada e falar que o carro não sai do lugar (grama molhada é quase tão aderente quanto gelo, ou seja, um sabão. Já fiz no total vinte quilometros de offroad com o up pegando condições piores que essa mostrada e não tive qualquer inconveniente, apenas as limitações da falta de tração esperada que requer embalo e tal, já até andei ao lado de uma praia querendo acessar uma rua, era uma rua de terra com aquela sujeira de areia em cima e derrepente comecei a atolar e aà vi que estava sob areia mesmo (vi o Tc piscando, rotação subia e o carro ia parando) o Carlos do vÃdeo certamente ia afundar o pé no acelerador e cavar uma valeta para ficar preso, eu aliviei o pé e na hora que me toquei que estava no lugar errado, areia fofa, dei ré e voltei pois não tinha o que fazer, eu achei que ia ter problemas ali, com o carro que fosse, estava no lugar errado. O controle de tração do up não permite você patinar as rodas demasiadamente, alta rotação e tal, agora patinar um pouco ele deixa sim e o vÃdeo anexado mostra claramente isso. Desligar o Tc ajudaria? Talvez... mas a peça atras do volante é essencial. Garanto que 99% das pessoas que defendem desligar o TC o faz querendo melhorar o tempo de arrancada, permitir o carro patinar bastante em 1ª marcha e na troca para a 2ª. Reclamar da atuação a ponto de atrapalhar uma tração, uma rampa, nunca vi reclamar e já tive muita oportunidade de ter tido esse problema e não tive, derrepente se parasse em uma Rampa bem Ãngrime de terra e não subisse colocaria a culpa nele (de saveiro Cross com pneus mistos no mesmo lugar que já passei de up já fiquei parado em uma ladeira, tive de reduzir por conta de um obstaculo e o carro não tracionava, tive que voltar vários metros e embalar para subir, e não tinha Tc para culpar, só derrapava e não saia do lugar. |
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09/06/2017, 10:14
(Resposta editada pela última vez em: 09/06/2017 10:14 por edsonmassao.)
Resposta: #3
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RE: Controle tração - Barro, areia, ladeiras
É muito difÃcil eu usar o meu UP em situações de pouca aderência, mas já fui duas vezes em sitio em estrada com terra e areia em dias bem secos e o carro passou de boa.
Em arrancadas fortes provavelmente o TC irá atuar mas dosando o pé consegue-se evitar o acionamento dele e assim fazer o carro ir pra frente. Tem uma avenida movimentada a caminho do meu trabalho onde os carros estão a cerca de 50km/h, se entrar de forma muito afobada o TC dá aquela broxada na aceleração mas dosando bem eu consigo entrar rápido e chego rápido na velocidade dos outros carros sem atrapalhá-los em primeira marcha mesmo Move UP TSi 15/16 Coloque sua localidade! Veja como aqui VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW |
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14/06/2017, 18:24
Resposta: #4
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RE: Controle tração - Barro, areia, ladeiras
Já andei em estrada de terra após chuvas.
Não era nenhum barro argiloso, era mais arenoso, notei que o tc entrou algumas vezes, mas passei com tranquilidade. |
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20/06/2017, 15:07
Resposta: #5
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RE: Controle tração - Barro, areia, ladeiras
Tc com o tempo a gente aprende a lidar com ele,tem momentos que ja passei que ele foi bem vindo,principalmente em estrada de chão...,arrancadas...costumo trocar a primeira a no máximo 6mil rpm,e controlar o pe quando entra a segunda,da p fazer um 0 a 100 legal,se bem que valorizo muito mais as retomadas, que na minha opinião é o cotidiano,ai o Tc pelo menos p mim,nunca atrapalhou em retomadas
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