Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Controle tração - Barro, areia, ladeiras
08/06/2017, 20:55
Resposta: #1
Controle tração - Barro, areia, ladeiras
Opa galera, tudo bem??

Eu sou bem leigo em questão de mecânica de carros, mas tenho uma dúvida, vi no youtube um video de um rapaz falando que toda vez que ia subir numa ladeira, ou pegava uma estrada de barro, o carro não passava porque o controle de tração estava atuando.

Ai dei uma pesquisada e achei esse video:
https://www.youtube.com/watch?v=9sbNkLXgi1M

Isso realmente acontece? Ou era um problema especifico no carro dele? Até que ponto isso é verdade?
Vocês conseguem andar em estrada de barro/areia fofa e subir ladeiras de barro tranquilo?

A única coisa hoje que me impede de comprar um up tsi é justamente isso!
Acho que controle de tração e estabilidade são ESSENCIAIS, mas a falta de botão para poder desativa-los para essas situações me preocupa um pouco!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/06/2017, 00:19 (Resposta editada pela última vez em: 09/06/2017 00:35 por Leovza.)
Resposta: #2
RE: Controle tração - Barro, areia, ladeiras
Ja vi esse vídeo na época, achei bem sem noção como a maioria dos comentários desse Carlos, é tipo um padeiro convencido dando opinião técnica de carro, vê-se claramente o carro patinando tendo uma baita dificuldade para subir a rampa e a culpa é do TC? Que carro comum que não faria o mesmo ainda mais um pangaré atras do volante virando a direção para dificultar ainda mais a tração? Viu na câmera externa o carro patinando e jogando terra para trás e na caixa de roda? Isso não é o tc e sim a total falta de aderência da situação.

Todo carro leve tem tração reduzida, canta com mais facilidade logo em situações limites, tende a sofrer mais também.

Só faltava esse xarope pegar uma rampa com grama molhada e falar que o carro não sai do lugar (grama molhada é quase tão aderente quanto gelo, ou seja, um sabão.

Já fiz no total vinte quilometros de offroad com o up pegando condições piores que essa mostrada e não tive qualquer inconveniente, apenas as limitações da falta de tração esperada que requer embalo e tal, já até andei ao lado de uma praia querendo acessar uma rua, era uma rua de terra com aquela sujeira de areia em cima e derrepente comecei a atolar e aí vi que estava sob areia mesmo (vi o Tc piscando, rotação subia e o carro ia parando) o Carlos do vídeo certamente ia afundar o pé no acelerador e cavar uma valeta para ficar preso, eu aliviei o pé e na hora que me toquei que estava no lugar errado, areia fofa, dei ré e voltei pois não tinha o que fazer, eu achei que ia ter problemas ali, com o carro que fosse, estava no lugar errado.

O controle de tração do up não permite você patinar as rodas demasiadamente, alta rotação e tal, agora patinar um pouco ele deixa sim e o vídeo anexado mostra claramente isso.

Desligar o Tc ajudaria? Talvez... mas a peça atras do volante é essencial.

Garanto que 99% das pessoas que defendem desligar o TC o faz querendo melhorar o tempo de arrancada, permitir o carro patinar bastante em 1ª marcha e na troca para a 2ª. Reclamar da atuação a ponto de atrapalhar uma tração, uma rampa, nunca vi reclamar e já tive muita oportunidade de ter tido esse problema e não tive, derrepente se parasse em uma Rampa bem íngrime de terra e não subisse colocaria a culpa nele (de saveiro Cross com pneus mistos no mesmo lugar que já passei de up já fiquei parado em uma ladeira, tive de reduzir por conta de um obstaculo e o carro não tracionava, tive que voltar vários metros e embalar para subir, e não tinha Tc para culpar, só derrapava e não saia do lugar.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/06/2017, 10:14 (Resposta editada pela última vez em: 09/06/2017 10:14 por edsonmassao.)
Resposta: #3
RE: Controle tração - Barro, areia, ladeiras
É muito difícil eu usar o meu UP em situações de pouca aderência, mas já fui duas vezes em sitio em estrada com terra e areia em dias bem secos e o carro passou de boa.

Em arrancadas fortes provavelmente o TC irá atuar mas dosando o pé consegue-se evitar o acionamento dele e assim fazer o carro ir pra frente. Tem uma avenida movimentada a caminho do meu trabalho onde os carros estão a cerca de 50km/h, se entrar de forma muito afobada o TC dá aquela broxada na aceleração mas dosando bem eu consigo entrar rápido e chego rápido na velocidade dos outros carros sem atrapalhá-los em primeira marcha mesmo Alegre

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
14/06/2017, 18:24
Resposta: #4
RE: Controle tração - Barro, areia, ladeiras
Já andei em estrada de terra após chuvas.
Não era nenhum barro argiloso, era mais arenoso, notei que o tc entrou algumas vezes, mas passei com tranquilidade.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
20/06/2017, 15:07
Resposta: #5
RE: Controle tração - Barro, areia, ladeiras
Tc com o tempo a gente aprende a lidar com ele,tem momentos que ja passei que ele foi bem vindo,principalmente em estrada de chão...,arrancadas...costumo trocar a primeira a no máximo 6mil rpm,e controlar o pe quando entra a segunda,da p fazer um 0 a 100 legal,se bem que valorizo muito mais as retomadas, que na minha opinião é o cotidiano,ai o Tc pelo menos p mim,nunca atrapalhou em retomadas
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Desativar controle de tração no UP! blackcat 65 123.995 24/06/2023 01:54
Última Resposta: Yoshi85
  Luzes ABS e controle de tração acesas após alagamento FredSCB 1 1.683 19/04/2022 16:31
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Controle de Temperatura Ar-Condicionado Fernando32 0 2.791 16/10/2018 21:45
Última Resposta: Fernando32
  Controle de tração Phsilva76 2 5.473 16/12/2016 09:18
Última Resposta: Leovza
  Dúvida abertura porta malas pelo controle remoto. Jonas Soares 8 18.819 17/04/2016 15:02
Última Resposta: Jonas Soares
  Controle do retrovisor e comando dos vidros eletricos douglas mendel 8 12.597 21/03/2016 10:06
Última Resposta: Tinhog
  Controle de tração me fez rodopiar na pista J.C.Schroeder 64 78.321 20/01/2016 16:53
Última Resposta: picapau
  Interrupção de funcionamento controle VW Tech Luizvelhinho 2 5.439 05/01/2016 17:09
Última Resposta: AndreBotelho
  Take Up - Controle para Alarme gustavoandre 22 45.826 15/06/2014 13:38
Última Resposta: Samy Sa

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes