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Motor TSI
06/12/2017, 23:43
Resposta: #1
Motor TSI
No dia 05 p.p. foi veiculada uma reportagem da revista O Mecânico com um tecnico da VW sobre os aspectos técnicos do motor TSI 1.0 que me deixaram preocupado quanto a modernidade na manutenção do mesmo.
1 - Os comandos de válvulas são montados por um processo de resfriamento / aquecimento em que depois do processo nao e possivel desmonta-los. Assim, se houver problema tem que substituir o conjunto
2 - As camisas de aço são fundidas no bloco de alumínio. Não ha a possibilidade de retifica das camisas. Se houver problema tem que substituir o bloco.
Lembro da manutenção do motor do Corcel, um projeto da decada de 50 em que as camisas eram removiveis e podiam ser substituidas, mantendo os anéis standard.
3 - O virabrequim e montado de uma forma que nao se permite substitui-lo devido ao torque aplicado em materiais diferentes (capa do mancal x bloco ). Se houver problema nesse componente tem que substituir o conjunto bloco / virabrequim.
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07/12/2017, 14:56 (Resposta editada pela última vez em: 07/12/2017 15:04 por Vini tsi.)
Resposta: #2
RE: Motor TSI
Tirando a parte do virabrequim que não sei te informar se isso ocorre em toda família dos EA211, porém tudo que vc mencionou sobre os comandos de válvulas e o bloco não é exclusividade do 1.0 TSI e sim de toda família EA211 isso inclui o MPI também ou seja nenhum deles possui retifica (mas se eu não me engano motores com bloco de alumínio não possuem retifica) e seus comandos são "presos" na tampa inclusive os 1.0 e 1.6 MPI (EA211).
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07/12/2017, 21:06
Resposta: #3
RE: Motor TSI
Na reportagem O Mecânico on line que assisti sobre o motor TSI , também escutei que o motor tem uma durabilidade de 400mil km ( o carro comigo daria 20 anos de uso rodando 20mil km por ano ) .

Combustível
Mas o que gostaria de comentar era justamente o motor ; hoje trato meu UP tsi , colocando gasolina no mesmo posto , com cartão de credito para ficar registrado , ((sendo 1 tanque de álcool , 1 tanque de gasolina vpower e 1 tanque de gasolina comum por mês)) . Coloco o álcool para limpar os resíduos de gasolina , mas o álcool por ser hidratado 92 a 95% , coloco gasolina para retirar a água deixada pelo álcool, e coloco a Vpower que é aditivada .(alivio da alma) Coloquei este ano aditivo da VW o AG2000 na concessionaria foi caro 140 reais , nov2017.
Óleo
Trocar óleo 5W40 sintético nas datas indicadas , alem de lubrificar o turbo ,tuchos ,eletroválvulas de avanço etc , parece que temos que trocar por causa do nosso combustível que "suja " óleo .
Liquido de arrefecimento .Trocar qdo for a hora , não sei quando irei trocar o liquido de arrefecimento AG13 , mas : o motor é alumínio , não devemos ter problemas de corrosão por muito tempo , mas vale ficar atento .
Motor :
Fui em uma concessionaria mas muito mal atendido , perguntei sobre as peças do motor , um motor parcial era em torno de 9800,00 e fazia 6900,00 ; bloco motor 5000,00 cabeçote 2200,00 ; comando de válvulas 13000,00. Ai parei de perguntar pois a má vontade foi demais e fica para verificar em outra concessionaria um outro dia .

Fico tranquilo que não pode ser feito gambiarras no motor por ser de alumínio, e levar em oficinas onde darão a garantia do serviço .Cuidar do motor a"pão de ló" . Pagar o seguro pois uma batida de frente fatalmente se atingir o motor , fica mais de 7mil pilas.
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09/12/2017, 08:29
Resposta: #4
RE: Motor TSI
(07/12/2017 14:56)Vini tsi Escreveu:  Tirando a parte do virabrequim que não sei te informar se isso ocorre em toda família dos EA211, porém tudo que vc mencionou sobre os comandos de válvulas e o bloco não é exclusividade do 1.0 TSI e sim de toda família EA211 isso inclui o MPI também ou seja nenhum deles possui retifica (mas se eu não me engano motores com bloco de alumínio não possuem retifica) e seus comandos são "presos" na tampa inclusive os 1.0 e 1.6 MPI (EA211).

Ja atuei na area de reparação automotiva na decada de 70 em que um bloco de motor admitia mais de 3 retificas, o bloco do Ford Corcel tinha camisas removíveis, era raro trocar uma bomba de gasolina da linha VW (trocava-se apenas o diafragma)
Então, na minha visão, cada vez mais os componentes de um motor estão se transformando em "sistemas" ate o motor virar um "sistema" (sistema de propulsão). Nao vai demorar muito. Voce leva o carro a CSS pois ha um vazamento de oleo pela junta do carter. Basta trocar o "sistema de propulsão" para acabar o vazamento.
Vamos torcer para que a durabilidade propagandeada seja verdade, claro que cumprindo fielmente todas as recomendações de manutenção do fabricante
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10/12/2017, 00:04
Resposta: #5
RE: Motor TSI
Realmente adoro meu carrinho , mas em relação a qualquer motor a combustão , eu trocaria por um motor elétrico . Acho que alem de ser o futuro ; praticamente iria parar de ter um medo de pensar dos milhares de componentes usados no motor a combustão , parar de usar gasolina , parar de dar manutenções de troca de óleo , água , filtros ,velas etc.... e , também , em qual profissional e oficina mandar . Um Up elétrico me ajudaria muito na minha rotina de cidade .
Só teríamos que melhorar as baterias em durabilidade e menor tempo de recarga . E um preço mais decente para aquisição.


Sugestão aos administradores :
Gostaria que , se possível,, criássemos uma tabela onde poderíamos deixar aberto aos usuários cadastrados preços que pagaram por peças e ou serviços do Up para ver as diferenças encontradas em autorizadas espalhadas nas oficinas . Infelizmente não temos um Buscapé de peças e serviços automotivos . Temos sempre que fazer uma verdadeiro papel de telefonista para comprarmos alguma coias com preço justo .
desde já agradeço a colaboração de todos que fazem o vw up clube .
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