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Falha no freio
10/08/2014, 20:05
Resposta: #1
Exclamação Falha no freio
Tenho um Move Up! há um mês e meio. Há quinze dias, fui passar por uma lombada e na hora de diminuir a velocidade o freio fez um barulho estranho e falhou. Estava em velocidade média de 30/ 40km/h, só consegui diminuir a velocidade depois de reduzir as marchas e acionar o freio até o fim. Essa semana passada tive esse problema de novo ao frear para outra lombada, fez um barulho de falha de engrenagem, tipo quando uma marcha não encaixa, e o carro arrastou por uns 5m, típico de ABS...
Preciso leva-lo na concessionária, mas é em outra cidade e ainda não tive tempo. Mas vou ligar na VW para reclamar.

Com o de mais alguém aconteceu parecido? Pois se for um problema geral, terão que convocar um recall, pois prejudica a segurança!!
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11/08/2014, 13:34
Resposta: #2
RE: Falha no freio
Ligue no 0800 e veja a possibilidade deles concederem o serviço de guincho. Caso seja concedido, eles chegam até a emprestar um carro por uns dois dias.
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24/10/2014, 08:33
Resposta: #3
RE: Falha no freio
Olá a todos.

Por acaso o barulho vindo dos freios é esse:
https://youtu.be/fW2L1I7IosA



Relato aqui que passei pela mesma situação, só que eu passei um aperto maior. A 35km/h em uma descida leve, molhada por conta da chuva, porém de asfalto novo, sem buracos, sem acúmulo de água nem nada, molhada de garoa fina que caiu minutos antes, aproximando de um perigoso cruzamento, o carro simplesmente não parou. Assustadoramente. Tive de pará-lo no freio de mão por 4 vezes, pois nas descidas seguintes por onde passo, aconteceu a mesma coisa.

Pé atolado no freio, o pedal trepida com o barulho do vídeo, e daí folguei o pé e freei novamente e depois afundei o pé. Fosse qual fosse a forma que eu freava, o resultado era exatamente o mesmo. Isso foi no molhado, situação que ainda não tinha dirigido esse carro. Mas no seco também acontece em ruas com cascalhos, areia, irregularidades na pista onde o carro "perde atrito nas rodas" (palavras do chefe de oficina da concessionária...chego lá daqui a pouco).

Levei o carro na hora na concessionária onde comprei. O chefe da mecânica me atendeu e fomos dar uma volta no meu carro com ele dirigindo. Ele já sabia do problema e o causou de propósito para me mostrar se era de fato o que havia acontecido comigo. E ele fez isso de ponto morto a 20km/h no seco no cascalho. Disse à ele que sim e assim ele foi andando comigo e me mostrando em diferentes situações. Falei com ele que no seco e no cascalho, demorou mas parou, mas no molhado ele não parou. Eis a explicação dele: "O sistema de ABS do Up e de outros modelos da VW freia por pulsos, por isso que ele trepida o pedal em pisos de baixa aderência. Ele fica dando pulsos de freio para encontrar atrito novamente, quando este não existe e por isso acontece isso. E é normal" Ele disse ainda que é devido ao Up ser leve, daí o sistema acionar precocemente, ser mais sensível. O questionei dizendo que, um sistema concebido para parar um carro com segurança, em condições adversas, com o objetivo de oferecer segurança ao condutor e seus ocupantes, estava atuando de forma contrária, expondo todos ao risco iminente de colisão. Perguntei à ele se ele achava isso normal. E ele disse que infelizmente era normal. Depois pegamos o Up do test-drive e deu a mesmíssima coisa. Parece ser característica do sistema mesmo aliado ao peso do Up, mas na minha opinião, o sistema deveria ser calibrado, dimensionado, regulado, de acordo com o peso de cada carro. Um sistema de freio que para um Passat não pode ser o mesmo que para um Up e vice-versa.

Imaginem vocês em uma situação de estrada, família no carro, de repente começa a chover, garoa fina suficiente para molhar o asfalto, e aí, após uma curva, o mundo abre pra você com o trânsito parado, e você dá o pé no freio e o carro não para!? Você vai fazer o que? Rezar?

Me desculpem o tamanho do texto e me desculpe a VW, mas normal não é! Eu estou esperando chover novamente aqui em BH para gravar com mais riqueza de detalhes, um vídeo mostrando a via, a condição da via e do tempo, a velocidade e mostrar o problema claramente, pois já tenho uma "pista de teste" e eu vou atrás disso. Tenho filho recém nascido e fiquei imaginando colocá-lo em risco por um problema claro e que a montadora afirma ser normal.

Vou procurar tudo e todos até ter uma resposta da VW e vou postando aqui. Quem também já tiver passado por isso, ou que não tenha passado por isso nas mesmas situações, peço que se manifestem, pois precisamos identificar se é problema, defeito, se é absurdamente normal, etc.

Um abraço a todos.
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24/10/2014, 16:35
Resposta: #4
RE: Falha no freio
eu ja andei com o VW UP! no autodromo usando no limite e não tive problema algum. O freio foi bem como o resto do carro.
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24/10/2014, 17:52
Resposta: #5
RE: Falha no freio
Sugiro abrir reclamação,se ainda não tiver feito, no Sac da vw e citar o ocorrido,o video e a resposta da concessionária. Solicite o reparo. Se não for possível o reparo peça outro veiculo ou o dinheiro de volta. Se não resolverem ou trocar o carro ou não devolverem o dinheiro, juizado especial cível neles.

Se possível nos mantenha informados se VC conseguiu ou não resolver.

Tem quantos Km rodados o seu carro?comprou quando?
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24/10/2014, 22:03
Resposta: #6
RE: Falha no freio
Já tive muitos carros com abs, desde os primeiros modelos até agora e cada vez mais são mais eficientes na frenagem, precisos e silenciosos.
Esse ruído inclusive por si só não me parece normal mesmo em funcionamento normal de emergência.
Frenagem na chuva não preciso falar aqui, quase todos já tiveram muitos carros e sabem como ocorre inclusive com abs porém não se justifica ser tão tuim como falado, parece mesmo uma anomalia. O próprio pneu goodyear é ruim mas não é assim.
Com ABS precisou freiar, freie o necessário, precisa de frenagem maxima, freie com força e deixe o carro se virar, se você sentir o abs atuando a aliviar o freio, ai o problema é com o motorista.
Uma frenagem estranha pode ser óleo na pista e tal porém não pode ser algo comum que ocorre em várias situações.
Os ABS atuais são bem rápidos, funciona muito bem.
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25/10/2014, 10:35 (Resposta editada pela última vez em: 25/10/2014 10:42 por martinelli03.)
Resposta: #7
RE: Falha no freio
(24/10/2014 16:35)AUSR444BRA Escreveu:  eu ja andei com o VW UP! no autodromo usando no limite e não tive problema algum. O freio foi bem como o resto do carro.

Tinha cascalho? Tava molhado? Asfalto irregular? Pq no seco, em asfalto bom, ele para normalmente mesmo.

(24/10/2014 17:52)ls1la Escreveu:  Sugiro abrir reclamação,se ainda não tiver feito, no Sac da vw e citar o ocorrido,o video e a resposta da concessionária. Solicite o reparo. Se não for possível o reparo peça outro veiculo ou o dinheiro de volta. Se não resolverem ou trocar o carro ou não devolverem o dinheiro, juizado especial cível neles.

Se possível nos mantenha informados se VC conseguiu ou não resolver.

Tem quantos Km rodados o seu carro?comprou quando?

Vou abrir sim uma reclamação, citar o audio do video como prova do ocorrido, e vou registrar minha insatisfação lá. Meu carro está com pouco mais de 5mil rodados, comprei em Julho. Nunca tinha passado por aperto similar à esse.

(24/10/2014 22:03)Leovza Escreveu:  Já tive muitos carros com abs, desde os primeiros modelos até agora e cada vez mais são mais eficientes na frenagem, precisos e silenciosos.
Esse ruído inclusive por si só não me parece normal mesmo em funcionamento normal de emergência.
Frenagem na chuva não preciso falar aqui, quase todos já tiveram muitos carros e sabem como ocorre inclusive com abs porém não se justifica ser tão tuim como falado, parece mesmo uma anomalia. O próprio pneu goodyear é ruim mas não é assim.
Com ABS precisou freiar, freie o necessário, precisa de frenagem maxima, freie com força e deixe o carro se virar, se você sentir o abs atuando a aliviar o freio, ai o problema é com o motorista.
Uma frenagem estranha pode ser óleo na pista e tal porém não pode ser algo comum que ocorre em várias situações.
Os ABS atuais são bem rápidos, funciona muito bem.

Exatamente. Na minha visão, os freios estão se modernizando ainda mais. Inclusive para frenagem em condições adversas, terrenos irregulares. É a proposta do sistema, oferecer uma frenagem segura para o condutor.

Com relação à forma correta de frear com ABS, eu folguei o pé e freei novamente para testar a reação do carro, mas estou ciente que tem que manter o pé lá, inclusive no manual é falado isso.

Cheguei a desconfiar dos pneus, os tais de baixa resistência, contribuindo para atuação precoce do sistema, mas o problema não está na atuação precoce do ABS, e sim na eficácia do sistema.

Vamos nos falando.
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25/10/2014, 14:01
Resposta: #8
RE: Falha no freio
Noto que a suspensão do up! precisa ser recalibrada, eu uso como comparativo o tal efeito "flutuação de válvulas", a suspensão é incompetente em absorver pequenos desníveis muito próximos.

O pneu literalmente "flutua" perdendo completamente o atrito com o solo e o ABS tenta recuperar dando a impressão que está sem freios.
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25/10/2014, 22:44
Resposta: #9
RE: Falha no freio
Minha opinião: se você achou ruim a frenagem com o ABS, sem ele teria sido um pouco pior e com o risco de perder o controle do carro. A solução para a frenagem ruim no cascalho ou no molhado é modificar o pneu para melhorar um pouco a aderência. Mesmo assim não tem muito o que fazer. Aprendi a manter distância maior e andar bem devagar nestas condições em que o carro literalmente desliza. Boa sorte!
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25/10/2014, 23:29
Resposta: #10
RE: Falha no freio
Amigo, ja precisei usar meu ABS por algumas vezes e nao faz este barulho e freia muuuuuito bem, o seu deve estar com problema!!!
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