Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Etanol ajuda o motor prejudicado pela gasolina adulterada
01/12/2014, 16:37
Resposta: #1
Etanol ajuda o motor prejudicado pela gasolina adulterada
Estava conferindo uma matéria no site sobre o UP e vi esse assunto:
http://revistaautoesporte.globo.com/Ofic...erada.html

Basicamente, o técnico informa que o Etanol funciona como um detergente, como a Gasolina Aditivada, limpando os bicos injetores e as válvulas.


Não sei se é verdade, porém, levando em consideração que a Gasolina Aditivada é uns 20 centavos mais caro ( E, dependendo do preço, o Etanol é mais em conta), talvez, para limpeza, seria interessante abastecer com Etanol algumas vezes, invés da aditivada.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
02/09/2015, 23:15
Resposta: #2
RE: Etanol ajuda o motor prejudicado pela gasolina adulterada
desculpem ressuscitar o tópico antigo, mas acho que os dois combustíveis se "limpam": lembro que o alcool formava uma gosminha que entupia o giclê de lenta dos carburadores, caso isso aconteça nos bicos injetores talvez a gasolina aditivada ajude a limpar, da mesma forma que o alcool limpa o caminho percorrido pela gasolina no motor...

Particularmente por aqui vale mais a pena encher com etanol (1,799 x 3,10 da gasolina, eu acho). Mas quero encher um tanque de gasolina bem de vez em quando pro motor não esquecer que existe esse combustíveil hehehehe
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
03/09/2015, 00:06
Resposta: #3
RE: Etanol ajuda o motor prejudicado pela gasolina adulterada
Pegando carona com o Edsonmassao, eu abasteço na maioria das vezes com etanol e somente uma vez ou outra com gasolina, pq o etanol é um combustível mais limpo em relação a gasolina e sinto o carro mais esperto.
Coloquei uma vez gasolina aditivada e tive o melhor consumo até agora, mas o preço não foi nada convidativo. Eu havia pesquisado em vários sites sobre os combustíveis e na minha opinião, não compensa abastecer com gasolina premium (tipo Podium, etc) pq somente motores mais potentes tem maiores ganhos. Nos casos de motores de baixa cilindrada o ganho é mínimo.
Se for pensar em limpeza mais profunda do sistema de injeção, eu prefiro colocar de vez em quando um frasco de Perfect Clean num tanque cheio ao invés de sempre ir variando entre etanol e gasolina, principalmente se vc não pode abastecer no seu posto de confiança e desconfiou que o combustível era adulterado.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
03/09/2015, 08:25
Resposta: #4
RE: Etanol ajuda o motor prejudicado pela gasolina adulterada
Vejo que muitas pessoas por aqui abastecem com gasolina, acho que o preço do etanol não compensa encher o tanque. Apesar da podium ser muito cara (aqui passa de 4 reai o litro), provavelmente será a gasolina que irei colocar de vez em quando no meu carro, um amigo que trabalha em montadora disse que é uma gasolina muito boa.

Mais uma matéria falando sobre o uso de combustíveis, nesta fala que o "rabo de galo" não é muito benéfico pra bicos injetores e é interessante fazer um ciclo de abastecimento de etanol e gasolina http://quatrorodas.abril.com.br/autoserv...7827.shtml
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
03/09/2015, 11:31
Resposta: #5
RE: Etanol ajuda o motor prejudicado pela gasolina adulterada
(02/09/2015 23:15)edsonmassao Escreveu:  desculpem ressuscitar o tópico antigo, mas acho que os dois combustíveis se "limpam": lembro que o alcool formava uma gosminha que entupia o giclê de lenta dos carburadores, caso isso aconteça nos bicos injetores talvez a gasolina aditivada ajude a limpar, da mesma forma que o alcool limpa o caminho percorrido pela gasolina no motor...

Particularmente por aqui vale mais a pena encher com etanol (1,799 x 3,10 da gasolina, eu acho). Mas quero encher um tanque de gasolina bem de vez em quando pro motor não esquecer que existe esse combustíveil hehehehe
por esse preço eu nem pensaria 2x em por etanol no tanque! Muito barato.
Aqui ta 2,40 etanol e 3,40 gasolina. Fazendo as contas da quase a mesma coisa, aí eu prefiro a gasolina pela maior autonomia.

[Imagem: bmw.png]

Move Up! TSI Branco 15/16
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/09/2015, 10:13
Resposta: #6
RE: Etanol ajuda o motor prejudicado pela gasolina adulterada
Aqui no ES o álcool é caro, cerca de 71% do valor da gasolina, porem pelas medições que tenho feito o up roda cerca de 75% em relação a gasolina, alem de fica um pouquinho mais esperto, então compensa, e sobre o rodizio de combustíveis a cada 3 tanques de álcool coloco um de gasolina.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/09/2015, 13:56
Resposta: #7
RE: Etanol ajuda o motor prejudicado pela gasolina adulterada
Minha opinião:
Não existe mais essa estatística do etanol ser vantajoso a partir de 70% do custo da gasolina, bom que se mantenha essa ideia para não reajustarem o etanol a realidade.

Na teoria o etanol tem 30% menor poder calorífico que a gasolina porém com a gasolina E22, essa gasolina os consumidores normais não tem acesso e sim a E27, gasolina com 27% de etanol que tem nos postos, fora a eficiência dos flex entre etanol e gasolina que andaram melhorando porém nunca terão a eficiência do mesmo motor só a gasolina ou só a etanol.

Inclusive reparei quando teve um aumento passado de etanol na gasolina que foi para 25% tinha um corolla 2.0 na época e não conseguia mais fazer os consumos que fazia ai comecei a fazer conta que o aumento do consumo não foi equivalente ao aumento do álcool (daquela porcentagem ele aumentaria 30% de consumo, que era 0,75% de Maior consumo, insignificante), nas minhas contas na época era como os 2,5% a mais de etanol fosse água, a queda no consumo foi notável, certamente o mapeamento do motor era prejudicado com a nova gasolina, não tinha qualquer falha porém os número que conseguia de consumo em trajetos idênticos não era mais alcançado mesmo fazendo mais esforço para economizar, isso falando em números precisos, o carro era um relógio no consumo, variava muito pouco.
Pelo meu uso o etanol gasta em média 25% mais, é bem vantajoso.
E parando de olhar nosso bolso, etanol você tem redução na emissão de poluentes, é um combustível renovável e não dependente da Corruptobras, só ai é uma vantagem que deve-se levar em conta também antes de pensar o inconveniente de abastecer com mais frequência e ter o motor mais esperto também na maioria das vezes.
Agora se precisa de autonomia, é outra conversa mas no dia a dia da cidade isso não é algo significativo pelo contrário, vendo o ponteiro cheio gastando R$50,00 já te deixa feliz.rs
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado Pjota Tomé 14 14.380 04/02/2024 14:50
Última Resposta: Marcelo Freitas
  pressao saindo pela vareta do oleo wando campos barreto 0 325 09/01/2024 14:35
Última Resposta: wando campos barreto
  Aquecimento Motor - CP BORDO EXTERNO CMP1969 4 5.170 13/11/2023 07:40
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Motor esquenta ao forçar nickleal 9 10.702 13/11/2023 07:37
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Coxim do motor Up! Tsi André MdM 0 639 19/09/2023 15:16
Última Resposta: André MdM
  Motor duração Lorran Gonzaga 1 1.281 10/04/2023 13:40
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Durabilidade do motor Danilo de Souza Lucas 16 16.626 10/10/2022 12:22
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Trocar motor MPI por TSI Liu Dias 3 2.368 08/10/2022 00:39
Última Resposta: Diego Pereira
  Compatibilidade Motor Parcial faso_sl 0 3.337 09/01/2022 08:58
Última Resposta: faso_sl
  MOTOR AQUECE QUANDO LIGA O AR CONDICIONADO LIGADO!!! Bruno Crespo 15 63.971 12/10/2021 11:00
Última Resposta: Marlon silva

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes