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PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
02/04/2016, 21:03
Resposta: #1
PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
Ola galera sou novo aqui, mas acompanho o fórum já a algum tempo desde que pensava em comprar um UP TSI.

Bom, comprei no fim do mês passado e recebo durante essa primeira semana de abril.
Uma coisa que reparei aqui é que ninguém gosta do pneu de baixa resistência a rolagem.
Minha duvida é a seguinte, no dia a dia é tão ruim assim? o meu vem com a rodas de liga 14 e o tal "duraplus".
Voces indicariam só trocar o pneu ou colocar uma roda maior ( esse é meu pensamento já sair da css e fazer troca ou vender a minha e colocar uma 15)?

valeu!
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03/04/2016, 10:28 (Resposta editada pela última vez em: 03/04/2016 10:33 por Leovza.)
Resposta: #2
RE: PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
Não pode generalizar, Apesar do Brasil essa história de baixa resistência ao rolamento ser obscuro, existe a etiquetagem europeia que deixa tudo claro.
A classificação varia de A a G (a, b, c, d, e, f, g) sendo A o melhor e G o pior Sendo que você trocar um pneu G por um A você teria uma economia teórica por volta de 7,5%.
Para o pneu ser considerado de baixa resistência ele pode ser A, B ou C.
No caso do Goodyear duraplus que é classe A, não utilizaram de grandes tecnologias para isso é por isso esse pneu tem baixo desempenho, basicamente sua única qualidade é ser de baixa resistência.
Coloquei no meu o Michelin XM2 que é índice B e tudo mudou para muito melhor, ele se equivale a um bom pneu "normal" porém sendo de baixa resistência, alta resistência a buraco e durabilidade.
Michelin tem a linha GreenX, pirelli linha cinturato, Bridgestone linha Ecopia entre outros, todos são pneus de baixa resistência porém possuem bom desempenho no geral, tive Primacy HP no jetta e hoje Primacy 3 e posso considerar até esportivos, agarram muito, e são Green X.
Quanto a trocar aro 14" pelo 15" vai do seu bolso, vai gastar o dobro, claro que uma roda 15" fica mais bonita, menor perfil do pneu vai dar melhor dirigibilidade é um pneu mais largo tipo 195/55 também vai beneficiar o desempenho, sem contar no pneu que praticamente qualquer coisa é melhor que esse Goodyear, eu mesmo como marca nunca gostei de Goodyear esse então.. Aff
Obs: se você anda sempre de boa, nunca corre e na chuva vai sempre devagar, daqueles que caiu um pingo de chuva no para brisa já reduz, não esquente a cabeça com os duraruim, ele dá conta.
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03/04/2016, 11:23
Resposta: #3
RE: PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
(03/04/2016 10:28)Leovza Escreveu:  Não pode generalizar, Apesar do Brasil essa história de baixa resistência ao rolamento ser obscuro, existe a etiquetagem europeia que deixa tudo claro.
A classificação varia de A a G (a, b, c, d, e, f, g) sendo A o melhor e G o pior Sendo que você trocar um pneu G por um A você teria uma economia teórica por volta de 7,5%.
Para o pneu ser considerado de baixa resistência ele pode ser A, B ou C.
No caso do Goodyear duraplus que é classe A, não utilizaram de grandes tecnologias para isso é por isso esse pneu tem baixo desempenho, basicamente sua única qualidade é ser de baixa resistência.
Coloquei no meu o Michelin XM2 que é índice B e tudo mudou para muito melhor, ele se equivale a um bom pneu "normal" porém sendo de baixa resistência, alta resistência a buraco e durabilidade.
Michelin tem a linha GreenX, pirelli linha cinturato, Bridgestone linha Ecopia entre outros, todos são pneus de baixa resistência porém possuem bom desempenho no geral, tive Primacy HP no jetta e hoje Primacy 3 e posso considerar até esportivos, agarram muito, e são Green X.
Quanto a trocar aro 14" pelo 15" vai do seu bolso, vai gastar o dobro, claro que uma roda 15" fica mais bonita, menor perfil do pneu vai dar melhor dirigibilidade é um pneu mais largo tipo 195/55 também vai beneficiar o desempenho, sem contar no pneu que praticamente qualquer coisa é melhor que esse Goodyear, eu mesmo como marca nunca gostei de Goodyear esse então.. Aff
Obs: se você anda sempre de boa, nunca corre e na chuva vai sempre devagar, daqueles que caiu um pingo de chuva no para brisa já reduz, não esquente a cabeça com os duraruim, ele dá conta.

Valeu pelos esclarecimentos Leovza.
então a questão não é ser baixa resistência, mas sim a qualidade do composto.
de qualquer forma vou esperar receber o carro, que sabe eles erram la e colocam um michelin.

Quanto ao custo, se só em trocar os pneus ja iam mais de mil dilmas, então em troca por um 15 talvez de na mesma, entrego as minhas 14 novas com pneus e pego as 15 e compro o pneu melhor. ( só resta saber onde fazer essa troca-se alguém souber em BSB e puder informar)
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03/04/2016, 12:49 (Resposta editada pela última vez em: 03/04/2016 12:50 por Leovza.)
Resposta: #4
RE: PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
Quando comprei o meu dias antes tive uma despesa inesperada e tive que abandonar a troca, ia colocar aro 15" com 195/55 e não deu (ia custar uns R$3.000 sem troca), em campinas/SP estavam pagando menos de 1.000 no jogo, os lugares que compram tinham outros jogos.rs, troquei os pneus e um mês depois consegui vender os pneus por 600,00, ou seja gastei de fato menos de 800,00 pois coloquei 185/65 R14 com índice H que é mais caro mas mais adequado, e coloquei dos mais caros.
Se quer performance, mesmo que use 185/65 R14 não vai encontrar pneus adequados, já no 195/55r15 (original é 185/60 porém já que vai mexer mexa direto.rs) você teria por exemplo o Bridgestone Potenza GIII, Esse pneu é muito bom em desempenho, porém você terá perda de consumo clara tanto pelo peso do conjunto como pelo pneu que não foca economia e sim desempenho.
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04/04/2016, 09:03
Resposta: #5
RE: PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
(02/04/2016 21:03)celomatica Escreveu:  Ola galera sou novo aqui, mas acompanho o fórum já a algum tempo desde que pensava em comprar um UP TSI.

Bom, comprei no fim do mês passado e recebo durante essa primeira semana de abril.
Uma coisa que reparei aqui é que ninguém gosta do pneu de baixa resistência a rolagem.
Minha duvida é a seguinte, no dia a dia é tão ruim assim? o meu vem com a rodas de liga 14 e o tal "duraplus".
Voces indicariam só trocar o pneu ou colocar uma roda maior ( esse é meu pensamento já sair da css e fazer troca ou vender a minha e colocar uma 15)?

valeu!

Sugiro a troca desses pneus, derrapam facilmente. No seu caso eu colocaria as rodas de 15 polegadas do modelo Speed UP! que é facilmente encontradas na internet e pneus Michelin.
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04/04/2016, 10:36
Resposta: #6
RE: PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
(04/04/2016 09:03)diegorji Escreveu:  Sugiro a troca desses pneus, derrapam facilmente. No seu caso eu colocaria as rodas de 15 polegadas do modelo Speed UP! que é facilmente encontradas na internet e pneus Michelin.


Valeu a dica, vou pegar ele hoje e ja ir trocar essas rodas e pneus, depois tento vender
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04/04/2016, 17:20 (Resposta editada pela última vez em: 04/04/2016 17:22 por maraccini.)
Resposta: #7
RE: PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
Concordo com tudo que o Leovza comentou  e ainda acho que o problema do Duraplus pode ser devido a largura e ou altura (175/70R14) explico:  pneus 175 tem 3 canais (sulcos) no pneu de drenagem enquanto um 185 tem no mínimo 4 canais (sulcos) e se um desenho foi projetado para 185 reduzi-lo para 175 não apresenta mesmo comportamento/dirigibilidade e a altura a maioria dos veículos que utilizam este perfil (/70)são comerciais leves (picapes pequenas), tem mais jogo lateral (movimento) que um /65 Que pode estar causando o movimento impreciso deste.

Por curiosidade as vezes pergunto ao dono quando vejo este pneu em outros carros na medida 175/65R14 sobre o comportamento e bem menos pessoas falam tanto mal deste pneu como os donos do UP. Seria o perfil ?? Ou acerto de suspensão ?? 

As fabricas e especialistas falam que pneus verdes (eco ou green) apresentam comportamento melhor na chuva devido aos compostos deste e que investem milhões no desenho da banda de rodagem para melhorar este comportamento na chuva MAS acho que estas duas idéias são conflitantes para que gastar milhões SE pneu já tem naturalmente comportamento bom na chuva ? Mas aqui tb temos uma surpresa pois o Duraplus é ainda pior na chuva e esta afirmação inclusive da Goodyear está errada!!!!

Mas pessoalmente não faz sentido um pneu ser bom de chuva e ruim no seco , já tive pneus "específicos" projetados para chuva e tinha tb ótimo comportamento no seco mas a maioria gastavam (durabilidade) muito rápido no seco . (inclusive da própria Goodyear) 

Quanto a segurança ainda mais se for TSI saia logo do Duraplus e um pneu maior como disse o Leovza ajudará a dar tração. .

Abraço
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04/04/2016, 18:27
Resposta: #8
RE: PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
To ficando velho mesmo....kkkkk
Sou do tempo que 185/60R14 era pneu esportivo.
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04/04/2016, 19:31 (Resposta editada pela última vez em: 04/04/2016 19:35 por Massa.)
Resposta: #9
RE: PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
(02/04/2016 21:03)celomatica Escreveu:  Ola galera sou novo aqui, mas acompanho o fórum já a algum tempo desde que pensava em comprar um UP TSI.

Bom, comprei no fim do mês passado e recebo durante essa primeira semana de abril.
Uma coisa que reparei aqui é que ninguém gosta do pneu de baixa resistência a rolagem.
Minha duvida é a seguinte, no dia a dia é tão ruim assim? o meu vem com a rodas de liga 14 e o tal "duraplus".
Voces indicariam só trocar o pneu ou colocar uma roda maior ( esse é meu pensamento já sair da css e fazer troca ou vender a minha e colocar uma 15)?

valeu!
Concordo com o que o Leovza falou.

Pela minha experiência com o Duraplus R14, se você dirige tranquilamente tanto na cidade quanto estrada, o Duraplus é ''usável''. Não é de todo ruim, mas também não é lá grandes coisas.
Não é do tipo de pneu que voltaria a colocar novamente, saca?
Como meu modo de condução é tranquilo e não quero gastar bem mais em rodas R15 + pneus que são mais caros em relação ao R14, quando trocar irei por os Michelin XM2 ou Ecopia.

Agora se seu modo de direção é mais agressivo e precisa pegar muitas ruas íngremes, esqueça esse Duraplus. Ainda mais que o TSI é mais arisco do que o MPI.
Pegar uma súbida íngrime ainda mais em piso molhado com esse pneu, dá medo do pneu não ter tração suficiente pro carro subir.
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04/04/2016, 21:09 (Resposta editada pela última vez em: 04/04/2016 21:21 por celomatica.)
Resposta: #10
RE: PNEUS 14 MELHOR OU RODA 15?
(04/04/2016 17:20)maraccini Escreveu:  Concordo com tudo que o Leovza comentou  e ainda acho que o problema do Duraplus pode ser devido a largura e ou altura (175/70R14) explico:  pneus 175 tem 3 canais (sulcos) no pneu de drenagem enquanto um 185 tem no mínimo 4 canais (sulcos) e se um desenho foi projetado para 185 reduzi-lo para 175 não apresenta mesmo comportamento/dirigibilidade e a altura a maioria dos veículos que utilizam este perfil (/70)são comerciais leves (picapes pequenas), tem mais jogo lateral (movimento) que um /65 Que pode estar causando o movimento impreciso deste.

Por curiosidade as vezes pergunto ao dono quando vejo este pneu em outros carros na medida 175/65R14 sobre o comportamento e bem menos pessoas falam tanto mal deste pneu como os donos do UP. Seria o perfil ?? Ou acerto de suspensão ?? 

As fabricas e especialistas falam que pneus verdes (eco ou green) apresentam comportamento melhor na chuva devido aos compostos deste e que investem milhões no desenho da banda de rodagem para melhorar este comportamento na chuva MAS acho que estas duas idéias são conflitantes para que gastar milhões SE pneu já tem naturalmente comportamento bom na chuva ? Mas aqui tb temos uma surpresa pois o Duraplus é ainda pior na chuva e esta afirmação inclusive da Goodyear está errada!!!!

Mas pessoalmente não faz sentido um pneu ser bom de chuva e ruim no seco , já tive pneus "específicos" projetados para chuva e tinha tb ótimo comportamento no seco mas a maioria gastavam (durabilidade) muito rápido no seco . (inclusive da própria Goodyear) 

Quanto a segurança ainda mais se for TSI saia logo do Duraplus e um pneu maior como disse o Leovza ajudará a dar tração. .

Abraço

(04/04/2016 18:27)Otavio Marcondes Escreveu:  To ficando velho mesmo....kkkkk
Sou do tempo que 185/60R14 era pneu esportivo.

(04/04/2016 19:31)Massa Escreveu:  Concordo com o que o Leovza falou.

Pela minha experiência com o Duraplus R14, se você dirige tranquilamente tanto na cidade quanto estrada, o Duraplus é ''usável''. Não é de todo ruim, mas também não é lá grandes coisas.
Não é do tipo de pneu que voltaria a colocar novamente, saca?
Como meu modo de condução é tranquilo e não quero gastar bem mais em rodas R15 + pneus que são mais caros em relação ao R14, quando trocar irei por os Michelin XM2 ou Ecopia.

Agora se seu modo de direção é mais agressivo e precisa pegar muitas ruas íngremes, esqueça esse Duraplus. Ainda mais que o TSI é mais arisco do que o MPI.
Pegar uma súbida íngrime ainda mais em piso molhado com esse pneu, dá medo do pneu não ter tração suficiente pro carro subir.

Galera acho que é unanimidade, esse pneu não foi melhor opção da VW.
não é questão de dirigir sempre agressivamente, mas uma hora ou outra vc se encontra em uma situação que precise de segurança, e quanto mais melhor, e este foi um dos fatores que me fez decidir pelo carro.
Hoje peguei o carro rodei 30 km só, no transito, não senti tanta instabilidade, porem ainda não me acostumei com o carro e nenhum momento tive pista livre, agora minha esposa que vinha no banco de trás fez o seguinte relato "se trocar esse pneu diminui esse joga joga, troque logo", o carro balança muito atras, em rotatórias e etc.

Na entrega me falaram que a calibragem e 26 e 28 e cheio pra estrada 32 . achei grande a diferença e pouco esse 26.

Bom vou trocar o pneu amanhã e relato aqui se realmente é perceptível a diferença.
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