Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++
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17/03/2017, 22:12
(Resposta editada pela última vez em: 17/03/2017 22:40 por diegorji.)
Resposta: #1
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Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++
Material 9L Água destilada 3L do Fluido G12++ Alicate para abraçadeiras Termodensimetro ( opcional ) Luvas Óculos de Proteção Caso o seu sistema de arrefecimento esteja perdendo líquido é necessário realizar o teste de estanqueidade do sistema com uma bomba de pressão, geralmente no caso da versão MPI é comum ocorrer vazamento na carcaça da válvula termostática, inspecione o componente caso tenha este problema. 1- Abra a tampa do reservatório de expansão 2- suspenda o carro num local plano 3 - Na parte inferior direita do parachoque fica localizada esta mangueira, retire a abraçadeira com o alicate. 4 - Complete o sistema com água destilada até a marca máx do reservatório de expansão e feche com a tampa. 5 - Ligue o carro e mantenha a rotação em 3800 RPM até que o eletroventilador acione, perceberá que ao abrir a válvula termostática a água destilada ficará rosada. 5.5 mude o seletor de temperatura do ventilador para quente de modo que o fluido circule por todo o sistema 6- após desligar espere o motor esfriar 7- Drene o Sistema 8- Complete com a proporção de 2,25L de aditivo e 3,35L de água destilada ( proporção de 40% de aditivo e 60% de água ) - o máximo de aditivo suportado pelo sistema é de 60%, não ultrapasse esta porcentagem ou terá problemas 9 - Verifique se a mistura ficou na marca MAx do reservatório de expansão, feche com a tampa e ligue o motor. 10- Analise com o motor ligado se a mangueira do radiador não apresenta nenhum vazamento 10.5 - Com o termodensimetro verifique a proporção de aditivo no sistema 11- serviço concluído O fluido do arrefecimento deve ser coletado e entregue em algum posto que proceda com a destinação final do resíduo. Este tutorial tem o intuito de ajudar, faça por sua conta e risco. |
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18/03/2017, 15:09
(Resposta editada pela última vez em: 18/03/2017 15:11 por diegorji.)
Resposta: #2
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RE: Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++
OBS 1:
3.1 - Retire a mangueira, coloque algum reservatório com pelo menos 6L de capacidade por baixo da mangueira que foi retirada e deixe o fluido ser drenado. OBS 2: 3.2 - Ao retirar a mangueira será drenado apenas 2,5 Litros, o restante do líquido está contido dentro de outras mangueiras, aquecedor e bloco do motor. |
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26/04/2017, 23:15
Resposta: #3
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RE: Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++
Amigo, qual a capacidade do sistema de arrefecimento do up mpi? Aquele aditivo g13 tem somente de 1,5. Compro quantos pra efetuar a troca?
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30/04/2017, 15:09
(Resposta editada pela última vez em: 30/04/2017 15:11 por diegorji.)
Resposta: #4
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RE: Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++
(26/04/2017 23:15)Joaoaurichio Escreveu: Amigo, qual a capacidade do sistema de arrefecimento do up mpi? Aquele aditivo g13 tem somente de 1,5. Compro quantos pra efetuar a troca? João, leia o tutorial que está tudo bem explicado. Abs! Citar:8- Complete com a proporção de 2,25L de aditivo e 3,35L de água destilada ( proporção de 40% de aditivo e 60% de água ) - o máximo de aditivo suportado pelo sistema é de 60%, não ultrapasse esta porcentagem ou terá problemas |
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30/04/2017, 15:33
(Resposta editada pela última vez em: 30/04/2017 15:36 por Joaoaurichio.)
Resposta: #5
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RE: Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++
Entendi, amigo e quanto se entrar ar no sistema, como faço para tirar? Se sabe? Sera que efetuar a troca pelo retorno do reservatorio não seria melhor? Para evitar de entrar ar?
Outra coisa que não entendi muito bem amigo, você primeiro tira a agua do reservatorio retirando a mangueira de baixo do radiador, ai então completa com agua desmineralizada, ai liga o carro, deixa acionar ventoinha, liga ar quente, ai então retira a mangueira novamente para tirar restante de agua, para depois completar com tudo limpo? É isso? |
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01/05/2017, 23:19
(Resposta editada pela última vez em: 01/05/2017 23:20 por diegorji.)
Resposta: #6
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RE: Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++
(30/04/2017 15:33)Joaoaurichio Escreveu: Entendi, amigo e quanto se entrar ar no sistema, como faço para tirar? Se sabe? Sera que efetuar a troca pelo retorno do reservatorio não seria melhor? Para evitar de entrar ar? Esse passo a passo eu retirei do Elsawin, mesmo programa utilizado nas concessionárias. No tocante ao ar do sistema há uma máquina no material técnico que o elimina durante a troca, se não tiver a máquina, nosso caso, tem que esperar o carro esfriar para abrir o reservatório de expansão. Exato, liga o carro, mantém a rotação para que a válvula termostática abra, depois drene o sistema e complete com a proporção recomendada de aditivo e água desmineralizada Um erro muito comum que inclusive várias oficinas vem fazendo com UP! é retirar a mangueira, drenar apenas o que estava contido no radiador e reservatório de expansão e não trocam o restante do líquido que está contido no ar quente, bloco e demais mangueiras. |
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02/05/2017, 00:26
(Resposta editada pela última vez em: 02/05/2017 00:33 por Joaoaurichio.)
Resposta: #7
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RE: Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++
Entendi amigo, muito obrigado, amanhã farei nesses passos o processo, iria drenar pelo retorno do reservatorio de agua, com motor frio retirarei o liquido do radiador e do reservatorio completando com agua destilada, funcionarei o motor junto com ar quente ligado, até acionar ventoinha ai então vou retirar retorno novamente retirar o restante liquido aditivo, completando então depois com agua desmineralizada+aditivo. Creio que ficará bom hahaha. Um abração.
Cara, sabe onde conseguiria baixar esse elsawin? |
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02/05/2017, 16:59
Resposta: #8
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RE: Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++ | |||
02/05/2017, 18:24
Resposta: #9
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RE: Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++
Entendi, ele tem versão portugues? Esse programa é o mesmo que as css usam né?
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02/05/2017, 21:27
Resposta: #10
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RE: Tutorial - Troca do Líquido de Arrefecimento G12++
(02/05/2017 18:24)Joaoaurichio Escreveu: Entendi, ele tem versão portugues? Esse programa é o mesmo que as css usam né? Tem conteúdo em Português, mas eu sugiro utilizar o suporte em Espanhol, bem mais completo, conforme o idioma alguns módulos não abrem. Exato, o mesmo programa utilizado nas concessionárias da marca. |
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