Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
25/08/2015, 12:15 (Resposta editada pela última vez em: 25/08/2015 12:26 por tngustavo.)
Resposta: #1
Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
Ola!

Estou querendo instalar o rádio original no Up da minha namorada. Achei no Mercado Livre e comprei o rádio original, veio com fiação e o code.

O Up já tinha um rádio que foi instalado na concessionária, um Kenwood mp3. Retirei esse kenwood, estava com cabos adaptadores já conectados no chicote do carro. O chicote do carro era aquele OEM com 2 conectores: marrom + preto.

Instalei então o rádio original, que já tinha fiação com conector OEM adaptado. Olhando esse chicote adaptado, de cara, comparando com o conetor do Kewnood, notei que faltava 1 fio, o fio laranja, que acredito que seria a iluminação. Analisando o rádio do Up não tem nada sobre onde iria esse fio laranja. Também sobraram fios entre o conector padrão e o rádio original, são 4 ou 5 fios marrons, estão conectados no Can+, Can-, R, e outro pino sem nome.

Quando liguei o rádio pediu o code, mas com a seguinte mensagem Safe Code 2. E não dá pra digitar nada. Disseram pra deixar 2 horas ligado, mas o rádio se desliga em 30 minutos, mesmo com o carro ligado.

Outros detalhes: Percebi que não liga a iluminação do rádio
E também o rádio só liga com a chave (diferente do original que pode ligar sem a chave).

Não consigo fazer o rádio funcionar, fica somente mostrando Safe Code 2.
Alguém já fez isso? Alguém tem idéias?





Algumas imagens para facilitar o entendimento:

Trazeira do rádio original com fios no conector VW original:
[Imagem: fios_radio_up.jpg]


Esquema que desenhei no paint para explicar como estão os conectores do rádio e carro:
[Imagem: esquema_radio_up.png]


Esquema de ligação que estava colado em cima do rádio original:
[Imagem: esquema_fios.jpg]


Exemplo dos conectores OEM (o fio laranja aqui é azul):
[Imagem: conectores.jpg]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/08/2015, 13:18
Resposta: #2
RE: Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
Foto do rádio com o código "code 2 safe". Aqui supostamente eu deveria digitar o código para desbloquear, mas não consigo fazer nada. Então teria que aguardar 2 horas com o rádio ligado, me disseram. Mas o rádio desliga em 30 minutos.

[Imagem: safecode2.jpg]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/08/2015, 14:54 (Resposta editada pela última vez em: 25/08/2015 14:57 por tngustavo.)
Resposta: #3
RE: Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
Pelo que andei lendo, teria que ligar o Can+ e Can- no Canbus do carro. E o can seria responsável pela iluminação e outras funções. Mas onde achar esses dois fios do canbus?

E quanto ao fio marrom R, acredito que seja ligado em um relé, ao menos o símbolo no esquema parece um relé, ou não? Alguém entende de eletrônica pode esclarecer? E qual relé seria esse? Onde fica e qual modelo?

E quanto aos outros fios marrons? Ainda tenho outros 2 que são um mistério, um deles diz MUT/TEL, acho que esse deve ser para comando do volante de mudo, mas não sei ao certo. E o outro que não tem nome? Será pra que?

Tem também um ponto de solda na carcaça do rádio, parece que tinha algum fio aí, provavelmente um terra, mas porque se já tem o negativo vindo para o rádio, que é aterrado também (estou certo)?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/08/2015, 15:18
Resposta: #4
RE: Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
seu rádio com certeza foi mexido, ainda mais original não poderia ter fio isolado da tomada, não existe isso em original, se o fio não tem utilidade nem teria o fio, tem a tomada com digamos 8 saídas mas só 6 fios conectados, veja a fiação original do carro, por ser original deveria bater as cores, bitolas e etc.
Essa solda deve ser um aterramento da antena, o sinal da antena do up! É meio fraco, devem ter aterrado para ver se melhorava ou solando um amplificador de sinal aterrado ai para evitar interferência.
Minha saveiro já desmontei uma vez (o rádio é praticamente o mesmo) e uma das saídas do rádio que não tem fio é o remoto + para antena/amplificador que o rádio original não usa e nem tinha o fio, tive que arrumar uma tomadinha que encaixava na tomada original do som para ter o 12v para ligar o remoto do amplificador.
Canbus com certeza fica ligado inclusive no diagnóstico do carro fala do som também, só não sei se vai ter que ativar via cabo para tudo funcionar ou só ligar os fios já vai ter o parelho funcionando, inclusive se não me engano quando desbloqueia que o rádio acende as teclas.
Mas entre em contato com quem você comprou, esse rádio ai foi mexido, fios isolados e etc que não faz sentido nenhum já que esse som só serve em up!, deveria te dar assistência.
Code 2 se não me engano ocorre quando perde as chances de dar a senha correta, deram várias vezes erradas ai bloqueou exigindo uma senha "master" Ou que precisa ser desbloqueado via cabo, algo nesse sentido.
Isso não é cabrito???
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/08/2015, 17:21 (Resposta editada pela última vez em: 25/08/2015 17:23 por tngustavo.)
Resposta: #5
RE: Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
Pois é, também acho que foi mexido, alias, tenho certeza, porque ele veio com o plugue VW emendado com fita isolante em plugues OEM, aqueles preto e marrom (igual da foto acima). Isso sem dúvidas não é original. Segundo o cara que me vendeu, o CD não estava funcionando, também vi que tinha sido aberto pelo "void" na carcaça (provavelmente tentou consertar). Então eu já imaginava que alguma coisa ou outra não estaria 100%. Como não escuto CDs, não tem problema quanto a isso do CD.

No anúncio dizia que ele estava vendendo pois vendeu o carro. Minha suposição é que ele deve ter comprado o rádio também de outra pessoa que talvez trocou o som do Up, ou de algum Up com perda total. Não perguntei muito.

Sobre o chicote, pensando bem, o rádio original não vem com chicote né? O chicote não ficaria no carro mesmo? É parte da fiação original.

Curioso que isso do chicote OEM foi bom pro meu caso, pois meu Up tem esses 2 conectores OEM marrom e preto também. Não veio com o som original esse Up, mas foi instalado na concessionária um rádio kenwood com esse chicote OEM. Então falta os conectores CAN e demais fios. Se tem algum relé, provavelmente está faltando também.

Tem ideia de que podem ser esses fios marrons? Sei do CAN+ e CAN-, apesar de não saber de onde puxar. Mas e os demais? Será que o MUT/TEL é apenas compatibilidade com Up europeu e não tem uso?


Outra coisa, alguém tem fotos da fiação original do rádio do Up?

(25/08/2015 15:18)Leovza Escreveu:  seu rádio com certeza foi mexido, ainda mais original não poderia ter fio isolado da tomada, não existe isso em original, se o fio não tem utilidade nem teria o fio, tem a tomada com digamos 8 saídas mas só 6 fios conectados, veja a fiação original do carro, por ser original deveria bater as cores, bitolas e etc.
Essa solda deve ser um aterramento da antena, o sinal da antena do up! É meio fraco, devem ter aterrado para ver se melhorava ou solando um amplificador de sinal aterrado ai para evitar interferência.
Minha saveiro já desmontei uma vez (o rádio é praticamente o mesmo) e uma das saídas do rádio que não tem fio é o remoto + para antena/amplificador que o rádio original não usa e nem tinha o fio, tive que arrumar uma tomadinha que encaixava na tomada original do som para ter o 12v para ligar o remoto do amplificador.
Canbus com certeza fica ligado inclusive no diagnóstico do carro fala do som também, só não sei se vai ter que ativar via cabo para tudo funcionar ou só ligar os fios já vai ter o parelho funcionando, inclusive se não me engano quando desbloqueia que o rádio acende as teclas.
Mas entre em contato com quem você comprou, esse rádio ai foi mexido, fios isolados e etc que não faz sentido nenhum já que esse som só serve em up!, deveria te dar assistência.
Code 2 se não me engano ocorre quando perde as chances de dar a senha correta, deram várias vezes erradas ai bloqueou exigindo uma senha "master" Ou que precisa ser desbloqueado via cabo, algo nesse sentido.
Isso não é cabrito???

Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/08/2015, 11:07 (Resposta editada pela última vez em: 26/08/2015 11:09 por tngustavo.)
Resposta: #6
RE: Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
Esse aqui foi o rádio que comprei:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-6...earch=true


Mais alguém tem ideia de como fazer funcionar ou alguém que tenha fotos da fiação original do up?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/08/2015, 11:10
Resposta: #7
RE: Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
(25/08/2015 17:21)tngustavo Escreveu:  Tem ideia de que podem ser esses fios marrons? Sei do CAN+ e CAN-, apesar de não saber de onde puxar. Mas e os demais? Será que o MUT/TEL é apenas compatibilidade com Up europeu e não tem uso?


Não posso ajudar muito, mas tenho uma opinião sobre a conexão MUT/TEL, o rádio original reduz o volume quando engata a ré, não sei se é somente quando tem sensor de ré, mas pode ser este sinal.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/08/2015, 11:38
Resposta: #8
RE: Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
Valeu pela dica Flavio! E provavelmente é isso mesmo (se não for por CAN). Fico em dúvida sobre o que é por CAN e o que não é.

Além de dos pinos aí e do CAN, ainda tem 24 pinos em baixo que não sei se precisa usar algum (espero que não precise de todos). Acho que são para comunicar com os comandos de volante, os quais não temos aqui.

Eu só queria fazer o rádio funcionar com USB, AM/FM e bluetooth para atender celular e ouvir músicas, não precisava de outros sinais acho eu, mas vai saber como foi feito o rádio. Dizem que o CAN que comanda a luz dos botões, então esse certo que vai ser necessário. Mas não preciso de sinal de ré ou sensor (não tenho sensor), nem de sinal de velocidade para aumentar o som (não é necessário isso).


(26/08/2015 11:10)Flavio Pimenta Escreveu:  Não posso ajudar muito, mas tenho uma opinião sobre a conexão MUT/TEL, o rádio original reduz o volume quando engata a ré, não sei se é somente quando tem sensor de ré, mas pode ser este sinal.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/08/2015, 13:09 (Resposta editada pela última vez em: 26/08/2015 13:11 por Leovza.)
Resposta: #9
RE: Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
Vou achar a diagrama do som (não do carro) a noite e te passo.
Uma das tomadas pequenas é para uma entrada auxiliar tipo disqueteira que não se usa, a outra tem a ver com áudio mas acho que seria quando o microfone do viva voz é externo no plafon do teto por exemplo.
Já na principal se não me engano o terceiro fio marrom é do code do rádio tem um fio que acho que se comunica com o carro e sabe se for transferido para outro carro sem a energia ser desligada por exemplo..
Mas exija o desbloqueio pelo seu vendedor, ele te deve esse apoio, já ligar can e tal é outra conversa afinal você comprou já com o adaptador era para ligar, dar o código e funcionar.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/08/2015, 14:07 (Resposta editada pela última vez em: 26/08/2015 14:09 por tngustavo.)
Resposta: #10
RE: Trocar pelo rádio original. Atualmente tem um kenwood
Pois é, abri uma reclamação no Mercado Livre e já pedi auxilio para ele. Expliquei a situação e ele compreendeu e ofereceu que eu devolvesse o produto. Eu já instalei, retirei o rádio anterior, tirei as emendas, não queria colocar de volta o rádio anterior, queria ficar com esse aí se tivesse como. Fora que vou ter que pagar frete de volta de graça. Claro, é um valor a menos para perder se não tiver solução.

Obrigado Leovza, qualquer informação que tiver me ajuda, estou bem sem saber o que fazer. Não queria ter que gastar na concessionária para resolver isso, até porque vai saber quanto vão cobrar.

Quanto ao CAN, não seria necessário para code e iluminação?
Esse fio que você falou do CODE, sabe qual é?

Aguardo o diagrama. Obrigado.

(26/08/2015 13:09)Leovza Escreveu:  Vou achar a diagrama do som (não do carro) a noite e te passo.
Uma das tomadas pequenas é para uma entrada auxiliar tipo disqueteira que não se usa, a outra tem a ver com áudio mas acho que seria quando o microfone do viva voz é externo no plafon do teto por exemplo.
Já na principal se não me engano o terceiro fio marrom é do code do rádio tem um fio que acho que se comunica com o carro e sabe se for transferido para outro carro sem a energia ser desligada por exemplo..
Mas exija o desbloqueio pelo seu vendedor, ele te deve esse apoio, já ligar can e tal é outra conversa afinal você comprou já com o adaptador era para ligar, dar o código e funcionar.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Existe crossover no som original edney 15 19.581 31/12/2023 00:44
Última Resposta: Driver
  Duvidas sobre o funcionamento Som Original ettoregbalbi 0 1.837 01/11/2022 22:19
Última Resposta: ettoregbalbi
  Som ORIGINAL - Instalado com SUCESSO TheFixer 19 33.043 24/10/2021 22:58
Última Resposta: COSOARES
  Som traseira original take up 2014 Brenoo 1 7.798 08/02/2021 16:53
Última Resposta: eduardo.jalaim
Informação intalar sub com som original DéKenzo 2 5.199 28/10/2020 10:11
Última Resposta: NatanRavel
  som original andreluf 0 2.848 23/08/2020 08:53
Última Resposta: andreluf
  [Resolvido] Instalação Composition Phone em carros que vieram com o Radio simples aletortatop 7 11.100 03/07/2020 20:14
Última Resposta: aletortatop
  Som original com modulo e sub apresentando ruídos extremamente chatos e altos medley 5 10.538 22/01/2020 12:21
Última Resposta: Rafael Calil Ayres
  Rádio AR70 MP160BT silasrana 0 2.895 11/01/2020 21:13
Última Resposta: silasrana
Música Dúvida sobre troca do som Original tchauli 2 4.118 25/12/2019 17:07
Última Resposta: Antonio Fernandes

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes