VW Up! Clube do Brasil
Consumo de Combustível - Versão para Impressão

+- VW Up! Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com/forum)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Consumo de Combustível (/thread-175.html)



RE: Consumo de Combustível - Pagani - 05/02/2016 08:52

(04/02/2016 19:41)Antonio Fernandes Escreveu:  Acabei de calcular o consumo em 2160 km e qual não foi minha decepção, apenas 9,74 Km/L rodando com etanol em percurso misto, esperava muito mais deste carro que falam tantas maravilhas, de agora em diante quando ler algum 'cascaroleiro' dizendo que consegue média de 14 Km/L na cidade vou chamar de MENTIROSO na lata, estou avisando. O Up! gasta como qualquer outro carro de sua categoria, essa que é a triste verdade.

Cada um tem a própria experiência, tipo de percurso e peso de pé. Eu não faço médias menores de 15 km/l na gasolina (cheguei a quase 17 km/l, na cidade). Se usarmos a conta básica de que o etanol consome 30% a mais que a gasolina:
15 * 70% = 10,5 km/l, no mínimo.

No entanto, admito que meu percurso é favorável, porque pego bastante avenida, o que facilita rodar em 4ª marcha a rotações baixas.

Não existe milagre: se pisar forte (e especialmente o TSI parece que pede para que você faça isso) vai gastar como qualquer outro carro. A vantagem deste modelo é que você tem à disposição potência. Se precisar está lá, se não dá para rodar suave e economizar.

Em comparação ao carro anterior, um Kia Soul 1.6 automático, cortei os custos com combustível em aprox. 40%...


RE: Consumo de Combustível - maicon - 05/02/2016 08:56

(04/02/2016 19:41)Antonio Fernandes Escreveu:  Acabei de calcular o consumo em 2160 km e qual não foi minha decepção, apenas 9,74 Km/L rodando com etanol em percurso misto, esperava muito mais deste carro que falam tantas maravilhas, de agora em diante quando ler algum 'cascaroleiro' dizendo que consegue média de 14 Km/L na cidade vou chamar de MENTIROSO na lata, estou avisando. O Up! gasta como qualquer outro carro de sua categoria, essa que é a triste verdade.

Seria interessante dar detalhes de seus trajetos e modos de condução antes de insultar alguém.

Consumo depende de muitos outros fatores além do carro/motor. Até um hibrido pode decepcionar se muitos desses outros fatores não forem favoráveis.


RE: Consumo de Combustível - fdberger - 05/02/2016 09:29

etanol fiz média de 11.5... 12 km/l sou mentiroso ??? cada uma...


RE: Consumo de Combustível - GiS_Natal - 05/02/2016 09:36

Primeiro tanque do meu Cross Up! TSI

Rodou 648 km com 46,14 litros
Média de 14 km/l na gasolina.
40% cidade e 60% estrada.
Nesse primeiro tanque eu dei umas puxadinhas pra sentir o motor e na estrada também. Mas sempre respeitando o limite de 3/4 da velocidade máxima conforme o manual. Utilizo aplicativo gás Tracker pra medir na bomba.


RE: Consumo de Combustível - Jduarte - 05/02/2016 09:55

quando comprei o carro, tinha a expectativa de fazer entre 18 e 20 km/l na gasolina... fiz 22, consistentemente.

Agora usando etanol, estimo que fique entre 14 e 16 km/l, mas ainda vai demorar uns poucos dias para saber o resultado. Por enquanto, o odômetro parcial marcava 170 km e o mostrador do tanque ainda não tinha baixado para o 3/4 , quando cheguei do trabalho à 1 hora da manhã (ou seja, estava em 7/8). Já considero que quando ligar o carro novamente hoje, para ir trabalhar, o mostrador estará no 3/4 provavelmente, ele já se comportou assim.

Quem sabe o carro do Antonio tenha saído de fábrica só com 1ª e 2ª marchas, ou que o acelerador eletrônico dele tenha vindo com botão de tiro dos joysticks de atari ao invés do potenciômetro... Lingua ... brincadeirinha, hein!

Fazer um carro ser econômico é uma arte!

Obviamente ele tem que ter as condições para isso, e o up! é um dos melhores nesse aspecto, em ambas as versões (no MPI, as mais leves, de 2 portas) .


RE: Consumo de Combustível - fdberger - 05/02/2016 10:34

18 e 20 na gasolina vc estava bem exigente rsrsrssrs
qualquer carro que na cidade passe de 14.. 15 km/l já é altamente excelente !!!
infelizmente álcool não dá mais, o preço está abusivo !!!!
lembrando que na nossa gasolina temos 27% de álcool, se tivesse menos com certeza conseguiríamos médias ainda melhores.


RE: Consumo de Combustível - maicon - 05/02/2016 11:28

(05/02/2016 08:52)Pagani Escreveu:  Cada um tem a própria experiência, tipo de percurso e peso de pé. Eu não faço médias menores de 15 km/l na gasolina (cheguei a quase 17 km/l, na cidade). Se usarmos a conta básica de que o etanol consome 30% a mais que a gasolina:
15 * 70% = 10,5 km/l, no mínimo.

No entanto, admito que meu percurso é favorável, porque pego bastante avenida, o que facilita rodar em 4ª marcha a rotações baixas.

Não existe milagre: se pisar forte (e especialmente o TSI parece que pede para que você faça isso) vai gastar como qualquer outro carro. A vantagem deste modelo é que você tem à disposição potência. Se precisar está lá, se não dá para rodar suave e economizar.

Em comparação ao carro anterior, um Kia Soul 1.6 automático, cortei os custos com combustível em aprox. 40%...

Sim, o acelerador do TSI chama muito e acaba prejudicando consumo, ainda mais no início quando ainda estamos empolgados.

Depois de 2 meses com o carro já consegui 16,5km/l de etanol conferidos na bomba em viagem andando entre 100 e 110km/h. Mesmo assim não considero uma média de 10km/l de etanol ruim, se for considerar trajeto urbano. Agora me diz qual carro com o desempenho do Up TSI faz isso? Eu desconheço.


RE: Consumo de Combustível - Otavio Marcondes - 05/02/2016 11:51

Tradução: quer economia, dirija em ritmo de carro 1.0.
Bem...prefiro manter média horária acima da de combustível, portanto vou levando aqui fazendo 13 a 14km/L na gasool sem problema.


RE: Consumo de Combustível - Antonio Fernandes - 05/02/2016 12:03

Vão me desculpar (eu avisei), mas dizer que Up! faz, 14, 15, 16 Km na cidade.. das duas uma: ou só anda na descida (banguela) ou é cascarolagem da grossa. Já sou meio que veterano na vida, estou vacinado, minha família é cheia de gente assim, que adora arrotar vantagem em tudo. Comigo não cola, acho isso um desserviço pra quem quer comprar o carro e entra aqui pra colher informações.


RE: Consumo de Combustível - ArthurLM1 - 05/02/2016 12:16

(05/02/2016 12:03)Antonio Fernandes Escreveu:  Vão me desculpar (eu avisei), mas dizer que Up! faz, 14, 15, 16 Km na cidade.. das duas uma: ou só anda na descida (banguela) ou é cascarolagem da grossa. Já sou meio que veterano na vida, estou vacinado, minha família é cheia de gente assim, que adora arrotar vantagem em tudo. Comigo não cola, acho isso um desserviço pra quem quer comprar o carro e entra aqui pra colher informações.

Rodei 817,2 Km com um tanque de Gasolina Grid da Petrobras. Rodei cerca de 200Km em estrada duplicada e de boa pavimentação com velocidades entre 120 e 140Km/H. O restante foi uso urbano. Informo que utilizei o ar condicionado do veículo 100% do tempo.
Completei com exatos 47,99L de Gasolina Grid novamente.
Faça as contas...
17,0285 Km/L no Up! TSI.
Te falo depois do consumo em uso 100% urbano com ar condicionado 100% do tempo.
Só pra não te desanimar, segue um brinde:
[Imagem: IMG_20151024_WA0002.jpg]