VW Up! Clube do Brasil
Consumo de Combustível - Versão para Impressão

+- VW Up! Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com/forum)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Consumo de Combustível (/thread-175.html)



RE: Consumo de Combustível - flaviocc - 02/04/2016 17:59

Bem, considerando então meu tipo de percurso, acho que tá bom.

Para quem veio de um megane 2.0 tá ótimo.

Abs.


RE: Consumo de Combustível - NatanRavel - 06/04/2016 18:10

Minha ultima media na cidade com gasolina podium e ar-condicionado ligado poucas vezes fez 16.5 , normalmente faz entre 14 e 15 com gasolina comum

http://www.fuelly.com/car/volkswagen/up/2014/natanravel/341927


RE: Consumo de Combustível - Arthur D - 08/04/2016 15:14

Desde que comprei o meu (usado):
1º Tanque: 11,7
2º Tanque: 10,7
3º Tanque: 10,6

Rodando 25km diários com trânsito pesado de SP no Etanol.


RE: Consumo de Combustível - Leovza - 09/04/2016 10:14

Viajei ontem para a costa verde do Rio, Dom Pedro e Dutra, 100/110 em média (média no CB 91km/h por conta de pedágio e obras e ultrapassagens de caminhões) até o posto na divisa do estado 328km, quando parei no posto começou a abastecer e logo parou.rs 16,59l.. 19,76km/l 1 passageiro, pouca bagagem, um cachorro, ar condicionado 100% do tempo (termômetro externo variando de 30 a 34°).
Depois do posto começa a parte mais acidentada, peguei e depois 100km de estrada de fazenda com serra, ultrapassagens apertadas e cheguei fazendo uns 19km/h (afinei meu CB para 12% pessimista que no meu uso cotidiano fica muito perto do correto porém na estrada direto a média fica melhor que a marcada.
Quando subir a serra piora mas mesmo assim bom demais, se tivesse fresco, sem Ar, faria uns 22km/l com certeza, isso andando civilizadamente, de forma econômica mas nos limites das rodovias, ultrapassando muita gente, forma absolutamente prática.


RE: Consumo de Combustível - edsonmassao - 10/04/2016 10:54

UP TSi - 9400km
Etanol
percurso de 55% cidade, uns 30% de uso do AC, consumo de 10,9km/L na bomba

Dava pra rodar mais um pouco antes de completar, mas fiquei com receio do posto aumentar o valor do combustível (paguei R$ 2,599)


RE: Consumo de Combustível - eduardo.jalaim - 11/04/2016 11:41

(09/04/2016 10:14)Leovza Escreveu:  Viajei ontem para a costa verde do Rio, Dom Pedro e Dutra, 100/110 em média (média no CB 91km/h por conta de pedágio e obras e ultrapassagens de caminhões) até o posto na divisa do estado 328km, quando parei no posto começou a abastecer e logo parou.rs 16,59l.. 19,76km/l 1 passageiro, pouca bagagem, um cachorro, ar condicionado 100% do tempo (termômetro externo variando de 30 a 34°).
Depois do posto começa a parte mais acidentada, peguei e depois 100km de estrada de fazenda com serra, ultrapassagens apertadas e cheguei fazendo uns 19km/h (afinei meu CB para 12% pessimista que no meu uso cotidiano fica muito perto do correto porém na estrada direto a média fica melhor que a marcada.
Quando subir a serra piora mas mesmo assim bom demais, se tivesse fresco, sem Ar, faria uns 22km/l com certeza, isso andando civilizadamente, de forma econômica mas nos limites das rodovias, ultrapassando muita gente, forma absolutamente prática.
Olá amigo Leovza.

Consumo muito bom, mas gostaria de saber como afinou o CB, pois o meu é um tanto otimista (uns 10% pra mais no CB na maioria das medições em relação ao conferido via cálculo de km/litros que abastece, cálculo "de bomba"), não reparei numa opção a este respeito no VCDS.

Obrigado.

Até mais.


RE: Consumo de Combustível - Leovza - 11/04/2016 14:33

(11/04/2016 11:41)eduardo.jalaim Escreveu:  Olá amigo Leovza.

Consumo muito bom, mas gostaria de saber como afinou o CB, pois o meu é um tanto otimista (uns 10% pra mais no CB na maioria das medições em relação ao conferido via cálculo de km/litros que abastece, cálculo "de bomba"), não reparei numa opção a este respeito no VCDS.

Obrigado.

Até mais.
Via VCDS mesmo, o meu está no momento em 112% (12% pessimista, original é 100%) que para meu uso cotidiano 30% cidade e 70% estrada urbana (com bastante transito) o consumo está o mais preciso possivel, varia ai quando muito 2% para mais ou menos, ou seja, 0,2~0,3km/l no maximo, é a menor diferença que cheguei, ja deixei mais otimista e pessimista e sempre da diferença maior porem agora é bem mais aceitável (o problema dele não é só uma regulagem muito otimista para deixar o motorista feliz que é bem claro que isso existe e sim o sistema não consegue medir com muita precisão como outros modelos, em casa tenho o jetta, antes do up! uma saveiro cross e eles eram perfeitos), porem 100% estrada no up da uma diferença maior, vejo sempre que o consumo real fica melhor que o indicado, no caso deste tanque mencionado ficou em 5% que é uma diferença mais que o dobro dos limites normais de erro que ocorre nas medições em uso cotidiano, mesmo assim fica muito mais preciso que a regulagem original, isso sem nenhuma duvida.

Como você também chegou na conclusão de uns 10%, coloque lá 110% que vai ficar muito mais preciso e depois de umas três reabastecidas, coloque um relato de como ficou, sem duvida nenhuma ficará muito mais preciso, pode ter certeza. Estou sem o cabo neste momento e não consigo falar qual a opcao exata, mas se lembrar amanha posto.

Obs: Ele só vai começar a fazer a nova leitura a partir da regulagem, ou seja, se você regular ele no meio do tanque, no proximo abastecimento ele não vai dar o resultado esperado pois você vai ter meio tanque na medição antiga e meio na nova.
Obs: Estou sem acesso ao cabo no momento e não consigo te falar qual o nome da opção exata, porem me breve se me lembrar eu posto.


RE: Consumo de Combustível - eduardo.jalaim - 11/04/2016 15:19

(11/04/2016 14:33)Leovza Escreveu:  Via VCDS mesmo, o meu está no momento em 112% (12% pessimista, original é 100%) que para meu uso cotidiano 30% cidade e 70% estrada urbana (com bastante transito) o consumo está o mais preciso possivel, varia ai quando muito 2% para mais ou menos, ou seja, 0,2~0,3km/l no maximo, é a menor diferença que cheguei, ja deixei mais otimista e pessimista e sempre da diferença maior porem agora é bem mais aceitável (o problema dele não é só uma regulagem muito otimista para deixar o motorista feliz que é bem claro que isso existe e sim o sistema não consegue medir com muita precisão como outros modelos, em casa tenho o jetta, antes do up! uma saveiro cross e eles eram perfeitos), porem 100% estrada no up da uma diferença maior, vejo sempre que o consumo real fica melhor que o indicado, no caso deste tanque mencionado ficou em 5% que é uma diferença mais que o dobro dos limites normais de erro que ocorre nas medições em uso cotidiano, mesmo assim fica muito mais preciso que a regulagem original, isso sem nenhuma duvida.

Como você também chegou na conclusão de uns 10%, coloque lá 110% que vai ficar muito mais preciso e depois de umas três reabastecidas, coloque um relato de como ficou, sem duvida nenhuma ficará muito mais preciso, pode ter certeza. Estou sem o cabo neste momento e não consigo falar qual a opcao exata, mas se lembrar amanha posto.

Obs: Ele só vai começar a fazer a nova leitura a partir da regulagem, ou seja, se você regular ele no meio do tanque, no proximo abastecimento ele não vai dar o resultado esperado pois você vai ter meio tanque na medição antiga e meio na nova.
Obs: Estou sem acesso ao cabo no momento e não consigo te falar qual o nome da opção exata, porem me breve se me lembrar eu posto.
Obrigado amigo.

A opção já até imagino qual seja, pois eu vi uma opção que traduzindo é algo como correção no consumo e estava com um parâmetro de 100%, depois eu tento alterar isso no meu carro, pois na época por não saber do que se tratava e como de fato alterar (porcentagem a ser assumida) nem tentei algo a respeito.

Assim que eu alterar e chegar em algum resultado eu dou um retorno.

Até mais.


RE: Consumo de Combustível - Carlos Ipatinga - 17/04/2016 12:12

Abasteci o move up tsi hoje, 17/04.

Combustível: Gasolina aditiva grid
Litros: 37,62
Valor pago: 144,99
Valor do litro: 3,85
KM rodados: 495
Media: 13,16

Meu trajeto é 80% na cidade e 20% em BR.
Ar condicionado funcionando em 95% do trajeto.
Calculo feito na bomba de combustível.


RE: Consumo de Combustível - hdinarte - 21/04/2016 19:56

O meu move up tsi, até os primeiros 3 mil km, com 1 tanque fez média de 700km com gasolina na cidade e 600 km com alcool , variando o uso do ar condicionado, após os 3 mil rodados, passou afazer entre 500-570 km com álcool e 600-700 km com gasolina aditivada, nas mesmas condições. Diminuiu um pouco, ma está acima da média informada pelo inmetro, fazendo hoje entre 14 e 15km/l na gasolina e 11 e 12 no álcool. Isso no real, desconsiderando o computador de bordo.