VW Up! Clube do Brasil
Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - Versão para Impressão

+- VW Up! Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com/forum)
+-- Fórum: Geral (/forum-1.html)
+--- Fórum: Tutoriais (/forum-4.html)
+--- Tópico: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina (/thread-2941.html)



Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - diegorji - 20/03/2017 21:10

Material necessário:
1,5 Litros de fluido DOT4
Caneta de teste
Máquina de Sangria de Freios kITEST
Macaco
Chave de roda
Torquímetro
Chave Fixa n° 7 para as rodas Traseiras
Chave fixa n° 11 para as rodas Dianteiras


1- Verifique com a caneta de teste se o Fluido de Freio está contaminado ou caso não a tenha o prazo de troca é a cada 12 meses

[Imagem: 20170320_134443.md.jpg]

2- A máquina da Kitest tem uma tampa padrão que é compatível com o reservatório do fluido de freio do VW UP!, no caso daqueles que pretendem construir uma máquina de sangria utilizando um Pulverizador esta é a tampa que pode ser adquirida.

[Imagem: 20170320_101529.md.jpg]

2.1- Com a Seringa retire o fluido de freio usado do reservatório e encha com o novo.

[Imagem: 20170320_102116.md.jpg]

3-Coloque a tampa no reservatório e em seguida a mangueira com o engate rápido

[Imagem: 20170320_113656.md.jpg]

4- Abasteça a máquina com o Fluido de Freio DOT4 e feche com a tampa

[Imagem: 20170320_114104.md.jpg]

4.1 Ligue a máquina nos polos da bateria

[Imagem: 20170320_113650.md.jpg]

OBS: Segundo o procedimento da montadora a sangria deve ser feita em formato de Z, começando pela roda traseira esquerda, depois a traseira direita, logo em seguida a dianteira esquerda e finalizando pela dianteira direita.

OBS 2: Ao utilizar a máquina você deve pressionar o botão enquanto estiver saindo bolhas ou líquido contaminado, quando começar a sair líquido claro ou de outra cor do que estava sendo utilizado deverá ser fechado a sangria, o detalhe importante é que não pode para de ter pressão na linha antes de fechar o parafuso de sangria, isso causa bolhas de ar no sistema e diminui consideravelmente a eficiência do sistema.

4.2- Retire as rodas

5- Tire a tampa do Sangrador e coloque o recipiente de coleta do fluido

[Imagem: 20170320_113223.md.jpg]

[Imagem: 20170320_113234.md.jpg]

6- Com a chave fixa N°7 abra o parafuso de sangria nas rodas traseiras

[Imagem: 20170320_113309.md.jpg]

7- Com a Chave fixa fixa N°11 faça a sangria das rodas dianteiras

8- É necessário no mínimo 100 Ml de fluido de cada roda para efetuar a sangria

9- Após efetuar a sangria retire o excesso de fluido do reservatório com a seringa

10- Com a caneta de teste verifique se o sistema está livre de contaminação

[Imagem: 20170320_133344.md.jpg]

10.1- Recoloque as rodas com 30 Nm

11- Serviço concluído


12- Descarte o fluido de Freio em algum posto de combustível

Este tutorial tem o intuito de ajudar, faça por sua conta e risco.


RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - diegorji - 21/03/2017 05:23

Video Demonstração:


https://youtu.be/2mpLAgQxhWk




RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - vw555 - 19/04/2017 15:44

Caro amigo, precisa por fluido novo com seringa no reservatorio? não seria apenas por fluido novo na maquina? eu fico segurando o botão da maquina ate sair fluido novo certo? ai eu paro fecho a sangria do roda eu vou para a proxima roda certo?
agradeco


RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - diegorji - 19/04/2017 22:52

É recomendável por um novo fluido no reservatório antes de utilizar a máquina.

Você deve drenar o Fluido contaminado do reservatório de modo a facilitar o procedimento, isso proporcionará uma menor contaminação e diminuirá o tempo para substituir todo o fluido

Conforme instruções do fabricante da máquina, deve-se segurar o botão enquanto aparecer bolhas e fluido contaminado, o parafuso deve ser fechado com pressão na linha de modo a não criar bolsões de ar, por isso eu não recomendo máquinas caseiras que utilizam pulverizadores ou qualquer outro meio que não estabeleça pressão na linha enquanto estiver realizando o procedimento.

Exato, Segundo o Elsawin a substituição do Fluido de freio do UP! é feito no formato em Z.

Deverá sangrar no mínimo 100 Ml em cada roda.


RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - Filipe_Machado - 22/04/2017 21:48

Dúvida: Não deveria usar o Scanner para liberar o módulo de ABS ?

PS: diegorji, tu é mecânico ? Curiosidade apenas

Abs!


RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - diegorji - 23/04/2017 08:18

(22/04/2017 21:48)Filipe_Machado Escreveu:  Dúvida: Não deveria usar o Scanner para liberar o módulo de ABS ?

PS: diegorji, tu é mecânico ? Curiosidade apenas

Abs!

Este modelo não necessita conforme instruções de reparação do fabricante, segundo o Elsawin.

Tenho formação Técnica em Mecânica Industrial e em Mecânica Automotiva, mas não atuo na área.


RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - Filipe_Machado - 23/04/2017 15:34

(23/04/2017 08:18)diegorji Escreveu:  Este modelo não necessita conforme instruções de reparação do fabricante, segundo o Elsawin.

Tenho formação Técnica em Mecânica Industrial e em Mecânica Automotiva, mas não atuo na área.

Ahhh ótimo saber que não precisa do Scanner.

Perguntei por 2 motivos:
1- Tu tem várias ferramentas maneiras
2- Eu tava pensando em fazer técnico em Mecânica (por gostar e até pra atuar na área) - já tenho outra formação acadêmica (nada a ver com mecânica).

Abraços


RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - diegorji - 23/04/2017 16:14

(23/04/2017 15:34)Filipe_Machado Escreveu:  Ahhh ótimo saber que não precisa do Scanner.

Perguntei por 2 motivos:
1- Tu tem várias ferramentas maneiras
2- Eu tava pensando em fazer técnico em Mecânica (por gostar e até pra atuar na área) - já tenho outra formação acadêmica (nada a ver com mecânica).

Abraços

Eu tenho as ferramentas por ser um entusiasta no assunto, sempre aprendo todos os dias, principalmente nessa área de Mecânica Automotiva e vejo como muito positivo o compartilhamento de informações.

Vejo alguns Mecânicos se vangloriarem na internet com algo que deveria ser obrigação, prestar um serviço de qualidade, apresentam-se como donos da razão, criticam a tudo e a todos, mas cobram excessivamente por apertar um parafuso com torquímetro ou por ter acesso a informações técnicas, esse último ponto é o "Segredo" desses caras, por isso sempre tenho em mente em compartilhar as informações, assim acaba com certos mitos que dominam o Brasil e honestamente me enojam.

Outro motivo é a falta de conhecimento da maioria dos mecânicos, não vou criticar esses profissionais, geralmente são pessoas com poucos recursos que aprendem tudo na tentativa e erro, nosso país não permite a devida qualificação.

Eu fiz o curso Téc. em Mecânica pela Faetec ( Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá ), a época era bem diferente do que é oferecido hoje, estive na Escola mês passado e fiquei entristecido ao ver tudo largado, os alunos se orgulhavam de ostentar seus jalecos com emblema da fundação, havia disposição para competirmos em feiras técnicas com escolas também renomadas como o Cefet-RJ, hoje está largado ao Deus dará, por isso sugiro o curso do Senai, inclusive estou pensando em me matricular no curso de Elétrica automotiva, tenho pouco conhecimento na área.

Abs!


RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - Russo - 06/03/2018 06:51

Opa, sem a maquina seria 1,5L de fluido ? e o carro tem que estar com o freio de mão acionado ?


RE: Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina - diegorji - 30/03/2018 10:18

1 ano e 15 dias após a troca ( serviço executado em 15/03/17 ), menos de 1% de umidade:

[Imagem: 20180328_152947.jpg]

(06/03/2018 06:51)Russo Escreveu:  Opa, sem a maquina seria 1,5L de fluido ? e o carro tem que estar com o freio de mão acionado ?

Russo, sem a máquina não saberia te responder.