VW Up! Clube do Brasil
VW e os direitos humanos - Versão para Impressão

+- VW Up! Clube do Brasil (https://forum.vwupclube.com)
+-- Fórum: Geral (/forum-1.html)
+--- Fórum: Notícias (/forum-16.html)
+--- Tópico: VW e os direitos humanos (/thread-3831.html)

VW e os direitos humanos - ftguerreiro - 18/04/2019 10:00

VW e os direitos humanos

https://www.cartacapital.com.br/opiniao/a-responsabilidade-historica-da-volkswagen-no-brasil-de-bolsonaro/?utm_campaign=newsletter_rd_-_18042019&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

RE: VW e os direitos humanos - Massa - 25/04/2019 17:26

Na boa, carta capital tem credibilidade zero. Jornalismo politicamente enviesado.

RE: VW e os direitos humanos - ftguerreiro - 29/04/2019 08:47

quais canais de informação vc utiliza e recomenda?

RE: VW e os direitos humanos - Massa - 30/04/2019 00:35

(29/04/2019 08:47)ftguerreiro Escreveu:  quais canais de informação vc utiliza e recomenda?
Falei isso apenas com a intenção de informar.
Hoje está bem complicado essa questão de fontes e tal, pq a grande mídia tá fogo e intoxicando muita coisa de maneira geral.

Mas sem querer entrar mais afundo sobre isso, em se tratando de carros eu pesquiso em alguns sites e canais como: FlatOut, Auto Entusiastas, Opinião Sincera, A Roda e Carros de Colecionadores.
Tem muito conteúdo bom e até mais aprofundado pra quem é mais gearhead.

RE: VW e os direitos humanos - ftguerreiro - 30/04/2019 08:27

Sr. Massa, bom dia.

As pessoas hoje nessa época de redes sociais e fake news tendem a se informar por canais pouco confiáveis como YouTube, Facebook e Whatsapp, uma coisa que aprendi durante a pesquisa bibliográfica do mestrado é verificar a seriedade de onde colhemos nossas informações, sejam elas técnicas sobre mecânica, história, política ou qualquer outro ramo do conhecimento Humano.
No caso da minha postagem sobre história e postura ética da VW mundial dois pontos surgem:

1) A VW é uma empresa alemã com parte do capital estatal e parte da família de seu fundador, que por muitas vezes teve ligações com assuntos incômodos como a relação com o Nazismo e mais recentemente com o escândalo do Diesel Gate.

https://www.dw.com/pt-br/como-a-volks-cooperou-com-a-ditadura-brasileira/a-39811612

2) A maioria dos canais de informação tem viés ideológico, porém há canais que respeitáveis de direita e esquerda, por exemplo, do ramo conservador costumo consultar Valor Econômico, Infomoney, Estadão e Folha de São Paulo do ramo progressista costumo consultar Carta Capital, Balaio do Kotscho, Blog do Kennedy, Pragmatismo Político, e para ter uma visão bem ampla completo minhas fontes de informações com alguns canais internacionais importantes como BBC, El Pais e Deutsche Welle. Whatsapp e redes sociais em geral apenas para comunicação e recreação descompromissada, pois são fontes com nenhuma confiabilidade.

Para mim o mais importante é poder avaliar pontos de vista divergentes e poder criar minhas próprias convicções, viver numa bolha em que todos concordam conosco invariavelmente nos levam a convicções errôneas.

No ramo automotivo não é diferente, gosto muito do Opinião Sincera e do Carros com Camanzi, o primeiro é totalmente isento e segundo é muito isento, já Autoentusiastas nunca comenta problemas técnicos recorrentes de nenhuma marca, muito estranho, por isso parei de acompanhar. No assunto específico de mecânica automotiva creio que os canais mais isentos são Mecfire e Denis Injetcar.

Abraço, obrigado por permitir enriquecer as discussões desse fórum de idéias.

RE: VW e os direitos humanos - Massa - 30/04/2019 13:45

Opa, boa tarde.

Concordo que procurar fontes sérias é primordial para enriquecer as pesquisas em qualquer área, assim como entender todos os lados pra não viver apenas numa bolha e encontrar o que faz mais sentido pra vc.
Whats e facebook não tem como confiar muito mesmo. Porém o whats tem um lado positivo neste ponto, dando um exemplo bem específico da greve dos caminhoneiros. Tendo um círculo confiável de contatos presentes nas regiões onde está acontecendo isso, é mais confiável se informar do que o que vemos nas notícias por aí. Afinal seus contatos estão presentes no local vivenciando tudo aquilo. Já a mídia se tiver más intenções, pode deliberadamente soltar qualquer notícia pra aumentar ainda mais o caos.

O problema que vejo em muitos jornalistas e da grande mídia em geral, acabam tendenciando e distorcendo muito os fatos puxando sempre para um lado ideológico da coisa. Ao invés de focar no fato em sí, não perdem a chance de enviesar a coisa e enfiar isso na mente dos outros. Resultando numa bagunça total.

Acredito que cada um tem que ser livre pra pensar e achar o que bem entender sem que haja a imposição de suas ideias sobre o outro. Mas o que eu vejo é a disseminação da intolerância causada por um excesso de ideologia que intoxicou, onde se o outro não concorda com vc tá errado. Não há mais espaço para discussões e debates saudáveis/construtivos.

Em relação a VW ou qualquer outra empresa, se fizeram coisa errada tem que arcar com as consequências e pagar por isso. Nada de panos quentes.

Concordo com certeza que no ramo automotivo não é diferente.
Já faz algum tempo que não acesso mais o Autoentusiastas, mas pelo menos na época que eu acompanhava tinha conteúdo bem legal e enriquecedor. Não conhecia alguns destes canais automotivos que vc citou, vou dar uma olhada.
O legal mesmo é ver conteúdo o mais isento possível, sem rabo preso e com liberdade pra elogiar e criticar.

Abraço ftguerreiro!