(14/08/2020 13:35)eduardo.jalaim Escreveu: Olá pessoal.
Meu VW up! MPI 2016/2016 está com a correia original ainda, falta pouco para completar os 4 anos e meio previstos para a troca por tempo, entretanto de KM ele ainda tem 35.500, sou segundo dono e comprei em 04/2020 com apenas 29.100 km rodados.
Sobre a correia, dos 3 up! anteriores que tive, apenas 2 deles tive a oportunidade de abrir a proteção da correia para olhar qual veio instalada, ambos eram 14/15 (MPI) e com a correia "branca" da Dayco, pelo que acompanhei a que tem final C e é bem cara.
Este atual está equipado com a de final L, bem mais barata nas pesquisas que fiz, mas como vou trocar em concessionária, utilizando pontos de cartão de crédito Itaucard VW (pra mim sai de graça, por isso será em CSS) o valor será aproximadamente R$ 1.000,00 para a troca, acredito que não diferenciando qual a correia instalada, se é que não instalam a final L em todos.
O que gostaria de dizer é que ambos os modelos tem a mesma periodicidade para troca previsto em manual de manutenção, ou seja, 4 anos e meio ou 120.000 km. Como o motor não mudou acredito que sejam intercambiáveis, sendo que os que vieram com a correia Dayco branca "C" devem poder utilizar a "preta L"...
Acredito que este detalhe tenha ocorrido por conta de no inÃcio da produção do veÃculo no inÃcio de 2014 não ter fabricante de tal peça no Brasil, mas assim que foi possÃvel nacionalizar a peça, a VW não pensou 2 vezes e adotou a nacional.
É isso!
Até mais
Exatamente, qual delas escolher dependerá do uso, para quem roda pouco é bobagem gastar mais com a teflonada, que muitos pensam ser de material especial quando na verdade é a mesma HNBR comum só que revestida de PTFE (Teflon).
Ou seja, a não teflonada também pode trocar pelo tempo (4,5 anos), mas para quem rodar acima dos 60 Mil km deve usar a teflonada.
Como a maioria dos Up! rodam na cidade, os 60.000 km dá e sobra para trocar no tempo recomendado mesmo usando a comum, desde que inspecionando periodicamente as condições da mesma.