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FIAT UNO WAY 1.0 X VOLKSWAGEN CROSS UP! 1.0
17/06/2015, 09:40
Resposta: #1
FIAT UNO WAY 1.0 X VOLKSWAGEN CROSS UP! 1.0
JOGO RÁPIDO: FIAT UNO WAY 1.0 X VOLKSWAGEN CROSS UP! 1.0
Comparamos dois hatches compactos com visual robusto; saiba qual é a melhor escolha

[Imagem: unovccrossup620.jpg]

Verdadeiros carros parrudos estão no segmento de SUVs, que começa na faixa dos R$ 65 mil com modelos compactos. Se não chegou sua hora de migrar do segmento de hatches 1.0, alguns veículos podem entregar um pouco mais de robustez, ao menos no visual. É o caso do Volkswagen Cross up!, vendido pelo preço de R$ 43.490, e do Fiat Uno Way, que custa hoje R$ 37.840. Confira qual dos dois é a melhor escolha.

Desempenho

Até a chegada do novo Ford Ka, o up! detinha o título de hatch de entrada mais potente do mercado. Contra o Uno Way, ele ainda vai melhor. O Volkswagen tem 85 cv disponíveis a 6.250 rpm, enquanto o Fiat gera 75 cv no mesmo nível de giros. Em torque, o Cross up! também sai na frente. São 10,4 kgfm a 3 mil rpm, ante 9,9 kgfm a 3.850 giros. No dia a dia, esses números disponível só em altos giros traduzem o comportamento ruidoso do Uno Way, além de menor agilidade.

A aceleração até os 100 km/h é cumprida em razoáveis 15 s no Cross up!, que poderia ser um pouco mais rápido na prova, mas que abre um corpo inteiro de vantagem perante os 16,7 s gastos pelo Way 1.0. O mesmo se repete nas retomadas. Para realizar a retomada de 60 a 100 km/h, por exemplo, ele levou 17,7 segundos, contra 15,2 segundos do Cross up!. Isso pode mudar até o final do ano, quando chegará o novo 1.0 6V da Fiat, com três cilindros e números de rendimento acima dos apresentados pelo EA211 do up!.

Em relação ao conforto, o Volkswagen também leva a melhor. A direção elétrica, bem mais leve que a hidráulica do Uno Way, facilita a vida do condutor em manobras como balizas. Ambos têm câmbio manual de cinco marchas, mas o Cross up! é o que oferece trocas mais precisas e confortáveis. Às vezes, o Fiat se perde entre a terceira e a quinta velocidades. No quesito suspensão, o Uno tem o trunfo de absorver melhor as imperfeições do solo. Além disso, sua suspensão é elevada, enquanto a do up! foi mantida como as de versões comuns.Em compensação, o VW tem estabilidade acima da média do segmento, enquanto o Fiat aderna um bocado nas trajetórias mais fechadas.

Itens de série

Os modelos têm em comum ar-condicionado, faróis de neblina, vidros e travas elétricos. Os diferenciais do Cross up! em relação ao concorrente são fixação Isofix para cadeirinhas infantis, direção e retrovisores elétricos, coluna de direção e banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga leve 15 polegadas e sistema de som com USB, Bluetooth e MP3.

O Uno Way, por sua vez, se destaca com a suspensão mais alta. Se equiparmos o hatch da Fiat com opcionais para que ele fique com o mesmo nível de itens do rival, o preço sobe para R$ 42.994. Ainda assim, Isofix e a direção elétrica continuam indisponíveis.

Espaço

Por fora, o Cross up! engana e dá a impressão de ser mais apertado que o Uno Way devido ao formato de caixinha, contra o aspecto altinho do Fiat. Mas seu entre eixos é de 2,41 metros, contra 2,37 m do modelo feito em Betim - o X1H derivado dele para enfrentar o VW terá uma distância ainda mais apertada. Os porta-malas têm pouca diferença. O Volkswagen oferece 262 litros ante 282 l do rival. As capacidades foram aferidas por Autoesporte. Um ponto interessante do up! é a presença de uma bandeja removível que permite regular o uso do compartimento, além de esconder itens sob ela.

Segurança

Além de ter equipamentos como fixação Isofix para cadeirinhas infantis, a versão original do Volkswagen up! passou por crash test em janeiro de 2014 e obteve cinco estrelas em proteção para adultos e quatro em proteção infantil. O Uno fica para trás nesse quesito. Equipado apenas com os obrigatórios airbag duplo e freios ABS, o hatch passou por crash test em 2011, em sua versão antiga e quando ainda não tinha airbags, e foi classificado com uma estrela em proteção para adultos e duas na infantil.

Ergonomia e acabamento

Nesse quesito, o ponto vai para o Cross up! mais uma vez. Com ajuste de altura para a direção e para o banco, é mais fácil encontrar a posição ideal de dirigir nele do que no Uno Way, que não oferece os itens acima de fábrica.

Com visual minimalista, o Volkswagen tem encaixes melhores do que seu concorrente. Embora o plástico predomine, o volante de couro com detalhes cromados deixa o visual mais refinado. No Fiat, também há excesso de plástico com texturização simples. Em seu interior, o destaque fica por conta do computador de bordo, cujas informações aparecem em uma pequena tela de LCD que pode ser controlada por botões no volante.

Consumo

Em nossos testes, o up! fez 10,6 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, sempre com etanol. Já o Uno Way ficou entre 8,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. Ponto com larga vantagem para o Volkswagen.

Revisões, seguro e desvalorização

A manutenção do Cross up! é menos onerosa como um todo. Suas três primeiras revisões, realizadas a cada 10 mil km, custam R$ 747. O seguro sai em média 4,5% do valor do carro. A desvalorização fica em 10,5% ao ano. No Uno Way, as revisões totalizam R$ 1.028, o seguro 6,5% do preço do veículo e a desvalorização é de 11,3%. O único quesito em que o Volkswagen pesa mais no bolso é a cesta de peças, de R$ 2.822, ante R$ 2.487 do Fiat.

Nas lojas, nenhum dos modelos têm condições especiais de financiamento, como taxa zero. O Uno Way foi encontrado com descontos de até R$ 1.850. A menor taxa encontrada para o hatch foi de 0,99 % para 50% de entrada e pagamento em 36 vezes. Em uma das concessionárias contatadas pela reportagem, o Cross up! tinha desconto de R$ 7.490, mas a taxa praticada é de 1,4% para 50% de entrada e 36 parcelas.

Vencedor

Volkswagen Cross up!. O hatch da montadora alemã é mais barato de manter, mais confortável ao volante e oferece um pacote extenso de equipamentos, com destaque para a segurança. A maior vantagem do Fiat Uno Way é a suspensão elevada e macia, que traz menos impactos para dentro da cabine. Porém, o modelo deixa a desejar em desempenho e nível de itens de série.

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Anal...ss-10.html

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