Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
TSI - força em baixa rotação
19/10/2015, 16:21
Resposta: #1
TSI - força em baixa rotação
Estou com um move up tsi a uns 10 dias, e tenho estranhado muito a pouca força do carro em baixa rotação, quando o turbo ainda não atua, abaixo dos 1500 rpm (depois disso é muito satisfatório).

As situações em que esta pouca força me atrapalha é em saídas mais inclinadas e pequenas manobras de garagem. Nas pequenas manobras tudo bem, fora o incômodo de ter que subir o giro, o problema mesmo é nas saídas em rampa, em que tem que subir o giro acima dos 1500 para o carro desenvolver e ficar com o carro se tremendo todo ou então ter que segurar o freio de mão, subir o giro e aí sair numa boa.

Antes usava um corsa 1.4 em que era raro ter que usar o freio de mão, pois largando o freio e pisando no acelerador e soltando a embreagem rapidamente em baixo giro ele já desenvolvia, sem depender de meia embreagem nem nada. Temos um celta 1.0 em casa também que tem a primeira marcha absurdamente curta, mas que resulta em muita força para arrancar.

Alguém mais se incomoda com isso? Espero que seja eu que não me adaptei ao carro ainda...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2015, 16:29
Resposta: #2
RE: TSI - força em baixa rotação
Isso ocorre porque o câmbio dele é mais longo, então falta torque antes do turbo entrar.
Será que não era melhor um câmbio igual do fox de 6 marchas do que o de 5 alongado ?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2015, 16:35
Resposta: #3
RE: TSI - força em baixa rotação
Senti isso também, principalmente em lombadas e arrancadas em subidas. Devemos lembrar que antes das 1500RPM, ele é apenas um "milzinho", portanto não tem força nenhuma mesmo antes dessa rotação.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2015, 17:31 (Resposta editada pela última vez em: 19/10/2015 17:33 por derico.)
Resposta: #4
RE: TSI - força em baixa rotação
Comigo me incomoda apenas em subidas bem inclinadas mesmo (típico daqueles estacionamentos de shopping mal projetados). E nestes casos, tenho 3 opções: arriscar afogar, arriscar sair cantando pneu ou usar o freio de mão.

Ainda assim, no começo, deixei o carro afogar várias vezes em subidas mais comuns. No meu carro anterior eu conseguia segurar ele na embreagem tranquilamente, mas no Up! TSI não dá, preciso sempre segurar no freio e, na hora de sair, cuidar para o carro não descer muito equilibrando a aceleração e a embreagem.

O Up! TSI tem muita força MESMO na primeira, mas só quando o turbo entra e, quando isto acontece, não raro você sai cantando pneu e muito mais rápido do que você gostaria nestes casos.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2015, 18:12
Resposta: #5
RE: TSI - força em baixa rotação
O problema é a relação longa mesmo, até uns 1250 rpm ele tem a força de um 1.6, porém abaixo cai nos níveis 1.0.
Não sei se vocês sabem o que é punta taco mas nesses casos pode ser adaptado.rs. Você fica com o pé no freio e com a beirada do pé acelera, aí quando soltar o freio você já tem alguma aceleração. Mas já fui na Europa e andei em um 1.4 TSI manual e deixava morrer direto até acostumar a acelerar mais para sair da imobilidade (nunca deixei carro ficar morrendo toda hora e nele ocorreu várias vezes em situações diferentes até me acostumar a acelerar mais para sair e aí acabou o problema, entra no automático), apesar de toda a força, em rotação muito baixa o motor é fraco e aí aquele costume que temos de deixar o motor em rotações muito baixas tem que ser revisto, lembrando que se você prestar atenção acaba deixando ficar em 800rpm, até menos (abaixo do ponto morto) porém esses motores pequenos turbinados não aceitam isso, fica até pior que um aspirado nesse momento pois a turbina atrapalha o fluxo do ar.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2015, 18:29
Resposta: #6
RE: TSI - força em baixa rotação
(19/10/2015 18:12)Leovza Escreveu:  O problema é a relação longa mesmo, até uns 1250 rpm ele tem a força de um 1.6, porém abaixo cai nos níveis 1.0.
Não sei se vocês sabem o que é punta taco mas nesses casos pode ser adaptado.rs. Você fica com o pé no freio e com a beirada do pé acelera, aí quando soltar o freio você já tem alguma aceleração. Mas já fui na Europa e andei em um 1.4 TSI manual e deixava morrer direto até acostumar a acelerar mais para sair da imobilidade (nunca deixei carro ficar morrendo toda hora e nele ocorreu várias vezes em situações diferentes até me acostumar a acelerar mais para sair e aí acabou o problema, entra no automático), apesar de toda a força, em rotação muito baixa o motor é fraco e aí aquele costume que temos de deixar o motor em rotações muito baixas tem que ser revisto, lembrando que se você prestar atenção acaba deixando ficar em 800rpm, até menos (abaixo do ponto morto) porém esses motores pequenos turbinados não aceitam isso, fica até pior que um aspirado nesse momento pois a turbina atrapalha o fluxo do ar.

Você consegue fazer punta tacco no up? Eu já desisti, meu pé pega na parede lateral e o calcanhar não chega no acelerador, já desisti.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2015, 20:17 (Resposta editada pela última vez em: 19/10/2015 20:20 por Leovza.)
Resposta: #7
RE: TSI - força em baixa rotação
punta taco ao pé da letra é difícil, mais fácil com a beirada do pé, antes que alguém fale que isso não é um punta taco, só ver aquele famoso vídeo que posto abaixo, eu calço 47, se fizer punta taco com o pé de lado piso na embreagem, freio e acelerador ao mesmo tempo.kkk

https://youtu.be/BxH6PCG_U1Y

Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2015, 20:22
Resposta: #8
RE: TSI - força em baixa rotação
(19/10/2015 20:17)Leovza Escreveu:  punta taco ao pé da letra é difícil, mais fácil com a beirada do pé, antes que alguém fale que isso não é um punta taco, só ver aquele famoso vídeo que posto abaixo, eu calço 47, se fizer punta taco com o pé de lado piso na embreagem, freio e acelerador ao mesmo tempo.kkk

https://youtu.be/BxH6PCG_U1Y


Sei, já tentei fazer assim, mas preciso treinar muito, porque quando tento eu freio igual um retardado e as vezes o pé escapa do acelerador kkkkkk

Agora que que é isso hein, o Senna faz pilotar parecer fácil!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2015, 20:42
Resposta: #9
RE: TSI - força em baixa rotação
A ideia é só dar uma aceleradinha antes de soltar o freio, por exemplo você dá uma encostadinha no acelerador, só uma batidinha que seja, rotação sobe para 1500rpm~2000rpm, você solta normalmente o freio e afundo o pé no acelerador, ele já sai desse buraco de falta de potência pois o motor não está em ponto morto e recebendo uma carga, mas isso é meio difícil de fazer feriando em uma rampa íngrime, porém na maioria das rampas só Ser motorista mesmo.rs mas o segredo é acostumar a acelerar mais, rapidinho pega e vira rotina.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/10/2015, 21:08
Resposta: #10
RE: TSI - força em baixa rotação
(19/10/2015 20:42)Leovza Escreveu:  A ideia é só dar uma aceleradinha antes de soltar o freio, por exemplo você dá uma encostadinha no acelerador, só uma batidinha que seja, rotação sobe para 1500rpm~2000rpm, você solta normalmente o freio e afundo o pé no acelerador, ele já sai desse buraco de falta de potência pois o motor não está em ponto morto e recebendo uma carga, mas isso é meio difícil de fazer feriando em uma rampa íngrime, porém na maioria das rampas só Ser motorista mesmo.rs mas o segredo é acostumar a acelerar mais, rapidinho pega e vira rotina.

É, no Sandero era até intuitivo fazer, posição dos pedais perfeitas pro punta tacco, mas no up to apanhando bastante hehe

Abs!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Barulhinho ao passar marcha com rotação alta Carlos Ipatinga 6 8.708 07/08/2018 10:34
Última Resposta: jaimedyh

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes