Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Deixando pedal de freio mais "confortável"
21/10/2015, 21:14
Resposta: #1
Deixando pedal de freio mais "confortável"
Retirando o meu Up da Css, percebi que o pedal de freio parecia "duro". Entretanto, isso podia ter relação com o "ajuste" dos componentes novos do sistema de freios, especificado no manual (com o uso ficaria mais macio?). Fiquei andando assim uns 4 dias....
Entretanto, meu reservatório de fluido de freio veio cheio demais, muito acima da indicação "MAX" (quase na boca da tampa). Não é a primeira vez que recebo carro zero da VW assim.
Usando uma seringa nova com um tubinho plástico acoplado (desses de aquário), retirei o fluido até que atingisse o nível "MAX".
Para minha surpresa, a partir de então o pedal ficou mais macio. Minha esposa também me relatou isso. Parece que o freio funciona melhor.
Minha humilde hipótese:
Em uma seringa vazia (com apenas ar no interior), aperte o êmbolo: o ar permite uma contração "elástica", retornando à posição inicial quando a força cessa. O mesmo não se dá com líquidos.
Imagino que o sistema de freio seja lacrado, sem saída (escape) para o exterior. Como um êmbolo da seringa.
O que suponho é que a quantidade de ar no reservatório possa servir para amortecer a pressão quando o sistema é solicitado.
Não sei se minha hipótese é válida, mas que o freio ficou melhor com o nível correto, ficou.

Hugo- RJ
VW Up! Move/TSI 2015
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
22/10/2015, 12:33 (Resposta editada pela última vez em: 22/10/2015 12:34 por Admin.)
Resposta: #2
RE: Deixando pedal de freio mais "confortável"
Ótima dica, meus parabéns por compartilhar conosco!

Administrador e Fundador
VW Up! Clube do Brasil
www.vwupclube.com
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter!
Coloque sua localidade! Veja como aqui
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
23/10/2015, 10:17
Resposta: #3
RE: Deixando pedal de freio mais "confortável"
Muito interessante isso.
Vou checar o nível do óleo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
23/10/2015, 14:58
Resposta: #4
RE: Deixando pedal de freio mais "confortável"
Também achei meio freio uma bosta comparado ao do Test Drive. Depois dos 1500 km melhorou. Vou verificar isso ai.

Se existe um nível máximo, eles deveriam respeitar!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
23/10/2015, 18:02
Resposta: #5
RE: Deixando pedal de freio mais "confortável"
Neste caso tem que ficar espertos pois conforme a pastilha gasta o nível vai baixando e se retirar fluído quando a pastilha gastar vai dar a impressão de que o fluído está baixando rápido. A Volks não gasta a toa, recentemente tive dois carros zero km um fox e um polo que vieram praticamente sem fluído de direção hidráulica e o óleo estava baixo demais. No primeiro(fox) voltei na concessionária e eles completaram, já o polo percebi na retirada. Não minha opinião é melhor não mexer nisso!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
23/10/2015, 23:25
Resposta: #6
RE: Deixando pedal de freio mais "confortável"
Putz, uma solução caseira mas genial!!

Valeu por compartilhar!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
24/10/2015, 11:25
Resposta: #7
RE: Deixando pedal de freio mais "confortável"
(23/10/2015 18:02)Wilson Oliveira Escreveu:  Neste caso tem que ficar espertos pois conforme a pastilha gasta o nível vai baixando e se retirar fluído quando a pastilha gastar vai dar a impressão de que o fluído está baixando rápido. A Volks não gasta a toa, recentemente tive dois carros zero km um fox e um polo que vieram praticamente sem fluído de direção hidráulica e o óleo estava baixo demais. No primeiro(fox) voltei na concessionária e eles completaram, já o polo percebi na retirada. Não minha opinião é melhor não mexer nisso!

Prezado Wilson, pode ser...Mas então eu não entendo como a VW desperdiça dinheiro gastando milhões com o projeto do carro, outros tantos com salário dos engenheiros para calcularem o nível dos fluidos, outros $ para produzir os reservatórios com a marca "MAX"; outros milhares para imprimir o manual indicando o nível correto, e no final, tudo isso é desperdiçado; pois quando o nível vem incorreto, "não tem problema"....
Eu acho é que na fábrica os fluídos vêm a granel, e são preenchidos de acordo com o humor, pressa, preguiça do funcionário (vejo nos jornais que não estão muito estimulados...).
Por exemplo, o nível do óleo motor, que tantos (inclusive eu), perceberam estar muito acima da marca MÁX. No manual avisa: "EM NENHUMA HIPÓTESE O NÍVEL DEVE ULTRAPASSAR A MARCA MÁX. "NÃO LIGAR O MOTOR! RISCO DE DANOS AO MOTOR!"
Enquanto na Css, dizem não haver problema nenhum.
Claro que não há problema. Se quebrar, quem se ferra é o proprietário. Eles até devem ganhar algo da VW para reparar o seu motor na garantia.

Hugo- RJ
VW Up! Move/TSI 2015
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
24/10/2015, 13:22
Resposta: #8
RE: Deixando pedal de freio mais "confortável"
Vou pesquisar mais antes de postar minha opinião, mas todo cuidado é pouco.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
24/10/2015, 18:36
Resposta: #9
RE: Deixando pedal de freio mais "confortável"
Os níveis de óleo de qualquer máquina deve sempre ficar dentro do máximo e mínimo, acima ou abaixo sempre causará problemas.

Administrador e Fundador
VW Up! Clube do Brasil
www.vwupclube.com
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter!
Coloque sua localidade! Veja como aqui
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/10/2015, 07:36 (Resposta editada pela última vez em: 25/10/2015 07:37 por epontin.)
Resposta: #10
RE: Deixando pedal de freio mais "confortável"
Galera,
Não quero criar polêmica e nem duvidar da "sensação" de pedal mais macio ou mais duro e muito menos aceitar como certo termos indicação de max e min sendo desrespeitadas.
Em termos de funcionamento do sistema, o reservatório tem um respiro que mantém sua pressão igual à atmosférica em qualquer situação.
Uma vez aplicado o pedal do freio, êmbolos fecham a comunicação do sistema de freio com o reservatório, para manter o sistema estanque e poder aplicar altas pressões na tubulação e consequentemente nas pinças e tambores.
Um reservatório mais cheio ou mais vazio não teria influência, pois o sistema tem um volume máximo definido pelas tubulações, mangueiras e cilindros de roda, por isso deve ser realizada a sangria a cada troca de fluido, para remover todo o ar do sistema.
O reservatório funciona apenas como um vaso de expansão para manter o nível do sistema. Inclusive evitando que seja necessário ficar repondo fluido devido ao desgaste do sistema.
Mais uma consideração, o sistema, quando novo, não está nas melhores condições de uso, as pastilhas não estão devidamente assentadas nos discos, assim como as lonas nos tambores. O sistema precisa de uma certa quilometragem para alcançar o ponto ideal.
De novo, não quero criar polêmica, ou mesmo defender a VW.
Abraços
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Tutorial - Troca das Pastilhas de Freio diegorji 8 20.420 19/08/2021 11:03
Última Resposta: rkrepsky
  Direção mais Leve (Obdeleven ou VCDS) ddfdedo 84 122.591 10/09/2020 21:32
Última Resposta: Antonio Fernandes
  Disco de freio Traseiro no Up harrystefano 23 48.499 30/11/2018 16:10
Última Resposta: antoni.moreno
  Como limpar o sistema de freio a disco do carro Admin 5 9.864 04/10/2018 23:22
Última Resposta: ARISTEU
  Como verificar o desgaste da pastilha de freio do carro Admin 0 3.686 24/09/2018 18:21
Última Resposta: Admin
  Tutorial - Troca do Fluido do Freio C/Máquina diegorji 9 18.020 30/03/2018 10:18
Última Resposta: diegorji
  pastilha de freio ceramica bosch up tsi rogerio123 25 42.690 24/05/2017 00:31
Última Resposta: ArthurLM1
  TUTORIAL - Ajuste do Freio de Mão diegorji 2 9.270 26/01/2017 13:13
Última Resposta: Leovza

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes