Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
07/11/2015, 19:32
Resposta: #21
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
Estou respondendo do ponto de vista da engenharia do motor  (Pois já tive vários carros com escape esportivo mas eram com motores maiores e mexidos) o único sensor afetado seria o sensor de oxigênio (sonda Lambda) que teria uma pequena variação de leitura que vai ser facilmente corrigido pelo sistema mas que pode gerar um consumo pouquíssimo maior, o maior prejudicado seria o catalisador que terá sua vida útil reduzida (tb muito pouco - mas tem!) por causa do combustível não queimado que sai devido a menor restrição dos gases e torque que diminui devido a alteração da pressão e contra pressão dos gases pelo escape.

(Pois já tive vários carros com escape esportivo mas eram com motores maiores e mexidos)
Para carro aspirado principalmente os 1.0 a troca de escape pode não ser vantajoso pois tem baixo torque menos de 10 Kgfm mas tudo vai depender de onde more pois quem vive no litoral dificilmente sentirá a perda do torque enquanto alguém que more em local com muitas montanhas ou aclives provavelmente não gostará .

Um abafador ou silencioso menos restritivo PODE dar no máximo 0,5 cv tem perda de torque em baixa rotação mas pouca ! 

Um bom escape (inteiro) rende no máximo 2 cv em alta rotação e perda maior de torque em baixa e melhora um pouco em média rotação.  Se aumentar diâmetro do cano a perda de torque é maior! 

Um cano reto sem nada a única coisa que aumenta é o barulho e o consumo muda muito a relação de pressão e contra pressão dos gases no escape perdesse potência e torque  precisaria de outras preparações conjuntas para melhorar somente o escape é sem sentido e ineficaz ! 

Como podem ver apenas o escape não tem ganho expressivo precisa de outras coisas para melhorar e ou perder menos em algumas rotações!

O Downpipe serve mais para que quer eliminar o catalisador ou colocar outra sonda lambda , pirômetro entre outros para melhor controle e monitoramento do motor . Mais indicado para um carro mexidão ou turbo.

Abraço 
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/11/2015, 22:14
Resposta: #22
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
(07/11/2015 19:32)maraccini Escreveu:  Estou respondendo do ponto de vista da engenharia do motor  (Pois já tive vários carros com escape esportivo mas eram com motores maiores e mexidos) o único sensor afetado seria o sensor de oxigênio (sonda Lambda) que teria uma pequena variação de leitura que vai ser facilmente corrigido pelo sistema mas que pode gerar um consumo pouquíssimo maior, o maior prejudicado seria o catalisador que terá sua vida útil reduzida (tb muito pouco - mas tem!) por causa do combustível não queimado que sai devido a menor restrição dos gases e torque que diminui devido a alteração da pressão e contra pressão dos gases pelo escape.

(Pois já tive vários carros com escape esportivo mas eram com motores maiores e mexidos)
Para carro aspirado principalmente os 1.0 a troca de escape pode não ser vantajoso pois tem baixo torque menos de 10 Kgfm mas tudo vai depender de onde more pois quem vive no litoral dificilmente sentirá a perda do torque enquanto alguém que more em local com muitas montanhas ou aclives provavelmente não gostará .

Um abafador ou silencioso menos restritivo PODE dar no máximo 0,5 cv tem perda de torque em baixa rotação mas pouca ! 

Um bom escape (inteiro) rende no máximo 2 cv em alta rotação e perda maior de torque em baixa e melhora um pouco em média rotação.  Se aumentar diâmetro do cano a perda de torque é maior! 

Um cano reto sem nada a única coisa que aumenta é o barulho e o consumo muda muito a relação de pressão e contra pressão dos gases no escape perdesse potência e torque  precisaria de outras preparações conjuntas para melhorar somente o escape é sem sentido e ineficaz ! 

Como podem ver apenas o escape não tem ganho expressivo precisa de outras coisas para melhorar e ou perder menos em algumas rotações!

O Downpipe serve mais para que quer eliminar o catalisador ou colocar outra sonda lambda , pirômetro entre outros para melhor controle e monitoramento do motor . Mais indicado para um carro mexidão ou turbo.

Abraço 

Boa noite,

Então, meu intuito com o escape é mexer no ronco apenas. A alteração de potência nesse caso é praticamente desprezível, a perda também é quase desprezível, e Curitiba não tem tantos aclives a ponto de chegar a considerar isso como um ponto negativo. E não vai ficar um cano reto. Bom, acredito que o sensor (sonda Lambda) não chega a ser um problema então. Valeu pelo esclarecimento.

Abraço e obrigado novamente!

Vw Move up! Branco Cristal 15/16
Roda Vw Waffle R17 - Pneus Kenda Tires 205/40 R17 - Eibach Pro-Kit
Kit 2 Vias JBL/Triaxiais JBL/Sub Pioneer/Módulo Soundigital SD800.4D Evo
up!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
08/11/2015, 21:14
Resposta: #23
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
leo,

eu pensei em por dois abafadores, pois o up tem só um que cumpre o papel do intermediário e do silencioso, tirar o original e por um esportivo acredito que ficaria muito alto, meu plano é fazer com dois abafadores, também não busco performance, só um ronco legal, só não fiz ainda porque demanda muitas mudanças, eu tive um corsa 1.4 que só coloquei um abafador esportivo da Sicap e o intermediário original, que eu adorava o ronco, mas o up tem que trocar tudo :\

14/15 MOVE UP! MPI Branco + Couro
Minha garagem
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/12/2015, 00:46
Resposta: #24
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
(08/11/2015 21:14)Vine Santos Escreveu:  leo,

eu pensei em por dois abafadores, pois o up tem só um que cumpre o papel do intermediário e do silencioso, tirar o original e por um esportivo acredito que ficaria muito alto, meu plano é fazer com dois abafadores, também não busco performance, só um ronco legal, só não fiz ainda porque demanda muitas mudanças, eu tive um corsa 1.4 que só coloquei um abafador esportivo da Sicap e o intermediário original, que eu adorava o ronco, mas o up tem que trocar tudo :\

Boa noite,

Poxa Vine, nesse último mês eu tive que passar muito tempo dirigindo, e estive pensando muito sobre o que fazer no carro. Vida financeira de universitário já não é fácil, e pra ajudar ainda temos essa crise. Então, acabei por deixar na geladeira a ideia de mexer em praticamente qualquer coisa no up!. Infelizmente as condições hoje não são favoráveis a nós que gostamos de carros e etc.
Tomara que um dia melhore! haha
Mas obrigado pela dica, ela vai ser levada em conta no futuro.

Abraço!

Vw Move up! Branco Cristal 15/16
Roda Vw Waffle R17 - Pneus Kenda Tires 205/40 R17 - Eibach Pro-Kit
Kit 2 Vias JBL/Triaxiais JBL/Sub Pioneer/Módulo Soundigital SD800.4D Evo
up!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/12/2015, 23:21
Resposta: #25
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
(12/12/2015 00:46)LeoAdami Escreveu:  Boa noite,

Poxa Vine, nesse último mês eu tive que passar muito tempo dirigindo, e estive pensando muito sobre o que fazer no carro. Vida financeira de universitário já não é fácil, e pra ajudar ainda temos essa crise. Então, acabei por deixar na geladeira a ideia de mexer em praticamente qualquer coisa no up!. Infelizmente as condições hoje não são favoráveis a nós que gostamos de carros e etc.
Tomara que um dia melhore! haha
Mas obrigado pela dica, ela vai ser levada em conta no futuro.

Abraço!

Fala Leo!

Entendo perfeitamente a situação de crise, palavra de quem esta desempregado desde abril Indeciso
Por aqui todos os ups estão congelados também, uma coisa que fiz pra roncar mais foi tirar aquela mangueira que vai ligada no filtro de ar que tem no MPI, fica com ronco de filtro esportivo, ela que deixa silencioso o filtro continua la mas o ronco fica top! fica a dica pra quem quer um MPI falando grosso!! Sorrisão

Abração

14/15 MOVE UP! MPI Branco + Couro
Minha garagem
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
29/12/2015, 22:03
Resposta: #26
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
Galera, fiz o "escape" do meu tsi ...
Retirei o abafador (só tem 1) e soldei um cano reto no local
Gastei 140,00 reais e ficou ótimo até da uns pipoco as vezes...

Gostei muito, não viajei ainda, assim que viajar relato aqui !

Valew
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
30/12/2015, 05:50
Resposta: #27
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
Se quer um escape, mexa o mínimo possível só para dar um ruído de leve e leve em algum lugar bom que não vai deixar dando ressonância, se ficar peça para trocar a peça que se der vaí ficar insuportável e quando enjoar é fácil trocar.
A troca de escape tem muito mais efeito psicológico que pratico, só mesmo quando você mexe bastante no motor que torna-se necessário.
Quando o carro tem um motor maior e muita potência o escape incomoda pouco pois você roda sempre em baixas rotações e o motor não abre muita aceleração, mas um motor como do up! Por mais que anda bem ele trabalha em rotações mais altas e você abre mais aceleração para andar gerando mais ruido e acaba sendo mais incomodo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
30/12/2015, 12:48
Resposta: #28
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
Não é boa alternativa fazer um escape direto pois num retrocesso o ar frio pode chegar na turbina ( parte quente do turbo) e entortar eixo ou até quebrar as palhetas da turbina ou até rachar carcaça quente (choque térmico) além do que diminui o torque em baixa rotação tanto na fase aspirada como na turbo ( muda a pressáo e contra pressáo dos gases).
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
30/12/2015, 13:12
Resposta: #29
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
(30/12/2015 12:48)maraccini Escreveu:  Não é boa alternativa fazer um escape direto pois num retrocesso o ar frio pode chegar na turbina ( parte quente do turbo) e entortar eixo ou até quebrar as palhetas da turbina ou até rachar carcaça quente (choque térmico) além do que diminui o torque em baixa rotação tanto na fase aspirada como na turbo ( muda a pressáo e contra pressáo dos gases).

Mas no meu carro, que troquei o abafador original, que tem "paredes" na vertical por um JK(ou similar, não sei a marca) que não tem essa "parede", não seria a mesma coisa que um cano reto?

Quando saio forte, com pé embaixo, principalmente em 1ª marcha o carro da uns pipocos. O barulho até que é legal, mas fico pensando se não ta acontecendo alguma coisa errada no carro. Não sei se o pipoco acontece por causa do TC, quando corta a injeção. Alis, em relação aos videos que vejo na net, acho o TC do meu carro bem mais permissivo que os demais. No seco é muito raro ele atuar.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
02/01/2016, 19:39
Resposta: #30
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
O abafador como o próprio nome diz tem uma quantidade de ar dentro e uma saida estrangulada então o próprio ar faz uma restrição ao fluxo dos gases (pouco!!) e abafa o som (barulho) mas para evitar retrocesso seria interessante o uso de outro (dois no total) abafador JK para evitar estragar turbo !!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Aumento no diâmetro do escapamento Lucasmanco 0 1.114 23/06/2022 13:29
Última Resposta: Lucasmanco
  Up TSI Escapamento joaombusnardo 1 3.210 06/04/2019 20:13
Última Resposta: MatiasR
  Trio Elétrico Up 2 portas (Dúvidas) AugustoJr 5 9.621 11/01/2017 09:26
Última Resposta: Everson Souza
Dúvida Alarme Orig, VW Tech instalado - Dúvidas leozindj 17 34.375 18/09/2016 14:07
Última Resposta: Eduardo Gomes
  Duvidas sobre modificação!!! felipecmelo 13 18.711 15/02/2016 14:57
Última Resposta: maicon
  Troca do escapamento up! Cleber Antunes 13 22.424 11/10/2014 10:20
Última Resposta: Vine Santos

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes