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Nível de água - Sistema de Arrefecimento
27/11/2018, 19:05
Resposta: #91
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Pessoal, boa noite!

Tenho um Up TSI com 5 meses e cerca de 3000km rodados. Verifiquei no meu carro a mesma situação do pessoal que criou o tópico. O meu caso foi um pouco mais crítico pois, quando 'despressurizado', o recipiente já estava em 'MIN'. Ao rodar com o carro por esse período, o nível baixou bastante e me assustou num primeiro momento, mas, ao abrir a tampa, o líquido retornou a posição que estava antes (próximo ao 'MIN').

Um pouco assustado ao verificar que o líquido estava bastante baixo, acabei colocando um pouco de aditivo genérico (não o G13) para chegar próximo ao máximo. Sei que 'comi bola' e deveria ter sido mais prudente. Gostaria da opinião de alguém se seria o caso de levar na concessionária e trocar todo o líquido de arrefecimento.

Obrigado.
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29/11/2018, 16:29
Resposta: #92
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
(27/11/2018 19:05)pedropmsousa Escreveu:  Pessoal, boa noite!

Tenho um Up TSI com 5 meses e cerca de 3000km rodados. Verifiquei no meu carro a mesma situação do pessoal que criou o tópico. O meu caso foi um pouco mais crítico pois, quando 'despressurizado', o recipiente já estava em 'MIN'. Ao rodar com o carro por esse período, o nível baixou bastante e me assustou num primeiro momento, mas, ao abrir a tampa, o líquido retornou a posição que estava antes (próximo ao 'MIN').

Um pouco assustado ao verificar que o líquido estava bastante baixo, acabei colocando um pouco de aditivo genérico (não o G13) para chegar próximo ao máximo. Sei que 'comi bola' e deveria ter sido mais prudente. Gostaria da opinião de alguém se seria o caso de levar na concessionária e trocar todo o líquido de arrefecimento.

Obrigado.
Era melhor ter completado somente com água numa emergência (de preferência desmineralizada) ao invés de misturar aditivo.
Ou ter passado numa CSS que iriam completar sem custo, até pq seu carro é novo e está na garantia. Mas ficaria de olho em qual aditivo vão completar pq já aconteceu comigo deles fazerem isso com um aditivo que não era o G13 ou G12++. Rodei muuuuito tempo sem saber disso, mas felizmente não tive problemas. Depois que acabou a garantia, fiz uma limpeza geral e troca do líquido colocando o G13 numa oficina de confiança.

É possível misturar o G13 com G12++ (não sei se o G12+ e G12 é recomendado a mistura).
Se misturou o aditivo genérico que segue as características do recomendado, ''menos mal'' digamos assim... mas não é o ideal.
Agora se foi um aditivo genérico que atende uma especificação totalmente fora do utilizado, no longo prazo pode se tornar um problema maior e nesse caso eu optaria pela limpeza e troca de todo líquido. Até pq é um carro novo e a tranquilidade do sistema de arrefecimento estar funcionando certinho sem problema. Só que por estar preso na garantia, na CSS vai ser beem mais caro o serviço.

Take Up 14/15
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30/11/2018, 10:14
Resposta: #93
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Massa, muito obrigado pela resposta.

Completei apenas com aditivo genérico que, a princípio, tem as mesmas características do G13. Foi muito pouco, cerca de 50 - 70ml, mas entendo que, mesmo sendo pouco, o risco de contaminação existe.

Obrigado pelo esclarecimento. Irei acompanhar a situação do líquido e, já que rodo pouco, provavelmente farei a troca completa sim, mas apenas na próxima revisão.
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03/12/2018, 14:43
Resposta: #94
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
nesse final de semana aconteceu esse problema ai do tópico.
estava voltando de uma viagem perto, cidade do interior, cerca de mais ou menos 140km
embaixo de chuva forte veio o aviso no painel de arrefecimento, a luz vermelha começou a piscar.
logo encostei o veiculo em um lugar seguro e fui verificar o nível de água do arrefecimento.
ao abrir já notei algo estranho, pois o liquido estava muito baixo, e ao abrir não tinha pressurização
o nível continuou no mesmo lugar, dava para ver um sensor dentro do reservatório aonde o liquido nem encostava nele.
peguei o manual e verifiquei que poderia colocar agua limpa em situação de emergência. peguei uma garrafa de água mineral que é oque eu tinha no momento, coloquei uns 450ml.
o nível ficou acima do minimo e o aviso parou.
hoje pela manha liguei na concessionaria e agendei uma manutenção e já relatei o ocorrido.
e percebi agora de tarde que o nível já está novamente no minimo, ou seja, está diminuindo.
olhei por baixo do carro e não vi nenhum vazamento, olhei a vareta de olho para ver se tinha água + óleo e tbm esta tudo normal.
não sei onde pode estar vazando, de qualquer forma, amanha irei levar cedo na concessionaria para verificar onde esta o problema.

carro é um Up! Cross TSI 17/17 e está na 2ª revisão, está com 25 mil km rodados e teve os seus bicos injetores trocados na 2ª revisão.
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05/12/2018, 10:33
Resposta: #95
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
bom vamos la, ontem a concessionaria me ligou, o carro não apresentou nenhum problema, foi feito o teste de estanqueidade no sistema e não foi encontrado vazamentos,
foi feito a substituição do liquido de arrefecimento e hoje o veiculo ainda vai ficar em testes, no período da tarde eles vão me ligar para buscar, isso se ocorrer tudo certo e realmente não apresentar nenhum defeito, o mais estranho de tudo isso, é que meu carro não tinha pressão nenhuma no sistema, quando abri a tampa do reservatório, deu para perceber que não havia pressão, o liquido permaneceu no mesmo lugar.
se tiver novidades eu posto aqui.
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06/12/2018, 09:13
Resposta: #96
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
bom galera, ontem peguei o carro, não apresentou problema nenhum
foi feito teste de estanqueidade, não teve vazamentos, não perdeu pressão, foi feito a troca do liquido do arrefecimento.
apesar que não confiei muito no supervisor que me atendeu, a impressão que tive é que eles apenas colocaram aditivo novamente no sistema até ficar na porcentagem correta.
pediu para eu testar o carro e se voltar a baixar o liquido, é para eu retornar a concessionaria.
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07/12/2018, 10:42
Resposta: #97
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
(17/11/2018 14:00)Antonio Fernandes Escreveu:  O sistema é feito pra PERDER vapor pela válvula na tampa, senão explodiria, se sai água na forma de vapor consequentemente o nível irá baixar, cerca de 50ml ~ 100ml a cada 500km rodados, é perfeitamente normal e só é preocupante quando há vazamentos visíveis, externos ou pior, internos.

O sistema não foi feito para perder pressão pela tampa, muito pelo contrário, foi feito para reter a pressão, apenas no caso de uma pressão extrema a válvula de emergência foi projetada para romper e não causar danos ao sistema.

O próprio ADG já comentou sobre este problema e mostrou o teste de estanqueidade da tampa com a bomba de pressão.
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22/03/2019, 10:04
Resposta: #98
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Galera lembra do problema do meu carro baixando água ? levei por 3x na concessionaria e nada de resolverem o problema, sempre alegava que o sistema estava ok, que não tinha vazamentos e etc...
mas a cada 3 semanas ou 1 mês o nível sempre baixava e o sinal de alerta aparecia, ja havia comentando que achava que era problema na tampa de água do reservatório, pois toda vez que eu abria o reservatório eu percebia que não tinha pressão nenhuma, diferente de antes que eu abria a tampa e o nível da água até subia e sentia a pressão.
depois de tanta briga eu decidi por conta própria ir atras de uma tampa nova, e adivinhem qual era o problema ?
a tampa kkkkkkkkkkkkk, foi trocar a tampa e o problema foi resolvido, não baixou mais liquido, inclusive já está no mesmo nível já faz um tempo.
na próxima revisão eu vou levar a tampa defeituosa e mostrar para a concessionaria o erro dele, pois foi colocado por 2x aditivo, inclusive eu comprei o G13 e andava com ele no porta malas do carro.
então para quem tem problema com liquido baixando, talvez seja interessante olhar essa tampa, pois no meu caso era ela o problema.
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20/06/2019, 11:25 (Resposta editada pela última vez em: 20/06/2019 11:28 por Claudio.)
Resposta: #99
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
(03/12/2018 14:43)izacwlc Escreveu:  nesse final de semana aconteceu esse problema ai do tópico.
estava voltando de uma viagem perto, cidade do interior, cerca de mais ou menos 140km
embaixo de chuva forte veio o aviso no painel de arrefecimento, a luz vermelha começou a piscar.
logo encostei o veiculo em um lugar seguro e fui verificar o nível de água do arrefecimento.
ao abrir já notei algo estranho, pois o liquido estava muito baixo, e ao abrir não tinha pressurização
o nível continuou no mesmo lugar, dava para ver um sensor dentro do reservatório aonde o liquido nem encostava nele.
peguei o manual e verifiquei que poderia colocar agua limpa em situação de emergência. peguei uma garrafa de água mineral que é oque eu tinha no momento, coloquei uns 450ml.
o nível ficou acima do minimo e o aviso parou.
hoje pela manha liguei na concessionaria e agendei uma manutenção e já relatei o ocorrido.
e percebi agora de tarde que o nível já está novamente no minimo, ou seja, está diminuindo.
olhei por baixo do carro e não vi nenhum vazamento, olhei a vareta de olho para ver se tinha água + óleo e tbm esta tudo normal.
não sei onde pode estar vazando, de qualquer forma, amanha irei levar cedo na concessionaria para verificar onde esta o problema.

carro é um Up! Cross TSI 17/17 e está na 2ª revisão, está com 25 mil km rodados e teve os seus bicos injetores trocados na 2ª revisão.

Você deu muita sorte de não ter se queimado, se não tem vazamento e o óleo não está passando pro óleo pode ser a tampa que não está mantendo
o sistema pressurizado, razão pela qual não espirrou água fervendo em você
quando você abriu o reservatório.

(22/03/2019 10:04)izacwlc Escreveu:  Galera lembra do problema do meu carro baixando água ? levei por 3x na concessionaria e nada de resolverem o problema, sempre alegava que o sistema estava ok, que não tinha vazamentos e etc...
mas a cada 3 semanas ou 1 mês o nível sempre baixava e o sinal de alerta aparecia, ja havia comentando que achava que era problema na tampa de água do reservatório, pois toda vez que eu abria o reservatório eu percebia que não tinha pressão nenhuma, diferente de antes que eu abria a tampa e o nível da água até subia e sentia a pressão.
depois de tanta briga eu decidi por conta própria ir atras de uma tampa nova, e adivinhem qual era o problema ?
a tampa kkkkkkkkkkkkk, foi trocar a tampa e o problema foi resolvido, não baixou mais liquido, inclusive já está no mesmo nível já faz um tempo.
na próxima revisão eu vou levar a tampa defeituosa e mostrar para a concessionaria o erro dele, pois foi colocado por 2x aditivo, inclusive eu comprei o G13 e andava com ele no porta malas do carro.
então para quem tem problema com liquido baixando, talvez seja interessante olhar essa tampa, pois no meu caso era ela o problema.

Era o que eu imaginava mesmo, esses "mecânicos" bitolados de concessionária não sabem
nada, inclusive tem uma ferramenta que mede a estanqueidade da tampa,
a High Torque usa essa ferramenta pra diagnosticar problemas
de refrigeração.
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Hoje, 00:56 (Resposta editada pela última vez em: Hoje 01:00 por tiagogebrim.)
Resposta: #100
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Pessoal, passei por situação semelhante (cheguei ao tópico buscando informações sobre isso, inclusive).


Com pouco mais de 1.000 Km rodados (up! TSI), estava inspecionando o nível de óleo do motor e reparei que o líquido de arrefecimento estava cerca de 1 cm abaixo da marcação MIN. Fiquei preocupado pois estava fora da minha cidade e era domingo. Como o carro não acusava nada no painel e a temperatura sempre se mantinha constante em 90º C durante todo o tempo de uso, voltei para minha cidade sem anormalidade.

Na segunda-feira, liguei na concessionária onde tinha comprado o carro, em Anápolis, Goiás, e o consultor me falou que a situação "era anormal" e que precisava ser completado o líquido. Comentei que o sensor não tinha acusado nível baixo e ele me respondeu que "não tinha sensor para isso". Já fiquei com o pé atrás.

Então, liguei para a concessionária da cidade onde moro, Ceres, Goiás, e falei com o chefe de oficina de lá. Ele relatou a mesma coisa já dita aqui, que a pressurização poderia "puxar" o líquido e deixá-lo em um nível abaixo do real no reservatório, e já emendou que se a luz indicadora no painel não acusava, poderia ficar tranquilo. Mesmo assim, falou que se eu quisesse podia passar lá para verificar.

No mesmo dia fui à concessionária. Quando o consultor abriu, bem lentamente, a tampa do reservatório, houve a descompressão e o líquido subiu até atingir justamente a marcação MIN. Ele deu a opção de completar com água filtrada (não tinha destilada) ou com fluido de arrefecimento. Escolhi a segunda opção, mas tive de comprar o fluido (G12 ++). Ele completou até atingir a marca da junção (usou uns 400 ml). Fazendo os cálculos, vi que essa quantidade aumentou a proporção de fluido para cerca de 45%, ficando dentro do limite máximo estabelecido no manual (60%).

RESULTADO: desde então já rodei mais de 600 km, inclusive em viagens de mais de 3h de duração, e o líquido não baixou novamente. Verifiquei várias vezes a tampa, e não está com escape de pressão. Imaginei que o líquido baixaria um pouco após o uso, mas se manteve no mesmo nível. Ainda assim, estou verificando a cada dois, três dias...
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