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Nível de água - Sistema de Arrefecimento
16/12/2015, 20:42
Resposta: #1
Dúvida Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Boa noite,

Não sei se é problema, más ao fazer um checkup rotineiro em casa no cofre do motor percebi que o nível de água estava próximo do mínimo, imediatamente fui atrás de possíveis indícios de vazamento, más não encontrei.
Em seguida abri a tampa do reservatório e o liquido voltou para o nível na marca de nível máximo.

Isso pode ser um problema é assim mesmo ?


Abraços.

Hein
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16/12/2015, 22:16
Resposta: #2
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Veja o tópico que fala deste assunto " O que é teste de estanqueidade?"
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17/12/2015, 11:25
Resposta: #3
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Prezado, fui eu que comecei um tópico semelhante ("O que é teste de estanqueidade"), por estar passando pela mesma situação....
Agendei uma ida à Css, e hoje os técnicos/mecânicos/consultores etc disseram que isso é normal. Também testaram a tampa do reservatório, e está tudo OK com ela.
Disseram que é pressão normal que empurra o líquido.
Comparei com o carro de test drive da Css, e realmente o mesmo acontece com ele.
E agora?

Hugo- RJ
VW Up! Move/TSI 2015
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18/12/2015, 23:14
Resposta: #4
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Por enquanto a temperatura está normal e o nível continua na mesma posição, próximo do mínimo.
Acredito que se fosse algo de errado já teria acendido alerta no painel ou ter ido tudo pro espaço. Andei 3000km atpe agora e por enquanto está tranquilo permanecendo em 90°.

Em uma das minhas viagens percebi que a temperatura pulava para 100, 110° em aclives nas estradas, apenas aconteceu nesta viagem, justamente quando usei a capa frontal de capô e parachoque.
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20/12/2015, 00:48
Resposta: #5
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
(18/12/2015 23:14)aohashi Escreveu:  Por enquanto a temperatura está normal e o nível continua na mesma posição, próximo do mínimo.
Acredito que se fosse algo de errado já teria acendido alerta no painel ou ter ido tudo pro espaço. Andei 3000km atpe agora e por enquanto está tranquilo permanecendo em 90°.

Em uma das minhas viagens percebi que a temperatura pulava para 100, 110° em aclives nas estradas, apenas aconteceu nesta viagem, justamente quando usei a capa frontal de capô e parachoque.

Mas aí é cruel, né...

A captação de ar do Up! é feita pelo parachoque. Usando cobertura, é pedir pro motor superaquecer.

Passar de 90 graus não é "normal". Isso é anormalidade. Nessa, você arrisca a queimar a junta do cabeçote.

E o nível correto do líquido é verificado com o motor frio e deve estar entre as duas marcas. Nem acima do máximo e nem abaixo do mínimo.

VW Move Up! TSi 2017 Azul Lagoon
VW Jetta TSi 1.4 Comfortline 2017 Branco Puro
Ex - VW Move Up! MPi 2015 Prata Sirius
Ex - VW Golf TSi Comfortline 2015 Branco Puro
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21/12/2015, 10:37 (Resposta editada pela última vez em: 21/12/2015 10:44 por aohashi.)
Resposta: #6
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Só para constar,

Eu também percebi que no meu o nível de água de arrefecimento fica próximo do nível mínimo, más não baixa além disso. Inclusive andei 554 Km desse jeito e ficou na mesma posição. Se fosse grave já estaria a pé. Acredito que seja uma característica dos motores TSI do UP.

Só aconteceu uma vez.

Ontem viajei com a capa novamente e não subiu a temperatura.

O nível não abaixa, por mais que o nível volte após a abertura da tampa do reservatório, o mesmo volta a próximo do mínimo após andarmos com o veiculo.
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24/12/2015, 08:46
Resposta: #7
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
ATENÇÃO, PESSOAL:
Mandei o seguinte texto para o “Fale Conosco” da VW, no endereço: (http://www.vw.com.br/pt/fale_conosco.html).
A VW respondeu dizendo que iria analisar o problema e responderia em breve.
Sugiro que todos que estejam com essa duvida mandem também algo parecido, pois só unindo forças é que teremos chance de uma resposta definitiva ou providência condizente.
Podem usar como sugestão o meu texto enviado, conforme lhes for apropriado:
Prezados senhores da VOLKSWAGEN,
Tenho um VW UP TSI, ano 2015/2016, com 2 meses de uso e 1.000 KM rodados. Usando o automóvel, em condições normais, o nível do líquido de arrefecimento vai baixando, atingindo a marca MIN. Nessa marca ele permanece (ou mesmo baixaria mais, se eu deixasse?), independente do carro estar em uso ou não, ou estando o motor quente ou frio. Permanece no MIN.
Por isso me preparo para repor o líquido de arrefecimento que “sumiu”, e para isso espero o motor ficar totalmente FRIO. Entretanto, ao abrir a tampa do reservatório de expansão, ouço um barulho de descompressão e, imediatamente, o nível sobe, ultrapassando a marca MAX (estando o motor frio).
Sem alternativa (uma vez que o reservatório se enche sozinho), volto a tampar o reservatório. Com o uso do carro, esse ciclo se repete, e lá vai o nível novamente para o MIN...
Desde os 18 anos (agora tenho 50) tive Gol, Parati, Voyage, Fox, mas nunca me deparei com isso.
Fui a uma Concessionária Volkswagen, e o chefe da mecânica me informou que isso é normal no UP TSI. Seria devido à pressão do sistema de arrefecimento, que “empurra o líquido para baixo”. E que ao abrir a tampa, o líquido que estava comprimido no sistema retornaria para o reservatório. Atenciosamente, até testou a tampa do reservatório, verificando que a mesma estava OK.
Mas as duas situações contradizem o manual do proprietário: Segundo esse livreto, o nível nunca deve ultrapassar as marcas MIN ou MAX.
Mas é isso que ocorre ciclicamente.
Afinal, o Manual do Proprietário está incorreto? Essa situação é mesmo “normal” no UP TSI?
Obrigado, e fico no aguardo.

Hugo- RJ
VW Up! Move/TSI 2015
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25/12/2015, 13:27 (Resposta editada pela última vez em: 25/12/2015 13:32 por FiveStar.)
Resposta: #8
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Meu up! MPI faz isso e vejo como normal, o carro anterior que era um Clio 1.0 16v também se comportava assim.

Com o nível no MÁX quando o sistema aquece a pressão fica positiva e ocorre dilatação das mangueiras em borracha, com isso o nível do líquido baixa mesmo, depois do motor frio nem sempre o líquido volta ao MÁX pois a tampa tem uma válvula que regula a pressão e mantém o sistema pressurizado dificultando o relaxamento das mangueiras.

Mas se deixar o carro parado um bom tempo é possível ver o líquido no MÁX novamente.

Muita calma nessa hora, se estiver se comportando assim como descrevi é normal e pode ocorrer em qualquer motor/carro!!!

EDIT: Não esquecer que o líquido de arrefecimento lentamente evapora em condições normais de uso pois o sistema não é blindado/fechado, a válvula da tampa sempre libera pressão excessiva e como já sabemos se vapor sai é claro que gradualmente o nível tende a baixar lentamente.
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28/12/2015, 19:25
Resposta: #9
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Eu tenho um up tsi com 3500km, tava pouco abaixo do minimo quando frio, completei na css e voltou a baixar. Segundo chefe de oficina teve um outro com mesmo defeito e era ar no sistema. Quando esquenta cria uma pressao excessiva que a tampa expurga por segurança. Amanha vou deixar para analise.
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04/01/2016, 14:50
Resposta: #10
RE: Nível de água - Sistema de Arrefecimento
Na época em que fiz a primeira revisão na CSS (metade do ano passado), pouco tempo depois eu notei que o nível do líquido de arrefecimento estava abaixo no MIN. Como a CSS fechou as portas, levei em outra CSS e lá eles completaram o líquido deixando próximo da marca MAX.

De lá pra cá, não voltou a cair abaixo do MIN.

Verifico os níveis periodicamente e vejo que o líquido de arrefecimento varia durante o uso, mas depois volta ao nível que estava.
Acontece exatamente como o FiveStar relatou.
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