Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Controle de tração me fez rodopiar na pista
08/01/2016, 21:50
Resposta: #21
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
Nem todo Pirelli é ruim os Pzero equipam Mercedes AMG, Ferraris, Porsches,Lamborghini e outros supercarros, tem que ver o modelo e não a marca somente !!


Muito difícil ser o TC que causou o acidente mais provável algum problema no solo (buraco , curva com inclinação errada, etc) mais a aquaplanagem !!  Numa aquaplanagem a técnica é tirar o pé do acelerador e aguardar com volante o mais reto possível a retomada do grip (atrito) dos pneus e depois acelerar SUAVEMENTE mas aquaplanagem de pneus traseiros em curva teria que virar o volante para a mesma direção do escorregamento e a potência e torque que sobraram (pelo corte do TC) já seriam suficientes desta forma a aceleração plena não seria fundamental para a correção ! (técnica de pilotagem !) o TC e outros equipamentos de segurança ativos ajudam muito mas não impedem um acidente !!

Além do TC (M-ABS) –O  controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.
 E usa um dos  mais modernos sistemas ABS da categoria, composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência),

O up TSI também traz o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.
  
Outro recurso presente é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

Mas nem tudo é maravilha tem um diâmetro de giro do up é de apenas 9,8 metros, um dos melhores da categoria Se na cidade é grande vantagem na estrada em alta velocidade e baixa aderência (por ser muito rápida /curta) desgoverna mais fácil, ainda temos que ver que apesar de todos os salva guardas eletrônicos estes Não conseguem evitar acidentes por defeitos na pista e ou imperícia ou imprudência !

Ainda bem que está bem !!
Abraço.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/01/2016, 02:06
Resposta: #22
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
Quanto as técnicas de pilotagem até mesmo pilotos profissionais em categorias onde os controles eletrônicos são permitidos aquaplanam e rodopiam nas pistas (que tem condições muito melhores que na rua/estradas) então não foi erro seu !!! Não foi critica !!

Depois de ler em muitas revistas e sites ainda acho que o TC do Up esta confuso e infelizmente não peguei referencia e não tenho saco para lentidão denovo .

TC (M-ABS) do Up Tsi  segundo a VW age na borboleta (controle eletrônico) mas esta definição é para o Fox pois para o Up não explicam o funcionamento mas como tem o mesmo nome poderíamos entender que são iguais !!

Mas existem outras revista que estiveram na apresentação e que dão outra versão  

1) O controle de tração do Up é mais simples e age nos freios quando sentem diferença entre as rodas acionam o freio da de maior velocidade e o M seria de modulação do ABS faz sentido o nome pois porque um TC teria ABS no nome (M-ABS)!! E neste caso seu acidente faria sentido e seria devido ao TC ou este teria ajudado !!!' já tinha ouvido e até comentei aqui !!

2) O controle seria na borboleta mas se sentisse necessidade podia atuar nos freios tb.  (neste caso tb poderia ter ajudado o acidente !). E falam que houve até informação de engenheiro da VW.

Mas temos que ver que os repórteres de hoje são fracos em conhecimento de mecânica pois tem alguns que falaram que na frente do carro vai o intercooler quanto na realidade quem fica lá é o radiador do intercooler e este fica no meio do coletor de admissão! E mais um monte de besteiras que não lemnbro de cabeça !! Então não sabemos se informações são verdadeiras , eu faria uma solicitação a VW pedindo informação de como funciona o TC M-ABS do Up TSI .

Abraço . 
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/01/2016, 07:33
Resposta: #23
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
Maraccine, 1 e 2 estão totalmente errados, esse é o sistema "normal" de controle de tração, esse sistema sim usa o freio pois ele manipula o diferencial do carro e a tbi. Como quase todos sabem o diferencial transfere a tração para a roda mais leve, por isso se levantar um lado do carro com o macaco e engrenar uma marcha, a roda que está no ar gira e a outra fica parada, quando se acelera perdendo aderência ocorre a mesma coisa, a roda com menos aderência sempre recebe a força do motor, aí o sistema de controle de tração atua freiando a roda que está patinando forçando o diferencial a mandar a força de tração para a outra roda que em teoria tem mais aderência (pois não está patinando) e essa transferência de torque entre as rodas ocorrem várias vezes de forma imperceptível.

Tenho um jetta TSI e ele de 1ª em subida canta pneu com certa vontade e tem controle de tração e tudo mais, uma vez desliguei via computador o controle de tração para ver como seria, o carro na mesma arrancada que saia cantando pneu passou a fritar pneu a ponto de demorar a deslanchar em velocidade, o ponteiro de rpm pulava lá pra cima, bem diferente com o controle ligado que era uma derrapagem "leve" é controlada. Mesmo carros com controle de largada (a grosso modo desligaria o controle de tração) possui ainda alguma intervenção pois limitam rotação no início da arranca a fim de não deixar o carro derrapar demais).

No Up não acontece nada disso, ele simplesmente engasga quando derrapa, o sistema usa o ABS apenas para ler a velocidade das rodas e a central do motor atua cortando aceleração quando identifica que está patinando, ele é eficiente porém sacrifica desempenho.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/01/2016, 09:41 (Resposta editada pela última vez em: 09/01/2016 09:46 por Filipe_Machado.)
Resposta: #24
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
Agora os pilotos de TSI vão ficar bolados, o carro é compacto e leve, entrar em curva molhada muito "quente" é meio irresponsável ao meu ver

Controle de tração é justamente feito pra evitar de se perder o controle, mas não julgo porque não sei exatamente o ocorrido.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/01/2016, 10:34
Resposta: #25
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
Galera interessante as discussões, LEOVZA esta certíssimo! O up TSI só tem TC-CONTROLE DE TRAÇÃO, apos uma carga pesada no pedal de aceleração apos passar de 4 mil giros o TC entra em ação, no momento antes do acidente ele deve ter pisado forte no acelerador pra corrigir, ai o TC entrou em ação, no entanto não acho que caiba ação judicial, no meu uso diário e normal do up tsi quase nunca o TC aparece, funciona muito bem!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/01/2016, 10:53 (Resposta editada pela última vez em: 09/01/2016 10:55 por maicon.)
Resposta: #26
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
(09/01/2016 07:33)Leovza Escreveu:  No Up não acontece nada disso, ele simplesmente engasga quando derrapa, o sistema usa o ABS apenas para ler a velocidade das rodas e a central do motor atua cortando aceleração quando identifica que está patinando, ele é eficiente porém sacrifica desempenho.

Percebi exatamente isso usando o carro.

O sistema usa os sensores de ABS para identificar se está destracionando, e quando ocorre a ECU age reduzindo acelerador.

Queria mesmo saber qual era a largura dos pneus usados no momento do acidente. Creio que uma roda 17 com pneu 205 por ex. seria bem perigoso nessa situação.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/01/2016, 12:17
Resposta: #27
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
Leovza acho que me expressei mal (duvida) não coloquei minha opinião ( o carro já faz inúmeras atuações sobre a borboleta para coordenação com o controle da pressão do turbo, diminuição do lag ((turbo-lag)) entre outras, então considero a versão da VW correta ) coloquei  o que  ouvi (li) a questão é que apresentaram outras versões inclusive em uma colocam que um chefe Da engenharia da VW alega que o TC do Up é mais simples ( mais simples em relação ao tradicional ?? Ou aos outros M-ABS ?? E não me lembro se neste mesmo ou em outra reportagem que agiria somente no freio ??) e a VW não comenta sobre o funcionamento deste ! apenas que tem ! 

Como disse a fonte (impressa não muito confiável !)  não tem muito conhecimento de mecânica mas na palestra de apresentação foi colocado está  diferença ou surgiu da cabeça do repórter ? E a fala deste suposto engenheiro ? 

E como existe estas diferenças coloquei para o amigo poder procurar e saber com exatidão se há motivo ou não para ação judicial.

Tb considero neste caso a 1 e 2 erradas mas como nosso colega teve problema e pela questão dúbia ( não para mim mas quanto as informações) decidi coloca-las sem colocar naquele momento minha opinião que agora coloquei !! Kkkk abraço
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/01/2016, 12:17
Resposta: #28
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
Todo carro com entreeixos curto é mais sucetível a rodar que um carro longo. Da mesma forma que ele é mais ágil para mudar de direção, na hora que as rodas perdem aderência, essa agilidade toda joga contra.
Agora se vale uma dica prática (na teoria não é assim porém essa teoria não se aplica a prática) qualquer susto pise no freio de forma
Moderada, o ABS vai "caçar" aderência e você recupera o controle muito mais fácil que se não fizesse isso, o EBD distribui a força entre as rodas para estabilizar o carro em frenagens bruscas, em curvas por exemplo, pode atolar o pé no freio que o carro não se perde, no caso de um susto ele acaba fazendo esse papel meio de controle de estabilidade.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/01/2016, 12:23
Resposta: #29
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
Este sistema GMA tb ajuda muito o EBD para isso .
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/01/2016, 19:29
Resposta: #30
RE: Controle de tração me fez rodopiar na pista
Corrigir escapada acelerando? Nao seria mais fácil ter notado lâmina d'agua e reduzido a velocidade antes da curva. Citando ter batido em outro veículo na curva, não estaria este veículo numa velcidade compatível? Quanto a aquaplanar a traseira... acho que o que sucedeu foi ultrapassar absurdamente o limite de segurança! Chuva ou pista molhada... cuidado redobrado com qualquer automóvel!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Desativar controle de tração no UP! blackcat 65 123.258 24/06/2023 01:54
Última Resposta: Yoshi85
  Luzes ABS e controle de tração acesas após alagamento FredSCB 1 1.619 19/04/2022 16:31
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Controle de Temperatura Ar-Condicionado Fernando32 0 2.768 16/10/2018 21:45
Última Resposta: Fernando32
  Controle tração - Barro, areia, ladeiras Drodrigu 4 9.368 20/06/2017 15:07
Última Resposta: canozi
  Controle de tração Phsilva76 2 5.424 16/12/2016 09:18
Última Resposta: Leovza
  Dúvida abertura porta malas pelo controle remoto. Jonas Soares 8 18.570 17/04/2016 15:02
Última Resposta: Jonas Soares
  Controle do retrovisor e comando dos vidros eletricos douglas mendel 8 12.521 21/03/2016 10:06
Última Resposta: Tinhog
  Interrupção de funcionamento controle VW Tech Luizvelhinho 2 5.400 05/01/2016 17:09
Última Resposta: AndreBotelho
  Take Up - Controle para Alarme gustavoandre 22 45.483 15/06/2014 13:38
Última Resposta: Samy Sa

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes