Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Câmbio iMotion (Manutenção)
27/06/2016, 08:34 (Resposta editada pela última vez em: 27/06/2016 08:36 por edney.)
Resposta: #11
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
Tenho um up! imotion com 26.000, ta bem tranquilo, mas também possuo um CrossFox imotion, "da geração anterior" (atuadores hidraulicos).

Nenhum dos dois nunca acendeu luz alguma da manutenção, e esta tudo bem tanquilo, mas sem sombra de duvida alguma, o cambio da "primeira geração" é muito mais macio, preciso, e mais bem acertado ao carro do que o cambio do up!.

Mas não se pode esquecer que a proposta do up! é ser um carro mais barato, então acredito que por isso utilizaram o cambio da ZF, sem fluidos hidráulicos. Não adianta querer comparar um up! com HB20 ou Etios, que são categorias diferentes.

Agora, quem achar que na concessionaria vai gastar "somente" R$800,00 para fazer a embreagem completa, na minha opinião, esta sonhando.

O problema é que hoje o imotion SÓ se faz manutenção em concessionarias, e acho a comparação injusta no custo de manutenção
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
14/08/2017, 19:56
Resposta: #12
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
Boa noite!

Tenho um UP 14/15 Imotion.

Com 45mil km começou a fazer barulho na troca de marcha (2ª para 3ª e 4ª para 3ª).

Será que é embreagem? Acho cedo para este tipo de problema. Geralmente para ele no D (dica do vendedor da concessionaria quando compramos, não deixar nunca no N, so pra ligar)

Observações:

1- Se eu for acelerando lentamente, não ocorre o barulho.
2- Logo de manha, nos primeiros 10km ele não faz o barulho.
3 - As vezes de manhã a ré fica presa e da um tranco para soltar.

Estou com medo do preço desta manutenção. Com alguém já aconteceu isso?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
13/10/2017, 10:17
Resposta: #13
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
(14/08/2017 19:56)guigsnunesrosa Escreveu:  Boa noite!

Tenho um UP 14/15 Imotion.

Com 45mil km começou a fazer barulho na troca de marcha (2ª para 3ª e 4ª para 3ª).

Será que é embreagem? Acho cedo para este tipo de problema. Geralmente para ele no D (dica do vendedor da concessionaria quando compramos, não deixar nunca no N, so pra ligar)

Observações:

1- Se eu for acelerando lentamente, não ocorre o barulho.
2- Logo de manha, nos primeiros 10km ele não faz o barulho.
3 - As vezes de manhã a ré fica presa e da um tranco para soltar.

Estou com medo do preço desta manutenção. Com alguém já aconteceu isso?
Então o meu up estava com o mesmo problema ao engatar a marcha a ré dava um tranco e raspava, fui até a concessionária e o mecanico me disse. Voce para o carro desliga e o deixa em d ou ré para segurar além do freio de mão? A resposta foi sim! Então ele me falou pra sempre desligar em neutro e deixar apenas acionado o freio de estacionamento nnca engatado. Nunca mais o carro raspou a marcha ou deu tranco. Mas barulho faz mesmo nas trocas assim como no manual.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/08/2018, 18:19
Resposta: #14
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
Para fazer um update.

Meu carro com 46K comeceu a aprensentar um barullho estranho em altas rotações com o carro engatado. Era a tal "patinação" da embreagem.

Fui na Diauto em SCS, custou R$ 1950,00 a troca do Kit de Embreagem. Um pouco salgado, mas tal serviço fora da concessionária é um pouco arriscado, não?

Espero que outra dessa, só depois de mais 45K KM.

Abraço.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
20/08/2019, 13:21
Resposta: #15
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
Amigo, tenho um CrossUp! iMotion com 96000km rodados.
Se você está lendo essa mensagem, guarde as minhas palavras: NÃO COMPRE CARRO AUTOMATIZADO. Muito menos da VW.
Se você está comprando zero, não fique com o carro até muito depois dos 50000 km, 60 no máximo. Depois começa a aparecer problema em tudo que é canto. O carro vibra com excesso, começa a criar mau-contato em tudo que é conector, o que ocasiona problemas nos sensores, nos atuadores, nos módulos e na bateria... e por fim o VW Up não tem a mais fácil das manutenções, de forma que você vai acabar caindo nas garras das concessionárias, que vão cobrar o preço dos rins para fazer os reparos necessários.

Se você quer economia, compre carro manual. Se você quer conforto, espere um pouco mais, junte mais dinheiro e compre um carro automático de verdade. De qualquer forma, evite carro automatizado. Veja que a VW já anunciou que não vai mais lançar carros com o i-Motion em 2020. Não entre nessa.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
17/10/2019, 22:53 (Resposta editada pela última vez em: 17/10/2019 22:58 por NatanRavel.)
Resposta: #16
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
Acabei de trocar o óleo do meu Up I-motion com 90.000km, após pagar R$156,00 o litro de oléo desse cambio, pra quem não sabe a especificação de fabrica é a VW052527R2
A VW possui(pasmem) 20 especificações diferentes de óleo de cambio , sendo que essa especificação é só do UP. A viscosidade desse óleo não é 75W como a VW declara, por isso não coloquem óleo 75w90 nele, a viscosidade desse óleo é de ATF. Então entre usar óleo genérico pra engrenagens e usar um ATF, usem o ATF.Dada a dificuldade de achar esse ouro liquido .Vcs podem usar o Tutela CS Speed ATF sem problema algum, ele até consta em uma especificação da volkwsagen, a VW052512S1
Outro detalhe é que esse cambio leva 2 litros de óleo e não 1.1L como fala os manuais técnicos em alemão.

Mais detalhes sobre a troca de óleo do cambio I-motion.
https://www.upownersclub.co.uk/forum/18-...ticky.html

[Imagem: 341927.png]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/10/2019, 00:04 (Resposta editada pela última vez em: 18/10/2019 00:10 por NatanRavel.)
Resposta: #17
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
Outra coisa muito importante a ser citada, esse atuador que a vw usa no up foi usado no smart da mercedes, alguns smarts só pararam de funcionar apos 14 anos e outros deram problema no atuador com pouco tempo de uso.

existe um procedimento recomendado de lubrificação para o atuador do smart que deve ser adotado no Up I-motion


https://youtu.be/1cA5oIWmQQI



percebam como o atuador do Smart é identico ao do Up, isso é interessante pois ele pode servir para retirada de peças como o motor eletrico com sensor hall


https://youtu.be/RoiBNpv9BOA



nesse video dá pra ver o funcionamento desse atuador, como disse anteriormente, ele funciona igual no Sq100 do Up, empurrando para apertar a embreagem e puxando para soltar a embreagem.

[Imagem: 341927.png]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/11/2019, 19:37
Resposta: #18
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
(18/10/2019 00:04)NatanRavel Escreveu:  Outra coisa muito importante a ser citada, esse atuador que a vw usa no up foi usado no smart da mercedes, alguns smarts só pararam de funcionar apos 14 anos e outros deram problema no atuador com pouco tempo de uso.

existe um procedimento recomendado de lubrificação para o atuador do smart que deve ser adotado no Up I-motion


https://youtu.be/1cA5oIWmQQI



percebam como o atuador do Smart é identico ao do Up, isso é interessante pois ele pode servir para retirada de peças como o motor eletrico com sensor hall


https://youtu.be/RoiBNpv9BOA



nesse video dá pra ver o funcionamento desse atuador, como disse anteriormente, ele funciona igual no Sq100 do Up, empurrando para apertar a embreagem e puxando para soltar a embreagem.

Boa noite amigo!
Tenho um up i-motion 2018 com 48000km, ele está fazendo um barulho entre 2 e 3 mil giros um chocalho que parece mola da embreagem, o seu faz ou já fez isso??
Essa manutenção do atuador faz com quantos km?
Fico desde já agradecido pelos esclarecimentos!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
23/11/2019, 16:02
Resposta: #19
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
o meu up faz esse barulho, é da mola da embreagem sim, esse cambio foi programado pra gastar embreagem, infelizmente.

Meu up tá com 97.000km e vai fazer essa manutenção de lubrificação de atuador agora no final do ano, eu recomendaria de 60 em 60 mil km. A graxa a ser utilizada só pode ser graxa de silicone.

Como tô estudando a possibilidade de usar a embreagem da saveiro 1.6 , vou mandar fabricar a engrenagem desse atuador em aluminio, mas até o ano que vem faço isso

[Imagem: 341927.png]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
24/11/2019, 09:20
Resposta: #20
RE: Câmbio iMotion (Manutenção)
Obrigado pela atenção amigo, assim que você fizer essa engrenagem e a mudança da embreagem posta aqui. Gosto muito desse carrinho e pretendo ficar um bom tempo com ele!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Óleo de câmbio Mizaellh 3 5.262 11/11/2023 11:42
Última Resposta: ricardojvieira84@gmail.com
  Troca de Óleo Cambio Manual Haroncosta 8 10.998 11/11/2023 10:02
Última Resposta: ricardojvieira84@gmail.com
Idéia Óleo de câmbio manual Bryanne 3 5.288 11/11/2023 10:00
Última Resposta: ricardojvieira84@gmail.com
  Problema no Cambio Imotion UP2014:( xumaker 35 58.574 29/04/2023 19:12
Última Resposta: joaodasilva
  SWAP cambio do Golf TSI 1.0 ou 1.4 no UP TSI troyaks 1 1.880 10/10/2022 12:26
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Cambio 6m Luiz Ferreira 4 4.095 29/09/2021 19:57
Última Resposta: NatanRavel
  MOTOR E CAMBIO IMOTION Junior Bergs 11 14.924 01/09/2021 12:40
Última Resposta: Theo Moraes
  Câmbio i Motion Pedro Almeida 48 102.357 27/04/2021 09:56
Última Resposta: NatanRavel
  Barulho Câmbio Baumgar 2 3.859 13/04/2021 23:06
Última Resposta: Antonio Fernandes
  Alerta sonoro parou após manutenção iagomes_ 1 3.235 02/12/2020 09:42
Última Resposta: eduardo.jalaim

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 4 Visitantes