Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
VW Up I-Motion é o 'sem embreagem' mais barato do Brasil
05/05/2014, 13:17
Resposta: #1
VW Up I-Motion é o 'sem embreagem' mais barato do Brasil
VW Up I-Motion é o 'sem embreagem' mais barato do Brasil
Versão automatizada do compacto 1.0 parte de R$ 30.990

[Imagem: 5e14gjbsrm_7xgb18gom0_file.jpg?dimension...x439+0+302]

Três meses após a chegada do Up ao Brasil, a Volkswagen reforçou o catálogo de seu popular. O modelo passa a contar, a partir da próxima semana, com a nova versão duas portas e opção de câmbio I-Motion. A transmissão automatizada de cinco marchas passa a ser oferecida desde o intermediário Move Up e custa a partir de R$ 30.990.

Veja a tabela completa de preços do modelo:

Move 2P I-Motion: R$ 30.990
Move 4P I-Motion: R$ 32.990
High 4P I-Motion: R$ 37.760
Black, White e Red 4P I-Motion: R$ 42.160

Com isso, o Volkswagen Up I-Motion passa a ser o carro que troca marchas sozinho mais barato do Brasil, posto ocupado até então pelo Gol. Vale destacar que a dupla disputa o segmento dos automatizados de uma embreagem, menos suaves. Se considerarmos os de dupla embreagem ou automáticos convencionais, o mais barato é o Kia Picanto, por R$ 44,9 mil.

Pé no chão

A diferença de quase R$ 14 mil entre o automatizado e o automático mais barato do Brasil mostra que tecnologia tem seu preço. A vantagem do Up I-Motion é que, ao contrário de seus pares, ele assume a simplicidade popular: pagar R$ 31 mil em um automatizado é mais aceitável do que mais de R$ 66 mil.

Até mesmo entre os automatizados o Up é mais popular. Enquanto a família Gol e Palio adotam o complexo sistema eletro-hidráulico Free Choice da Magneti Marrelli, o compacto usa um modelo da ZF, cuja automação elétrica é mais simples. Para os já habituados aos automatizados, a principal diferença é a ausência do típico barulho agudo da bomba hidráulica quando a porta do carro é aberta.

Retrocesso

Apresentações feitas, hora de ver como o Up I-Motion se porta na prática. A avaliação do carro se deu em um trecho urbano e rodoviário de 50 km, com duas pessoas a bordo — curiosamente, o percurso foi idêntico ao feito com o novo Fiat Linea, um dos automatizados mais caros do Brasil.

As diferenças do Up I-Motion são escancaradas já na primeira aceleração. Mesmo com o "buraco" entre as primeiras marchas reduzido nessa versão, o câmbio automatizado não consegue eliminar o tradicional solavanco desse tipo de transmissão. Um das "manhas" usadas pelos escolados é retirar um pouco o pé do acelerador antes do câmbio fazer a troca, o que acaba eliminando uma das vantagens de um carro de dois pedais, que é justamente a de só se preocupar em acelerar e frear.

Contudo, após alguns quilômetros de convivência, as deficiências do I-Motion são amenizadas, especialmente com o câmbio no modo de trocas sequenciais, feitas exclusivamente na alavanca — não há modo "Sport" nem opções de borboletas para trocas de marcha. Como ocorre no manual, o Up anda bem no trânsito urbano, mas vai melhor com o motor acima dos 3.000 rpm. Segundo a Volks, o Up automatizado abastecido com etanol faz de 0 a 100 km/h em 12,8 s (contra 12,4 s do manual), mas chega aos 168 km/h de máxima, 3 km/h acima do manual. O motivo é o novo escalonamento de marchas, que alongou a quarta e quinta.

Futuro incerto

Apesar de ser inferior ao câmbio adotado na família Gol I-Motion, o Up automatizado cumpre o papel de oferecer mais conforto àqueles dispostos a pagar por isso — o acréscimo médio de preço em cada versão é de R$ 2,7 mil. O problema do modelo está no futuro, com a chegada do inédito Fiat Uno Dualogic.

O dilema do Up é que, além do Uno adotar o sistema Free Choice, mais suave, ele também terá motor 1.4. A briga será ferrenha, mas já é possível eleger um vencedor. Com cada vez mais opções de carros que trocam a marcha sozinhos, o consumidor de carros populares só tem a ganhar nos próximos anos.

Fonte: http://noticias.r7.com/carros/vw-up-i-mo...l-28042014

Administrador e Fundador
VW Up! Clube do Brasil
www.vwupclube.com
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter!
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Adeus Up i-motion ftguerreiro 0 163 06/05/2019 09:04
Última Resposta: ftguerreiro
  Depois de 24 anos no Brasil, Ford Fiesta sai de linha ftguerreiro 4 436 30/04/2019 14:58
Última Resposta: ftguerreiro
  Nissan voltará a testar etanol em células de combustível no Brasil ftguerreiro 0 88 29/04/2019 08:55
Última Resposta: ftguerreiro
  Salão de Xangai: as novidades que interessam ao Brasil ftguerreiro 0 122 17/04/2019 08:05
Última Resposta: ftguerreiro
  Os oito carros menos seguros testados pelo Latin NCAP e vendidos no Brasil ftguerreiro 0 165 12/04/2019 10:31
Última Resposta: ftguerreiro
  Ford fechará fábrica no Brasil ftguerreiro 0 161 20/02/2019 08:37
Última Resposta: ftguerreiro
  T Cross já está em produção no Brasil ftguerreiro 0 237 11/02/2019 10:44
Última Resposta: ftguerreiro
  Start/stop: sistema exige baterias sofisticadas (e mais caras) ftguerreiro 0 223 08/02/2019 08:55
Última Resposta: ftguerreiro
  Volkswagen terá que recomprar 194 carros no Brasil ftguerreiro 1 355 01/02/2019 12:22
Última Resposta: ftguerreiro
  Os carros mais vendidos no mundo em 2018: ftguerreiro 0 227 30/01/2019 13:20
Última Resposta: ftguerreiro

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes