Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Calibragem dos Pneus
12/05/2014, 22:31
Resposta: #11
RE: Calibragem dos Pneus
(12/05/2014 11:24)edney Escreveu:  A minha opinião é "se esta escrito no manual é porque foi testado", portanto em todos os meus últimos carros, e nos que tenho atualmente, só uso a pressão recomendada, com ela foram feitos os testes de estabilidade, CONSUMO, ruido, e tudo mais, engenheiros são contratados só para isso, pneus são desenvolvidos para isso, quem sou eu para contestar esses resultados.

Perfeito, eu assino em baixo!

Administrador e Fundador
VW Up! Clube do Brasil
www.vwupclube.com
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter!
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
16/06/2014, 16:46
Resposta: #12
Boa tarde!

Pessoal,

Estava lendo novamente esse tópico e percebi uma coisa...
Meu up! tem rodas aro 14, porém na tampinha do tanque está a mesma calibragem que um colega descreveu em um comentário anterior a esse, cujo o qual descreve que o seu up! é aro 15.
Será que está correto esse padrão de calibragem para pneus de aros distintos?
Será que não é algum vacilo na hora de confeccionar o adesivinho da tampa do tanque?
Encontrar todas as respostas deste usuário
16/06/2014, 17:53 (Resposta editada pela última vez em: 16/06/2014 17:57 por Leovza.)
Resposta: #13
Pressão é dada por caracteristicas do pneu (capacidade e pressão) e estipulado do veiculo com a carga padrão. Esquece testes e mais testes, não é por ai essa parte da pressão porem é claro que deve ser mantida a pressão recomendada. Andou baixo dela seu pneu gasta errado, tenho muitos amigos que ja fizeram isso ou simplesmente desleixavam e só calibrava quando embarrigava o pneu, resultado desgaste prematuro e irregular acentuado.
17/06/2014, 01:09
Resposta: #14
Eu fui calibrar esse final de semana e me assustei, pois até então os pneus só tinham sido calibrados na concessionária. Para minha surpresa marcavam 43 Psi.
Daí acabei deixando em 31. Resultado: senti que a suspensão do carro está mais suave ao passar em terrenos com muitas irregularidades, ou seja, ele amortece mais, por vezes pula mais do que antes.

Qual a calibragem que vocês estão mantendo?
Acho que deixarei em 35 Psi, tendo em vista que não ando com o carro abarrotado. O que acham?
17/06/2014, 09:44
Resposta: #15
(09/05/2014 09:38)Thiago Góz Escreveu:  Pelo que indica a portinhola do tanque, a calibragem indicada seria 29/26, andando com até 2 pessoas, para o pneu 185/60 R15.

Fui abastecer esses dias e calibrar os pneus pela primeira vez... eles estavam todos com 36 libras (de fábrica). Calibrei conforme a indicação, percebi que o carro ficou meio "molengão", antes estava bem mais firme... não curti muito.

A questão é, algum problema se eu andar com a calibragem um pouco acima do recomendado (uns 32)? O que isso implica?

Durabilidade dos pneus? Suspensão? Consumo?

ñ veio de fábrica com essa calibragem, se a concessionária ñ tivesse enchido seu pneu antes de entregar o carro estaria muito vazio, já que o carro pode ficar dias, semanas..até meses parado! Na revisão antes da entrega eles dão uma enchida e quase sempre utilizam uma bomba sem manômetro/medidor, por isso alguns ai encontraram o pneu com até 43psi! valeu!!
20/06/2014, 03:45
Resposta: #16
Na verdade a pressão do pneu é acertado para a suspensão do carro e não para o pneu.

Exemplo: O pneu Pirelli P7 foi desenvolvido pela Pirelli com base no Vectra lançado no final de 2005 sendo modelo 2006. Esse mesmo pneu foi utilizado no Corolla e Focus na linha de montagem e os três fabricantes utilizam pressões recomendadas diferente. Inclusive para versões hatch e sedan.

Já contatei diversos fabricantes a respeito da calibragem correta e fui informado que deveria seguir o manual do veículo, o fabricante do pneu não sugere pressão alguma. Apenas a Continental sugeriu usar 2 psi acima do recomendado pelo fabricante, disse que não aumentaria o desgaste do pneu, mas melhoraria alguma coisa o consumo e diminuiria o atrito com o solo, beneficiando o dia a dia daqueles menos afoitos. Para os afoitos, é bom ter pneu que grude no chão.
20/06/2014, 13:54 (Resposta editada pela última vez em: 20/06/2014 13:58 por Leovza.)
Resposta: #17
Como sempre falo, a pressão é sim baseada apenas no pneu e peso do carro, esses fabricantes que você consultou na verdade são atendentes de SAC e muito longe de saber alguma coisa de fato.

Mesmo utilizando o mesmo pneu nas mesmas médias cada carro utiliza uma pressão? Claro que sim, cada carro tem um peso, uma capacidade de carga e precisam de uma determinada pressão para equalizar isso.

Vou dar um exemplo, estou com um jetta tsi na garagem a capacidade do pneu 91 ou 615kg e a pressão máxima 51psi. (Essas duas informações estão no mesmo local no pneu).

Ou seja 51/615= 0,08292683 psi/kg

O peso do carro é de 1378kg e a capacidade máxima de carga é de 562kg, totalizando 1940kg.

A pressão recomendada para o carro carregado é de 38/44psi (dianteiro/traseiro) ou seja, a distribuição do peso do carro carregado é de 46,3%/53,7% (dianteiro e traseiro).

Dianteira: 898,22kg (449,11kg em cada pneu dianteiro);
Traseira: 1041,78kg (520,89kg en cada pneu traseiro);

Agora você multiplica o peso em cada roda pela informação do pneu (51psi/615kg= 0,08292683 psi/kg)

449,11 x 0,08292683= 37,24psi
520,89 x 0,08292683= 43,20psi

Como deu uma fração, nesse caso se arredonda para cima (para o pneu não andar "vazio"), logo chegamos a 38/44psi, a mesma informação dada pelo fabricante.

Ja a pressão com carga "comum" é 35/35 ou seja nessa situação o peso do carro entre os eixos é de 50/50% e mesmo sem saber qual é a carga "comum" da para estimar baseado na pressão dos pneus, ou 844kg por eixo ou 1688kg totais, ou seja 1378kg do carro vazio + 310kg de carga (passageiros e bagagem).

Ja fiz essa conta em vários carros e sempre foi perfeita.

A pressão é baseada em testes, suspensão e etc? Conta outra que essa não cola.
20/06/2014, 14:18
Resposta: #18
(20/06/2014 13:54)Leovza Escreveu:  Como sempre falo, a pressão é sim baseada apenas no pneu e peso do carro, esses fabricantes que você consultou na verdade são atendentes de SAC e muito longe de saber alguma coisa de fato.

Mesmo utilizando o mesmo pneu nas mesmas médias cada carro utiliza uma pressão? Claro que sim, cada carro tem um peso, uma capacidade de carga e precisam de uma determinada pressão para equalizar isso.

Vou dar um exemplo, estou com um jetta tsi na garagem a capacidade do pneu 91 ou 615kg e a pressão máxima 51psi. (Essas duas informações estão no mesmo local no pneu).

Ou seja 51/615= 0,08292683 psi/kg

O peso do carro é de 1378kg e a capacidade máxima de carga é de 562kg, totalizando 1940kg.

A pressão recomendada para o carro carregado é de 38/44psi (dianteiro/traseiro) ou seja, a distribuição do peso do carro carregado é de 46,3%/53,7% (dianteiro e traseiro).

Dianteira: 898,22kg (449,11kg em cada pneu dianteiro);
Traseira: 1041,78kg (520,89kg en cada pneu traseiro);

Agora você multiplica o peso em cada roda pela informação do pneu (51psi/615kg= 0,08292683 psi/kg)

449,11 x 0,08292683= 37,24psi
520,89 x 0,08292683= 43,20psi

Como deu uma fração, nesse caso se arredonda para cima (para o pneu não andar "vazio"), logo chegamos a 38/44psi, a mesma informação dada pelo fabricante.

Ja a pressão com carga "comum" é 35/35 ou seja nessa situação o peso do carro entre os eixos é de 50/50% e mesmo sem saber qual é a carga "comum" da para estimar baseado na pressão dos pneus, ou 844kg por eixo ou 1688kg totais, ou seja 1378kg do carro vazio + 310kg de carga (passageiros e bagagem).

Ja fiz essa conta em vários carros e sempre foi perfeita.

A pressão é baseada em testes, suspensão e etc? Conta outra que essa não cola.

Leovza,

No seu up!, qual a calibragem padrão que vc utiliza?
20/06/2014, 16:23 (Resposta editada pela última vez em: 20/06/2014 16:24 por Leovza.)
Resposta: #19
Estou querendo um up! aqui na garagem mas ainda não tenho (apesar de ja conhecer bem o carro) mas só me falar qual a pressão máxima escrita no pneu e as pressões recomendadas (normal e máxima para saber qual a distribuição de peso do carro) que faço as contas aqui para mostrar se o pneu esta batendo com a recomendação da etiqueta e com isso também se calcula fácil qual a pressão correta do pneu caso troque o aro e as medidas.
11/08/2014, 18:13
Resposta: #20
(09/05/2014 09:38)Thiago Góz Escreveu:  Pelo que indica a portinhola do tanque, a calibragem indicada seria 29/26, andando com até 2 pessoas, para o pneu 185/60 R15.

Fui abastecer esses dias e calibrar os pneus pela primeira vez... eles estavam todos com 36 libras (de fábrica). Calibrei conforme a indicação, percebi que o carro ficou meio "molengão", antes estava bem mais firme... não curti muito.

A questão é, algum problema se eu andar com a calibragem um pouco acima do recomendado (uns 32)? O que isso implica?

Durabilidade dos pneus? Suspensão? Consumo?

Desgaste dos pneus nos sulcos centrais, com o tempo...
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes