Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Motor TSI
06/12/2017, 23:43
Resposta: #1
Motor TSI
No dia 05 p.p. foi veiculada uma reportagem da revista O Mecânico com um tecnico da VW sobre os aspectos técnicos do motor TSI 1.0 que me deixaram preocupado quanto a modernidade na manutenção do mesmo.
1 - Os comandos de válvulas são montados por um processo de resfriamento / aquecimento em que depois do processo nao e possivel desmonta-los. Assim, se houver problema tem que substituir o conjunto
2 - As camisas de aço são fundidas no bloco de alumínio. Não ha a possibilidade de retifica das camisas. Se houver problema tem que substituir o bloco.
Lembro da manutenção do motor do Corcel, um projeto da decada de 50 em que as camisas eram removiveis e podiam ser substituidas, mantendo os anéis standard.
3 - O virabrequim e montado de uma forma que nao se permite substitui-lo devido ao torque aplicado em materiais diferentes (capa do mancal x bloco ). Se houver problema nesse componente tem que substituir o conjunto bloco / virabrequim.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/12/2017, 14:56 (Resposta editada pela última vez em: 07/12/2017 15:04 por Vini tsi.)
Resposta: #2
RE: Motor TSI
Tirando a parte do virabrequim que não sei te informar se isso ocorre em toda família dos EA211, porém tudo que vc mencionou sobre os comandos de válvulas e o bloco não é exclusividade do 1.0 TSI e sim de toda família EA211 isso inclui o MPI também ou seja nenhum deles possui retifica (mas se eu não me engano motores com bloco de alumínio não possuem retifica) e seus comandos são "presos" na tampa inclusive os 1.0 e 1.6 MPI (EA211).
07/12/2017, 21:06
Resposta: #3
Na reportagem O Mecânico on line que assisti sobre o motor TSI , também escutei que o motor tem uma durabilidade de 400mil km ( o carro comigo daria 20 anos de uso rodando 20mil km por ano ) .

Combustível
Mas o que gostaria de comentar era justamente o motor ; hoje trato meu UP tsi , colocando gasolina no mesmo posto , com cartão de credito para ficar registrado , ((sendo 1 tanque de álcool , 1 tanque de gasolina vpower e 1 tanque de gasolina comum por mês)) . Coloco o álcool para limpar os resíduos de gasolina , mas o álcool por ser hidratado 92 a 95% , coloco gasolina para retirar a água deixada pelo álcool, e coloco a Vpower que é aditivada .(alivio da alma) Coloquei este ano aditivo da VW o AG2000 na concessionaria foi caro 140 reais , nov2017.
Óleo
Trocar óleo 5W40 sintético nas datas indicadas , alem de lubrificar o turbo ,tuchos ,eletroválvulas de avanço etc , parece que temos que trocar por causa do nosso combustível que "suja " óleo .
Liquido de arrefecimento .Trocar qdo for a hora , não sei quando irei trocar o liquido de arrefecimento AG13 , mas : o motor é alumínio , não devemos ter problemas de corrosão por muito tempo , mas vale ficar atento .
Motor :
Fui em uma concessionaria mas muito mal atendido , perguntei sobre as peças do motor , um motor parcial era em torno de 9800,00 e fazia 6900,00 ; bloco motor 5000,00 cabeçote 2200,00 ; comando de válvulas 13000,00. Ai parei de perguntar pois a má vontade foi demais e fica para verificar em outra concessionaria um outro dia .

Fico tranquilo que não pode ser feito gambiarras no motor por ser de alumínio, e levar em oficinas onde darão a garantia do serviço .Cuidar do motor a"pão de ló" . Pagar o seguro pois uma batida de frente fatalmente se atingir o motor , fica mais de 7mil pilas.
09/12/2017, 08:29
Resposta: #4
(07/12/2017 14:56)Vini tsi Escreveu:  Tirando a parte do virabrequim que não sei te informar se isso ocorre em toda família dos EA211, porém tudo que vc mencionou sobre os comandos de válvulas e o bloco não é exclusividade do 1.0 TSI e sim de toda família EA211 isso inclui o MPI também ou seja nenhum deles possui retifica (mas se eu não me engano motores com bloco de alumínio não possuem retifica) e seus comandos são "presos" na tampa inclusive os 1.0 e 1.6 MPI (EA211).

Ja atuei na area de reparação automotiva na decada de 70 em que um bloco de motor admitia mais de 3 retificas, o bloco do Ford Corcel tinha camisas removíveis, era raro trocar uma bomba de gasolina da linha VW (trocava-se apenas o diafragma)
Então, na minha visão, cada vez mais os componentes de um motor estão se transformando em "sistemas" ate o motor virar um "sistema" (sistema de propulsão). Nao vai demorar muito. Voce leva o carro a CSS pois ha um vazamento de oleo pela junta do carter. Basta trocar o "sistema de propulsão" para acabar o vazamento.
Vamos torcer para que a durabilidade propagandeada seja verdade, claro que cumprindo fielmente todas as recomendações de manutenção do fabricante
10/12/2017, 00:04
Resposta: #5
Realmente adoro meu carrinho , mas em relação a qualquer motor a combustão , eu trocaria por um motor elétrico . Acho que alem de ser o futuro ; praticamente iria parar de ter um medo de pensar dos milhares de componentes usados no motor a combustão , parar de usar gasolina , parar de dar manutenções de troca de óleo , água , filtros ,velas etc.... e , também , em qual profissional e oficina mandar . Um Up elétrico me ajudaria muito na minha rotina de cidade .
Só teríamos que melhorar as baterias em durabilidade e menor tempo de recarga . E um preço mais decente para aquisição.

Sugestão aos administradores :
Gostaria que , se possível,, criássemos uma tabela onde poderíamos deixar aberto aos usuários cadastrados preços que pagaram por peças e ou serviços do Up para ver as diferenças encontradas em autorizadas espalhadas nas oficinas . Infelizmente não temos um Buscapé de peças e serviços automotivos . Temos sempre que fazer uma verdadeiro papel de telefonista para comprarmos alguma coias com preço justo .
desde já agradeço a colaboração de todos que fazem o vw up clube .
14/12/2017, 14:10
Resposta: #6
Boa tarde a todos,

Compre um Up move connect tsi 2017/18, faz uma semana e estou adorando o carro.

tenho uma duvida técnica sobre o motor:
Sem levar em conta consumo e desmpenho, Gostaria de saber afinal qual é o combustível ideal para esse motor , gasolina ou etanol? Qual combustível ele trabalha melhor?

Obrigado
26/12/2017, 13:29
Resposta: #7
(14/12/2017 14:10)Daniel_Barbosa Escreveu:  Boa tarde a todos,

Compre um Up move connect tsi 2017/18, faz uma semana e estou adorando o carro.

tenho uma duvida técnica sobre o motor:
Sem levar em conta consumo e desmpenho, Gostaria de saber afinal qual é o combustível ideal para esse motor , gasolina ou etanol? Qual combustível ele trabalha melhor?

Obrigado

Daniel
Eu uso por mês : 1 tanque de vpower ( por causa do aditivo); 1 tanque de álcool (o Álcool limpa o sistema mas contem água e por isso não faço uso constante ) e o resto do mês uso gasolina comum. Estou fazendo desta maneira e como disse acima , a gasolina fico mais tempo sem precisar de abastecer pois rende mais . Em relação a aceleração entre outros , não sinto diferença das trocas de combustível . lembrando que 27 por cento da gasolina tem álcool.
26/05/2018, 22:28
Resposta: #8
(06/12/2017 23:43)Leonardo Rocha Escreveu:  No dia 05 p.p. foi veiculada uma reportagem da revista O Mecânico com um tecnico da VW sobre os aspectos técnicos do motor TSI 1.0 que me deixaram preocupado quanto a modernidade na manutenção do mesmo.
1 - Os comandos de válvulas são montados por um processo de resfriamento / aquecimento em que depois do processo nao e possivel desmonta-los. Assim, se houver problema tem que substituir o conjunto
2 - As camisas de aço são fundidas no bloco de alumínio. Não ha a possibilidade de retifica das camisas. Se houver problema tem que substituir o bloco.
Lembro da manutenção do motor do Corcel, um projeto da decada de 50 em que as camisas eram removiveis e podiam ser substituidas, mantendo os anéis standard.
3 - O virabrequim e montado de uma forma que nao se permite substitui-lo devido ao torque aplicado em materiais diferentes (capa do mancal x bloco ). Se houver problema nesse componente tem que substituir o conjunto bloco / virabrequim.

Acredito que é só trocar óleo e filtros direitinho e no prazo correto, usar combustível
de qualidade aceitável (porque de boa qualidade no Brasil não existe) e não ficar
metendo piggyback na ECU do carro pra fazer gracinhas que ele deve sim aguentar
toda a vida útil do carro.
29/05/2018, 18:07
Resposta: #9
Boa tarde;
O meu é um Move TSI 16/16, tem 81000 km. Até hoje só troquei o óleo e filtros dentro e fora de CSS. Limpeza de software, sempre usei gasolina (aditivada e comum) devido ao preço aqui no RS do álcool.

Acho que se manter a manutenção, e não ficar mexendo na ECU para aumentar os já suficientes 170 Nm, o carro vai passar dos 200000 km sem problemas. Ainda não ví o custo da troca de correia aos 120000km mas não deve ser um absurdo.
04/08/2018, 17:37
Resposta: #10
Eu tenho um Speed TSI 16/16 desde 0KM e sempre utilizei apenas gasolina aditivada. Queimei alguns poucos tanques de álcool devido ao preço aqui no RJ. Agora depois dessas sucessivas altas na gasolina está sendo mais vantagem queimar alcool novamente. No período em que usei gasolina aditivada, toda revisão eu sempre usei o aditivo AG2000 original porém comprado no mercado livre que custa 50 reais contra os 150 cobrados na css. As trocas de óleo e filtro no meu carro faço a cada 5000 Km, ou seja, na metade do tempo que a VW indica, pois, considero baixo o custo em relação ao grande benefício que um óleo novo traz ao motor.
voltando ao aditivo AG2000 não deve ser usado com álcool, somente com o tanque abastecido com gasolina.
Meu TSI nunca me deu nenhum problema! Só tenho alegria com o carro.
Dirijo normal, mas, as vezes gosto de dar pau em alguns carros maiores que são fregueses dos TSI.
Sempre monitoro a turbina e as pressões são sempre as mesmas desde 0KM, sem nenhuma alteração até hoje. O meu carro está com 44000 KM e repito, só alegria!
Pretendo trocar o mesmo por outro somente quando lançarem a nova geração prevista para 2021...
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Vibração painel/motor início de marcha, carro engatado luciusfox 2 158 11/10/2018 13:34
Última Resposta: AldreySilva
  Especificação do óleo do motor UP! TSI Emanuel Morais 68 50.023 20/09/2018 18:14
Última Resposta: Massa
  Durabilidade do motor Danilo de Souza Lucas 10 3.008 12/07/2018 08:16
Última Resposta: Leovza
  Up com barulho na região do cambio/embreagem com motor frio guilhermesantosgsn 39 13.433 20/06/2018 12:58
Última Resposta: AldreySilva
  Motor fraco após troca de filtro de ar Kassiano 3 841 12/06/2018 10:07
Última Resposta: Moisés Dal Pont
  MOTOR AQUECE QUANDO LIGA O AR CONDICIONADO LIGADO!!! Bruno Crespo 9 3.379 06/06/2018 08:50
Última Resposta: edsonmassao
  Especificação Óleo Motor MPI CMP1969 22 7.452 26/05/2018 11:41
Última Resposta: Filipe_Machado
  Motor esquenta ao forçar nickleal 4 1.298 18/04/2018 13:39
Última Resposta: Leovza
  Aquecimento Motor - CP BORDO EXTERNO CMP1969 3 822 10/04/2018 16:17
Última Resposta: igorkintopp
  Vibração excessiva do motor TSI bgeneto 39 19.470 08/01/2018 22:50
Última Resposta: Otavio Marcondes

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes