Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Minhas velas de ignição
02/04/2018, 13:43
Resposta: #1
Minhas velas de ignição
Lá pelo ano de 2009 eu havia comprado um amplificador de faísca, com a finalidade de melhorar o rendimento do meu Uno Mille 98, que usava injeção eletrônica monoponto.
Acompanhava alguns tópicos em fóruns que discutiam esses aparelhos, e já tinha noção da potência deles e os resultados caso não fossem bem instalados.

Procurando uma forma de diminuir fugas de corrente, que frequentemente aconteciam através dos cabos de vela nos aparelhos mais potentes, pensei num jeito de fazer a vela se tornar um pouco mais atraente para o salto da centelha, e lembrando que os raios muitas vezes são atraídos para objetos/locais com pontas, ou vértices, pensei num eletrodo terra com um formato de telhado invertido... fiz então a primeira versão das velas que passei a modificar em seguida:


[Imagem: 2vlo5kn.jpg]

[Imagem: al6jyf.jpg]




Não havia instalado o amplificador, mas mesmo assim coloquei um jogo dessas velas no Uno, e de imediato, o motor passou a ter uma "arrancadinha inicial" bem melhor, aquela quando se reduz para virar uma esquina, reacelerando em seguida, ainda sem pisar muito no acelerador. Continuando, em ritmo normal no trânsito, o motor respondia mais prontamente a qualquer comando no acelerador... e depois de reabastecer na primeira vez após as velas, uma pequena redução no consumo. Esclareço que meu foco é gastar o menos possível em combustível, então dirijo de forma econômica quase sempre, incluindo aproveitar banguelas quando elas são viáveis e com uma certa segurança. Na mesma "tocada" do carro, veio alguma economia...

Passada essa surpresa com o resultado dessa modificação tão simples, depois de pouco tempo "fiz" outras velas, agora com o perfil do eletrodo mais acentuado. Mantendo a gana de economizar, usei umas velas de segunda linha, acompanhando frequentemente o estado delas e os resultados... agora, o motor tinha um pouquinho mais de força, e se sustentava numa situação cujo comportamento dele eu já conhecia razoavalmente bem, que era a subida da Serra do Mar, pela Rodovia Anchieta, onde eu precisava subir em 3a marcha (o carro com duas pessoas) a 60 km/h, por que para subir em 4a precisava andar perto dos 80 km/h, tornando as curvas algo perigoso... após as velas, deu para subir na 4a, a 70 km/h, em alguns trechos de menor aclive podendo chegar a 65, que o motor conseguia se sustentar.


[Imagem: dmxymd.jpg]


Fiz vários jogos, levando-os para alguns conhecidos experimentarem. Haviam motores de 2 e de 4 válvulas por cilindro, coloquei também em duas motos 125 que eu tinha. Os motores de 4 válvulas perdiam uma fraqueza que têm tipicamente em baixas rotações, melhorando bastante a resposta nesse regime. Os dois comentários mais frequentes que ouví depois eram relativos à ausência de algumas falhas que ocorriam antes (citados por dois donos de Fiesta, acho que modelos tipo do 2006, um de Renault Scenic, Citroen Picasso e outros), e que os carros "andavam sozinhos", com um pisar muito leve no acelerador... quanto a consumo desses carros, quase ninguém faz controle sobre isso (acho que eu sou neurótico então... rssss), então não tive retorno.

Muitas experiências:

[Imagem: 160veif.jpg]

uma vela do modelo "green" modificada... não são tão boas quanto as de eletrodo central liso:

[Imagem: 9l9axl.jpg]


iridium antes:

[Imagem: zm182v.jpg]

iridium depois:

[Imagem: 293ktaw.jpg]


as próximas duas são do Catch_up!, a primeira com aproximadamente 5 mil km, e a segunda com pouco mais de 25 mil:

[Imagem: xpnhj4.jpg]


[Imagem: 10qhoow.jpg]

edsonmassao perguntou sobre desgaste e sobre folga entre os eletrodos.
Nestas duas últimas fotos nota-se um arredondamento no lado esquerdo do eletrodo central das velas, mais acentuado na segunda imagem, a vela com 25 mil km aproximadamente. Eu reviso as velas a cada 5 mil km, exatamente para acompanhar desgaste. Em cada revisada com essa km, tenho feito poucos reajustes de folga, mas sei que isso se deve ao meu uso "suave" do motor.
O maior desgaste mostra o ponto de "saída" da centelha, que procura o caminho mais curto possível... mesmo calibrando-se com a lâmina de cálibre, pode ocorrer da distância mais curta existir naquele ponto da vela.
Um colega de trabalho tinha um Gol Sedan, onde coloquei as velas modificadas. Ele rodou uns 40 mil km, em regimes mais elevados do que pratico, e sem dar manutenção nelas. Com o carro já apresentando "cansaço", tiramos as velas... todas tinham perdido o perfil triangular do meio para as pontas dos eletrodos, ficando achatados. Não havia nada a fazer a não ser apenas reajustar a folga para que o motor ficasse no padrão até trocá-las.
Infelizmente, esse seria o resultado para todos os que não fazem manutenção alguma nas velas, a menos que venha a ser utilizado material de maior resistência nos eletrodos.

Utilizo sempre a folga recomendada para o motor em questão, e esse perfil permite que se reduza a folga à necessária ao uso nos motores turbocomprimidos e com GNV.

Leirian Lira perguntou quais os benefícios obtidos.
De imediato, a partida se torna um pouco mais fácil e rápida, incluindo uma marcha-lenta ligeiramente mais baixa nos carros com injeção eletrônica.
A força produzida pelo motor torna-se mais disponível já nas baixas rotações, e assim permanece em todos os regimes.
O perfil do eletrodo terra faz o início da propagação da chama após a centelha ser facilitada, porque diminui o obstáculo do próprio eletrodo, a chama se expande mais facilmente. Isso também diminui a possibilidade da "auto-extinção" dela.
Traduzindo isso, têm-se mais força por ter mais eficiência e menos perdas e falhas, mais estabilidade, firmeza e consistência do motor, e mais condições dele ser mais econômico quando assim utilizado.


Bom, essa modificação está patenteada, como modelo de utilidade, me foi concedida em setembro de 2017, e de lá para cá estou tentando mostrar, estimular e convencer os fabricantes de velas no Brasil a adotarem esse perfil.

Tímido
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
02/04/2018, 14:18
Resposta: #2
RE: Minhas velas de ignição
Muito legal compartilhar suas experiências e resultados aqui, JDuarte! Um tópico específico sobre o assunto abre um bom espaço pra discussões sobre o tema!

Talvez você deva se lembrar disto, mas tempos atrás na época dos carros carburados existia essa busca maior por performance e ignição também era um dos assuntos onde o pessoal tentava explorar mais, e muitos faziam experimentos de como gerar mais faísca; quem podia adquiria módulos de ignição da MSD (os famosos 6A e 6AL), uma alternativa mais popular era o módulo chamado MEG, do folclórico Cezar Marques http://www.cmracing.com.br/meg.htm

Este trabalho que você faz nos eletrodos não deixa de ser interessante e de custo mais baixo se comparado a módulos adicionais.

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
03/04/2018, 09:54
Resposta: #3
RE: Minhas velas de ignição
(02/04/2018 14:18)edsonmassao Escreveu:  Muito legal compartilhar suas experiências e resultados aqui, JDuarte! Um tópico específico sobre o assunto abre um bom espaço pra discussões sobre o tema!

Talvez você deva se lembrar disto, mas tempos atrás na época dos carros carburados existia essa busca maior por performance e ignição também era um dos assuntos onde o pessoal tentava explorar mais, e muitos faziam experimentos de como gerar mais faísca; quem podia adquiria módulos de ignição da MSD (os famosos 6A e 6AL), uma alternativa mais popular era o módulo chamado MEG, do folclórico Cezar Marques http://www.cmracing.com.br/meg.htm

Este trabalho que você faz nos eletrodos não deixa de ser interessante e de custo mais baixo se comparado a módulos adicionais.

sim, lembro, tenho um amigo que era piloto, e já via essas coisas nos anos 80 e 90...

O módulo amplificador que eu tive, e que nem cheguei a usar (vendi "zero minutos" de uso! ), era da Tech Race. Um dos fóruns que eu participava era o Uno Club, com discussões divertidas e acaloradas com um defensor/adorador do CM... deu para aprender alguma coisa nesse tempo.

Tímido
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
05/08/2019, 21:58
Resposta: #4
RE: Minhas velas de ignição
Caros,

Como remover aquela tubulação que liga a turbina ao tbi, posicionada sobre a bobina 1?

Sds,

Nielson
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/09/2023, 19:51
Resposta: #5
RE: Minhas velas de ignição
Os módulos de ignição da MSD, como o 6A e o 6AL, eram muito populares por proporcionar um aumento significativo na faísca e, portanto, melhorar o desempenho do motor. O módulo MEG de Cezar Marques também tinha sua própria base de fãs e oferecia uma alternativa interessante.

É engraçado pensar que naquela época as discussões eram realizadas em fóruns como o Uno Club, e as pessoas compartilhavam suas experiências e conhecimentos para aprender e melhorar seus carros. O entusiasta do CM deve ter tido muitas discussões acaloradas!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  [Dúvida] Aumento de consumo após troca de velas joaofardin 3 2.615 14/02/2023 13:14
Última Resposta: joaofardin
  Troca de velas up tsi Raul Bert 21 26.658 15/05/2022 09:53
Última Resposta: SenorDeLosAires
  Miolo de ignição Rafa1600s 0 2.170 18/11/2019 21:44
Última Resposta: Rafa1600s
  Trocar velas DuSoares 47 47.602 07/08/2019 17:49
Última Resposta: Marinho86
  Mudança plano de manutenção TSI - velas?? Rodrigo Oliveira 14 18.484 05/08/2019 21:59
Última Resposta: Nielson
  Velas de Iridium AUSR444BRA 42 68.446 28/08/2018 13:45
Última Resposta: Massa
  Problema na ignição (partida) do Up! Tsi RCasteller 70 105.703 17/08/2018 19:37
Última Resposta: vaz1983
  Chicote da ignição pegou fogo! Mauricio Ottoni 2 3.703 15/08/2018 13:24
Última Resposta: Leovza
  Velas Iridium, onde achar? take-black 5 7.117 16/05/2017 09:35
Última Resposta: caldas
  Gasolina adulterada com ferro entopem bicos e causa problema sistema de ignição. maraccini 39 62.321 16/02/2017 10:55
Última Resposta: Intell77

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes