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Quebra na solda do catalisador
09/06/2018, 19:49
Resposta: #1
Quebra na solda do catalisador
Boa noite,

Sou dono de um up take 2014/2015 chegando no auge dos seus 120.000km e tive um problema muito estranho com o catalisador... quebrou a solda na entrada do catalisador!

Estava andando com o carro e de repente começou a dar um barulho de cano reto, tipo chevette velho ( nada contra! haha).. mas o motor tava liso, à pesar do barulho, e continuei andando. Quando cheguei em casa eu comecei a procurar o barulho e como vinha do motor, desmontei a caixa do filtro de ar pra encontrar isso que segue nas fotos.

https://drive.google.com/open?id=1g4o4sv...LEjbDTsZRe
https://drive.google.com/open?id=1c_mbRH...7GgN2EFj2-
https://drive.google.com/open?id=111PFtD...I4Gd6bquEh
https://drive.google.com/open?id=1rtlOwG...GN3OcItXRw
https://drive.google.com/open?id=1uoHB9M...SMwc9UCm6d


Nas fotos da pra ver onde ocorreu a falha, teve uma deficiência de fabricação ao que tudo indica e a penetração da solda foi comprometida.

Galera, a minha intenção com esse tópico é tentar caracterizar a falha como crônica uma vez que pela aparência da falha parece que tenha ocorrido por conta de vibração excessiva.
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11/06/2018, 09:12
Resposta: #2
RE: Quebra na solda do catalisador
Parece falha na solda mesmo, Beck...geralmente pra quebrar assim só levando uma pancada e forçando o escapamento para fora da posição, mas não deve ter sido o caso.

O carro estava fazendo algum barulho diferente antes ou simplesmente estava normal e aí quebrou e começou a barulheira de carro velho (coitado do Chevette hehehe)?

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11/06/2018, 16:44
Resposta: #3
RE: Quebra na solda do catalisador
Não tem como levar pancada ali por que o catalisador fica protegido pelo agregado de suspensao, o flexivel ja comeca em cima do agregado...

https://drive.google.com/open?id=1vQ203m...pRP6vm1n0F

Na imagem o flexivel é a posicao 1, que eu circulei em verde. Logo abaixo tem os coxins de suporte no chassis e o resto liga no escapamento do carro.

Tava normal, sem nenhum barulho estranho vindo do cofre, nem cheiro de gases.. nada.. simplesmente falhou a peça do nada.. com certeza foi por causa da vibração, entrou em ressonancia e quebrou na parte mais fragil. No entorno da solda é normal o material ser afetado pelo calor e, por consequencia, ficar mais fragil.. Pelo visto sou o primeiro caso disso, provavelmente nao vou ser o unico. hahaha
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12/06/2018, 08:37
Resposta: #4
RE: Quebra na solda do catalisador
(11/06/2018 16:44)Beck_ Escreveu:  Não tem como levar pancada ali por que o catalisador fica protegido pelo agregado de suspensao, o flexivel ja comeca em cima do agregado...

https://drive.google.com/open?id=1vQ203m...pRP6vm1n0F

Na imagem o flexivel é a posicao 1, que eu circulei em verde. Logo abaixo tem os coxins de suporte no chassis e o resto liga no escapamento do carro.

Tava normal, sem nenhum barulho estranho vindo do cofre, nem cheiro de gases.. nada.. simplesmente falhou a peça do nada.. com certeza foi por causa da vibração, entrou em ressonancia e quebrou na parte mais fragil. No entorno da solda é normal o material ser afetado pelo calor e, por consequencia, ficar mais fragil.. Pelo visto sou o primeiro caso disso, provavelmente nao vou ser o unico. hahaha

quase com certeza houve fadiga do material nesse ponto, após os 120 mil km de vibração normal desse motor.

Nesse tempo todo, aconteceram situações em que o motor chacoalhasse mais? Meu Catch_up!, por exemplo, ao dar a partida quase sempre dá uma chacoalhada no instante das primeiras ignições do motor, que outros carros nunca deram. Eu critico também o conjunto de coxins desse projeto, fracos demais na minha opinião, o que também pode levar a um excesso de flexionamento do conjunto do escape...

Há anos, num forum de motos, um usuário postou fotos de um chassi quebrado (o cano dele embaixo do tanque de gasolina)... era uma quebra "perfeita", num ponto onde havia uma cinta Hellermann (a infame engasga gato) que prendia o chicote elétrico. A moto em questão tinha um problema de alimentação do motor que fazia com que ele vibrasse mais acentuadamente, em praticamente toda faixa de giros.
E devido a esse mesmo problema, diversos tanques apresentavam rachaduras (e consequente vazamento) na base traseira, onde era aparafusado ao chassi (mesmo havendo duas buchas amortecedoras de borracha, alí).

É situação para todos nós ficarmos atentos... pelo menos os donos dos MPI.

Observar; entender; aprender; experimentar... evoluir.
A livre aptidão.
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