Volkswagen quer reinventar segmento de subcompactos
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12/12/2013, 18:02
Resposta: #1
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Volkswagen quer reinventar segmento de subcompactos
Volkswagen quer reinventar segmento de subcompactos
Modelo que será lançado em breve no Brasil é testado na Alemanha A Volkswagen do Brasil quer "acordar" para o segmento de subcompactos. Na faixa até R$ 30 mil, ela briga apenas com o decadente Gol G4, com versões espartanas da antiga geração de seu campeão de vendas. Para substituÃ-lo, a marca irá lançar por aqui o pequeno Up!, já conhecido dos europeus desde 2012. O carrinho está programado para chegar à s ruas em janeiro de 2014 e sua missão é recolocar a marca alemã nos holofotes de quem procura um carro de entrada. Com a produção confirmada para a fábrica de Taubaté, no interior paulista, ele passou por simplificações e mudanças para atender ao gosto e bolso local tanto que o preço inicial deve ficar na casa dos R$ 28 mil. Ele será equipado com o motor 1.0 litro de três cilindros que hoje roda no Fox Bluemotion atual cobaia para o propulsor no Brasil. Ele gera 82 cv e 10,7 kgfm de torque a 3 mil quando abastecido com etanol na Europa, são mais modestos 75 cv e 9,7 kgfm movidos apenas a gasolina. Esse motor é bem diferente do vetusto 1.0 de quatro cilindros ainda oferecido nas linhas Gol, Voyage e no próprio Fox. Ele descende da linha EA211, a mesma dos 1.4 TSI turbinados, que chegam ao Brasil no Golf Highline. Inicialmente, o Up! nacional deve chegar apenas com câmbio manual de cinco marchas. No Velho Continente ainda há opção por uma caixa automatizada de embreagem simples - como nos I-Motion nacionais -, mas o sistema ainda não foi confirmado pela filial daqui. O visual correto também deve ser basicamente preservado no Up! "made in Brazil". A frente tem grandes faróis de parábola única, que agregam as luzes de direção e posição. No entanto, a traseira deve perder a pouco usual tampa de vidro em troca de uma peça mais simples, com chapa e um vidro menor, mais simples. As janelas das portas traseiras também deverão abrir normalmente, em vez de apenas bascularem solução comum em subcompactos europeus. Além disso, especula-se que o entre-eixos e o balanço traseiro sejam ligeiramente maiores, para mais espaço para passageiros atrás e porta-malas mais amplo. Já por dentro, nada deve mudar. O painel simples e funcional tem três cÃrculos separados e o central grande com o velocÃmetro em destaque. O maior toque de modernidade fica por conta de uma pequena central multimÃdia com tela sensÃvel ao toque acoplada no topo do painel, quase como um GPS comprado à parte certamente um item opcional. O sistema incorpora, além do próprio navegador, um computador de bordo mais completo e conectividade com telefones via Bluetooth. Porém, equipamentos de segurança ativa como o City Safety, que é capaz de frear o carro sozinho na iminência de uma colisão em baixa velocidade, não devem estar no carrinho nacional. Por aqui, só os essenciais airbags frontais e freios ABS. Ainda assim, trata-se de um belo avanço em relação ao arcaico Gol Geração 4. (por Igor Macário - Auto Press) O pequeno valente Dusseldorf/Alemanha - Teoricamente, o Up! parece um pequeno "estranho" no segmento de entrada, com um ar quase esportivo - para o segmento - e visual sólido, tipicamente alemão. Claro que, para manter o custo menor, alguns detalhes foram simplificados, como o comando dos vidros elétricos - o motorista só comanda o seu próprio vidro e precisa se esticar até o botão na porta do passageiro. Além disso, na versão europeia, os vidros traseiros são fixos e apenas basculam. O interior, no entanto, é surpreendentemente arejado e espaçoso. Motoristas com até 1,90 m de altura conseguem se acomodar sem tanta dificuldade na frente e ainda deixar algum espaço viável atrás para pessoas menores. O painel tem leitura excelente e a simplicidade dos comandos e informações apresentadas descomplica bastante o uso do pequeno carro no dia a dia. O motorzinho 1.0 de três cilindros e 75 cv tem boa distribuição de torque e valentia para levar sem sufoco os 929 kg do Up!. O câmbio manual de cinco marchas é ótimo, com engates precisos e relações bem escalonadas. A suspensão dá ao carro respostas rápidas e ágeis ao volante - até surpreendentes para um subcompacto -, além de absorver com competência as poucas irregularidades do asfalto alemão. (por Carlo Valente do Infomotori.com/Itália, exclusivo para Auto Press) Ficha técnica do Volkswagen Up! (alemão). (por Carlo Valente do Infomotori.com/Itália, exclusivo para Auto Press) Ficha técnica do Volkswagen Up! (alemão) Motor: A gasolina, dianteiro, 999 cm3, três cilindros e quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multiponto seqüencial e acelerador eletrônico. Transmissão: Câmbio manual de cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração. Potência máxima: 75 cv a 6.200 rpm. Aceleração 0-100 km/h: 13,2 segundos. Velocidade máxima: 171 km/h. Torque máximo: 9,6 kgfm entre 3 mil e 4.300 rpm. Diâmetro e curso: 74,5 mm x 76,4 mm. Taxa de compressão: 10,5:1. Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira interdependente, com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade. Pneus: 185/65 R14. Freios: Discos ventilados na frente e discos à tambor atrás. Oferece ABS com EBD. Carroceria: Hatch compacto em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 3,89 metros de comprimento, 1,46 m de largura, 1,65 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo como opcional. Peso: 929 kg em ordem de marcha. Capacidade do porta-malas: 251 litros. Tanque de combustÃvel: 35 litros. Produção: Bratislava, Eslováquia. Lançamento mundial: 2011. Itens de série: Vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS, airbag frontais, laterais e de cabeça, ar-condicionado, regulagem de altura para o volante, retrovisores, sistema de frenagem automática na cidade, Preço na Europa: 13.525 euros (cerca de R$ 33 mil) Preço estimado no Brasil: R$ 28 mil. Publicado no Cruzeiro do Sul em http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/...bcompactos Administrador e Fundador VW Up! Clube do Brasil www.vwupclube.com Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter! Coloque sua localidade! Veja como aqui |
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