Conheça todos os detalhes do Volkswagen up!
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31/01/2014, 09:50
Resposta: #1
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Conheça todos os detalhes do Volkswagen up!
Conheça todos os detalhes do VW up!
Novo popular chega com força e argumentos para balançar a categoria dos compactos A Volkswagen do Brasil criou um problemão para a Fiat e seu principal produto no País, o Uno. O nome dessa pedra no sapato é “up!” (para cima!, em inglês), o novo carro compacto popular global da VW. Esse nome estranho, escrito em letras minúsculas e com ponto de exclamação, se pronuncia, como diz o pessoal da marca, “âp!”, com sotaque em inglês britânico. Mas isso é apenas um dos detalhes curiosos desse novo carrinho, que tem chances de tomar do Gol o posto de automóvel mais vendido no mercado brasileiro (e também da própria montadora). Bonito, eficiente em consumo e desempenho e avançado na área de segurança, o up! será um dos automóveis mais modernos fabricados no Brasil, ao lado de modelos como o Ford EcoSport e Honda Civic. A novidade, porém, é que todas essas qualidades chegam enfim às camadas mais populares do mercado, que até então tinham acesso somente a produtos ultrapassados e com diversas limitações. Antes mesmo de ser lançado, o carro da VW já recebeu os prêmios de carro mais seguro já testado pelo Latin NCAP, o mais econômico segundo o INMETRO e também tem o menor preço de reparo, de acordo com o índice de reparabilidade do Cesvi. Portanto, é um automóvel que já chega com força e argumentos para incomodar não só o Uno, mas também todos os outros veículos na categoria dos compactos. Global brasileiro O up! faz parte da nova safra de produtos globais da Volkswagen, ou seja, ele será fabricado em diferentes partes do mundo seguindo especificações parecidas. O modelo brasileiro, no entanto, é o mais diferente dos demais. “Alteramos o carro original para atender as vontades do público brasileiro, que usará o carro para tarefas diferentes”, conta Henrique Sampaio, diretor de marketing da montadora no Brasil, em apresentação do carro à imprensa. Diferente do up! europeu, que já é oferecido em 50 países e soma mais de 250 mil emplacamentos, a versão nacional é mais ligeiramente mais comprida e mais alta. “Nós aumentamos o balanço traseiro do up! em 6 centímetros para poder ampliar a capacidade do porta-malas e banco traseiro, enquanto a suspensão subiu mais 2,6 centímetros para enfrentar as irregularidades das estradas do Brasil”, explicou Luiz Alberto Veiga, diretor de design da marca no Brasil. Esse aumento nas dimensões do up! fabricado em Taubaté (SP) abriu espaço para um quinto passageiro (que viaja bem apertado) – o up! à venda na Europa leva apenas 4 ocupantes – e a capacidade do porta-malas subiu de 211 litros para 285 litros. “O up! brasileiro é um carro que também será usado por famílias, enquanto o modelo europeu foca mais em motoristas solteiros e casais”, explica Sampaio. A versão nacional conta até com uma divisória no compartimento em forma de bandeja, para separar objetos soltos de outros maiores. O up! brasileiro também pode ir mais que o europeu. A versão nacional usa um tanque de 50 litros, contra o de 35 l do modelo estrangeiro. Essa alteração ocorreu devido ao fato do carro brasileiro poder usar etanol, que queima mais rápido que a gasolina. Há ainda mudanças no design. O modelo nacional teve a tampa do porta-malas redesenhada, abandonando a peça que mesclava chapa metálica com vidro, o que dá a versão europeia um aspecto mais sofisticado. A VW explica que essa mudança foi uma exigência dos brasileiros, que preferiram a peça mais simples para evitar ações de vândalos e também por que esse componente é mais caro de reparar no caso de batidas. Conteúdo avançado O motor 1.0 12V três cilindros do up! é o atual queridinho da VW do Brasil e engana-se quem pensa se tratar de um “motorzinho”. É o propulsor 1.0 litro mais potente do Brasil, capaz de gerar até 82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol e 75 cv e 9,7 kgfm com gasolina. Esse bloco já usado no Fox BlueMotion e vem rendendo elogios pelo desempenho e consumo. No up!, segundo a VW, ele rende em média 9,5 km por litro de etanol e 13,7 km/l na gasolina. Já o câmbio é manual de 5 marchas. Esse conjunto mecânico rende um desempenho dinâmico razoável para a categoria. De acordo com a fabricante, o up! nacional abastecido com etanol pode acelerar do 0 aos 100 km/h em 12,4 segundos e atinge velocidade máxima de 165 km/h – com gasolina os números caem para 12,6 s e 164 km/h. O up! também abandonou a direção hidráulica e ganhou assistência elétrica. “Foram-se as mangueiras, bomba hidráulica, fios, todas essas porcarias que pode causar vazamentos”, afirmou Kai Hohmann, gerente executivo de engenharia elétrica, chassi e protótipo da VW do Brasil. Além de oferecer mais conforto, esse tipo de assistência torna o carro até 5% mais econômico, já que essa direção não utiliza a força do motor, mas sim da bateria. Por fim, o up! pode ter até uma central multimídia que traz funções como navegador GPS, conexão Bluetooth com celular, indicador de mudança de marcha e econômetro, que mostra com ajuda de gráficos a forma mais eficiente de conduzir o carro. Os controles são na tela sensível (não há comandos no volante) ao toque e o aparelho é plugado no alto do painel e pode ser facilmente desconectado e guardado na bolsa ou até no bolso da calça, para evitar a ação de gatunos. Falando neles, a VW também instalou um botão elétrico na tampa do porta-malas que impossibilita arrombamentos, ao menos por essa porta. Versões para todos os gostos e bolsos A linha de versões do up! atende desde frotistas, motoristas solteiros e famílias em busca de um veículo acessível. O carro traz também o primeiro caso no qual o nome da versão vem antes do próprio nome do veículo. A série de entrada é a “take up!” (novamente escrito em caixa baixa) e seu conteúdo é simples. Como todo VW de entrada, esse carro não conta com direção assistida, vidros e travas elétricos, sistema de som, ar condicionado, entre outros. Em contrapartida, traz airbags e freios ABS, que passaram a ser obrigatórios no mercado brasileiro a partir deste ano, além de sistema ISOFIX para fixação de assentos infantis. Outro destaque são as 10 opções de cores. O take up! também tem painel simplificado, com apenas um relógio (não contém conta-giros), as rodas são de aço e aro 13” e vêm com calotas e os bancos têm desenhos mais simples. Embora a marca ainda não confirme, o preço da série de entrada deve começar na casa dos R$ 28 mil. O modelo seguinte é o “move up!”, que já conta com evoluções no pacote de equipamentos e também no design. Nesse carro, o cluster de instrumentos tem mais mostradores e o painel pode adotar um tom mais claro. Essa versão também vem com repetidores de seta nos retrovisores, direção elétrica e pode ser equipada com a central multimídia opcionalmente. O preço do modelo intermediário deve ficar acima de R$ 32 mil. A terceira versão é a “high up”, que traz de série todos os recursos mais avançados elaborados para o carro, além de um upgrade no visual, com rodas aro 15”, bancos mais vistosos e o painel repete a cor da carroceria. O preço esperado para essa opção deve ficar em torno de R$ 38 mil. Por fim, vem o trio de up! top de linha, que atendem pelos nomes “white up”, “black up” e “red up”. Esses modelos têm o mesmo conteúdo do high up!, mas se diferenciam por uma série de itens visuais exclusivos, como rodas customizadas, bancos em couro, faróis e vidros escurecidos e apliques cromados em partes de carroceria. Essas séries deverão custar cerca de R$ 40 mil. up! versus Uno Segundo fontes da VW consultadas pelo iG, o principal rival do up! no Brasil é o Fiat Uno, que tem uma proposta semelhante, em dimensões, visual e preços. O modelo da Volks, contudo, tem mais atrativos e ainda consegue ser mais rápido e econômico. Não por acaso, a Fiat já está até preparando atualizações para o Uno, que deverá mudar no segundo semestre. Enquanto isso, é possível que o modelo da marca italiana perca espaço, já que o up! vem com força. O plano da VW é produzir 120 mil unidades de seu novo carro neste ano, o que dá 12 mil carros por mês – o volume de vendas do Uno, agora sem o Mille, deverá ficar na mesma proporção. E esse é só o começo. O up! em breve também terá uma versão com carroceria duas portas, conforme já entregou o INMETRO em seu programa de etiquetagem, e os preços poderão ficar mais convidativos. Enfim, a VW tem um novo carro para o povo, quem sabe, à altura do inesquecível Fusca. Mais fotos do novo compacto da Volkswagen Publicado no IG Carros em http://carros.ig.com.br/especiais/conhec.../7183.html Administrador e Fundador VW Up! Clube do Brasil www.vwupclube.com Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter! Coloque sua localidade! Veja como aqui |
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