Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Qual gasolina usar?
18/02/2016, 07:39
Resposta: #1
Qual gasolina usar?
Upeiros!

Qual a melhor gasolina usar para o motor TSI? Comum, Aditivada (Qual bandeira?), Podium?
Como tinha um Honda Civic a Honda orienta que os carros sejam abastecidos com gasolina comum. O que os amigos recomendam?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/02/2016, 08:04
Resposta: #2
RE: Qual gasolina usar?
Se pudesse usaria sempre podium, Torrico...mas como é muito cara tenho usado gasolina aditivada da Ipiranga pra fazer umas médias de consumo no meu carro. Minha preferência pela ordem seria etanol - podium - gasolina aditivada.

O etanol não vale a pena pra você?

Uns tópicos que podem ajudar no assunto são http://forum.vwupclube.com/thread-1742.html e http://forum.vwupclube.com/thread-175.html

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/02/2016, 08:36
Resposta: #3
RE: Qual gasolina usar?
A peugeot recomenda gasolina podium para veículos com injeção direta e tem como argumento:

"Em resposta a um questionamento de um leitor da Revista Auto-Esporte, a Peugeot se pronunciou oficialmente sobre o tipo de combustível recomendado para o motor 1.6 THP Turbo que equipa o Citroen C4 Lounge THP, o Peugeot 408 THP, Citroen DS3, Citroen DS4 e Citroen DS5.

Segundo a Peugeot, a recomendação é usar gasolina de alta octanagem - premium - nesses motores, visto que a tecnologia aplicada ao sistema de injeção direta é mais susceptível à problemas derivados de combustível de baixa qualidade.

Os motores com injeção direta trabalham com maior pressão que os convencionais, e por conta disso, é necessário adotar gasolina de melhor qualidade, pois esse tipo de combustível proporciona uma queima de melhor qualidade e homogênea.

Segundo a PSA, o uso de gasolina de menor qualidade - comum - no motor 1.6 THP favorece a formação de borra na câmara de combustão, levando ao entupimento dos bicos injetores e válvulas, podendo ocasionar, inclusive, problemas no turbo-compressor.

Por fim, a PSA esclareceu que os carros equipados com o motor 1.6 THP Turbo só alcançam os números de consumo e desempenho informados quando abastecidos com gasolina Podium.

A gasolina podium recomendada pela Peugeot-Citroen para seus motores turbo é, em média, 30% mais cara que a comum."


Como é muito cara, apesar de apresentar uma maior autonomia quando utilizada, eu iria alternando, acredito que não pesaria no bolso.

off Topic: Nosso governo é uma piada, pois o argumento para o aumento de Etanol na Gasolina era o preço do combustível no exterior, agora que atingiu valores mínimos e o álcool aumentou consideravelmente, deveriam dimnuir a porcentagem, mas não o fazem.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/02/2016, 08:46 (Resposta editada pela última vez em: 18/02/2016 08:49 por derico.)
Resposta: #4
RE: Qual gasolina usar?
Estou seguindo a recomendação (geral) de gasolina do ADG (canal High Torque): estou abastecendo com Shell V-Power
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/02/2016, 09:04
Resposta: #5
RE: Qual gasolina usar?
Sou adepto já há anos da gasolina aditivada, apenas. Comecei com elas quanto voltei a ter moto, no ano de 2000. A moto era motor 2 tempos, e a idéia era que os aditivos ajudassem a evitar super-aquecimento.

Como a diferença de preços entre comum e aditivada não é um exagero, o custo-benefício da aditivada é muito bom a longo prazo. Nunca tive problemas com as motos (a não ser quando trouxamente abasteci com aditivada da Petrobrás em sampa - porque na primeira vez que use dela, foi em Curitiba, e foi realmente a melhor gasolina que usei numa Suzuki Yes).

Pode ser que no caso da Peugeot haja algum fundamento, mas os motores adaptados, ou feitos para o Brasil creio que não tenham tanto mais pressão (diga-se taxa de compressão também) que torne necessário o uso das alta octanagem.

O que importa é que a gasolina, de qualquer tipo, não seja adulterada, que não passe da mistura oficial com o etanol, só isso.

A gasolina comum queima melhorzinho do que a aditivada, e rende o correto para nossos motores. A aditivada mantém tudo funcionando bem (e sou testemunha disso, nas motos e nos carros com injeção eletrônica que temos)... e as de alta octanagem são um desperdício, meramente. Se não temos um motor com taxa de compressão elevada, não é necessário seu uso, e considero o argumento de que ela queima melhor bem pífio... acho que só dá impressão disso.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/02/2016, 09:56
Resposta: #6
RE: Qual gasolina usar?
Aqui na empresa tem 2 Ups MPI com mais de 60.000kms que só rodam de gasolina comum. Até agora, motor ok. Meu TSI já tá chegando em 8.000kms e também só vê comum e uns R$50 de etanol as vezes.

A putaria é tão grande nesse país que não consigo confiar se o que colocam no tanque realmente é aditivada... Se for pra ter aditivo, eu compraria separado, tipo um STP ou Koube da vida, e usaria regularmente a cada 3 ou 5mil kms. Pelo menos teria certeza do que meu carro tá queimando.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/02/2016, 11:22 (Resposta editada pela última vez em: 18/02/2016 11:27 por The Mole.)
Resposta: #7
RE: Qual gasolina usar?
Podium da BR é a melhor.
Depois as gasolinas premium da Shell, Ale e Ipiranga se tiver algum posto na tua cidade que venda umas dessas 4, pode ir sossegado, mas a Podium é a melhor mesmo, octanagem mais alta entre essas premium.

Depois gasolina aditivada. Comentam bem da aditivada da Shell, o nome é VPower Nitro.

Mesmo usando qualquer uma, é bom usar um aditivo de qualidade de vez em quando para tratar a injeção indireta; não custa muito, coisa de R$ 20 - 40 uma garrafinha de um bom aditivo, para deixar sossegado a médio e longo prazo.

Mas o detalhe importante é abastecer em postos de confiança, não adianta nada meter até mesmo a Podium se o posto for picareta.
[ ]´s
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/02/2016, 11:25
Resposta: #8
RE: Qual gasolina usar?
Eu uso a aditivada da Petrobras, chamada grid.

A diferença de preço aqui na minha cidade da comum para a aditivada é de 0,10 centavos por litro.

Um fator também que ajudou para a escolha da aditivada.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/02/2016, 13:19 (Resposta editada pela última vez em: 18/02/2016 13:42 por maraccini.)
Resposta: #9
RE: Qual gasolina usar?
A Podium é tão boa que é a única gasolina no Brasil que não precisaria da aditivação de álcool anidro com aditivo anti detonante ( 10 a 15% ) o resto para 27 % ou 25% para as premium é para ajudar caixinha dos usineiros aos políticos a Podium tem etanol por força de lei (entenda como lei burra e políticos incompetentes !) consumo poderia ser bem melhor !! Mas como já disse nossos carros Flex infelizmente não reconhecem gasolinas de alta Octanagem e a vantagem que poderiam ter desaparece. E a muito pequena vantagem que apresentam são devido as outras características deste combustível. A Podium tem menor quantidade de enxofre 30 ppm enquanto as outras tem 50 ppm e a Européia 10 ppm quanto mais enxofre causa mais entupimento, emissões de poluentes e atrapalha a atomização do combustível (poder de forma micro goticulas de combustível que apresentam melhor queima/combustão - melhor eficiência )

A determinação da PSA (Citroen, Peugeot) é para os mono combustíveis (só a gasolina) e este tem identificador de  Gasolina de alta octanagem (assim como os VW 1.8T 20 V tinham !)por isso melhora o desempenho e economia em relação ao consumo da gasolina normal mas mas não existe como formar borra na câmara de combustão e sim uma carbonização !!

As Premium são gasolinas aditivadas com aditivo extra para aumentar a octanagem são melhores que as todas outras com exceção da Podium

O GRANDE problema da gasolina normal é que hoje mais da metade de toda a gasolina é Formulada (sacanagem aprovada pelo governo) feita com Restos petroquímicos + solventes + monte de lixo (tem consumo maior, desempenho pior e segundo algumas pesquisas causa danos ao motor!!). E não é somente as bandeiras pequenas que vendem maiores vendedores/fabricantes são Shell e Ipiranga.

A grande vantagem de se usar gasolina Aditivada é que a ANP proibiu a venda da formulada Aditivada então a Aditivada tem base melhor e mantém motor limpo (houve mudança na descrição das gasolina aditivadas antes falavam que limpavam os bicos e hoje falam que mantém os bicos limpos (houve mudança no tipo do aditivo !) e as melhores por terem mais aditivos como redutores de atrito são as GRID (Petrobras) e Shell VPower Nittro. 

Mudando pouco assunto para que usa etanol seria interessante o uso de etanol Power da Shell pois este tem aditivos (limpeza, anti corrosivo ) e outro ajuda lubrificar as válvulas o etanol normal é considerado um combustível seco (apesar de liquido! ) pois não tem características de lubrificação como a gasolina e com o tempo desgasta as sedes de válvulas . Até barulho do motor diminui !!

Abraço
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/02/2016, 14:51
Resposta: #10
RE: Qual gasolina usar?
Vou relatar minha experiência com o etanol aditivado Vpower, tenho um outro carro que rodo pouco e sempre usei o etanol aditivado, depois de ter que limpar os bicos 2 vezes no período de um ano, passei a usar o etanol comum, não senti diferença alguma a longo prazo, e só para registrar, o posto é de confiança.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Qual é a Pressão Correta da Bomba de Combustível? anapaulasantosasm 0 587 23/10/2023 09:00
Última Resposta: anapaulasantosasm
Dúvida Módulo de vidro plug play, qual marca comprar? TheBombBR 12 16.988 15/01/2019 07:46
Última Resposta: ftguerreiro
  Consumo UP TSI Gasolina ou Etanol / Alcool? TheBombBR 20 31.709 17/01/2018 10:58
Última Resposta: AldreySilva
  Perda de Garantia por usar LED Torradin 16 17.249 07/10/2017 13:20
Última Resposta: Torradin
  Extensor de Sonda - Qual Usar? Cesare 0 2.921 25/09/2017 07:30
Última Resposta: Cesare
  Adiado por 6 meses o fim da gasolina comum The Mole 2 5.281 14/07/2017 22:27
Última Resposta: MBarroso
  Problemas na troca do Etanol para Gasolina canozi 31 37.766 08/06/2017 15:43
Última Resposta: Vini tsi
  ÁLCOOL OU GASOLINA newfiduxico 46 56.420 20/03/2017 17:55
Última Resposta: Russo
  Gasolina argentina Marcartier 7 14.909 16/03/2017 19:51
Última Resposta: Guilhermo
  Gasolina adulterada com ferro entopem bicos e causa problema sistema de ignição. maraccini 39 61.907 16/02/2017 10:55
Última Resposta: Intell77

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes